A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 22/12/2004, às 06:15

GLOBO DE OURO 2005: RAIO-X DOS INDICADOS – Parte 2
Pra todo mundo (continuar a) ficar por dentro dos possíveis premiados! Pois é, conforme prometido, estamos de volta com o “Volume 2” do Raio-X dos principais premiáveis nesta 62.ª edição do Globo de Ouro, que acontecerá em 16 de Janeiro nos Estados Unidos – não sabe quem está indicado? Clique aqui! Ao contrário dos últimos […]

Por
Leandro "Zarko" Fernandes


Pois é, conforme prometido, estamos de volta com o “Volume 2” do Raio-X dos principais premiáveis nesta 62.ª edição do Globo de Ouro, que acontecerá em 16 de Janeiro nos Estados Unidos – não sabe quem está indicado? Clique aqui! Ao contrário dos últimos anos, a entrega dos prêmios concedidos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood promete ser muito, mas muito concorrida. E pela qualidade dos escolhidos até aqui, o negócio será acirrado mesmo!

Depois de analisar oito dos 16 principais títulos, dentre os quais 6 indicados ao prêmio de Melhor Filme Dramático (pois é, os caras não conseguiram separar só cinco, como é de costume) e 2 indicados a Melhor Filme Musical ou de Comédia, saiba mais sobre os oito filmes restantes: três disputando o troféu de Filme Cômico e os outros cinco, o prestigiado troféu de Melhor Filme Estrangeiro. Lembrando que muitos aqui têm grandes chances de estar também entre os finalistas para o Oscar, que acontecerá em Fevereiro:

:: O FANTASMA DA ÓPERA (Andrew Lloyd Webber’s The Phantom of the Opera)

– Quem dirige: Joel Schumacher (de Por Um Fio e Tigerland).
– Quem atua: Gerard Butler, Emmy Rossum, Minnie Driver, Patrick Wilson, Miranda Richardson, Simon Callow.
– Concorre nas categorias: filme musical ou comédia, atriz musical ou comédia (Emmy Rossum), canção original (“Learn to be Lonely”, de Andrew Lloyd Webber e Charles Hart).
– História: Um homem deformado conhecido como “O Fantasma” vive nos esgotos abaixo da célebre Paris Opera House. Ele se apaixona pela obscura soprano Christine, e passa a aterrorizar o restante da equipe técnica para que a garota consiga sempre os papéis principais. O homem enlouquece de vez e prenuncia uma tragédia quando Christine se apaixona por Raoul, seu amigo de infância.
– Suas chances: Não se trata de uma simples adaptação da conhecidíssima história do Fantasma da Ópera, e sim de uma fiel e visualmente belíssima recriação do musical de Andrew Lloyd Webber (de Evita) para as telonas. É também o primeiro musical da carreira de Joel Schumacher, injustamente esquecido na categoria de Melhor Diretor. O longa não tem recebido críticas excelentes lá fora, e está aqui mais por ser um musical, gênero renovado depois de Moulin Rouge e Chicago. A linda Emmy Rossum (que já trabalhou em O Dia Depois de Amanhã) é páreo duro na corrida pelo prêmio de Melhor Atriz de Comédia ou Musical, no entanto este deve ser o único prêmio para a qual o longa tem chances. Independente disso, a Srta. Ni já avisou que será capaz de cometer homicídios hediondos caso a fita demore muito a estrear… 😀
– Quando chega ao Brasil: 7 de Janeiro – Veja o trailer de ‘O Fantasma da Ópera’ aqui

:: RAY (Idem)

– Quem dirige: Taylor Hackford (de Advogado do Diabo).
– Quem atua: Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King, Curtis Armstrong, David Krumholtz, Clifton Powell.
– Concorre nas categorias: filme musical ou comédia, ator comédia ou musical (Jamie Foxx).
– História: O longa narra a trajetória do lendário cantor e pianista soul Ray Charles (1930-2004): sua infância humilde, a cegueira aos sete anos de idade, seu envolvimento com drogas e sua fantástica carreira e o reconhecimento como um dos artistas mais duradouros e inimitáveis da história da música moderna.
– Suas chances: A cinebiografia de Ray Charles foi considerado um dos melhores filmes do ano, mas a força vital do trabalho de Taylor Hackford tem um nome: Jamie Foxx. O extraordinário ator de Colateral – que está concorrendo ao prêmio de melhor ator tanto por Ray quanto por este outro, além de um filme para a TV – simplesmente encarnou o músico, e entregou o que é provavelmente a melhor performance de sua carreira. A interpretação aqui, aliás, rendeu a Foxx o prêmio de Melhor Ator do National Board of Review, o que é um bom indício de que o cara pode se dar bem também no Globo de Ouro e, principalmente, no Oscar. Já no que diz respeito à categoria de Melhor Filme, é quase certo que saia de mãos abanando. Mas ainda assim, vale a pena conferir este grande trabalho.
– Quando chega ao Brasil: 4 de Fevereiro – Veja o trailer de ‘Ray’ aqui

:: SIDEWAYS – ENTRE UMAS E OUTRAS (Sideways)

– Quem dirige: Alexander Payne (de Eleição).
– Quem atua: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen, Sandra Oh.
– Concorre nas categorias: filme comédia ou musical, diretor, ator comédia ou musical (Paul Giamatti), ator coadjuvante (Thomas Haden Church), atriz coadjuvante (Virginia Madsen), roteiro (Alexander Payne e Jim Taylor), trilha sonora (Rolfe Kent).
– História: O escritor falido e recém-divorciado Miles convida seu melhor amigo, o ex-ator Jack, para uma viagem até um local conhecido como a “cidade do vinho”, na Califórnia. Cada um têm seus motivos para curtir o passeio: Miles é apaixonado por vinhos e Jack quer aproveitar sua última semana como solteiro – o ator irá se casar dentro de sete dias. Mas esta viagem não será tão simples e descompromissada como os dois amigos imaginam.
– Suas chances: O novo trabalho do diretor Alexander Payne é o grande favorito ao Globo de Ouro e também uma grande surpresa, já que não é um filme “com cara de Oscar”, por assim dizer. Este longa independente construiu uma sólida carreira em circuitos alternativos na base da divulgação boca-a-boca. Não é pra menos: trata-se do melhor trabalho do diretor até agora. Somam-se a isso as interpretações magistrais de todo o elenco, principalmente do ótimo Paul Giamatti (de Anti-Herói Americano), que talvez não leve o prêmio por ter dois concorrentes fortes: Jamie Foxx e Jim Carrey (que concorre por Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças). Ainda assim, Sideways deverá levar o prêmio de Melhor Filme tranqüilo. E merece: eu já assisti ao filme – leia a crítica aqui – e é simplesmente emocionante, do começo ao fim.
– Quando chega ao Brasil: 18 de Fevereiro de 2005 – Veja o trailer de ‘Sideways’ aqui

:: MAR ADENTRO (Idem/The Sea Inside)

– Quem dirige: Alejandro Amenábar (de Os Outros e Abre Los Ojos).
– Quem atua: Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas, Mabel Rivera, Celso Bugallo.
– Concorre nas categorias: filme estrangeiro (representando a Espanha), ator drama (Javier Bardem).
– História: Inspirado numa história real, a produção narra a trajetória do mecânico naval Ramón Sampedro, preso a uma cama por cerca de 30 anos por conta de um acidente de carro. Sampedro luta na justiça pelo direito de tirar sua própria vida. Segundo o diretor, não se trata de um filme que defenda a Eutanásia, mas sim a liberdade de escolha.
– Suas chances: Trata-se do favorito ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Globo de Ouro, e provavelmente, do Oscar também. O novo trabalho de Alejandro Amenábar – que ficou conhecido do grande público pela direção do já clássico Os Outros -, que já abocanhou seis prêmios, é um drama sensível e polêmico. Seu tema, a Eutanásia, ainda é alvo de muitas discussões mundo afora, e este fator pode ajudar bastante o filme na hora da escolha do vencedor – assim como a Academia, a Imprensa Estrangeira adora temas polêmicos. Fora isso, Mar Adentro ainda conta com a atuação inspiradíssima de Javier Bardem, que já anda merecendo um reconhecimento nos States por conta de seu papel no poético Antes do Anoitecer, de Julian Schnabel.
– Quando chega ao Brasil: Ainda sem previsão (fazer o quê…) – Veja o trailer de ‘Mar Adentro’ aqui

:: A CASA DAS ADAGAS VOADORAS (House of Flying Daggers/Shi Mian Mai Fu)

– Quem dirige: Zhang Yimou (de Herói e Lanternas Vermelhas).
– Quem atua: Zhang Ziyi, Andy Lau, Takeshi Kaneshiro.
– Concorre na categoria: filme estrangeiro (representando a China e Hong Kong).
– História: Na China do ano 859, dois soldados do exército oficial são encarregados de se infiltrar na lendária e rebelde facção chamada “A Casa das Adagas Voadoras” e capturar sua suposta líder, a guerreira e dançarina cega Mei. Caso fracassem em sua missão, certamente a Casa das Adagas Voadoras derrubará a já decadente Dinastia Tang e dominará o país. O problema é que tanto Leo quanto Jin, os dois soldados, apaixonam-se por Mei, colocando em risco o futuro da China.
– Suas chances: A Casa das Adagas Voadoras é a grande surpresa entre os longas estrangeiros indicados nesta edição do Globo de Ouro. Não que seja uma surpresa o fato de estar entre os cinco finalistas, afinal o último filme de Zhang Yimou, junto com o excelente Herói, é considerado um dos melhores trabalhos de todo seu extenso currículo. A questão é que, surpreendentemente, a fita vem surrupiando todos os troféus a qual concorre, se tornando assim o mais forte adversário de ‘Mar Adentro’ nesta categoria. No Oscar, inclusive, deverá conquistar não só uma indicação à estatueta de longa estrangeiro, mas também em várias outras categorias. Em se tratando do filme, é um espetáculo visualmente e emocionalmente marcante… e ainda tem a Zhang Ziyi no elenco. Ô mulher linda, pelo amor de Deus! Calma, Emílio, contenha seus hormônios… 🙂
– Quando chega ao Brasil: Ainda sem previsão (saco!) – Veja o trailer de ‘A Casa das Adagas Voadoras’ aqui

:: A VERY LONG ENGAGEMENT (Un Long Dimanche de Fiançailles/Sem título em português)

– Quem dirige: Jean-Pierre Jeunet (de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain).
– Quem atua: Audrey Tatou, Gaspard Ulliel, Jean-Pierre Becker, Dominique Bettenfeld, Tcheky Karyo, Jodie Foster.
– Concorre na categoria: filme estrangeiro (representando a França).
– História: Na 1.ª Guerra Mundial, cinco homens desesperados atiram em si mesmos na esperança de escapar da linha de frente de batalha na França. Quando as autoridades francesas descobrem a farsa, a corte marcial decide punir os soldados, isolando-os em uma “terra de ninguém” para morrer em meio à linha de fogo. Aparentemente, todos morreram. No entanto, a namorada de um destes soldados encontra provas de que os homens podem estar vivos. A garota embarca, assim, em um longo, doloroso e algumas vezes frustrante processo para descobrir a verdade.
– Suas chances: O novo e controverso trabalho do diretor de Amélie Poulain causou polêmica por onde passou, sendo acusado de ser “americanizado demais”. É de se estranhar também a presença de A Very Long Engagement entre os indicados, já que a crítica não está falando muito bem do longa. Enfim, o nome de Jean-Pierre Jeunet e de Audrey Tatou geralmente são sinônimos de bons frutos, mas parece que o único fator que contou para que o filme fosse selecionado foi a grande campanha de marketing que a Warner, distribuidora internacional do trabalho, está fazendo em cima do título. De qualquer forma, assisto qualquer coisa do Jeunet, então estou bem ansioso…!
– Quando chega ao Brasil: 11 de Março (não confirmado) – Veja o trailer de ‘A Very Long Engagement’ aqui

:: DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (The Motorcycle Diaries)

– Quem dirige: Walter Salles (de Central do Brasil e Dark Water).
– Quem atua: Gael García Bernal, Rodrigo de La Serna, Mia Maestro, Mercedes Morán, Jean Pierre Noher.
– Concorre na categoria: filme estrangeiro (representando o Brasil).
– História: Em 1952, os amigos Alberto e Ernesto, dois jovens argentinos, decidem cruzar a América Latina em apenas quatro meses, na ânsia de conhecer os costumes e as particularidades de um continente que lhes era familiar somente através dos livros. A viagem faz com que os jovens tomem conhecimento do lado ruim de cada um dos lugares em que passam, transformando assim suas maneiras de encarar a vida. Mais tarde, um destes jovens se tornará um dos mitos mais importantes deste século que passou: o revolucionário Che Guevara.
– Suas chances: Infelizmente, o maravilhoso longa-metragem de Walter Salles tem pouquíssimas chances de sair do Globo de Ouro com o prêmio de Filme Estrangeiro nas mãos. Primeiro, porque Salles já ganhou este mesmo prêmio por ‘Central do Brasil’, em 1999 – assim como no Oscar, a política do “este já levou, então deixa quieto” é uma constante também nos Golden Globes. Outro fator é o fato de a fita não ser a favorita na categoria: a disputa está bem acirrada entre ‘A Casa das Adagas Voadoras’ e ‘Mar Adentro’, mas tudo pode acontecer. Só pra lembrar, no ano passado o vencedor foi Osama, que aparentemente não tinha chance alguma. Mas já é um grande consolo saber que Diários de Motocicleta representa a nossa bandeira ao invés daquela bomba terrível que atende pelo nome de Olga. Independente do patriotismo, a grande injustiça do ano envolve esta produção: onde está o nome de Rodrigo de la Serna entre os indicados? O cara apresenta uma das grandes atuações do ano e é deixado de lado… (Leia a crítica do El Cid aqui).
– Quando chega ao Brasil: Já chegou. O longa foi exibido nos cinemas no início deste ano. Caso seja indicado ao Oscar, tem grandes chances de voltar aos cinemas. – Veja o trailer de ‘Diários de Motocicleta’ aqui

:: A VOZ DO CORAÇÃO (Les Choristes)

– Quem dirige: Christophe Barratier (produtor de Microcosmos).
– Quem atua: Gérard Jugnot, François Berléand, Jean-Baptiste Maunier, Jacques Perrin.
– Concorre na categoria: filme estrangeiro (representando a França).
– História: Um novo professor em uma severa escola para meninos resolve quebrar as regras e a tradição do lugar para defender o que acredita ser o melhor para seus alunos: a educação através da música. Com isso, causa efeitos e transformações permanentes na vida dos rebeldes garotos, cujas vidas não tem perspectivas com relação ao futuro: os meninos são filhos de pais mortos durante a guerra.
– Suas chances: Sinceramente? A Voz do Coração está aqui somente para ocupar espaço. Pode ser que dê um surto nos membros da Associação de Imprensa Estrangeira e os caras resolvam dar o prêmio para este longa francês, mas esta chance é beeeeem remota: o longa ficou restrito ao círculo alternativo, fez pouquíssimo público nos lugares em que passou e uma boa parte da crítica caiu matando. Ainda assim, alguns defendem bem a fita. Bem, a presença aqui não é de se estranhar, quando a distribuidora em terras ianques é a poderosa Miramax.
– Quando chega ao Brasil: Já chegou. Ficou em cartaz por poucos dias nas grandes cidades e está prestes a ser lançado em DVD. – Veja o trailer de ‘A Voz do Coração’ aqui

Tá aí. Agora você já conhece os principais indicados ao prêmio-quase-máximo do cinema. Escolha o seu favorito e torça! Eu vou torcer mesmo para o Kill Bill… Mas espere um pouco: o filme não está nas categorias principais? Que sacanagem é essa???? 😛

Leia mais::: Não viu a primeira parte do ESPECIAL GLOBO DE OURO 2005? Então clica aqui e veja mais indicados!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025