A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 16/12/2004, às 09:46

GLOBO DE OURO 2005: RAIO-X DOS INDICADOS – Parte 1
Pra todo mundo ficar por dentro dos longas que estão competindo em 2005! Tenho que confessar uma coisa: sou louco por festivais e premiações de cinema. As principais premiações, então, têm o mesmo efeito em minha pessoa de uma final de campeonato nos mais ferrenhos dos torcedores. Injustiças e justiças, erros e acertos à parte, […]

Por
Leandro "Zarko" Fernandes


Tenho que confessar uma coisa: sou louco por festivais e premiações de cinema. As principais premiações, então, têm o mesmo efeito em minha pessoa de uma final de campeonato nos mais ferrenhos dos torcedores. Injustiças e justiças, erros e acertos à parte, o clima de festa chega a ser contagiante. Pelo menos para nós, nerds cinéfilos. A única sacanagem mesmo é ver aquela pancada de indicados e não conhecer metade deles. Afinal, muitos dos filmes que competem tanto no Globo de Ouro como no Oscar demoram água pra burro até chegar às nossas telonas. Alguns, então, nem chegam a estrear.

Já que os indicados à 62.ª edição do Globo de Ouro (também chamado de “termômetro do Oscar”), que acontece em 16 de Janeiro, foram anunciados há pouco, e a grande maioria das fitas nem título em português tem ainda, aqui vai um “Raio-X” bem bacana, dividido em duas partes, de cada uma das produções que disputam o troféuzinho com o globinho em cima – e que, provavelmente, se engalfinharão na arena para conquistar em Fevereiro uma certa estatueta… Escolha o seu favorito e faça suas apostas!

:: O AVIADOR (The Aviator)

– Quem dirige: Martin Scorsese (de Gangues de Nova York e Os Bons Companheiros).
– Quem atua: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Ian Holm, Kate Beckinsale, Alec Baldwin, Gwen Stefani, Jude Law.
– Concorre nas categorias: filme drama, diretor, ator drama (Leonardo DiCaprio), atriz coajuvante (Cate Blanchett), roteiro (John Logan), trilha sonora (Howard Shore).
– História: O longa conta um trecho da vida do magnata, diretor de cinema e aviador Howard Hughes. O roteiro detém-se entre os anos 30 e 40, período em que Hughes filmava o que viria a ser um de seus melhores filmes: Hell’s Angels. Além da produção da fita em si, O Aviador traça um panorama da vida pessoal do cineasta, sua obsessão com tomadas perfeitas e seus romances conturbados com atrizes do porte de Katharine Hepburn, Ava Gardner e Jean Harlow.
– Suas chances: Mesmo não tendo estreado oficialmente nas telonas ianques (a data programada é 17 de Dezembro), ‘O Aviador’ é tido como o melhor filme de Martin Scorsese desde o fenomenal ‘Os Bons Companheiros’. O diretor, que já ganhou um Globo de Ouro em 2003 por ‘Gangues de Nova York’, provavelmente sairá vencedor em sua categoria, e é quase certo que a fita leve também o prêmio de Melhor Filme Dramático – já que retrata um adorado ícone da indústria cinematográfica. E o Oscar também é quase certo, afinal o cineasta nunca levou uma estatueta pra casa. Para mim, a maior curiosidade com relação à este longa é a atuação de Gwen Stefani, vocalista do No Doubt – por sinal, elogiadíssima.
– Quando chega ao Brasil: 11 de Fevereiro – Veja o trailer de ‘O Aviador’ aqui

:: PERTO DEMAIS (Closer)

– Quem dirige: Mike Nichols (de A Primeira Noite de um Homem).
– Quem atua: Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen, Natalie Portman.
– Concorre nas categorias: filme drama, diretor, ator coadjuvante (Clive Owen), atriz coajuvante (Natalie Portman), roteiro (Patrick Marber).
– História: A vida de dois casais sofre um baque quando o homem do primeiro casal se envolve com a mulher do segundo casal. Claro que o lance não é tão simples assim, e este é só o início de todo o rolo…
– Suas chances: O novo longa do diretor Mike Nichols é também o mais fraco concorrente ao prêmio máximo, mesmo obtendo um número considerável de indicações. Esta história de traição e redenção está fazendo muito sucesso nos cinemas dos Estados Unidos, mas não deve levar quase nada no Globo de Ouro. Não por seus méritos, uma vez que a fita recebeu elogios rasgados da crítica lá fora, mas sim pelos outros concorrentes. Outro fator que o reduz é sua origem: os membros da Imprensa Estrangeira não são muito chegados a produções inspiradas em textos teatrais (o roteiro de Patrick Marber é inspirado na peça teatral Closer). Talvez haja alguma chance no que se diz respeito ao ótimo Clive Owen, que detona todo o restante do elenco. Pra mim, enfraqueceu um pouco o fato de Perto Demais contar com a péssima Julia Roberts na equipe, mas por outro lado, tem a linda Rainha Amidala, ops, Natalie Portman. Agora eu assisto… Heheh!
– Quando chega ao Brasil: 21 de Janeiro – Veja o trailer de ‘Perto Demais’ aqui

:: EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA (Finding Neverland)

– Quem dirige: Marc Forster (de A Última Ceia).
– Quem atua: Johnny Depp, Kate Winslet, Julie Christie, Dustin Hoffman, Radha Mitchell.
– Concorre nas categorias: filme drama, diretor, ator drama (Johnny Depp), roteiro (David Magee), trilha sonora (Jan A. P. Kaczmarek).
– História: Na Londres de 1904, um escritor conhece quatro crianças órfãs de pai, e passa a conviver com elas. Durante o convívio, o escritor, que até então sofria um “bloqueio criativo”, tem um lapso de inspiração e, depois de muitos eventos extraordinários, finalmente escreve uma obra. Seria um enredo até batido se o tal escritor em questão não fosse James M. Barrie, e a obra, o aclamadíssimo Peter Pan.
– Suas chances: Mesmo não sendo o longa com o maior número de indicações neste ano, Em Busca da Terra do Nunca foi apontado por alguns “especialistas” como o favorito para o Globo de Ouro e, possivelmente, para a estatueta dourada que será entregue em Fevereiro. O problema é que a fita sofre da “síndrome do Oscar”: muita gente está torcendo a cara para a produção, acusando-a de ser apenas um produto fabricado especialmente para concorrer ao prêmio. Enfim, ainda não assistimos ao filme, mas eu vejo qualquer coisa com o Johnny Depp! E tem que ser bom mesmo, afinal, durante as filmagens, Dustin Hoffman perdeu até um pedaço do dedo… sério! Independente do que o público e a crítica acredita, ‘Em Busca da Terra do Nunca’ já abocanhou o Troféu Lanterna Mágica no Festival de Veneza e dois prêmios do National Bord of Review, e é o mais forte adversário de ‘O Aviador’ na categoria de Melhor Filme de Drama. Mas, na minha opinião, quem leva é a fita do Scorsese.
– Quando chega ao Brasil: 4 de Fevereiro – Veja o trailer de ‘Em Busca da Terra do Nunca’ aqui

:: HOTEL RWANDA (Idem)

– Quem dirige: Terry George (da série de TV The District).
– Quem atua: Don Cheadle, Sophie Okonedo, Nick Nolte, Joaquin Phoenix.
– Concorre nas categorias: filme drama, ator drama (Don Cheadle), canção original (“A Million Voices”, de Wyclef Jean).
– História: O filme narra a história real de Paul Rusesabagina, dono de um hotel em Kigali, capital da Rwanda, que esconde milhares de habitantes da cidade em seu hotel, salvando-os assim da guerra civil que assolou o país.
– Suas chances: Considerado o grande azarão desta edição do evento, Hotel Rwanda, chamado lá fora de “o novo A Lista de Schindler“, foi aplaudido de pé por cinco minutos no Festival de Toronto, no Canadá. Infelizmente, este detalhe não deve contar muito em Janeiro. Na verdade, este elogiadíssimo filme está por aqui mais a nível de lembrança, mesmo. O que é uma pena, pois a atuação apaixonada de Don Cheadle (de Traffic) deveria ser coroada com o prêmio. Aliás, Cheadle é daquela categoria de ator que nunca leva nada, mas merecia ganhar um prêmiozinho há muito, muito tempo.
– Quando chega ao Brasil: Ainda sem previsão (saco!) – Veja o trailer de ‘Hotel Rwanda’ aqui

:: KINSEY – VAMOS FALAR DE SEXO (Kinsey)

– Quem dirige: Bill Condon (de Deuses e Monstros).
– Quem atua: Liam Neeson, Laura Linney, Chris O’Donnell, Peter Saarsgard, Timothy Hutton, John Lithgow, Tim Curry.
– Concorre nas categorias: filme drama, ator drama (Liam Neeson), atriz coadjuvante (Laura Linney).
– História: Um retrato da vida de Alfred Kinsey, pesquisador pioneiro na área da sexualidade humana. Em 1948, Kinsey publicou o polêmico livro ‘Sexual Behavior in the Human Male’ (Comportamento Sexual Do Homem), um dos primeiros trabalhos que se tem notícia sobre o comportamento sexual humano.
– Suas chances: O caso de Kinsey é um pouco mais complicado. Este drama realizado pelo mesmo diretor de ‘Deuses e Monstros’ perdeu força nos States por tratar de um tema delicadíssimo entre os americanos: o sexo. Sabe como é, pode mostrar carnificina, mas não pode falar de sexo! Além deste detalhe, é um típico produto que jamais funcionaria sem os atores certos: a força de ‘Kinsey’ está única e exclusivamente na interpretação de Liam Neeson e Laura Linney (a esposa de Jim Carrey no excelente O Show de Truman), que dão vida respectivamente a Alfred Kinsey e sua esposa, Clara McMillen. A única chance boa mesmo é de levar o prêmio de atriz coadjuvante para Laura Linney, que já foi premiada pelo National Board of Review por este trabalho.
– Quando chega ao Brasil: 1.º de Abril – Veja o trailer de ‘Kinsey’ aqui

:: MENINA DE OURO (Million Dollar Baby)

– Quem dirige: Clint Eastwood (de Sobre Meninos e Lobos).
– Quem atua: Clint Eastwood, Hilary Swank, Morgan Freeman.
– Concorre nas categorias: filme drama, diretor, atriz drama (Hilary Swank), ator coadjuvante (Morgan Freeman), trilha sonora (Clint Eastwood).
– História: Um rídigo ex-lutador de boxe, agora treinador, aceita o desafio de acompanhar os treinamentos de uma garota determinada e prepotente. À medida que os treinos se desenrolam, o veterano pugilista e a novata acabam se envolvendo num tórrido romance.
– Suas chances: O fantástico Clint Eastwood acabou de dar adeus a uma fase crítica em sua carreira com o arrasador ‘Sobre Meninos e Lobos’. Seu novo trabalho, Menina de Ouro, recebeu excelentes críticas nos States, o que deve contribuir para que o longa faça bonito no Oscar. Já aqui, as chances parecem ser bem pequenas. O tema contribui: à exceção de Touro Indomável, em 1980, a Academia nunca deu muita atenção a filmes que retratam o (sub)mundo do boxe. Mas os prós vêm nos nomes de Hilary Swank (que entregou uma performance de gênio em Meninos Não Choram, premiada no Oscar) e Morgan Freeman, que dispensa apresentações. Vale lembrar que a fita não foi lembrada em nenhuma outra premiação, ou seja, pode ser que fique meio de lado no Globo de Ouro. Particularmente, não sou chegado a filmes com esta temática, mas vou assistir de qualquer jeito (Morgan Freeman é O CARA!).
– Quando chega ao Brasil: 23 de Março – Veja o trailer de ‘Million Dollar Baby’ aqui

:: BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)

– Quem dirige: Michel Gondry (de Natureza Quase Humana).
– Quem atua: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood, Tom Wilkinson.
– Concorre nas categorias: filme musical ou comédia, ator musical ou comédia (Jim Carrey), atriz musical ou comédia (Kate Winslet), roteiro (Charlie Kaufman).
– História: Para surpresa de Joel, sua ex-namorada, a maluquinha Clementine (sem gozações com o nome dela!), passou por uma promissora cirurgia para acabar com todas as lembranças que possuía do mal-sucedido relacionamento dos dois. Completamente deprimido, Joel resolve passar pela mesma cirurgia, mas se arrepende no último instante – travando uma batalha contra a equipe responsável pelo processo dentro de sua mente, para preservar as lembranças que ainda restam.
– Suas chances: Bem, sou muito suspeito pra falar de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, pois trata-se, na minha opinião, do melhor filme de 2004 e nada mais! Pois é, para quem cometeu o sacrilégio de ainda não ter visto, é um trabalho belíssimo e diferente de qualquer um lançado neste ano, com interpretações apaixonadas de Jim Carrey e Kate Winslet, merecidamente reconhecidos com indicações. O roteiro, uma pérola de Charlie Kaufman (o mesmo dos ótimos Quero Ser John Malkovich e Adaptação), deve levar o Globo de Ouro tranqüilo. Já como Melhor Filme de Comédia, fico em cima do muro. Afinal, Sideways – Entre Umas e Outras, seu mais forte concorrente, também é fascinante. Opinião minha que de certo será compartilhada pelos membros da Imprensa Estrangeira (A Srta. Ni adorou o filme, leia a crítica dela aqui).
– Quando chega ao Brasil: Já chegou. O longa foi exibido nos cinemas no início deste ano e já está disponível em DVD. – Veja o trailer de ‘Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças’ aqui

:: OS INCRÍVEIS (The Incredibles)

– Quem dirige: Brad Bird (de O Gigante de Ferro).
– Quem atua: Craig T. Nelson, Holly Hunter, Jason Lee, Samuel L. Jackson.
– Concorre na categoria: filme musical ou comédia.
– História: Provavelmente todo mundo já viu o filme, mas tudo bem: numa época em que os super-heróis são forçados a viver sob suas identidades secretas – uma vez que o governo não pode mais gastar com indenizações à vítimas mal-agradecidas (!) -, o entediado Bob Parr (ou Beto Pêra, na versão brazuca) agarra com unhas e dentes uma chance de voltar à ativa na pele do Sr. Incrível quando é convocado para uma missão ultra-secreta.
– Suas chances: Infelizmente, os outros concorrentes são fortes demais para Os Incríveis. Não desmerecendo o único longa animado indicado nas categorias principais; a questão é que, de fato, o prêmio de Melhor Filme de Comédia deverá ficar com ‘Sideways’ ou ‘Brilho Eterno’. Mas não vamos ficar tristes: o novo e estupendo trabalho da Pixar com certeza já levou o Oscar de Melhor Animação! Ah, na boa, se os membros da Academia ousarem arrancar a estatueta das mãos de Brad Bird, eles estarão assinando um atestado de insanidade (leia a crítica do Fanboy aqui)!
– Quando chega ao Brasil: Já chegou. Está em cartaz em boa parte dos cinemas do Brasil. – Veja o trailer de ‘Os Incríveis’ aqui

Bem, aqui estão oito dos 16 principais concorrentes ao “prêmio-quase-máximo” da indústria cinematográfica. Bom, pelo menos da parte de cinema, já que o Globo de Ouro também envolve filmes, sitcoms e minisséries de TV. Agora fica bem mais fácil saber pra quem torcer em Janeiro, quando poderemos conferir a cerimônia de premiação pela TV. Em breve, volto com o “Volume 2” deste artigo – e desta vez, eu vou matar o Bill! Já comentei que adoro os filmes do Quentin Tarantino? Deus, eu preciso começar a sair um pouco de casa… 😀

Leia mais::: Clique aqui para ver a última parte do ESPECIAL GLOBO DE OURO 2005!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025