Mais um ponto para a animação nacional: no último dia 27 de outubro estrearam no Cartoon Network as vinhetas animadas feitas por três famosos cartunistas brasileiros, na série que foi apelidada de Cartum Netiuorqui. Os personagens das tirinhas que ganharam vida nas telas foram Geraldinho (de Glauco), Overman (Laerte) e Os Pescoçudos (Caco Galhardo). Apesar de não serem os primeiros trabalhos dos cartunistas a serem divulgados na televisão em forma de animação (afinal, Caco já produziu uma vinheta para a MTV, e Glauco assinou algumas daquelas animações que precedem os *plim plim* da rede Globo), sua chegada ao Cartoon Network é bem comemorada – é a primeira vez que os personagens desses artistas saem do papel, ganhando voz e uma história.
Mesmo assim, o espaço dessas animações no Cartoon ainda é bem curto – os desenhos duram menos de um minuto, e são exibidos durante os intervalos da programação. Cada um dos 3 personagens ganhou 7 animações (ou seja, são 21 animações no total), sempre com menos de 60 segundos, sendo que cada um conta uma história curta, como se fossem tirinhas animadas.
Além desses 21 quadros, a criançada vai poder assistir a pequenos vídeos dos bastidores, que trarão os processos de animação e dublagem, além de entrevistas com os cartunistas e com Daniel Messias. Este último é o responsável pela animação dos trabalhos, através de seu estúdio Daniel Messias Cinema de Animação. O rapaz já é conhecido no meio, e tem um bom portifólio: é ele o pai do Chester Cheetos, do Toddynho, do Frango da Sadia, do Tony dos Sucrilhos e de mais inúmeras animações para filmes publicitários aqui no Brasil. Não podemos esquecer também de que Daniel Messias já é velho conhecido no Cartoon Network. A animação dos hilários CopaToon e Space Ghost de Costa a Costa têm o dedo de Messias, além de outras vinhetas criadas especialmente para o Cartoon do Brasil.
O Projeto “Cartum Netiuorque” é uma parceria entre o Cartoon Network e o estúdio Daniel Messias Cinema de Animação. Por trás do projeto estão também a produtora Manoela Muraro (que coordena muitos dos quadros do Cartoon feitos só para o País) e o diretor de áudio do canal, Carlos Tureta. Os recursos para esse projeto (só para se ter uma idéia, em um projeto como esse foram gastos cerca de 600 mil reais!) foram conseguidos graças às leis de incentivo do Governo, através da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica). Já está sendo prevista uma segunda parte para o projeto, que envolveria outras figuras das tirinhas nacionais, como Angeli e Adão. Mas por enquanto nada está definido com certeza, e, enquanto isso, eu fico torcendo por ver o Níquel Náusea como desenho animado! Já pensou que bacana que seria?
Pra falar a verdade, eu, pessoalmente, nunca achei muita graça nas tirinhas dos Pescoçudos e menos ainda nas do Geraldão (deixando o Overman fora dessa, é claro) – mas acho que, ironicamente, transformadas em vinhetas elas serão mais interessantes. Por exemplo, as tiras dos personagens pelados (o_O) do Glauco são puro pastelão – oras, pastelão é bem mais aceito na tevê que no humor gráfico!
Conheça mais um pouco dos personagens que invadiram os comerciais do Cartoon Network:
:: GERALDINHO
O criador: Glauco desenha desde jovem, publicando trabalhos desde a década de 70, no jornal Diário da Manhã, após ter vencido o Salão de Humor de Piracicaba. Em 1984, começou a ser publicado diariamente na Folha de São Paulo, e lá criou os seus já conhecidos personagens (Dona Marta, Geraldão, Doy Jorge, Casal Neuras…), e o menino Geraldinho, criado especialmente para o suplemento infantil do jornal. O cartunista também já publicou coletâneas, e, junto a Angeli e Laerte, criou os Los Tres Amigos. Mas Glauco não atua apenas na arte gráfica: ele integrou a trupe de roteiristas da TV Pirata e da TV Colosso e ainda toca guitarra!
A criatura: Geraldinho é um menino que adora sorvete e vive infernizando sua mãe, Dona Marta, ao lado de seus animais de estimação: Cachorrão e Tufinho. Tão tosca quanto seu predecessor (o Geraldão) essa criança sempre acaba se dando mal nas tirinhas (ou fazendo com que isso aconteça com os outros personagens).
E, no Cartoon…: para o alívio dos pais, o que veremos no Cartoon não é aquele sujeito bizarro que anda com suas “partes” balançando ao léu, e sim o menino Geraldinho, mais adequado para o público do canal infantil.
:: OVERMAN
O criador: Laerte é o criador de personagens históricos como Piratas do Tietê e (co-criador de) Los 3 Amigos. Com passagem em diversas revistas e jornais (entre eles a Gazeta Mercantil e O Estado de S. Paulo), o cartunista começou nessa carreira também nos anos 70, e de lá para cá não parou mais. Em 1991, começou a escrever para a Folha de São Paulo, e, assim como Glauco, também trabalhou em roteiros para a TV Pirata e TV Colosso – mas assinou também o roteiro de Sai de Baixo.
A criatura: Overman é um dos super heróis mais queridos do Brasil. Na verdade, o cara da roupa amarela está mais pra anti-herói do que pra herói – pois ele é um cidadão comum, um super herói pé rapado e burro. Overman nasceu no fim dos anos 90, nas tirinhas da Folha. Recentemente foi lançado o álbum Overman – O Álbum, o Mito, que traz os melhores momentos do patético herói, lutando contra vilões bizarros, que atendem pelos simpáticos nomes de Maníaco Flatulento, Pane e Capitalista Imundo.
E, no Cartoon…: o personagem manterá as características das tirinhas (incluindo a sua música tema!), e é o que tem maiores condições de fazer sucesso dentre a garotada.
:: OS PESCOÇUDOS
O criador: Caco Galhardo, o dono da famigerada Caco Galhardo Corporation, começou sua carreira nos anos 80, em fanzines. Como cartunista, seu primeiro trabalho foi Os Pescoçudos, que logo que nasceram, foram direto às páginas da Folha de São Paulo. Seus trabalhos também têm passagem no jornal O Dia e na revista Bravo!, e já chegou a publicar uma coletânea com suas tirinhas. Como roteirista, Caco escreveu algumas coisas para o Casseta e Planeta Urgente. Também atua como ilustrador, e seu trabalho mais recente é um livro em parceria com Marcelo Mirisola – O Banquete – As Gostosas de Caco Galhardo é uma reunião de desenhos de figuras femininas do cartunista, com textos de Marcelo Mirisola sobre cada uma das personagens desenhadas.
A criatura: Os Pescoçudos é o nome das tiras de Galhardo, que trata criticamente dos temas do cotidiano de uma forma meio diferente. Como o próprio nome diz, seus personagens têm um pescoço grande, o que faz com que todos sempre estejam olhando pra cima, sem enxergarem uns aos outros.
E, no Cartoon…: aqueles personagens que sempre andam olhando para cima estarão visitando uma casa de campo – Tio Vânia leva seus sobrinhos Reginaldo e Renata para passar as férias em uma fazenda. E o trio tem que fazer de tudo para driblar o tédio.
|