A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 29/07/2004, às 12:26

HARRY POTTER: O que ainda vem por aí
O Ministério da Magia adverte: esse texto contém spoilers para quem não leu os livros quatro e cinco Torneio Tribruxo, lutas com dragões, conflitos “adolescentes”, Copa Mundial de Quadribol, baile de inverno, elfos domésticos cozinhando, a Toca, o mais emocionante final de todos os livros da série lançados até agora – resumindo: 583 páginas importantes […]

Por
Francine "Sra. Ni" Guilen


Torneio Tribruxo, lutas com dragões, conflitos “adolescentes”, Copa Mundial de Quadribol, baile de inverno, elfos domésticos cozinhando, a Toca, o mais emocionante final de todos os livros da série lançados até agora – resumindo: 583 páginas importantes e (me perdoem o uso dessa palavra típica de jornalistas poetas) surpreendentes em algumas horas de filme.

É, os fãs puristas que quase arrancaram os cabelos ao verem cenas cortadas no terceiro filme vão ter que tomar muito Lexotan antes de adentrarem as portas do cinema para assistir Harry Potter e o Cálice de Fogo. Afinal, o diretor Mike Newell vai ter que rebolar (nossa… isso me lembrou uma música da SandyJúnior) para compor um filme inteligível pelos leigos e perfeito para os fãs. E isso tudo em menos de 3 horas de duração, como os moços estão prevendo.

Bem, depois que o Peter Jackson conseguiu transportar para a grande tela branca um dos melhores e mais complexos livros de fantasia da literatura, e isso sem ter recebido grandes protestos de seus milhares de fãs, aprendemos que tudo é possível.

Agora resta-nos esperar, roendo as unhas, até novembro do ano que vem (data prevista para o lançamento do filme nas terras estrangeiras) pela seqüência de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que, na minha modesta opinião de fã de longa data das aventuras do menino da cicatriz na testa, foi a melhor adaptação cinematográfica da série até agora.

Mas esperemos também (e ainda mais) ansiosamente pelo lançamento do sexto livro. Tá acabando, pessoal. Ano que vem o penúltimo livro vai estar nas prateleiras…!

E como nem só de espera vive a humanidade, aqui estão fatos e rumores que andam viajando pelo mundo sobre o quarto filme e o sexto livro, filhotes da britânica sortuda J.K. Rowling.

:: HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO (o filme)

Sei que você foi um bom menino e já leu aqui n’A ARCA algumas das novidades sobre o filme, como as primeiras aí embaixo…

– O filme já começou a ser rodado e está sob a batuta de Mike Newell.

– Os trouxas tio e tia Dursley são os senhores que não vão aparecer nesse filme .

– As filmagens oficiais começaram em maio. E .o elenco é:

Cedrico Diggory: Robert Pattinson
Victor Krum: Stanislav Ianevski
Fleur Delacour: Clemence Poesy
Cho Chang: Katie Leung
Olho-Tonto Moddy: Brendan Gleeson
Madame Maxime: Frances De La Tour
Crouch: Roger Lloyd-Pack
Bartô Crouch Jr: David Tennant
Carlinhos Weasley: Alex Crockford
Gui Weasley: Richard Fish
Igor Karkaroff: Pedja Bjelac
Amos Diggory: Jeff Rawle

Com a exceção de Brendan Gleeson (que fez Tróia) é difícil dar as referências dos atores, já que muitos são novos ainda, e não fizeram papéis muito notáveis. E nenhum ator que já apareceu nos 3 primeiros filmes será trocado.

– A atriz que interpretará a jornalista Rita Skeeter será Miranda Richardson. Ela trabalhou em filmes como A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Sleepy Hollow, e faz parte do elenco de O Fantasma da Ópera (que já foi finalizado, mas ainda não tem previsão de estréia).

Richard Bremmer foi o ator que cedeu a voz ao Voldemort no primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Mas a produção decidiu-se por emplacar um ator mais famoso para esse papel importante. Andaram dizendo por aí que Rowan Atkinson (o Mr. Bean) é que ia ser o Você-Sabe-Quem, mas isso não passou de uma piada de mau gosto. Também, quem conseguia imaginar o Lorde das Trevas com aquela cara de… Bem, de Mr. Bean?! Agora os rumores estão apostando no Ralph Fiennes, mas não há nada confirmado sobre a veracidade disso. É, seria um Voldemort mais bem apessoado, não posso deixar de comentar.

– No fim do ano passado, Mike Newell já falou algumas palavras a respeito de seu desafio. Ele será o primeiro britânico a dirigir a série (lembrando: Chris Columbus é estadunidense e Alfonso Cuáron, mexicano).

Newell declarou, numa entrevista: “Cada filme foi feito por um estrangeiro com uma visão particular da Inglaterra. Enquanto Columbus enxergou-a como uma espécie de Terra do Nunca, Cuarón viu uma atmosfera mais densa e obscura”. Tá, mas e a Hogwarts de Cálice Sagrado, como vai ser dessa vez?

O novo diretor disse que vai continuar “seguindo uma progressão”, e que o projeto será um desafio (jura? Com tantos fãs doidos que sabem de cor algumas passagens do livro, só pode ser um desafio mesmo). Disse também que irá ligar-se mais aos jovens atores, que estarão numa “fase difícil”, aos 14/15 anos de idade.

“Eles são filmes formidáveis, incrivelmente difíceis, um grande desafio”, foram as palavras de Mike Newell, diretor de Quatro Casamentos e um Funeral e O Sorriso de Monalisa. – “Mas é por causa disso que eu realmente quero fazer o filme. Eu sei fazer um thriller, meio malvado inteligente e tudo o mais. Mas se eu entregar uma produção com apenas isso, todas as crianças do mundo que leram os livros irão ficar desapontadas. Eu tenho que juntar esses elementos a coisas mais alegres, com todo mundo ‘cantando e dançando’, e transformar tudo isso em um todo. Então é um grande desafio técnico. Por exemplo, existe pouca coisa que eu não conheça sobre dragões agora”.

Certo, mas queremos mais. Então, saibamos um pouco mais sobre o sexto livro da série, onde encontraremos o protagonista com 16 anos.

:: HARRY POTTER E O PRÍNCIPE BASTARDO

É, esse será supostamente o nome do próximo livro, de acordo com a editora Rocco. Em inglês o título é tecnicamente diferente (senão ficaria bem bizarro, já que “bastard” é um xingamento largamente utilizado na terra da Rowling): Harry Potter and the Half Blood Prince. Essa tradução, para “príncipe bastardo”, não foi sugerida pela tradutora Lia Wyler. De acordo com ela, só sabendo o contexto da história para arranjar uma tradução mais adequada ao título. Por enquanto, segundo Lia, esse príncipe pode ser bastardo, mestiço ou… morganático. Então tá, então.

A autora desmentiu rumores sobre o título do livro em inglês e explicou que algumas informações cruciais no livro seis iam ser publicadas em Harry Potter e a Câmara Secreta, mas Rowling achou melhor divulgá-las nesse próximo livro. “O Príncipe Bastardo” tem alguma ligação com a segunda parte da saga, que, segundo ela, tem importantes pistas. Essa “ligação” não tem nada a ver com o “príncipe” em si, e sim a uma certa descoberta que Harry faz em “A Câmara Secreta”.

E quanto à identidade desse tal “príncipe bastardo”, a autora deixou bem claro que não é Harry e nem Voldemort (minhas apostas são em Neville, mas não contem pra ninguém), e que não falará mais sobre isso até o lançamento do livro.

Esse lançamento ainda não tem data definida, mas certamente será no ano que vem. E atenção: parece que o livro vai ser menor que Harry Potter e a Ordem da Fênix.

JK Rowling não disse coisas muito claras sobre o próximo livro, mas em várias entrevistas e chats na internet algumas coisas relevantes (ou não) podem ser depreendidas. Pra quem gosta de dar uma de Hercule Poirot e tentar deduzir algo, essas pistas podem ser interessantes. E são elas:

– Prestemos atenção na cor dos olhos do Harry, detalhe que revelará muita coisa nos livros
– Voldemort não tem filhos e Draco Malfoy não tem irmãos
Arthur Weasley NÃO será o Ministro da Magia
– A Murta que Geme e Krum estarão em algum dos próximos livros
– Será revelada a visão que Duda teve quando estava no meio dos dementadores, em “A Ordem da Fênix”
– No sexto livro, o espelho de Ojesed aparecerá novamente
– Saberemos mais sobre os avós de Harry (não que isso seja muito importante para a história)
– Harry deve ter mais “rolos amorosos” até o final da série
– – Algum personagem conseguirá fazer mágicas, tardiamente, em circunstâncias desesperadas (Hum? Será um trouxa? Será tia Petúnia? Será… Duda?)
Bichento não é um gato qualquer

e a pista mais útil e estarrecedora:

Winky nunca vai se recuperar do vicio por cerveja amanteigada

A série Harry Potter terá “apenas” 7 livros mesmo, nada mais, nada menos. Sete será a quantidade de livros, e a quantidade de livros será sete. Não será oito, nem seis, mas sete. E nove tá fora! Ou seja: por mais que falem e especulem, a série só terá mais dois volumes. J.K. Rowling sempre deixou isso bem claro, e afirmou que se existirem outros livros, serão na linha daqueles fininhos Quadribol através dos Séculos e Animais Fantásticos e Onde Habitam.

E o povo especula mesmo. Pelo que eu me lembro, desde o lançamento dos dois primeiros livros aqui no Brasil, já circulavam na internet rumores sobre todos os outros volumes. Ora, não sabemos daonde o povo tira todas essas suposições, mas sempre é divertido lê-las.

– Deixo bem claro que o que vão ler aqui abaixo não passam de RUMORES tirados de alguns sites na internet. Ninguém comprovou nada disso, ou seja, isso aí pode não passar de um amontoado de MENTIRAS absurdas.

Pois bem. Dizem as más línguas que…

:: No sexto livro

– Surgirá um manual sobre magias negras
– Haverá um casamento
– Harry se encontrará com Voldemort em pessoa novamente
– O novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas será irmão de Quirrel (o que tinha a cara do Voldemort no lado de trás de sua cabeça)
– Harry Potter e Luna Lovegood vão namorar (!)
Pedro Pettigrew voltará, e salvará a vida de Harry Potter (porque o menino havia salvado a dele)
Hermione passará boa parte do livro na ala hospitalar (ei, isso seria bem legal…)

:: No sétimo livro

– O nome do 7º livro poderá ser Harry Potter e a Flama Verde
– O nome deve-se a uma tocha com uma chama verde, capaz de aprisionar o espírito de Voldemort eternamente (esse rumor está mais parecendo uma previsão da Trelawney…)
– O irmão de Remo Lupin, Romulus Lupin, irá aparecer (esse então… O autor dele não deve ter percebido que o cidadão só se chama Remo porque a lenda dos irmãos tem a ver com uma loba…)
– Neville e Hermione virarão professores
– Voldemort será morto por sua própria varinha, usada pelo personagem mais inesperado (aposto minhas fichas nesse. É bem a cara da Rowling…)
Minerva McGonagall será a diretora de Hogwarts. E o Dumbledore? Ou morre, ou se aposenta, ou some pra ressurgir branco, como o Gandalf, talvez…
– Draco e Harry duelarão
– Voldemort tentará matar Harry, e conseguirá. Assim, morrerá também, já que os dois estão ligados, tanto pela cicatriz, quanto pelo sangue (vide quarto livro)

:: Em algum lugar do futuro…

– Uma prima dos Weasley surgirá
– Algo mais será revelado sobre o Chapéu Seletor
– A fortuna de Harry terá uma explicação (até já sei qual é: “É que meus pais venderam meus direitos pra Warner antes de morrerem…”)

A JK Rowling está grávida, esperando seu terceiro filho. Ela já tem um casal (o menino ainda tem 1 ano… Bem, a mulher mais rica do Reino Unido deve ter várias babás pra cuidar de tantas fraldas). A autora falou que não tem data para finalizar o sexto livro, mas, como disse “está muito satisfeita com ele”. É. Depois de arranjar uns ajudantes pra escreverem as histórias paralelas de meus livros, até eu estaria satisfeitíssima (e agora a Srta.Ni é linchada por todos os pottermaníacos d’A ARCA).

O capítulo final de toda a saga já está pronto (ou seja, o último capítulo do sétimo livro). Mas, calma, tem franquia pra pelo menos mais uns 10 anos… Seo George Lucas que entende dessas coisas.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025