A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 09/07/2004, às 06:05

FRIENDS CHEGA AO FIM
Dez anos se passaram, e tudo que é bom… bem… Terça-Feira, dia 7 de julho de 2004 foi um dia triste para os brasileiros fãs de televisão. Seis chaves numa mesa, e uma porta que não será mais aberta. Com essas imagens terminou uma das séries de maior sucesso de todos os tempos, sendo também […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim


Terça-Feira, dia 7 de julho de 2004 foi um dia triste para os brasileiros fãs de televisão. Seis chaves numa mesa, e uma porta que não será mais aberta. Com essas imagens terminou uma das séries de maior sucesso de todos os tempos, sendo também uma das séries mais queridas por todos os viciados em televisão. Não é só o fim de mais um “enlatado americano”, é o fim de um marco cultural.

Friends chega ao fim depois de dez temporadas de muito sucesso praticamente no mundo todo. Uma série doce, romântica, cômica de rachar, que retratava o dia a dia de seis nova-iorquinos que não tinham razão nenhuma para estarem juntos, mas criaram laços de amizade tão fortes que inspiram o público a fazer o mesmo com seus amigos.

Com histórias simples e personagens carismáticos, a série mostrava o relacionamento de Ross (David Schwimmer), um paleontólogo desajeitado; sua irmã Monica (Courtney Cox Arquette), uma cozinheira neurótica; Joey (Matt LeBlanc), um ator pouco inteligente; Rachel (Jennifer Aniston), uma adorável desastrada; Phoebe (Lisa Kudrow), uma naturalista muito louca; e Chandler (Matthew Perry), um irônico… Bem, ninguém nunca soube o que o Chandler fazia mesmo. Seis pessoas completamente anormais, como todos nós, enfrentando as dificuldades, as riquezas, as proezas e as loucuras de viver numa cidade grande, tentando se dar bem no amor, no trabalho e na família. Não havia como não se identificar com no mínimo um deles, e talvez esse seja o segredo de tanto sucesso (Quem nunca se pegou cantando “I’ll Be There for yoooouuuu…”?). Nenhum deles tinha nada de extraordinário, só a sua vontade de ser feliz, e de passar o tempo que conseguir cercado com os amigos que ama.

A série foi importante também no meio artístico. Quantas outras se espelharam em Friends, mas nunca alcançaram seu brilho? Seus atores ficaram conhecidos mundialmente, e atores mundialmente famosos participavam de episódios especiais. Entre eles Gary Oldman, Brad Pitt, George Clooney, Tom Selleck, Jean-Claude Van Damme, Helen Hunt, Kathleen Turner, entre muitos outros, inclusive alguns que ficaram famosos por participar do seriado.

Os atores principais também viram suas carreiras deslancharem após o estouro da série. Matthew Perry atuou com Bruce Willis em Meu Vizinho Mafioso, e também na continuação. Courtney Cox, ainda no início da série, atuou no suspense de sucesso Pânico (onde conheceu o marido David Arquette. Aliás, o casamento rendeu uma divertida brincadeira na apresentação do seriado na época que os dois casaram), e em todas as continuações. Matt LeBlanc não só participou com um pequeno papel em As Panteras (e na continuação), mas também foi um dos personagens principais na transposição para o cinema da série de ficção clássica Perdidos no Espaço (que também contava com Gary Oldman! Mas nem por isso foi um filme tãããão legal…). E ele ainda vai protagonizar um “spin-off” de Friends, Joey. Lisa Kudrow viveu a divertidíssima esposa de Billy Cristal na comédia Máfia no Divã e também na continuação (eta, todo mundo de Friends gosta de continuações!). David Schwimmer não atuou em muitos filmes para o cinema, dedicando-se mais ao teatro. Jennifer Aniston provavelmente foi a que mais alcançou por causa do seriado. Atuou em vários filme, entre eles Todo-Poderoso”, com Jim Carrey e Morgan Freeman, sem falar que casou com Brad Pitt, um dos mais falados bonitões de Hollywood.

*** AVISO DE SPOILER DO ÚLTIMO EPISÓDIO! ***
(não leia adiante se ainda não viu o último episódio e quer saber de tudo só quando vê-lo!)

Num especial de uma hora, tudo termina definitivamente. Ross dormiu com Rachel na noite anterior, o que o fez descobrir que ainda estava apaixonado por ela. Ela, no entanto, encarou aquilo como “a maneira perfeita de se despedir”.

Enquanto isso, Chandler e Monica se vêem atrapalhados (é claro) com o trabalho de parto de Erika (Anna Farris, de Todo Mundo em Pânico 2), a garota cujo filho eles pretendem adotar, ao mesmo tempo que Joey se vê atrapalhado com o “presente para a nova casa” de Chandler e Monica: um patinho e um franguinho filhotes (já vi isso antes…).

Enquanto Ross fica se remoendo por Rachel estar indo para Paris, Phoebe e Joey ficam insistindo para que ele revele seu amor à Rachel, e que a convença de não partir.

E nasce o filho de Monica e Chandler! Mas, ao contrário do que pensavam, para a surpresa de todos, Erika estava grávida de gêmeos! Logo após o primeiro filho, nasce a filhinha, que Monica e Chandler chamam de Erika.

Finalmente, decidido a impedir Rachel de ir embora, Ross corre riscos ao pegar carona no táxi de Phoebe para chegar a tempo no aeroporto. Depois de cômicos incidentes (nos quais, sem querer, Phoebe consegue impedir o avião de partir), Ross alcança Rachel e se declara. Infelizmente, ela decide partir. Destruído completamente, Ross vai sozinho para seu apartamento. Chegando lá, encontra uma mensagem em sua secretária eletrônica de Rachel, que começava a pensar melhor, e decide voltar! Tentando sair do avião e não conseguindo, a secretária pára. Ross começa a espernear “Ela saiu? Ela saiu?”

“Eu saí” diz a voz de Rachel, na porta de sua casa.

E o resto vocês já sabem.

Com o casal mais problemático da televisão finalmente junto, todos os seis se encontram no apartamento de Monica e Chandler. Muitas considerações finais, choros, e um pedido do zelador, para que todos deixem as chaves em cima da mesa. Termina, como inevitável, com uma piada. Rachel pergunta “Vamos tomar um café?” e Chandler responde: “Aonde?”, enquanto saem do apartamento pela última vez.

Situações cômicas, emoções fortes, macacadas e esses seis personagens inesquecíveis deixam um mundo de fãs que anseiam por aquele “quem-sabe-um-dia-vem” especial “Um Ano Depois”. Sinceramente, Friends não era “a melhor” sitcom (para este que vos escreve, Seinfeld e Mad About You são insuperáveis), mas não tem como não derramar uma lágrima que for ao ver aquelas seis chaves (que finalmente explicavam como essa porta estava sempre aberta), e aquela porta fechada, nos dizendo que não seria mais aberta. Ross, Monica, Rachel, Joey, Chandler e Phoebe seguiram com suas vidas, pedindo aos fãs que façam o mesmo. Aplausos para eles.

Comentem aí n´A Voz dos Nerds o que acharam deste último episódio, e da série toda!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025