|
Ação desenfreada? Confere. Personagens divertidos e carismáticos? Confere. Perseguições de tirar o fôlego? Confere. Boas doses de humor? Confere. Ok, acho que já dá pra considerar S.W.A.T., o novo filme de Samuel L.Jackson e Colin Farrell, uma excelente opção de diversão para o seu fim-de-semana. Antes de mais nada, esta adaptação cinematográfica da clássica série de TV da década de 70 é muito honesta, sem maior pretensões a não ser entreter você. Cinema pipoca da melhor qualidade, como só Hollywood sabe fazer. Nos dias de hoje, acredite, conseguir apenas isso já está bom demais. E ponto final.
Como filme policial, ‘S.W.A.T’ é muitíssimo superior ao recente Bad Boys II, que transpira falta de criatividade e de charme. Como adaptação, a película também é muito mais fiel ao original do que As Panteras – cuja versão nas telonas transforma as três charmosas detetives em agente secretas anabolizadas e sexualizadas. ‘S.W.A.T.’ consegue atualizar de maneira eficiente toda a mitologia em torno do programa de TV. Para o papel do bonitão Jim Street, por exemplo, o bad boy Farrell chega assumindo a vaga que foi do falecido Robert Urich, que já fazia um estilo mais ‘almofadinha’. Sinal dos tempos…
A história (que não é lá muito original, mas funciona) gira basicamente em torno de Street, expulso da S.W.A.T. há alguns meses depois de um incidente envolvendo seu parceiro em um assalto a banco. Relegado a um trabalho quase burocrático no estoque de armas, ele acompanha o retorno do veterano tenente Dan ‘Hondo’ Harrelson (Jackson) ao departamento para reformular a S.W.A.T., desacreditada perante a mídia. Enquanto monta uma nova equipe com as participações de David “Deacon” Kay (o rapper LL Cool J), T. J. McCabe (Josh Charles) e da garota Chris Sanchez (Michelle Rodriguez, de Resident Evil: O Hóspede Maldito, alvo de uma das melhores piadas do filme), Hondo começa a se aproximar de Street… a quem acaba oferecendo uma nova chance.
A nova equipe vai ter que começar a provar seu valor para o descrente capitão de polícia ao transportar para uma prisão federal o inescrupuloso Alex Montel (Olivier Martinez, de Infidelidade), um criminoso internacional procurado. A missão pode não ficar assim tão fácil quanto parece depois que o sujeito usa as câmeras de TV para fazer uma proposta que mexe com a ganância de todas as gangues de marginais de Los Angeles…
Resumindo: depois de conferir as aventuras deste time especial de policiais, com certeza você vai sair do cinema direto para a pizzaria assobiando a clássica música-tema do seriado – que, por sinal, toca várias vezes durante o filme, em uma série de versões diferentes. E, como todo bom brasileiro, você também vai desejar do fundo do coração ter um Hondo Harrelson para dar conta de certos marginais tupiniquins…
Leia mais:
:: Saiba mais sobre a clássica série de tv S.W.A.T.!
|