|
Pano prá Manga de volta, pessoal. Desta vez, com a barbárie na cabeça e a fúria nos dedos, punindo o teclado e fulminando a tela, vou direto ao assunto: qual o melhor bárbaro das HQs? Conan ou Slaine?
:: ORIGENS
Conan dispensa apresentações – é o bárbaro mais famoso de todos. É um selvagem nortista, forte e violento, vindo de terras geladas, mais ou menos ao molde viking (note que o mundo de Conan é uma salada de influências mitológicas; o próprio bárbaro é um exemplo: embora sua cultura lembre bastante os vikings e saxões, a Ciméria e os cimérios vem da mitologia grega, onde a “cidade dos homens cimérios” fica às bordas do Hades).
Já Slaine não é tão conhecido, embora tenha tido sua aclamada minissérie “O Deus Chifrudo” (ou “Cornudo” no original, traduzido como ‘O Deus Guerreiro’, para evitar piadinhas pro lado do valentão) publicada por aqui pela Pandora Books. Trata-se de um bárbaro enorme e cabeludo, que abre seu caminho a machadadas entre monstros e deuses da mitologia celta. Como o Juiz Dredd, estreou em preto e branco na revista inglesa 2000 AD em 1984. Fez grande sucesso, que culminou na já mencionada minissérie ‘O Deus Guerreiro’, narrada por Pat Mills, roteirista de Marshal Law, na figura do cômico anão Ukko, e agraciada pela arte estonteante de Simon Bisley (‘Batman e Juiz Dredd – Julgamento em Gotham’).
:: ARTE
Não dá pra discutir que Slaine é chupinhação de Conan. Mas dá pra discutir todo o resto. Começando pela arte das histórias: a arte de Slaine é muito melhor, só por causa de Simon Bisley. Os conanmaníacos podem tirar da manga John Buscema – que, como observou Greg Capullo, é o “Michelangelo” dos quadrinhos -, mas o meu gosto vai mais para o estilo exagerado de Bisley: bíceps enormes, litros de sangue jorrando no leitor e cabeças e pedaços de corpos para todo lado (especialmente a famosa cabeça partida em duas pelo maxilar). Isso sem contar que a arte de Bisley é colorida, e bota cor nisso: com a aposentadoria de Frank Frazetta, Simon Bisley assume o título de melhor colorista (não exatamente de melhor pintor) da arte fantástica.
:: FÚRIA E FORÇA
Quando pensamos numa HQ de bárbaro, logo pensamos em machados e cabeças rolando; e no quesito fúria e força, Slaine indubitavelmente sai na frente: ele é muito mais porra-lôca que o Conan! Mas quem é mais forte? Nesse caso também voto no Slaine, especialmente no estado de fúria mágica em que se transforma num titã de músculos (“warp-spasm” no original, algo como “espasmo desfigurador”). Tudo bem que o cimério tem a força… de quantos homens? – cinco, dez? – depende da história que você estiver lendo (no RPG GURPS Conan, coitado do cimério, sua força não dá nem pro cheiro), mesmo assim Slaine é do tipo que mata, sozinho, centenas numa única batalha!Quanto à atitude, Slaine tem muito mais atitude que o concorrente: você já viu o Conan beber no crânio de seus inimigos para celebrar uma vitória?
Mas falando sério, acho que mesmo em histórias que priorizam combate e violência, sempre há lugar para um pouco de bom senso e bom gosto. Gosto. É sempre uma questão de gosto e opinião. Eu, particularmente, gosto muito dos dois bárbaros, e não consigo escolher um. Se você conseguir, envie sua opinião para A ARCA; cabeças decepadas (do concorrente, de preferência) também são bem-vindas. Aproveite A VOZ DOS NERDS aí embaixo e escreva para valer.
Leia mais:
:: Não deixe de ler a primeira parte de PANO PRÁ MANGA: QUAL A MELHOR HQ DE TODOS OS TEMPOS
:: Compre aqui a última edição de CONAN, O BÁRBARO que já está nas bancas
:: SLAINE: O DEUS GUERREIRO também está a venda aqui! É só clicar!
|