Há poucos meses foi lançado no Brasil o pacote Master Of The Rings, uma pequena obra-prima para os aficionados pelo trabalho do escritor J.R.R. Tolkien. Produzido em 2001, fruto da parceria da Cromwell Productions Limited e da Eagle Media, o DVD está repleto de material didático, de entrevistas e de arte dos famosos irmãos Hildebrandt. Venha conosco nesta viagem ao mundo de Frodo e de Bilbo, e descubra o porquê do produto ser intitulado como O Guia Definitivo Do Mundo Dos Anéis.
:: TOUR PELA TERRA-MÉDIA E TRILOGIA EM VÍDEO
Uma das coisas que mais chamam a atenção do fã, logo de cara, é a presença de um mapa em 3D da Terra-média. Muito bom, pois você pode andar do Condado até as terras de Mordor, e trilhar o caminho feito pela Sociedade do Anel. O material é muito bem exposto e, obviamente, legendado em português. A cada parte importante do mapa, há explicações e citações. Muito divertido o passeio!
Os produtores do disco criaram um filminho – com direito a atores, maquiagem e cenários no qual as três partes da obra são apresentadas ao espectador. Tremendo de um spoiler, é claro! Os três livros foram bem resumidos, contudo, a imagem foi retocada por meio de um efeito digital – para que a imaginação da gente trabalhe mais do que os olhos – e usaram anões como intérpretes dos hobbits. Apesar disso, a montagem ficou bacana. Ah! O filme é totalmente narrado em off, ou seja, não há quaisquer falas ou diálogos.
:: DOCUMENTÁRIO E ENTREVISTAS
Um documentário sobre a vida do autor, bem didático, está presente. Imagens criadas pelos famosos irmãos ‘Hildebrandt’, fotografias raras, entrevistas com diversos especialistas e imagens inéditas de ‘Tolkien’ em pessoa compuseram a excelente apresentação do material de referência aos fãs mais ardorosos. Discute-se, por exemplo, a criação de O Senhor Dos Anéis, a geografia da Terra-média, a infância e a vida do autor, influências que Tolkien tomou emprestadas de obras antecessoras (como Beowulf e O Anel Dos Nibelungos), a caracterização dos personagens, as críticas embutidas nas entrelinhas, a lingüística e tantos outros assuntos.
Há diversos entrevistados, mas todos especialistas no assunto – em maior ou menor grau. A crítica literária, Helen Kidd, por exemplo, compara o legado de ‘Tolkien’ ao de outros autores consagrados (James Joyce é um deles) e fala, sem rodeios, sobre diversos aspectos que podem até deixar alguns fãs radicais irritados, mas também cita algumas qualidades inegáveis que deram imortalidade à obra. Aryk Nusbacher, estudioso de um colégio militar, conta como o autor foi influenciado por sua participação na Primeira Guerra Mundial e como isso o ajudou na idealização da Terra-média. Outras das personalidades que discorrem a respeito do tema são Bob Blackham, historiador da obra e da vida de ‘Tolkien’, Rick Wakeman, músico e ex-tecladista do ‘Yes’, Roger Dean, artista responsável por capas de famosos discos de rock, Priscilla e John, filhos do autor, dentre outras.
:: GALERIA DE IMAGENS & RICK WAKEMAN
Além de tudo que dissemos, há uma espetacular galeria de imagens composta por 50 trabalhos dos irmãos ‘Hildebrandt’, talvez os mais conhecidos artistas que retrataram a obra de ‘Tolkien’. Bilbo em Valfenda, Orthanc e Saruman, A chegada de Gandalf a Minas Tirith, Lothlórien; os desenhos são diversos e formidáveis. É interessante ver como eles diferem da concepção usada por Peter Jackson nos filmes.
O DVD vem acompanhado de um CD extra, como bônus, o qual contém o álbum Landscapes Of Middle-earth do tecladista ‘Rick Wakeman’. ‘Wakeman’ tornou-se conhecido do público devido à sua participação do famoso grupo ‘Yes’, bem como da popularidade de seu primeiro disco solo: Journey To The Centre Of The Earth. Há 9 faixas disponíveis: The Shire, The Old Forest, Rivendell, The Great River, Lothlórien, The Misty Mountains, Helm’s Deep, Rohan, Minas Tirith e The Grey Havens. O trabalho foi muito bem executado com sintetizadores e teclados, ao estilo que deixou o músico famoso. Destaque para as faixas ‘The Old Forest’ e ‘The Great River’, as melhores.
:: IMAGEM, SOM E QUETAIS
O esmero com a imagem do DVD em questão impressiona, apesar do formato seguir o padrão tela cheia (o odiado Fullscreen). Pudera, porque as entrevistas foram captadas com câmeras de vídeo e não com as cinematográficas. A qualidade das legendas em português, espanhol e inglês – está muito boa, elas são de fácil leitura e de bom destaque em relação às imagens de fundo.
O áudio, infelizmente, não seguiu o padrão Dolby Digital 5.1 (o conhecido surround), mas é apenas apresentado no formato 2.0, o bem comum. Os menus são totalmente animados e com imagens de fundo bem bacanas o olho do Gollum, que se movimenta, é o melhor!
Um ponto negativo vai para a caixa do produto, apresentada no padrão Amaray. Trata-se daquelas famosas caixas que trincam DVDs e CDs. Cuidado!
:: COMPRAR OU NÃO COMPRAR, MEU PRECIOSSSSSSO?
Compre! Se você é fã do ‘homem’, precisa ter este DVD. Outro detalhe que quase me esqueci de citar, mais um motivo para adquiri-lo, é um encarte em papel mesmo repleto daquelas imagens dos ‘Hildebrandt’. É, você as terá em papel também, além de poder vê-las na tela de sua tevê.
‘Master Of The Rings’ é, de longe, um dos melhores documentários do gênero e, portanto, lhe garantirá horas de diversão em frente ao maravilhoso mundo criado por um dos gênios do Século XX: ‘J.R.R. Tolkien’.
:: Curtiu? Então mexa-se! Adquira já MASTER OF THE RINGS, meu caro!
|