|
Mesmo com o tempo muito curto, o norte-americano Randy Bowen conseguiu espremer ainda mais sua agenda e bater um papo comigo. Mas já vejo alguns pontos de interrogação na cabeça de diversos visitantes d´A ARCA: “mas quem raios é Randy Bowen”?
Bowen é praticamente desconhecido no Brasil. Apenas profissionais e interessados na área de esculturas já ouviram falar dele. Bowen é um escultor que tem sido muito requisitado, principalmente pela Marvel e pela DC Comics, para transformar os personagens de quadrinhos em belíssimas estátuas em bustos.
Bowen tem ganhado muito reconhecimento, devido à qualidade do seu trabalho. Em sites de leilão virtual, como o EBay, suas peças têm atingido mais de 10 vezes o valor inicial da venda. Isso sem falar que Bowen mal tem conseguido pegar novos trabalhos devido à avalanche de requisições feitas pela Marvel, onde mantém um contrato de exclusividade.
Bom, sem mais delongas, vamos à entrevista EXCLUSIVA com o artista, e onde vocês poderão ter uma idéia do trabalho espetacular de Bowen:
A ARCA: Como e quando você começou a fazer esculturas?
Randy Bowen: Eu tenho feito esculturas, de uma forma ou de outra, desde meus 6 anos. Minha avó sempre mantinha uma grande caixa cheia de plasticene para que a criançada brincasse. Eu comecei a esculpir profissionalmente em 1985. Eu trabalhei para uma empresa que produzia cenários e peças de exibição para shopping centers.
AA: Você estudou arte?
RB: Sim, eu estudei na College of Arts and Crafts, em Oakland, Califórnia.
AA: Quais foram suas influências
RB: Frank Frazetta, Ray Harryhausen, Jack Kirby e muitos, muitos outros…
AA: Qual a escultura mais difícil que você já fez?
RB: Provavelmente foi o Death Dealer, de Frazetta.
AA: Por quê?
RB: Foi difícil pois eu tive que me comunicar muito com Frazetta, e essa comunicação só se deu por email.
AA: Qual das suas estátuas/bustos é sua favorita?
RB: Difícil dizer. Eu normalmente digo que é o Death Dealer, pois tive a oportunidade de conhecer Frazetta e trabalhar com ele nessa peça.
AA: E qual peça sua foi a mais vendida?
RB: Foi uma peça, conhecida como Arabian Knights Sandman, que eu fiz para a DC Comics na metade dos anos 90.
AA: Há algum personagem o qual gostaria de fazer uma escultura… mas ainda não fez?
RB: Ah, sem dúvida… muitos! Eu gostaria de esculpir a Sociedade da Justiça para a DC, Os Inumanos para a Marvel, e muitos outros…
AA: E há alguma escultura sua que você gostaria de refazer?
RB: Sim. A minha primeira escultura do Superman que eu fiz para a DC.
AA: Por quê?
RB: Essa peça eu fiz durante uma época em que eu estava viajando através dos EUA (da California para Oregon). E essa peça ainda era um “design by committee project” (projeto de design por pedido), onde o tempo é crucial para que eu entregue uma peça.
AA: Qual é o processo para se fazer as estátuas e os bustos? Fale um pouquinho sobre esses passos, para que os fãs brasileiros possam entender como sua arte funciona…
RB: Eu começo com um rascunho. Então, eu crio um “esqueleto” com fios de metal. Então uso uma massa de escultura especial, chamada de Super Sculpey. A figura é então levada ao forno, para que a forma inicial fique firme. Aí eu adiciono os detalhes necessários para que a peça tenha a forma desejada. No final, ela é levada ao forno pela última vez.
AA: Você lê histórias em quadrinhos?
RB: Sim.
AA: Quais títulos você gosta mais?
RB: Hellboy, The Goon, todo o material do (Michael) Brian Bendis, Greg Rucka, Frank Miller, Matt Wagner, etc.
AA: Ah, sim, parece que você também se aventurou a escrever para quadrinhos. Fale um pouco sobre “The Decapitator”: do que se trata, quais seus planos para a história…
RB: “The Decapitator” foi o projeto dos meus sonhos. Eu sempre quis mexer com quadrinhos, de uma maneira ou de outra. O personagem surgiu como um kit de modelagem simples. O modelo vendeu completamente num tempo muito curto, e começou a ganhar fãs. A Dark Horse mostrou interesse no personagem e o resto é história. “The Decapitator” fala de um garoto de 14 anos que é abduzido por alienígenas. Seu cérebro é retirado e colocado no corpo de um monstro gladiador de mais de 20 metros de altura! O garoto passa a grande parte da história lutando contra monstros gigantes e tentando voltar à forma humana.
AA: Você tem alguma escultura em cima do seu computador, como muitos de seus fãs têm? ^_^
RB: Sim. Centenas… Eu tenho um monitor “flat-screen”, então fica um pouco difícil colocar alguma estatueta em cimam, mas meu escritório é cheio de esculturas de diferentes artistas.
AA: O que podemos esperar de Randy Bowen para o futuro?
RB: No momento estou pensando na aposentadoria. Há uma pequena chance que possamos renovar nosso acordo com a Marvel mas, se não acontecer, talvez eu tire umas férias, e então comece a trabalhar em alguns projetos pessoas por um tempo. Eu tenho feito esculturas sem parar por 18 anos, e eu realmente gostaria de tirar um tempo e aproveitar um pouco mais a vida. Eu tenho tido muito sucesso nessa área, e eu preciso desse tempo para que eu possa gastar um pouco do dinheiro antes que eu esteja muito velho para aproveitá-lo! Faça essa mesma pergunta amanhã e eu provavelmente lhe darei uma resposta diferente.
A ARCA agradece a atenção de Randy Bowen para essa entrevista. Ah, você quer saber mais? Então acesse o site oficial do cara: www.bowendesigns.com
|