A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 10/09/2003, às 06:57

Você conhece CRESTOMANCI?
O livro do bruxinho inglês, escrito 20 anos antes de Harry Potter, será adaptado para o cinema Se você não viveu em Saturno nos últimos cinco anos, certamente já ouviu falar nos livros de um menino bruxo, criado pelo tio sem caráter, que durante muito tempo não soube que tinha poderes e depois fica sabendo […]

Por
Gustavo "Bux" Klein


Se você não viveu em Saturno nos últimos cinco anos, certamente já ouviu falar nos livros de um menino bruxo, criado pelo tio sem caráter, que durante muito tempo não soube que tinha poderes e depois fica sabendo que não só é muito poderoso como está sendo preparado para ser o grande bruxo do mundo.

O menino, órfão de pai e mãe, terá que lutar, no futuro, contra um bruxo que está afastado e que pode ser (ou é) seu parente. Para se preparar, ele estuda em uma escola de magia onde as coisas mais malucas acontecem. Um último detalhe: este livro foi escrito por uma autora inglesa que tem três nomes.

Você, claro, pensou no megassucesso Harry Potter. Mas, por incrível que pareça, estamos falando da série Os Mundos de Crestomanci, de Diana Wynne Jones, que a Geração Editorial relança no Brasil. Os três primeiros volumes da série já estão nas prateleiras: As Vidas de Christopher Chant, Vida Encantada e Os Magos de Caprona.

Dava até para pensar que é uma imitação tentando se aproveitar do sucesso dos livros de J.K. Rowling, mas esta série foi escrita 20 anos antes do surgimento de Harry Potter, ainda na década de 70. A autora, Diana Wynne Jones, diz que não existe essa história de plágio, que histórias como as de Harry Potter, O Senhor dos Anéis são universais. Diana foi aluna de literatura de J.R.R. Tolkien, só pra se ter idéia do nível.

A definição de Crestomanci nas palavras da própria autora: “Há milhares de mundos, cada um diferente de todos os outros. O mundo de Crestomanci é bem pertinho do nosso, com a diferença de que magia, lá, é tão comum quanto música aqui. É cheio de gente trabalhando com magia – demônios, bruxas, faquires, alquimistas, xamãs e muitos outros, inclusive os Crestomanci. Crestomanci são diferentes dos outros mágicos. Tão estranhos quanto poderosos. Sua magia é diferente e mais forte e a maioria tem mais de uma vida. O grande problema é que, se ninguém controlar todos esses seres mágicos, as pessoas comuns de outros mundos podem sofrer bastante e até se tornarem escravas. E é o Crestomanci que tem essa missão”.

Há muita coisa parecida, não só na história, mas no estilo do texto e na imaginação das duas autoras. As coisas mágicas de Crestomanci são tão legais quanto às de Harry Potter. Os biscoitos de gengibre que os personagens comem, por exemplo, saem correndo logo depois de assados e a pessoa tem que correr atrás deles para poder comer. No final, quando consegue pegar, está com tanta raiva que não sente culpa de comer (e alguns com mais sorte conseguem fugir).

O livro tem alguns lances bem diferentes da obra de Rowling: o personagem viaja por mundos paralelos, a partir de uma teoria bastante interessante: todos os moradores da Terra, humanos ou bruxos, têm um correspondente em cada um dos 9 universos paralelos que existem. Alguns seres muito raros, como é o caso do Crestomanci, nascem sem ter esses correspondentes, com todas as nove almas – que seriam divididas entre os mundos – numa mesma pessoa. O cara, então, como um gato, tem 9 vidas e, a cada vez que devia morrer, perde uma vida. Por não ter esses correspondentes em outras dimensões é que os Crestomanci podem viajar de um mundo para outro.

:: HISTÓRIAS INDEPENDENTES

Cada livro da série Crestomanci se desenrola de forma independente, girando em torno do mesmo universo criado por Diana. Os personagens de um livro raramente aparecem em outro e nem o Crestomanci é o mesmo. Mas todos têm em comum o fato de terem sido escritos por uma pessoa com uma capacidade de imaginação inigualável. Em Vida Encantada, o primeiro livro, conhecemos um mundo mágico com vários universos paralelos, no qual um menino mago com nove vidas, Eric Chant (conhecido como Gato) começa sua grande aventura. A irmã dele, Gwendolen, é uma bruxa superdotada, com poderes espantosos. Por motivos que só lendo o livro para saber, os dois são levados para morar no castelo do Crestomanci.

O segundo da série, As Vidas de Christopher Chant, se passa 25 anos antes, mostrando as origens da magia na vida do personagem principal, a morte dos pais, sua vida na escola de magia e o primeiro encontro com o bruxo mestre do mal que matou seus pais…

Os Magos de Caprona, terceiro da série, é uma espécie de Romeu e Julieta encontra Harry Potter: duas famílias de mágicos, os Montana e os Petrocchi, são rivais na Itália antiga, mas são obrigadas a se unir para enfrentar um mal maior que ameaça a existência de ambas. Em meio a tudo isso, o menino de uma família trava amizade com a menina da outra…

Ainda faltam alguns livros da série para serem lançados aqui no Brasil: Mixed Magics, Witch Week e As Crônicas de Crestomanci, volumes 1 e 2. São, ao todo, sete livros. Outra coincidência com a obra de J.K. Rowling, ainda valendo a lembrança de que Crestomanci foi escrito 20 anos antes.

:: SIM, E POR QUE ESSA MATÉRIA ESTÁ NA SEÇÃO PIPOCA, QUE É UM ESPAÇO PARA FILMES?

Porque, meu caro nerd, a Disney comprou os direitos das obras há alguns anos e, depois de perder os direitos de adaptação de Harry Potter para a Warner, Crestomanci virou prioridade no estúdio. Certamente nos próximos anos nós veremos na telona o que o mundo chamará de imitação de Harry Potter, por absoluta falta de referências.

:: Leia mais:
:: Leia com exclusividade aqui n´A ARCA o primeiro capítulo de CRESTOMANCI: VIDA ENCANTADA
:: Gostou? Então compre no Submarino o primeiro livro da série CRESTOMANCI: VIDA ENCANTADA:: Compre também o segundo livro da série, AS VIDAS DE CHRISTOPHER CHANT
:: Já que você está levando os dois, leve também o terceiro livro da série, OS MAGOS DE CAPRONA


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025