|
Quem não gosta de Matrix? Difícil conhecer alguém. E é mais difícil ainda conhecer um jogador de RPG que não goste. Posso estar enganado, mas creio que isso é algo impossível.
Como todo bom jogador, eu gostaria de poder, no jogo, desviar de balas, pular de prédio em prédio e coisas do gênero. Anos atrás, logo depois que assisti o filme com uns amigos, mestrei uma aventura de Matrix usando o sistema Storyteller (aquele mesmo de e afins). Não coloquei nada de concreto no papel. Só fiz algumas pequenas anotações numa folha de caderno sobre aquilo que eu achava essencial para que o universo de Matrix pudesse funcionar com esse sistema de regras (afinal, odeio GURPS!).
Como eu digo no subtítulo, minha intenção aqui é apenas tentar fornecer algumas idéias para que vocês jogadores possam usar para se divertir e até mudar algumas regras ou servir de base para criar algumas novas: afinal, sempre existiu a boa e velha regra de ouro…
Bom, como provavelmente qualquer pessoa que se interesse por jogar neste universo já viu o filme, nem perderei tempo explicando a história toda, de como o Neo encontrou os Agentes, o Morpheus revelando a ele a verdade, o esquema de conquista das máquinas ao usar os seres humanos como baterias e por aí vai….então vamos ao que interessa!
Pontuação É a pontuação básica de Storyteller: ibutos 7/5/3 Habilidades 13/9/5 Antecedentes 5 Virtudes 7 Matrix Points 1 (já explico mais tarde o que é isso) Pontos de bônus 15 Personagens recém despertos têm +2 de dificuldade para realizar ações físicas e se concentrar nos 2 primeiros dias, pois nunca usaram seu corpo real. Lembram-se de Neo reclamando que seus olhos estavam doendo? Aí Morpheus disse: Isso acontece porquê você nunca os usou!
Porém, há uma diferença em relação aos Antecedentes. Em Matrix, há dois mundos: o mundo real e o mundo da Matrix. Quando um jogador desperta para a realidade, ele saiu do mundo ilusório da Matrix para o mundo real, mas pode ir e voltar entre os dois mundos a hora que bem entender. Entretanto, no mundo da Matrix, você tem seu dinheiro (que no mundo real não parece ter valor), seus conhecidos (Contatos) e amigos (Aliados) e por aí vai. Só que no mundo real, você acabou de chegar e não tem nada, a não ser a companhia daqueles que te despertaram para a realidade. Ou seja, o jogador tem dois tipos de antecedentes: os antecedentes reais e os antecedentes da Matrix. Uma pontuação é completamente diferente da outra. Nos antecedentes da Matrix, você tem os clássicos 5 pontos iniciais. Nos antecedentes reais, você só tem seus contatos, baseado no número de tripulantes da nave que te despertou e no nível de poder deles. Neo, por exemplo, teria de início Contatos 5 no mundo real, pois Morpheus não é qualquer um. Trinity também não, entende? Isso sem falar no resto da tripulação da Nabucodonosor (a nave de Morpheus). A pontuação dos Agentes, os temíveis caçadores da Matrix, é ligeiramente diferente:Agentes Se vir um deles, fuja! Atributos 8/6/4 Habilidades 15/11/9 Antecedentes 0 (Eles não precisam de antecedentes, pois a Matrix fornece tudo de que eles precisam) Virtudes 7 Matrix points 5 Pontos de bônus 21
A Matrix geralmente costuma transformar qualquer transeunte no meio da rua em Agente. Essa transformação leva 1 turno.
As Façanhas Ninguém consegue realizar o primeiro salto!
Desviar de balas (ou congelá-las no ar), pular de um prédio para o outro, desafiar a gravidade e outras coisas do gênero só são possíveis com um tipo de teste. Toda vez que o jogador disser ao mestre que, por exemplo, quer pular do topo de um prédio em direção ao topo de outro que está a uns trinta metros de distância, ele tentará realizar uma façanha manipulando a Matrix. O jogador fará um teste de Manipulação + Computação (afinal, a Matrix é um programa de computador) com dificuldade a ser determinada pelo Mestre. Quanto mais absurda a façanha, maior será a dificuldade. Se for algo que o jogador nunca tentou, o Mestre pode dizer: Faça a rolagem, dificuldade 10, mínimo de 3 sucessos. Lembram-se de Neo tentando pular um prédio pela primeira vez? Pois é, ele não conseguiu!
Matrix Points A Matrix é a falsa realidade. A verdadeira realidade é isto!
Toda vez que um personagem realizar uma façanha e na rolagem ele conseguir tirar 3 dados com resultados 10, o jogador ganha 1 Matrix Point. O Matrix Point simboliza a compreensão do jogador sobre a Matrix. Mas pra que serve isso? Bom, toda vez que o personagem quiser realizar uma façanha extremamente difícil, ele poderá optar por gastar os Matrix Points. Cada Matrix Points acrescenta um dado na rolagem para a realização da façanha. Os iniciantes começam com apenas 1 ponto, pois a verdade foi revelada há pouco e nem todos a aceitam muito bem de início. Já os Agentes começam com 5, pois compreendem perfeitamente a Matrix. Um jogador não pode ter mais Matrix Points do que a soma de sua Manipulação + Computação e não pode gastar em um turno mais do que metade disso. Ou seja, se nessa rolagem um personagem tem Manipulação 3 e Computação 5, rolará 8 dados. E 8 é o limite de Matrix Points que ele pode acumular na ficha, sendo que só pode gastar 4 Matrix Points em um turno. Sempre arredonde para baixo. Se o total da rolagem é 7, o personagem só pode gastar 3 Matrix Points em um turno. Os Matrix Points, após serem gastos, retornam na proporção de 1 por noite descansada, pois o jogador forçou demais sua mente para a manipulação da Matrix. Matrix Points não podem ser comprados com pontos de bônus ou experiência. Só é possível aumentar sua capacidade de acumular Matrix Points aumentando Manipulação e Computação.
Upgrades Eu sei Kung Fu!
Há momentos em que o jogador precisará de alguma habilidade que ele não sabe usar ou não conheça. Como por exemplo, quando a Trinity não sabia pilotar um modelo de helicóptero e do nada aprendeu porquê simplesmente sua mente fez o download desse conhecimento. Quando um jogador precisar de uma habilidade nova, ele deverá entrar em contato com o navegador, o personagem que conduz a nave e cuida dos equipamentos tecnológicos da mesma. Ele também é responsável por localizar o conhecimento necessário que o jogador tanto precisa para lutar aikido ou ler um idioma desconhecido por ele. O navegador faz um teste de Percepção + Computação para localizar na rede o conhecimento necessário para transmitir ao cérebro do outro jogador. Dependendo do conhecimento, maior será a dificuldade. Imaginem se o jogador precisa ler hebraico ou aramaico….onde o navegador vai achar isso? Achando o conhecimento necessário, um turno é necessário para que a informação seja passada para o cérebro do jogador, fazendo ele perder sua ação. Além disso, para não criar seres extremamente superpoderosos da noite pro dia, há uma limitação. Se um jogador precisa de Kung Fu 4, ele terá que pegar uma outra habilidade de nível 4 e apagá-la, substituindo por Kung Fu. Você pode chegar e imitar o Neo: Eu sei Kung Fu!, mas em compensação, você não sabe mais dirigir, por exemplo. A não ser que depois você peça para o navegador localizar Condução e substituir por outra. Não é possível dividir as habilidades que o jogador já possui. Usando o exemplo do Kung Fu 4, não será possível saber esse nível de arte marcial se o jogador não possuir outra habilidade de nível igual. Sem essa de: Eu tiro 1 de Condução, 2 de Lábia e 1 de Ocultismo e ganho Kung Fu 4!. Ou você sabe ou não sabe. Sua mente é como um programa de computador. Ou você tem o programa necessário ou não tem, entende? Equipamentos Armas. Muitas armas
Como temos dois tipos de mundo, há dois tipos de equipamentos. Os do mundo real e os que estão na Matrix. Na Matrix, o navegador pode fornecer simplesmente tudo o que você quiser. Desde armas a mulheres ou veículos. Já na vida real, meu filho, lamento….
Assim como não colocarei as fichas de Neo e cia, também não colocarei as fichas de coisas como aqueles rastradores que parecem um polvo ou aquela arma de raios que Cypher usa. Isso fica a critério do narrador.
Bom, acho que é só. Como comentei antes, essas idéias que tive só são um aperitivo para criar regras novas para usar com aquelas que já foram apresentadas aqui ou servir de guia para melhorá-las. Confesso que eu e meu grupo de jogo nos divertimos bastante. Ainda bem, pois esse é o objetivo do RPG: diversão!
Espero que sirva para que você e seu grupo possam se divertir bastante. Só que as coisas não acabaram por aqui: como notaram, só há coisas do primeiro filme. Assim que eu assistir a seqüência, com certeza farei outra matéria dessas com coisas do segundo e terceiro filmes, assim espero!
E outra: estou esperando críticas e sugestões para essas idéias, afinal, porquê não melhorar a chance de nos divertir cada vez mais?
Até!
|