|
Continuamos a mostrar a saga dos X-men, depois da morte de Jean Grey e a saída de Ciclope, os X-men continuaram sua luta com Tempestade como líder.
Começa na ed.141 (edição 141) o clássico da dupla Byrne/Claremont, Dias de um Futuro Esquecido. Antes mesmo dos filmes Exterminador do Futuro e De Volta para o Futuro, a dupla mostrou o futuro dos X-Men. Neste futuro distante, a morte do candidato a senador Robert Kelly pelas mãos da nova Irmandade de Mutantes (Mística, Sina, Avalanche, Piro e Blob), causa o reativamento dos Sentinelas. Os robôs gigantes aprisionam e matam quase todos mutantes. Dois dos sobreviventes dos X-Men, Rachel Summers (filha da Fênix e Ciclope) e seu marido Franklin Richards (filho da Mulher-Invisível e do Sr. Fantástico, membros do Quarteto Fantástico) tentam fugir e impedir alguns Sentinelas, mas outros sobreviventes também perecem, sobrando apenas Rachel e Kitty Pride, que está muito ferida. Rachel usa seu poder, originado de sua mãe (Fênix), para transportar a mente da moribunda Kitty para o passado para que esta possuísse a mente da jovem Kitty. Após muito insistir, a Kitty dominada consegue convencer os outros X-men a proteger o senador, impedindo que a Irmandade conseguisse seguir em frente com seus planos. Com isso, os Sentinelas não são reativados, mas esse ato cria uma linha temporal paralela. Rachel continua na antiga linha do tempo, onde continuava a ser perseguida por Sentinelas, e acaba capturada. A Kitty Pride do futuro morre. Depois isso, Rachel se torna escrava do governo e é usada como localizadora de mutantes no futuro.
A ed.143 foi o batismo de fogo de Kitty Pride, que assumiu o codinome de Ninfa. O batismo da heroína foi lutar contra um demônio N’Garai (esses demônios possuíam um portal para a Terra no jardim da Mansão Xavier). Esta edição foi a despedida de John Byrne do título. Após essa edição, Dave Cockrum reassumiu o cargo, e a primeira revista da nova fase ganhou o adjetivo Uncanny no logotipo.
Nas ed.145 a 147, os X-men lutam contra o Monarca da Latvéria (para os desatualizados, Dr. Destino). Noturno quase acaba morto ao usar seus poderes sem saber onde iria, caindo numa tempestade de raios.
Nas ed.148 a 150, Magneto reaparece e como sempre é impedido de concretizar mais de um de seus planos, pelos X-men. Na ed.152, a Rainha Branca tenta sequestrar o avião onde Kitty está, mas seus planos vão por água abaixo.
Nas ed.154 a 166, mais uma grande saga espacial. Os X-Men se juntam ao Império Shiar para tentar derrotar uma facção da Ninhada (a Ninhada é similar aos Aliens dos filmes, só que eles usam os corpos das pessoas como hospedeiros. Eles o corpo e a mente destes hospedeiros, sem sair deles, causando mutações). Wolverine chega a ser infectado pela Ninhada, mas graças ao seu fator de cura, consegue expulsar o parasita do corpo.
Durante esta saga, Carol Danvers (a Miss Marvel), que havia perdidos os poderes, ganhou novos poderes e se juntou aos Piratas Siderais sob o codnome de Binária (Carol perdeu seus poderes e parte da memória, que foi sugada por Vampira, que na época fazia parte da Irmandade de Mutantes). Nesta saga também, é a primeira aparição do dragãozinho Lockheed, que salva Kitty de se tornar hospedeira da Ninhada.
Nestas edições, quando os X-Men ainda estavam na Terra, Illyana (irmã mais nova de Colossus), que estava passando férias com o irmão, foi sequestrada pelo demônio Belasco, que a queria como sucessora, e a entregou aos cuidados do demônio Syn. Os X-Men conseguem entrar no portal aberto por Belasco e resgataram Illyana, que estava mais velha, pois o tempo já havia passado no limbo do demônio. Desde então, Illyana possui poderes mágicos provindo da espada entregue a ela por Belasco. Esta mesma espada abre uma passagem da Terra para o Limbo de Belasco.
Durante a saga, Cockrun deixou a arte do título. Em seu lugar entrou Paul Smith (ultimamente Smith esta trabalhando na hq “Leave It to Chance” do selo Homage da editora Image. O último trabalho dele publicado no Brasil foi “Era de Ouro“, publicada pela Mythos Editora), que de vez em quando dava passagem para a arte de (que já trabalhou com Thor e X-Factor) e de Brent Anderson (que desenhou a história dos X-Men contra Belasco). Os mutantes conseguiram vencer a Ninhada com a ajuda do Império Shiar e da nave orgânica Acanti. Durante essa estada dos X-Men no espaço, os mutantes de Xavier foram dados como mortos. Xavier criou, então, um novo grupo com mutantes adolescentes, Os Novos Mutantes. Quando os X-Men voltaram à Terra foram encarados como farsantes e lutaram contra Os Novos Mutantes.
Na ed.168, Ciclope (ainda afastado da equipe e no Alasca) conhece e se apaixona por Madellyne Pryor, principalmente pela grande semelhança dela com Jean Grey, Pryor também se sentia uma Fenix pois foi a única sobrevivente de um desastre aéreo.
Nas ed.169 e 170, temos a saga dos Morlocks, mutantes deformados que viviam escondidos em túneis abandonados do Metrô, liderados por Callisto. Os Morlocks sequestram Anjo para que ele se tornasse esposo de Callisto. Os X-Men vão ao resgate e, para libertarem o amigo, Tempestade teve que desafiar a liderança de Callisto sobre os Morlocks. Tempestade vence, se torna líder dos Morlocks e Anjo é libertado. Tempestade mesmo assim transferiu a liderança de volta à Callisto.
Na ed.171, Vampira, a mando de Mística, vai a Mansão-X e se entrega aos cuidados de Xavier. Mesmo contra a vontade de alguns X-men e de Binária (que foi quase morta por Vampira), Xavier aceita Vampira como aluna e membro dos X-men.
Na próxima x-cronologia:
– A Saga no Japão;
– O Casamento de Wolverine;
– Madellyne, a nova Fenix;
– Guerras Secretas;
– A volta de Rachel Summers
|