A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 02/04/2003, às 10:55

REVIEW: SIMPSONS EM QUADRINHOS
Humor como há muito não vemos nos quadrinhos… Assim como os quadrinhos ganharam no Brasil o apelido de ‘gibis’ graças a um certo almanaque publicado na época do guaraná de rolha, nos States eles são conhecidos como comics justamente porque, quando as HQs surgiram por lá, elas eram todas de teor cômico, para fazer rir. […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim


Assim como os quadrinhos ganharam no Brasil o apelido de ‘gibis’ graças a um certo almanaque publicado na época do guaraná de rolha, nos States eles são conhecidos como comics justamente porque, quando as HQs surgiram por lá, elas eram todas de teor cômico, para fazer rir. Nos dias de hoje, no entanto, toda vez que se fala em quadrinhos vindos da terra do Tio Sam só se pensa nos famigerados super-heróis e suas roupas colantes. Mas não se engane, caro leitor: ainda existem gibis de autores americanos que sabem (e muito bem) arrancar boas gargalhadas. É o caso deste delicioso lançamento da Abril Jovem chamado Simpsons em Quadrinhos, que reúne o excelente material da Bongo Comics Group, empresa de quadrinhos do nosso querido Matt Groening. Vale lembrar que estamos falando de histórias inéditas: nenhuma delas é mera adaptação dos desenhos animados.

Impressiona o apuro com o qual estas histórias são feitas. O ‘timing’ das tramas e das piadas foi traduzido com perfeição da telinha da TV para os quadrinhos, assim como os diálogos rápidos e ácidos. Enquanto você vai lendo, dá até pra ouvir os dubladores com suas vozes características interpretando cada um destes cativantes personagens com todos os seus gostosos cacoetes. Além de não deixar de lado as referências típicas para o bom e velho fã da série animada (como o fato de Bart não chamar Homer de ‘pai’), a equipe de Groening mostra que fez a lição de casa e muda os alvos da maioria dos chistes que estamos acostumados a ver na telinha. Assim, boa parte das piadas que citariam diretamente aspectos da cultura pop como programas de TV ou filmes se transformam em piadas endereçadas diretamente ao mundo dos fãs de quadrinhos. A segunda história desta primeira edição, intitulada ‘O Colecionador’, fala por si mesma. Olha só este diálogo do Sr.Burns com seu fiel assistente Smithers ao falar sobre o raio da juventude que é tema da primeira história:

“BURNS: Projeto J… O meu raio da juventude. Só de dizer seu nome já sinto um calafrio na espinha
SMITHERS: É um avanço e tanto para a humanidade, senhor
BURNS: Avanço? Você acha que gastei milhões de dólares para que um zé-ninguém ganhe 50 anos a mais de vida para ficar lendo gibis? (e então, Burns olha para você)

Por sinal, assim como na TV, é bom você prestar BASTANTE atenção aos cenários e a tudo em volta do que realmente está acontecendo na cena. Algumas sacadas excelentes estão lá escondidas… Para quem curte boas histórias em quadrinhos e é fã dos Simpsons, este gibi é uma excelente pedida. As características de cada membro da desordenada família e seus maravilhosos coadjuvantes estão todas do jeitinho que você conhece…

Parabéns a Editora Abril pela iniciativa… que nós esperamos que se traduza em novas iniciativas no mundo dos quadrinhos. Os fanáticos por gibis (e que estão cansados das mesmas histórias de super-heróis de sempre) agradecem…

PS: Nós nunca nos cansamos das barbaridades que apronta este tal Homer Simpson… D’oh!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025