|
Eu fui um dos Decenautas revoltados com o fim das publicações de heróis da Abril Jovem. Mas depois da escuridão, houve uma luz no fim do túnel: a Panini Comics se mostrou interessada em trazer os heróis da Dc Comics de volta às bancas nacionais e, por volta de setembro e outubro do ano passado, a parceria foi confirmada. Várias datas de lançamento foram dadas e nada de revista nas bancas… Perdoei o atraso quando enfim vi as revistas e a qualidade delas… Como sou fã de carteirinha da DC e compro as três revistas (Batman, Superman e Liga da Justiça) mensalmente, vou fazer uma análise geral destes gibis, depois dos primeiros meses na nova casa:
:: Batman: a minha preferida…
Ponto alto: a Panini tem a sorte de ter em mãos uma fase hiper boa com argumentistas feras como Devin Grayson (Titãs), Greg Rucka (Mulher Maravilha: Hiketeia) e Ed Brubaker (Mulher Gato), sem contar que já estamos em contagem regressiva para a acusação de Bruce Wayne pelo assassinato de Vésper Fairchild. Uma fase ótima…
Ponto baixo: acompanhar a saga Joker’s Last Laugh pela metade e ler o final num texto de uma página. Custava publicar o final? Meu Deus: tudo bem que eles não queriam pular as edições ligadas a saga, mas pelo menos mostrem o final. Ai, ai… nem tudo é perfeito…
::Superman: capengando, mas vai…
Ponto alto: eles resgatarem as histórias puladas da Mulher Maravilha por Phil Jimenez. Este arco catapultou o tiíulo do esquecimento para a lista dos mais vendidos. Poxa, foi um acerto legal.
Ponto baixo: Superman está numa fase péssima. Tudo bem, isso não é culpa da Panini. Outra coisa: o resgate das histórias não publicadas é duca, mas existe uma coisa chamada texto explicativo. Catso, você vê a Hipólita (mãe da Mulher-Maravilha) morrer e depois vê ela vivinha… Pra quem tá informado, isso é normal de entender, mas pra quem não tem acesso a informação, a confusão é geral. Diana tinha deixado de usar a tiara porelaque simbolizava a realeza, agora ela aparece com a tiara na cabeça de novo… Acho que colocar um textinho antes das histórias seria uma boa
::Liga da Justiça: os melhores do mundo…
Ponto alto: Meu, outro acerto – as historias da dupla Mark Waid (Reino do Amanhã) e Brian Hitch (Os Supremos) que haviam sido criminalmente puladas pela editora passada, estão sendo publicadas. Como pode ser ver histórias como ‘Escada para Céu’ ficarem de lado? E a volta de Lanterna Verde, que passará por transformações pela mão do argumentista Judd Winick, é outro acerto.
Ponto baixo: o mesmo problema da Mulher Maravilha. Eles estão publicando dois arcos de história que se passam em tempos diferentes. Batman que havia sido expulso do grupo e havia voltado, aparece expulso novamente. Aquaman, que foi dado como morto, caminha entre os vivos, depois Batman aparece de novo ao lado do grupo e daqui a pouco o Aquaman vai estar morto de novo. Na boa: informar é preciso.
Num geral, a Panini tá fazendo o máximo pra não pular histórias e resgatando material muito bom desprezado pela outra editora. Pena que o espaço é pouco, muitos títulos estão de fora, mas não dá pra fazer milagres… O único problema ainda é o cronograma de lançamentos, as revistas de Dezembro saíram em fevereiro. É muito estranho você ler uma história de Natal da Liga em pleno fevereiro… hehehehe… Mas como a editora passada deu muita pisada, a Panini ainda tem crédito. Mas não é bom abusar, pois Decenautas compulsivos ficam perigosos sem suas revistas.. hehehehe…
|