|
Em uma rápida e ‘nem-um-pouco disputada’ cerimônia na noite deste sábado (22), a infame Golden Raspberry Award Foundation entregou os odiados prêmios Razzie (conhecidos por aqui como ‘Framboesa de Ouro’). Esta premiação é uma sátira ao nosso querido Oscar que elege, sempre no dia anterior da outra premiação, os piores nomes do cinema mundial em diversas categorias. Os premiados foram anunciados no Sheraton Hotel em Santa Monica, com direito até a número musical: a divertida Kelie McIver cantou a paródia musical All That Razz!, que remete ao musical All That Jazz… aquele mesmo que Catherine Zeta-Jones interpreta no filme Chicago (com Richard Gere e Renee Zellweger).
O grande ‘vencedor’ desta 23ª edição foi Destino Insólito (Swept Away), dirigido pelo marido da cantora Madonna, Guy Ritchie (o mesmo do delicioso Snatch). A película levou cinco prêmios, incluindo pior atriz para Madonna (que levou pela nona vez na história do prêmio e ainda teve que dividir com a terrível Britney Spears), além de pior filme, pior diretor, pior casal (para Madonna e o italiano Adriano Giannini, que contracena com ela no filme) e pior remake. Além destes prêmios, a eterna ‘material girl’ ainda foi agraciada com o prêmio de ‘pior atriz coadjuvante’ por 007 – Um Novo Dia para Morrer. Parece que a mãe da Lourdes e do Rocco não engata mesmo na carreira de atriz, né? Vale lembrar que ‘Destino Insólito’, que arrecadou míseros US$ 598.645 nos EUA, não será lançado no Brasil. Confira a lista completa dos vencedores logo abaixo:
Pior Filme
Destino Insólito
Pior Ator
Roberto Benigni (Pinóquio)
Pior Atriz
Madonna (‘Destino Insólito’) e Britney Spears (‘Amigas para Sempre’)
Pior Ator Coadjuvante
Hayden Christensen (‘Star Wars – Episódio 2: O Ataque dos Clones’)
Pior Atriz Coadjuvante
Madonna (‘007 – Um Novo Dia para Morrer’)
Pior Filme Adolescente com Flatulência
Jackass: Cara-de-Pau
Pior Casal nas Telas
Adriano Giannini & Madonna (‘Destino Insólito’)
Pior Diretor
Guy Ritchie (‘Destino Insólito’)
Pior Remake ou Sequência
Destino Insólito
Pior Roteiro
Star Wars – Episódio 2: O Ataque dos Clones
Pior Música Original
Im Not a Girl, Not Yet a Woman (‘Amigas para Sempre’, por Britney Spears)
A premiação foi criada por um tal John Wilson, uma espécie de “mito” na indústria cinematográfica, já que ninguém sabe direito quem é o sujeito. O único rastro do responsável pela Golden Raspberry Award Foundation é o livro “Everything I Know I Learned At The Movies” (ou Tudo que Sei Eu Aprendi no Cinema). Exatamente por isso é que o cidadão é alvo de algumas teorias no mercado: muitos até acreditam que ele é, na verdade, um grande nome do cinema americano, usando seu pseudônimo (e sua fortuna) para tirar uma onda de Hollywood.
Só pra você ter uma idéia do tamanho da “brincadeira”: a fundação Framboesa de Ouro é formada por 487 membros votantes, entre roteiristas, diretores, atores e até fãs de cinema de 9 países do mundo. O número é grande pacas se nós pensarmos que os prêmios do Globo de Ouro são votados por 77 membros da associação Hollywood Foreign Press (Imprensa Estrangeira de Hollywood).
|