|
Ele é um dos artistas franceses mais comentados do circuito alternativo de quadrinhos: Moebius.
O verdadeiro nome do cara é Jean Giraud, mas quando o sujeito começou a trabalhar com quadrinhos, ele começou a usar vários pseudônimos, e o mais famoso de todos foi Moebius (não me pergunte o que quer dizer…) que o cara acabou adotando. Moebius faz quadrinhos alternativos, fora do circuito americano Marvel-DC-Image, daquele tipo que ele mesmo dá um jeito de publicar, sem que a editora tenha qualquer direito sobre os personagens dele.
Moebius foi um dos cabulosos que criaram a cultuada revista Metal Hurlant, que depois deu um salto para a terra do Tio Sam e virou a Heavy Metal, lar dos artistas mais porra louca dos gibis.
O francês começou sua carreira desenhando westerns (histórias de faroeste, cacete!), com o já clássico personagem Tenente Blueberry. Mas ele se revelou mesmo foi desenhando ficção científica. Ele não tem um personagem fixo, mas tem um cabuloso que se destaca: o Major Grubert, uma sátira aos exploradores do desconhecido, aqueles arqueólogos estilo Indiana Jones, manja??? Com o seu fiel companheiro Umberto Maneca, o Major Grubert acabou saindo do humor para umas histórias mais sérias e dramáticas, como a gente pode conferir em A Garagem Hermética (no álbum Os Mundos Fantásticos de Moebius’, que saiu pela Editora Globo…Corre naquele sebo na esquina da tua casa que você ainda acha um…). Outro personagem bastante conhecido do francês maluco é o Rôla-Doida. É isso mesmo que você tá pensando, e tem as formas e proporções que você possa ter sequer imaginado pensar!
Moebius é totalmente pirado: o cara é bastante detalhista e tem um traço muito apurado, mas ele consegue desenhar de um jeito bem legal tudo que você possa imaginar: cartuns, humorísticos e super-heróis. Num quadrinho, ele é totalmente detalhista e no outro o traço é bem simplificado…Tudo no traço dele pode mudar de uma hora pra outra conforme o enquadramento e o cacete a quatro. O cidadão quando desenha robôs, naves, armaduras e veículos…sai de baixo !!! É um espetáculo a parte…
Mas o Jean (já reparou que todo francês chama Jean ou Jacques?) chama mesmo a atenção pelo clima totalmente non-sense e meio esotérico das suas histórias. Parece um sonho muito louco, colorido, quase como o clipe Yellow Submarine, dos Beatles. Lembra muito a estética porra louca dos anos 60, ou aqueles quadros irados e sem pé nem cabeça do pintor surrealista Salvador Dali.
Um trabalho bem bacana que o cara já fez e que pode ser encontrado mais facilmente pela galera que curte quadrinho americano é uma Graphic Novel do Surfista Prateado com uma história chamada Parábola, escrita por ninguém menos que…Stan Lee ! (se você me vier com o papo de que não sabe quem é Stan Lee, você vai ver só…). Pra mim, a melhor história do Surfista que eu já li, e o melhor desenho do Prateadinho que eu já vi…
Mas o trabalho do Moebius não pára nas HQs não. O cara já fez muito design para filmes de cinema que você deve ter assistido, como Tron, Alien (junto com o H.R.Giger) e O Quinto Elemento (afinal, ele é amigão do diretor Luc Besson). Lá da casa dele, numa ilha no meio do Pacífico, o cara trabalha pra danar…e pra você curtir…Esse é outro que recomendo pacas, galera…
|