|
Nesta 2ª aula, escolhi analisar um filme passo a passo para que entendam melhor os conceitos que expliquei na aula anterior. Escolhi um filme que imagino que todos (ou pelo menos a maioria) já tenha assistido: The Matrix, dirigido e roteirizado pelos irmãos Larry e Andy Wachowski. Não escolhi um filme mais recente com medo de ser apedrejado! Vai que eu escolho uma película que alguém ainda não viu e eu estrago a diversão do dito cujo….(Depois de, é lógico, sair cantarolando: “A mocinha morre no final, quem matou foi o marido…”). De qualquer, fica dado o recado que eu falo do fim do filme, hein?
Bom, viajeiras à parte, vamos direto ao que interessa… Vou relembrar o que são cada uma das partes básicas de um roteiro e, em seguida, identificá-las dentro do roteiro de “Matrix”:
Paradigma: “Alguém, em algum lugar querendo fazer (ou fazendo) alguma coisa”
No caso de Matrix, fica assim:
“Thomas Anderson, um trabalhador de um importante empresa de softwares e hacker (conhecido como ‘Neo’) nas horas vagas (alguém), em uma cidade grande (algum lugar – me perdoem, mas não lembro qual era a cidade que se passa o filme), querendo saber o que é a Matrix e ele acha que o terrorista internacional conhecido como Morpheus têm a resposta, sendo assim, precisa achá-lo (fazendo ou querendo fazer algo)”
Nada complicado até agora…
1º Plot Point (ou 1º Ponto de Virada): Evento na história que muda seu rumo, atrapalhando os objetivos do Personagem Principal, fazendo com que ele tenha que resolvê-los de um jeito ou de outro.
Em “Matrix”, é:
“Quando Neo toma uma das pílulas que Morpheus lhe mostra. Se ele tomar a pílula vermelha, poderá saber de toda a verdade. Se tomar a azul, vai se manter para sempre na ignorância. Neo prefere sanar suas dúvidas e toma a vermelha.”
Por causa dessa escolha, Neo passa o tempo todo tentando entender o que é a Matrix e também enfrentando todos os problemas que a verdade lhe traz (como os Agentes, por exemplo). Se Neo não tivesse tomado a pílula vermelha, nada do que houve no filme teria acontecido. Ele estaria, na verdade, de volta à vidinha medíocre que tinha antes. Agora, vamos para o próximo passo…
2º Plot Point (ou 2º Ponto de Virada): Algo que acontece em um ponto da história que irá fazer com que ocorra uma de duas coisas – ou o Personagem consegue a solução para seus problemas ou ele se ferra de vez.
Já em “Matrix”…:
“Com Morpheus nas mãos dos Agentes, Neo decide entrar na Matrix em busca do amigo. Ele toma essa decisão porque a Oráculo (lembram dela?) em um ponto do filme, disse que ele não era O Escolhido (aquele que Morpheus procura). Devido a isso, eles ainda precisariam de Morpheus para que seu destino (de achar O Escolhido) se concretize”
Alguma complicação? Acredito que não… Bom, vamos para o Gran Finale:
Resolução: É o pedaço do roteiro que mostra as conseqüências das decisões tomadas pelo Personagem Principal. É o último pedaço da história.
Em Matrix….“Por causa da decisão tomada no 2º Plot, Neo não só salva Morpheus como enfrenta uma série de dificuldades que fazem com que ele entenda melhor a Matrix. Devido à isso, desenvolve fantásticas capacidades sobre-humanas, ficando superior aos Agentes e descobrindo que ele é realmente O Escolhido”
E aí? Viram como é fácil? Bom, agora vem a bomba!
Exercício: Vejam o mesmo filme que viram no exercício anterior e agora escrevam no papel não só o Paradigma e o 1º Plot, como agora descubram onde está o 2º Plot e escrevam a Resolução.
Já sabem: caso haja algo em sua cabeça que está com dificuldade de entrar, e-meia ieu!!! O xi-mail é elfo@a-arca.com
Na próxima aula, daremos uma de Dr. Frankestein – irei iniciar uma série de aulas de como dar vida a um personagem, a criar seu xodó (e pelos corredores do Castelo A Arca, pode-se escutar um medonho grito vindo do quarto do Elfo: “Vivo! Ele está vivo! Vivo! Hahahahahahaha…..”)
Até a próxima!!!!
— Aproveite agora e leia a primeira aula do nosso curso de roteiro!!!
|