A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 12/11/2002, às 11:36

ADVERTÊNCIA AOS RECÉM-CHEGADOS AO MUNDO DO RPG!
Nem tudo são flores: saiba o que te aguarda quando você começar a jogar Eu não vou ser como todos os outros RPGistas (cara, que termo horroroso…parece nome de exame que se faz introduzindo algo no ânus…ARGH!) veteranos, que recebem os iniciantes com frases prontas do tipo: "Você está entrando agora num mundo desconhecido e […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim


Eu não vou ser como todos os outros RPGistas (cara, que termo horroroso…parece nome de exame que se faz introduzindo algo no ânus…ARGH!) veteranos, que recebem os iniciantes com frases prontas do tipo: "Você está entrando agora num mundo desconhecido e sombrio dentro da sua própria mente…Bem vindo ao mundo do RPG".

Eu prefiro falar sobre as dificuldades que você vai acabar enfrentando quando aceitar o convite daquele seu amigo esquisitão (no bom sentido, é claro…) pra se juntar a ele e a um monte de caras ainda mais estranhos para jogar este treco que você não entende muito bem. Seguem abaixo algumas das advertências de quem já passou pela experiência da iniciação.

1) Na primeira sessão, é muito provável que você fique mais perdido que cego em tiroteio da Máfia. Ninguém vai ter muito saco para te explicar alguma coisa no início. Aí, os caras vão vir com aquele papo de "…vendo a gente jogar você aprende". Esquece. Eles vão começar a falar numa linguagem totalmente estranha, em geral com uma porrada de termos em inglês. Prepare o dicionário…

2) Se prepare para beber muito café. As sessões de jogo costumam rolar até altas horas da madrugada, quando não vão até o outro dia. Já fiquei sabendo de casos de pessoas que passaram mais de dezesseis horas numa única sessão.

3) É muito capaz que você surpreenda com os primeiros quebra-paus, mas não esquenta: discussão é algo que rola direto neste jogo maluco, mas as brigas não duram muito. Na próxima cena os caras já estão dando risada juntos de novo…

4) Se prepare para ouvir a maior quantidade de idiotices por metro quadrado: rolam milhares de piadas durante o jogo todo, a grande maioria nos momentos mais inapropriados e sem o menor sentido. Nada aproveitável.

5) Cuidado com a sensação de poder! Neste jogo, você pode ser tudo que você não é na real, o que pode te fazer querer tudo ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, os iniciantes querem comer todas as mulheres do jogo, bater em todos os valentões e até nos personagens dos companheiros de mesa…

6) Em 99% dos casos, o Mestre é um tremendo folgado. Vai te sacanear o tempo todo, e vocês ainda vão discutir muito sobre o quão descaradamente ele rouba nos dados.

7) É muito difícil se ver mulheres jogando RPG. Você vai se deparar com um monte de caras falando abobrinhas e arrotando. Se você for homem, vai sentir falta de uma gatinha; se você for mulher, vai sentir falta da civilização…(cá entre nós, nada muito difícil de se ver, né?)

8) Prepare-se! O pessoal da sua escola, da sua rua, de qualquer lugar, vai te chamar o tempo todo de ‘nerd’. Mas vai ser o tempo todo mesmo. Se você curte quadrinhos, ou gosta de Star Trek ou Arquivo X, já deve estar acostumado… (como eu sou nerd assumido, passei por esta fase numa boa).

9) Sua mãe vai começar a achar que virou um drogado, que ficou totalmente pirado. Não ache que vai adiantar tentar explicar pra ela como é o jogo, nem muito menos levar a velha para ver uma sessão. Ela vai continuar achando que é "coisa de louco", que "esses seus amigos são muito estranhos", que "você deve parar de andar com estes marginais". Vai por mim: eu jogo esta porra há mais de oito anos, e a minha mãe não mudou nada.

10) Falando em tentar explicar o jogo, por mais que você tente, um estranho bloqueio mental vai impedir quase todas as pessoas de entenderem o que é esse maldito RPG, por mais que você se esforce para tentar explicar…Os únicos que vão te entender daqui pra frente são estes esquisitos que jogam com você…

11) Se prepare para os olhares estranhos de todo mundo quando você começar a jogar os live actions, os RPG’s ao vivo. Todo mundo vai dizer que você deve ter bebido pra se vestir desse jeito…

12) Por um estranho motivo, você vai passar a adorar rock (especialmente heavy metal) e quadrinhos de super-heróis…Isso se você já não for viciado nessas coisas…

13) Você vai conhecer cada figuraça: um mais esquisito que o outro! Cabelos coloridos, piercings, tatuagens, cabelos compridos e, principalmente, roupas pretas, vão ser constantes.

14) Tente arrumar uma namorada, ou namorado, ou amante ou sei lá o quê, dentro do ambiente do RPG. Alguém que jogue este cacete deste jogo. Manter um relacionamento com quem nunca jogou isso vai ser dose…(eu dei uma sorte do tamanho do MUNDO!)

15) E, ao final de todas estas etapas, você vai se viciar nesta porra, e se seu irmãozinho menor quiser encostar no teu livro de regras, você vai ter reações incontroláveis, que nem você mesmo esperaria…Vai por mim…


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025