A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 12/11/2002, às 11:27

O FUTURO DOS MENINOS-LOBO
Chat com o criador do universo revela mais do que vem por aí para os lupinos A terceira edição de "Werewolf" promete muitas mudanças Wolfen, nosso lobisomem de estimação, estava sem nada para fazer numa noite de luar e conferiu pessoalmente (no sentido figurado) o bate-papo que o americano Ethan Kemp, supervisor da Edição Revisada […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz...

A terceira edição de "Werewolf" promete muitas mudanças

Wolfen, nosso lobisomem de estimação, estava sem nada para fazer numa noite de luar e conferiu pessoalmente (no sentido figurado) o bate-papo que o americano Ethan Kemp, supervisor da Edição Revisada de Werewolf, teve com os fãs num chat no site da White Wolf. Bem-treinado que é, nosso lobinho traz, na íntegra, todos os detalhes da conversa, justamente na eminência do lançamento deste novo (e tão esperado) livro.

Nota de El Cid: "M" refere-se a Moderador (a pessoa que ia cuidando de repassar as perguntas dos fãs apropriadamente para o entrevistado), e "ES" obviamente se refere a…Ethan Kemp (dã). Aproveitem: é meio longo, mas muito esclarecedor. Mesmo.

 

M: É verdade que um dos objetivos do Werewolf Revisado é ampliar a variedade de conflitos e antagonistas do cenário de Werewolf (ou seja, não apenas as criaturas do Wyrm e da Weaver)?

ES: Mais ou menos. (Como se já não houvesse bastante!) A variedade de conflitos definitivamente vai aumentar um pouco; quanto aos tipos de antagonistas… bem, Werewolf já tem diversos.

M: Quando nós veremos os Breedbooks Nagah e Rokea?

ES: Em 2001. Estes livros estão aguardando as regras Revisadas para que não haja problemas de compatibilidade. Temos alguns bons autores em mente e o Rokea já está sendo escrito por alguém que esteve trabalhando na Edição Revisada. Portanto, a compatibilidade deve ser total.

M: Você planeja algum suplemento para avançar o metaplot, como "Nights of Profecy" e "Time of Thin Blood", para Vampire?

ES: "Rage Across the Heavens" não conta? Eu não estou planejando fazer qualquer livro que não traga "coisa alguma" além de metaplot. "Nights of Prophecy" foi uma coletânea de histórias. "Time of Thin Blood" introduziu os thin-blooded. O metaplot pode aparecer em vários suplementos, mas nunca será a estrela do show. Os packs dos players são a estrela do show.

M: Qual será o assunto abordado em "World of Rage"? Nós ouvimos rumores, mas qual a versão oficial?

ES: O mesmo que em "A World of Darkness". Imagine aquele livro com werewolves ao invés de vampires. É essencialmente um sumário, continente por continente, de assuntos relativos a werewolves. Outros shapeshifters aparecerão quando apropriado (Asia, África, América do Sul). Apenas cenário, sem regras — mas com muito material. Além de um maior avanço do metaplot, para aqueles que quiserem.

M: Agora que a Edição Revisada é uma certeza, você tem uma expectativa da data de lançamento?

ES: Dezembro.

M: Os Shadow Lords vão atacar os Silver Fangs?

ES: Não abertamente. Eles não agem desta maneira. Entretanto, World of Rage desvenda as principais maquinações dos Shadow Lords. Este conflito não vai acabar tão cedo.

M: Existe algum Changing Breed (possivelmente na África – muito pouco abordada em Werewolf) que nós podemos esperar que se junte ao grupo dos que já existem?

ES: Não. O que você vê é o que você tem. Eu já adicionei um (Nagah); não vou fazer isso de novo. Eu gostaria de me concentrar nos shapeshifters que ainda estão vivos.

M: Haverá algum abalo maior ao mundo de Werewolf, a exemplo do que vimos em Vampire e Mage Revised?

ES: Provavelmente. Porém, nada que seja "muito" irreversível. Bem… na verdade você vai ter que "realmente" trabalhar para reverter algumas coisas. Mas o livro deve mais fornecer que limitar idéias de plot.

M: W:tA vai ter um CD de músicas como ocorreu com o Vampire?

ES: Não há planos neste sentido, apesar de que seria bem legal. Eu esperaria muitos tambores tribais. Eles têm música. Nós temos uma arma.

M: E que tal um equivalente para Werewolf de "Children of the Night" com werewolves notáveis nas noites que antecedem o Apocalypse?

ES: Isto está bem no final da minha lista de prioridades. Não que eu ache que não seria legal agora. É só que eu tenho todas estas "outras" idéias que eu acho que seriam mais úteis. E divertidas.

M: Os werewolves vão ganhar alguma esperança? Eles lutam uma batalha perdida por todos os lados e não parecem ter nenhuma trincheira na qual possam obter alguma vantagem.

ES: Bem, este "é" o World of Darkness. Isto posto, sim, eles estão fazendo avanços aqui e ali. A sucessão de Jacob Morningkill por um rei Renewalist foi um bom passo adiante, você não acha?

M: A guerra contra o Wyrm é dura, podemos esperar ver uma Tribe, talvez um Breed, cair?

ES: Justin já fez isso. Eu não sou um bom imitador. Claro, isso depende da sua definição de "cair…"

M: Os Glass Walkeers vão cair sob o estandarte da Weaver?

ES: E já não caíram? Isto é uma questão de perspectiva. Segundo os Red Talons, isto já aconteceu.

M: Alguma Tribe vai sucumbir ao Wyrm?

ES: Já fizemos isso também. E também seria muito injusto com os players. "Desculpe, Bob, mas o seu Silver Fang é Wyrm tainted. Porque o livro disse que é." Eu prefiro manter esse tipo de coisa no nível pessoal; e não há mais Tribes totalmente concentradas em uma pequena área como a Escócia.

M: Onde poderemos obter mais informações sobre o bebê Crinos no futuro?

ES: Isto depende de cada um. "Rage Across the Heavens" pretende que o plot seja personalizado; se o seu pack matou o "metis perfeito", não faria sentido afirmar que ele está bem e vive na Sibéria.

M: O que é Anthelios?

ES: Desculpe, eu ainda não vou não vou responder esta. Principalmente porque as explicações de alguns fãs são melhores que as que eu poderia dar.

M: Haverá um livro com mais Gifts para Black Spiral Dancers na Edição Revisada?

ES: Não há planos neste sentido; não há qualquer plano de um livro com mais material sobre o Wyrm tão cedo. "Book of the Wyrm" 2ª Edição não precisa ser atualizado ainda, na minha opinião. E onde mais nós colocaríamos o material?

M: Alguma chance de os Black Spiral Dancers serem redimidos?

ES: Isto tornaria as coisas muito fáceis, não? É preciso mais para reconverter essa Tribe que o que foi preciso para que ela caísse. E como eu disse, é muito diícil descobrir por que uma Tribe cairia. A menos que ela esteja reduzida a uma centena de Garous… e os BSD são muito mais numerosos que isso.

M: Teremos um "Book of the Wyld" no futuro?

ES: Sim, de fato. Procure por ele em 2001.

M: Os sinais percebidos aqui e ali sobre problemas (ou pelo menos mistérios) no Egito vão afetar os Striders? Ou eles apenas continuam com os problemas de sempre?

ES: Não há planos imediatos para que eles façam um "retorno ao lar". Nós não os chamaríamos de Silent Striders se eles não fossem forçados a viajar. Entretanto, os eventos no Egito vão ter "algumas" conseqüências para a Tribe.

M: E quanto aos Nagah? Alguma chance de eles virem a público, ao invés de operarem incógnitos, como fazem agora?

ES: Eu duvido. Nós ainda não exploramos a maneira como eles fazem seu trabalho. Seria como mudar seu propósito antes que eles estreassem. Além do mais, eles são muito mais divertidos de se jogar em grupos pequenos, encobertos e compostos apenas por Nagahs. Se você coloca um Nagah com outros shapeshifters em qualquer lugar fora da Ásia, isto simplesmente parece estranho.

M: Com livros com "Book of the Wyrm" e "Velvet Shadow" ganhando uma 2ª Edição, existem planos para "revisar" qualquer dos outros livros que possa conter material ultrapassado ou material que "você considera" que precisam desesperadamente de revisão de uma forma ou de outra?

ES: A princípio, eu diria que no "Storytellers Handbook" caberia uma revisão. Os Clanbooks Revisados também parecem muito bons, mas eu ainda estou em dúvida quanto a isso. Alguns Tribebooks são realmente excelentes, enquanto outros estão uivando por uma revisão. Eu estou dividido. Nenhum outro me vem à mente agora, mas eu tenho certeza que eventualmente eu vou ouvir sugestões. "Axis Mundi", talvez?

M: Alguma chance de os outros Changing Breeds se aliarem aos Garous? Quero dizer, afinal, alguns milênios é um longo tempo para guardar ressentimento…

ES: O nome do jogo ainda é "Werewolf" e os werewolves ainda devem ser as estrelas. Eu gosto dos outros shapeshifters, mas eles exigem atenção do Storyteller em uma história com crossover. Eu prefiro ter todos os players no mesmo nível. Houve "algum" progresso nessa direção (veja Mokolé), mas os shapeshifters são "realmente teimosos".

M: Nós veremos algo como o "Guide to the Camarilla" e o "Guide to the Sabbat", ambos de Vampire, para Werewolf Revisado?

ES: Não há grupos desse tipo em Werewolf, você sabe. Eu poderia pensar em fazer um grande "Guide to the Other Shapeshifters" que essencialmente toma o lugar daquela seção do "Players Guide"… mas realmente, Werewolf não tem este tipo de divisão interna.

M: Podemos esperar ver uma união de algum tipo nesta futura Edição Revisada? Sem revelar algo que você não possa ou não queira, você prevê alguma chance de a Garou Nation tentar ao máximo fazer um esforço concentrado para deixar suas diferenças tribais de lado em um esforço para unir sua forças contra o possível Apocalypse anunciado pela realização da profecia ou você sente que estes conflitos intertribais são necessários para o próprio espírito do jogo?

ES: Eu acho que alguns conflitos e rivalidades são muito necessários; eles dão origem a grandes histórias. Haverá alguns eventos que servirão para despertar a Garou Nation, sim. Mas seria muito chato se os Shadow Lords e os Silver Fangs se beijassem e agissem como uma só Tribe, certo?

M: O significado do Apocalypse não é o mesmo para cada changing breed. Os Garous pensam que é o fim do mundo enquanto outros, como os Ratkin, pensam que é o fim da Weaver. Qual é o verdadeiro significado do Apocalypse?

ES: Depende do seu ponto de vista. "Eu" não vou dizer. Isto tiraria toda a diversão do jogo. E a tensão também.

M: Você pode nos dar uma dica de que mudanças serão feitas na Edição Revisada?

ES: Grandes mudanças… eu vou estar dando estas dicas nos livros lançados entre agora e Dezembro. Uma grande dica vai estar no "World of Rage". Mudanças de regras serão pequenas, tirando algumas dúvidas. Por exemplo, estamos retirando Power dos spirits; é apenas um detalhe a mais. Na Edição Revisada, os Charms dos spirits funcionam como os Gifts dos werewolves; basta usar. Há outras coisas, também, mas como ainda está tudo sujeito a mudancas, eu não posso fazer muitas promessas. Ainda estamos na fase de playtesting.

M: Há outras histórias que serão lançadas a respeito do King Albrecht e seu pack?

ES: Esta é uma possibilidade, sim. Estamos analisando este tipo de coisa. Por exemplo, se nós decidirmos fazer "tribe novels", estas iriam logicamente focalizar os signature characters. Como nossos personagens mais reconhecíveis, eles são os que têm maior chance de aparecer em nossos produtos.

M: Há atualmente algum Silver Pack ativo em Gaia?

ES: Isto fica a cargo do Storyteller. Pelo que eu sei, alguém está contando a história de um Silver Pack esta noite. Quem sou eu para contradizê-lo nomeando os membros do Pack?

M: Algum plano de fazer um livro ou série a partir dos "quadrinhos" que aparecem em vários livros (compilando os velhos e/ou lançando novos)?

ES: Humm. Esta é uma idéia interessante. Eu acho que alguns quadrinhos que nós lançamos são claramente dignos de reimpressão. Outros não são tão bons… é algo em que eu já havia pensado, para ser honesto. Vamos ver, eu acho.

M: O Deus cristão existe no universo de Werewolf?

ES: Se Ele existe, está está agindo de maneira misteriosa. Esta pergunta é muito pessoal; lida com religião do mundo real. Eu me recuso a definir quanto o Espírito Santo tem de Rage e Gnosis, então isto fica por sua conta.

M: E quanto a um livro de trabalhos artísticos? Eu adoro a arte de Werewolf.

ES: Vai haver um livro com trabalhos artísticos junto com a Edição Limitada, claro. Espero que tenha aceitação suficiente para que possamos lançá-lo separadamente, como ocorreu com Vampire… mas eu não tomo estas decisões.

M: Alguma chance de uma edição revisada de "Umbra"? Com a chegada de Anthelios e o fim da Ascension War eu acho que seria interessante ver que mudanças ocorreram em Umbra.

ES: A previsão é para o próximo ano. Este livro é necessário há muito tempo, e nós estamos trabalhando nisto.

M: Enquanto estamos no assunto, os werewolves notaram a diferença no Gauntlet?

ES: Não há diferença no Gauntlet. A menos que voce seja um mage. Os werewolves podem ter notado que há menos mages aparecendo em Middle Umbra, claro. Eu duvido que a reação deles seja mais complexa que "boa sorte".

M: Que papel você acha que os kinfolks terão no Year of Revelations. O livro que trata dos kinfolks sugere que eles podem ter mais importância que os Garou esperam no fim dos dias, você pode comentar isto?

ES: Eu acredito que os kinfolks "sempre" desempenharam um papel importante, mesmo não tendo recebido o crédito por isso. Eu não quero castigar as pessoas que não compraram "Kinfolk: Unsung Heroes" (bem, talvez um pouco) tornando os kinfolks "muito" importantes. Mas eles certamente não são tão invisíveis quanto parecem. Eles estarão fazendo seu trabalho.

M: No "Screen" de Mage há uma linha do tempo de eventos importantes que ocorreram com mages em sua história. Teremos uma sinopse de eventos-chave dos shifters ao longo das eras?

ES: Alguns desses eventos são realmente difíceis de datar. Além disso, eu gosto de tê-los discutindo sobre "quem surgiu primeiro" ou "quem começou o Impergium". Todos têm opiniões e eu não quero dizer que um grupo sabe "mais" sobre a verdade que outro. Uma linha do tempo vaga é uma possibilidade, mas será preparada de maneira adequada ao jogo. Em outras palavras, nada de datas de quando Gaia criou os Garou etc. Datas precisas para a história de Wild West e histórias semelhantes são obviamente mais exeqüíveis.

M: Com as mudanças feitas em Mage, Nodes tornaram-se VITAIS. Sabendo que o "centro" de um Caern não tem Gauntlet, estaremos olhando para um SEVERO conflito de interesses entre a Garou Nation e os magi do World of Darkness nas noites que virão?

ES: "Sempre" houve um sério conflito de interesses entre mages e Garou. Entretanto, eu não planejo ter os mages iniciando uma guerra com os werewolves na minha linha de jogo; eles são bons astros convidados, mas não são antagonistas tão viscerais quanto, digamos, vampires. Seria um ótimo gancho de história para uma seção de Antagonists, mas não um livro inteiro.

M: Quão drasticamente os novos "hunters" afetam a sociedade Garou?

ES: Não tão drasticamente. Eles são como wraiths, fae, mages… eles vivem no mesmo mundo, mas não começam a explodir Caerns a torto e a direito. Eles não são "tão" bons. Hunter espertos ficam fora das matas tanto quanto posível.

M: King Albrecht matou Baba Yaga, como dizem os rumores?

ES: Bwah-ha-ha! Não, temo que não. Albrecht tem estado ocupado com seu próprio projeto de estimação, mais perto de casa.

M: No "Breedbook: Mokolé" é mencionado que antes do homem havia homens-lagarto espalhados pela Terra. Essa novidade sobre "Before…" terá alguma coisa a ver com aquela era?

ES: Sim. Quero dizer, não. Duvido que um livro sobre homens-lagarto venderia "tão" bem. Apesar do novo filme da Disney em CGI ("Dinossauro").

M: Como está a relação amor/ódio entre vampiros e werewolves nas noites finais de Gehenna e como os Garou estão reagindo à possibilidade de mais Antediluvians despertarem?

ES: "Amor/ódio"? Você não quer dizer "ódio/ódio"? Não há sequer um Garou em mil que saiba o que é um Antediluvian. Eles não têm acesso aos livros de Vampire, você sabe. Vampires e werewolves ainda se odeiam muito. O fato de que os vampires agora estão muito mais assustados e ariscos está apenas acentuando o conflito.

M: Pentex sempre foi um grande antagonista dos Garou. Podemos esperar por alguma ação deles durante as batalhas finais?

ES: Apesar de que seria tentador fazê-los contorcerem-se e morrerem anticlimaticamente… eu acho que eles vão aguentar muito tempo.

M: Suplementos de Werewolf adicionais para Dark Ages? Sim/não?

ES: Não há planos para eles. Entretanto, outros suplementos históricos são uma possibilidade. "Croatan Song" é um exemplo. Eu também não me incomodaria de fazer um suplemento do tipo "Empire of the Jaguars". Talvez então as pessoas parassem de implorar que os Camazotz miraculosamente se erguessem dos mortos.

Bocãããããããããão!

Será que vamos ver novas tribos ou o Kemp tá escondendo o jogo?

M: Qual é sua Tribo favorita? 😉

ES: Eu tenho muitas para classificar uma como "favorita". Em ideais, eu gosto dos Red Talons, mas todas as outras também têm particularidades que eu realmente admiro.

M: Você disse há algum tempo que nós poderíamos esperar para ver a brutal e sangrenta morte da 7th Generation. Quando e quanto custam os ingressos?

ES: A prévia ocorreu em "Silver Record". Espere pelo segundo tempo em "World of Rage".

M: Como os werewolves reagiram às "nukes espirituais" ("Time of Thin Blood")?

ES: Isso será explorado em "World of Rage". Obviamente, eles não estavam em um clima receptivo ou entusiasmado.

M: Será adicionada alguma nova Tribe da qual nós ainda não temos conhecimento?

ES: Não há lugar na Terra onde uma Tribe poderia se esconder. Se eles serão um fator na Batalha Final, vocês já os conhecem.

M: Na Terra? Mas que tal em Umbra?

ES: Ou, como eu costumo dizer, "todo werewolf que estará envolvido na Batalha Final já nasceu".

M: Turtle vai aparecer novamente?

ES: "Sans Tribe", talvez. Ele ainda existe. Mas não espere que ele traga sua Tribe com ele.

M: De onde você tira sua maior inspiração para Werewolf?

ES: Eu fui criado no sul dos Apalaches. Eu andava literalmente meia milha até o ponto de ônibus para ir à escola. E depois andava mais meia milha para voltar. Passei verões inteiros andando por florestas e montanhas. Não há melhor inspiração para "por que você deve lutar uma guerra pela Terra" que realmente ir para o campo.

M: Era ladeira acima nos dois sentidos?

ES: E nevava no verão.

M: HAVERÁ uma Batalha Final? Você tem planos para "The End" (à lá Wraith)?

ES: Bem, na verdade Wraith não estava planejado para terminar no meio da série de Guildbooks… 😉 Quando eu ficar sem idéias para livros, talvez. Até lá, eu estou me divertindo muito.

M: Que idéias que você está analisando para futuros suplementos?

ES: "Book of the Wyld", obviamente. Eu gostaria de fazer um "Book of the City". Eu adoraria revisar Nuwisha e fazê-lo auto suficiente, também. Um novo "Ways of the Wolf" (ou talvez um enorme "Red Talons Tribebook"). Talvez mais alguns suplementos históricos. Tenho certeza que terei outras idéias conforme Werewolf Revised toma forma mais completamente.

M: E quanto aos "gatões"? Algum plano para atualizar o "Breedbook: Bastet"?

ES: Não atualmente. Tenho algumas pessoas que gostariam que eu ficasse longe do clima "sensual" que permeia o livro atual. Não posso dizer que sou contra isso. Mas não é uma prioridade tão alta.

M: Em "The Silver Record" há um glifo para os Camazotz, os werebats, e outro para os werebulls (minotaurs). Há algum plano para um livro sobre esses breeds (diga que sim)?

ES: Não. Como eu disse, eu pretendo focalizar as Tribes e os shapechangers que estão vivos. Não parece certo focalizar aqueles que não conseguiram quando os sobreviventes precisam de suporte.

M: Podemos ter um livro como o "Technomancer’s Toybox" que lide com Fetishes tribais e/ou lendários artefatos tribais?

ES: Se for necessário, é uma possibilidade. Pessoalmente, eu não acho que listas de itens mágicos sejam tão excitantes. Mas isto depende. Se um freelancer entusiasma-se com isto e me convence a fezê-lo, poderia acontecer.

M: No "Breedbook: Ananasi" é mencionado algo a respeito de shapechangers insetos. Você pode nos explicar…

ES: Eles não eram realmente shapechanger; eles eram mais como Kami que qualquer outra coisa. Mas eles estão bem mortos e bem ultrapassados.

M: Quem ganharia uma luta mano-a-mano: você ou o Justin Achilli (developer do "Vampire")?

ES: Justin. Eu acho que ele tem pinos de metal nos punhos. Mas eu acho que eu traria uma arma. Só por trazer.

M: A luta dos Garou contra o Apocalypse parece tão grande e trágica… há alguma esperança de vitória? A vitória é ao menos possível?

ES: Isso fica definitivamente a cargo do storyteller. Muitas pessoas gostam da idéia de que não há esperança. Além disso, enquanto eu não disser sim ou não, o clima continua bastante tenso. Qualquer das duas opções pode ocorrer. Eu estou lhes fazendo um favor ao ficar quieto. 😉

M: Você tem planos para um livro de "Cidade"? Ao estilo dos livros de Vampire, "Nome" by Night?

ES: Você quer dizer um livro "Rage Across"? Eu estou pensando em Índia e Egito agora mesmo. Claro, cidades não são o lugar onde os werewolves se encontram. Eu estou mais interessado em regiões com grandes áreas selvagens, mitologia local e muitos ganchos para histórias. É por isso que nós focalizamos áreas ao invés de cidades.

M: O que você acha da idéia de uma característica do tipo Humanity/Path/Conviction para Werewolf? Eu acho que seria uma boa idéia já que indicaria quando um Garou seria Wyrm tainted, quanto de seu lado humano/lobo não foi afetado por eventos traumáticos como sua first change, quando eles se descontrolam e atacam seus parceiros ou quando se recuperam de um frenzy sentindo o gosto de carne humana na boca. Ajudaria tanto jogadores quanto storytellers.

ES: Para ser honesto, eu não gosto de quantificar esse tipo de coisa. Vampire é o jogo de "horror pessoal"; isso é realmente mais adequado para este gênero. Se você pode dizer com certeza quão "bom" você é, você se torna moralmente superior. Como todos esses personagens de Vampire que acham que de alguma maneira são "amigos de Gaia" simplesmente porque mantiveram sua Humanity acima de 7. Eles ainda são monstros. Eu não acho que uma escala de "quão maaaaal você é" ajuda a enfatizar o tema de Werewolf. Mas isso é apenas minha opinião.

M: Nos dê alguma coisa suja a respeito dos Children of Gaia. Eles são perfeitos demais.

ES: Eu conheço uma garota kinfolk cujo coração foi partido pela filosofia "amor livre é ótimo" dos Children of Gaia.

M: Bem, obrigado a todos por comparecer. Ethan, obrigado por reservar tempo em sua agenda para conversar conosco.

ES: Claro, não por isso. Obrigado por aparecer, pessoal.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025