A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 27/10/2002, às 01:47

ESPECIAL HOMEM-ARANHA: Os desenhos animados do herói
Ele também tem uma longa carreira no mundo da animação A primeira aparição do Aranha nos desenhos animados Claro que, na homenagem ao aracnídeo, não poderíamos esquecer dos desenhos animados que já foram produzidos. Eis aqui um senhor resumão prá você ficar por dentro: :: Homem-Aranha (Spider-Man – 1967) Clássico. Clássico até fazer bico. Esse […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini

"Eu te dou uns tapas e te levo prá prisão. Estamos acertados?"

A primeira aparição do Aranha nos desenhos animados

Claro que, na homenagem ao aracnídeo, não poderíamos esquecer dos desenhos animados que já foram produzidos. Eis aqui um senhor resumão prá você ficar por dentro:

:: Homem-Aranha (Spider-Man – 1967)
Clássico. Clássico até fazer bico. Esse foi o primeiro desenho animado produzido, que lançou a clássica musiquinha “Spider-Man, Spider-Man, does whatever a spider can…”, criada por Paul Francis Webster, Bob Harris, Stu Phillips e D. Kapross. Considerado pelo El Cid e por grande parte dos fãs como o desenho mais fiel ao personagem até hoje (eu não posso falar muito, lembro pouquíssimo desse desenho), os episódios (79 no total) foram produzidos por ninguém mais ninguém menos que Ralph Bakshi, o mesmo que produziu a bomba do desenho animado Senhor dos Anéis e foi responsável pela maioria dos desenhos animados que povoaram as TVs norte-americanas nas décadas de 70 e 80.

Com um total de 3 temporadas , a primeira possuía episódios de apenas 13 minutos (40 no total), pulando para os tradicionais episódios de meia-hora a partir do segundo ano (mais 39 episódios, totalizando 79). Enquanto a primeira temporada tinha a presença constante do Clarim Diário e do eterno J.Jonah Jameson, assim como nos clássicos vilões, as outras duas temporadas saíram um pouco disso, apresentando novos personagens.

O desenho foi lançado em 9 de setembro de 1967, e foi produzido até 1970.

Ah, eis algumas coisinhas interessantes para você baixar:

:: A clássica música de abertura!
:: Letra da música clássica para cantar no chuveiro!
:: Midi para a versão da música feita pelos Ramones

Um mauricinho... mas ele não é nerd?

Peter Parker no desenho dos anos 80

:: Homem-Aranha e Seus Amigos (Spider-Man and His Amazing Friends)
Já essa série eu me lembro muito bem! Homem-Aranha, Estrela de Fogo e Homem de Gelo lutando contra os vilões. Estranho pacas essa união, não acha? Mas tudo tem seus motivos, pequeno gafanhoto. Então, vamos por partes.

Homem-Aranha e Seus Amigos na verdade começou apenas com nosso amigo Aranha em aventuras solo, lá pelas bandas de 1981, em uma série de 26 episódios produzidas pela Marvel Productions (ela mesma, 3 anos depois, também iria produzir o longa-metragem dos Transformers… achei que vocês gostariam de saber ^_^). Apenas a partir da segunda temporada que a série ganhou o nome de Homem-Aranha e Seus Amigos. O mais sinistro é que a série muda de nome nas duas outras temporadas que se seguiram (nos Estados Unidos, pelo menos), mas dessa vez sem alterações na história do aracnídeo e seus amigos. A terceira temporada se chamou The Incredible Hulk and The Amazing Spider-Man e, na quarta e última temporada, The Amazing Spider-Man and The Incredible Hulk. No Brasil o nome continuou o mesmo.

Nessa versão, Peter Parker conhece dois estudanetes que frequentavama mesma universidade que ele, a Empire State University: Bobby Drake e Anjelica Jones. Com o tempo, todos acabam revelando suas identidades secretas: Peter revela ser o escalador de paredes, Bobby Drake é o mutante Homem de Gelo e Angelica Jones é a mutante Estrela de Fogo. A eterna Tia May aparece na série, cedendo a casa para que os três adolescentes pudessem morar. Quem não lembra do quarto do Peter Parker se transformando em um quartel-general de primeira linha assim que ele mexia no troféu de futebol americano? O El Cid não gosta muito dessa série, mas eu tenho boas memórias dela.

Algumas curiosidades sobre a série:

:: A personagem Estrela de Fogo foi criada especialmente para a série, já que ela não existia no Universo Marvel. Sua popularidade na série rendeu algumas revistas da personagem.

:: Frank Welker, um dos dubladores mais versáteis dos Estados Unidos – conhecido por sua capacidade de imitar qualquer tipo de animal e inventar infinitos tipos diferentes e marcantes – dublou Bobby Drake, Flash Thompson e da cachorrinha de Anjelica, Ms. Lion. Personagens como Bionicão, e uma infinidade de Transformers tiveram suas vozes criadas por Welker. Isso sem falar nos rugidos de leão no desenho animado da Disney, O Rei Leão, os latidos do cachorrinho Milo no desenho animado do Máskara, diversos sons de luta para o filme Mortal Kombat e também o cavalo Khan, companheiro de Mulan, entre uma infinidade de filmes e desenhos animados.

:: A série mudou de nome devido ao sucesso, quando a Marvel Productions quis lançar junto com a animação do Aranha o novo desenho animado do Incrível Hulk, e os dois episódios passavam no mesmo bloco.

Ah, eis algumas besteirinhas bacanas para download:

:: Áudio da abertura da 2ª temporada
:: Áudio da abertura da 4ª temporada
:: Som da teia do Aranha (Twhip!)
:: Som dos raios de gelo
:: Som do poder de Estrela de Fogo

"Eh-eh-eh-eh-eh-eh-eh-!!"

Homem-Aranha e seu clássico vilão: Duende Macabro

:: Homem-Aranha (Spider-Man: The Animated Series)
Nos anos 90 o personagem voltou em seu desenho de maior sucesso até hoje. Foram 4 temporadas, num total de 65 episódios.

Por mais que essa série tenha sido um pusta sucesso nos EUA, ela tem diversos problemas. Tantos que nem sei como ela conseguiu vingar por 4 temporadas (até aí, também não sei porquê Transformers, com seus infinitos erros, deu tão certo. E olha que eu ADORO Transformers). Um dos problemas principais é o roteiro: muito corrido, com diversas coisas acontecendo em apenas um episódio. Não dá para respirar. No final, você para e pergunta: “mas que raios aconteceu aqui”?

Mesmo assim, esse desenho teve diversos fatores que o deixaram muito interessante, principalmente a participação de tudo quanto é vilão do Aranha, dos mais legais (Duende Verde e Doutor Octopus) até os mais trash (Madame Teia), isso sem falar nos personagens secundários, como Flash Thompson e Betty Brant.

A animação era outro fator sinistro: em uns episódios era suave e muito bem feita; já em outros era feita completamente nas coxas.

"Pois é, sou uma aranha a frente do meu tempo..."

Homem-Aranha 2099?

:: Homem-Aranha – Ação Sem Limites (Spider-Man Unlimited)
Tentando entrar na onda de Batman: Beyond (ou Batman of the Future, como é conhecido aqui na América Latina – vai saber o porquê da mudança de nome…), e utilizando de diversos elementos de Homem-Aranha 2099, nosso aracnídeo também ganhou uma nova série. Mas Homem-Aranha Sem Limites, diferente da nova versão de Batman, não se passa no futuro, e sim em uma nova realidade: ao tentar salvar John Jameson, o filho de J. Jonah Jameson – o editor que adoramos odiar do jornal Clarim Diário – dos ataques de Carnificina e Venom, ambos os vilões e o Aranha acabam caindo na Contra-Terra, um universo paralelo com uma versão do nosso planeta.

Nem precisa dizer que esse planeta alternativo é uma zona, não é? Os Bestiais, seres criados pelo Alto Evolucionário, dominam o planeta, enquanto os seres humanos têm que se esconder para sobreviver (fala sério: original pacas, não?). Como em qualquer local alternativo que se preste, deve haver também as contra-partes, isto é, as versões alternativas dos outros personagens. Mary Jane, o próprio J. Jonah Jameson e outros super-heróis todos aparecem diferentes de uma maneira ou de outra.

No geral, a série afundou por dois motivos: foi lançada no período da febre Pokémon, em 1999 (tendo que abrir espaço para o novo concorrente dos monstrinhos da Nintendo, Digimon), além de ter um péssimo roteiro com um timing ainda pior. Também, vindo da Saban (responsável por Power Rangers e praticamente toda a programação da Fox Kids), deveria se ter um pouco de medo. Para saber mais, dêem só uma olhadinha na crítica cabulosa que o El Cid, expert de plantão do Homem-Aranha, fez do desenho clicando aqui. No final, apenas 13 episódios foram produzidos, mas os americanos só viram os 3 primeiros. Sorte dos fãs brasileiros, que conseguiram ver todos os episódios produzidos aqui na Fox Kids. Sorte?

Ah, uma curiosidade: houve também uma revista em quadrinhos baseada no universo da série, mas… morreu no meio do caminho. A edição nº. 5 foi a última.

:: Spider Man: 3D (nome provisório)
Não há muitas informações oficiais sobre a nova investida do herói em formato animado. Sabe-se que a série será toda desenvolvida em CGI desta vez, produzida pela Mainframe (a mesma de Beast Wars, Beast Machines e Action Man). Não se sabe ainda sobre a história, mas já é conhecido o nome do escritor: Brian Michael Bendis, responsável pelas sensacionais histórias do aracnídeo na HQ Ultimate Spider-Man, onde a história de Peter-Parker e seu alter ego é recontada. Para aqueles que não conhecem, as histórias estão saindo aqui no Brasil na revista Marvel Millenium, da Panini Comics.

Já se sabe, também, de dois dubladores: para interpretar Peter Parker/Homem-Aranha, Anthony Michael Hall; já Mary Jane terá a voz da cantora Lisa Loeb. Para matar a curiosidade de vocês, eis aqui um link para um vídeo lançado pela Mainframe, mostrando um pouco da animação do Aranha.

E o novo desenho dos Transformers é de doer… – fanboy@a-arca.com


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025