|
Em outubro de 93 aterrissava por aqui o Homem-Aranha 2099, uma tentativa até bem sucedida de criar o futuro do universo Marvel e é claro, quem melhor para ser o primeiro personagem a ter versão futurista do que o Homem- Aranha, personagem símbolo da editora? Bom, nesta matéria, tentarei mostrar as coisas legais (e também as não tão legais) que cercavam a vida da versão futurista do escalador de paredes. Antes de conhecermos melhor o personagem, nada melhor do que sabermos como é o universo Marvel no ano de 2099, há mais ou menos um século no futuro.
O "Grande Expurgo"
O evento com o nome estranho aí em cima é algo que aconteceu alguns poucos anos após o início do século XXI, que fez com que praticamente todos os seres superpoderosos (leia-se "heróis e vilões") fossem extintos e a humanidade enfrentasse um pequeno holocausto, atrasando um pouco o desenvolvimento dos humanos. Os detalhes sobre o "Grande Expurgo" foram perdidos e no ano de 2099 não há ninguém vivo que tenha testemunhado o acontecimento ou possua ao menos uma prova de como tudo aconteceu e porquê. Tudo o que se sabe é que os heróis e vilões foram mortos numa espécie de guerra e que as conseqüências dessa guerra mudaram todos os aspectos do mundo, desde a geografia até a política e tecnologia e etc, etc e etc…
A Nova York de 2099
Esta cidade (e poderia ser outra?) é um reflexo do que o mundo se tornou. Não existem mais prefeitos, senadores e políticos do gênero. São as corporações que controlam as cidades, sendo que elas possuem suas subsdiárias, que cuidam de cada assunto, como por exemplo, o "Olho Público", que é a polícia local. A diferença é que no futuro, proteção policial é um serviço empresarial, ou seja, você paga por proteção. Se não tiver "Crédito" (o dinheiro no futuro, substituindo o todo-poderoso Dólar), você que se vire pra continuar com a cabeça no lugar (pensando bem, eu não tô vendo muita diferença dos dias de hoje não…).
E a corporação que tem o poder (e controla o Olho Público, entre outras subsidiárias) é a Alchemax, uma empresa de pesquisa científica que lida com as mais diversas áreas da ciência. Por falar em ciência, o mundo de 2099 possui os clássicos carros voadores (o pessoal do Olho Público usa uma espécie de moto voadora), prédios que são totalmente controlados por computadores (com sistema de auto-reparo e dróids de segurança são uns exemplos). A população é a mais variada possível, tendo desde pessoas comuns (a maioria) até mutantes (cê achou que iria faltar esse pretexto para fazer uma versão futurista de X-Men?), hackers com implantes cibernéticos e algumas aberrações genéticas entre outras coisas
bizarras. Há também o comércio de órgãos no mercado negro, onde psicopatas matam pessoas para arrancar-lhes os órgãos e assim conseguir uma boa grana (não que isso não exista nos dias de hoje, mas é que lá é muuuuito mais comum).
As corporações são tão corruptas que a população não tem nenhuma fé no futuro delas e por isso umas tentam passar por cima das outras (vê como não tem diferença de hoje?), sendo as poucas que possuem alguma esperança são aquelas que se agarram a modismos religosos, como "Os Thoretes", por exemplo, que pregam o retorno do Poderoso Thor como sendo um salvador da raça humana.
Finalmente, a origem!!!
Tudo começa com Miguel O´Hara, um cientista genético que trabalha na Alchemax liderando um equipe de pesquisas onde a empresa busca um forma de deixar seus soldados (O Olho Público) mais poderosos, ou seja, tentando criar mutantes em laboratório. Miguel é o tipo de cara que só quer fazer a parte dele e quer ser deixado em paz, fazendo de tudo para evitar tomar decisões em seu relacionamento e vive fugindo do irmão irresponsável (logo,logo falarei deles). O trabalho de Miguel está progredindo bem, mas a empresa alega não poder esperar e quer resultados imediatamente,pois a experiência está saindo muito cara. Aaron Delgado, um colega de trabalho de Mig (vou chama-lo assim, é mais rápido!) quer realizar testes em pessoas, coisa que Mig faz de tudo para adiar, dizendo que a experiência não chegou num estágio tão seguro a ponto de realizar testes com 100% de sucesso em humanos, pois há o risco de criar um monstro. Mig chega até a mostrar a Delgado um antigo código genético armazenado nos arquivos da empresa que pertence a ninguém mais ninguém menos do que o Homem-Aranha original! O problema é que Tyler Stone, o principal diretor da Alchemax (um cara totalmente manipulador e enojante), na tentativa de apressar os resultados, força Mig a realizar um teste com um prisioneiro policial condenado a prisão perpétua. O prisioneiro espera que se sobreviver, tenha sua sentença revista e com possibilidade de até trabalhar para a empresa. Relutante, Mig inicialmente discorda, mas ele sabe que se não fizer o que querem, alguém fará.
Mesmo assim, ele quer ir devagar e não usa o código genético do Aranha e apenas
deseja mexer uma coisa de cada vez. A primeira tentativa seria de aumentar a força da cobaia (o preso), mas como Mig havia alertado antes, a manipulação genética foi tão drástica que eles realmente criaram um ser disforme, vagamente humano, que morre logo após cair aos pés de Mig. Perturbado com o ocorrido, Mig vai até a sala de Stone e pede demissão. Stone tenta de todo os modos convencê-lo do contrário, mas sem sucesso. É aí que Stone, "desiste" e oferece um drink a Mig, com a desculpa de comemorar os anos de bom serviços prestados por Mig á Alchemax. Mig aceita e toma. É aí que ele se ferra, pois Tyler, que já previa sua reação, havia colocado Êxtase (um potente alucinógeno que se fixa no código genético do usuário deixando-o já viciado ao consumir pela primeira vez, sem chance de tratamento). Lá no futuro, essa droga é legalizada, sendo a Alchemax a única empresa com autorização para comercializar a droga. Foi a cartada final de Stone para que Mig não deixasse a empresa, pois
eles poderiam fornecer a droga gratuitamente caso ele não se demita (legal o Stone, né?).
Mig, é claro, recusa e sai da sede da empresa mais perturbado ainda. Não querendo gastar seu dinheiro no mercado negro de drogas e continuar viciado a vida inteira, o cientista tem a brilhante idéia de ele mesmo se submeter à experiência: ele possui seu código genético armazenado na Alchemax e se ele substituísse os genes viciados por uma amostra de seus próprios genes que estivesse intacta, ele se livraria da droga. Beleza! Legal! Até aí, tudo bem! Quando Mig já está se submetendo à experiência, Aaron Delgado, seu parceiro invejoso e pentelho altera os dados dos computadores, substituindo o código genético de Mig pelo do Homem-Aranha, na esperança de matar o concorrente. É aí que fode tudo! O laboratório explode, mas Mig parece intacto. Não acreditando no que vê, Delgado decide mata-lo com as próprias mãos e na hora H, Mig livra-se dele, fazendo, sem querer, Delgado ser arremessado na direção de um buraco na parede do prédio, que foi feita pela explosão. Delgado consegue se segurar no parapeito e Mig, apesar de tudo, tenta salva-lo. Mas foi tudo em vão: misteriosamente, Delgado tem seus braços rasgados quando Mig tenta segura-lo. Sendo assim, o canalha cai para a morte certa. É neste momento que ele descobre o que houve. Na ponta de cada um de seus dedos há uma pequena garra, responsável pelo braço rasgado de Delgado. É com as garras que Mig consegue escalar paredes e fugir. Apesar do occorrido, Mig consegue se livrar da droga, já que agora seu código genético está alterado.
Aos poucos Mig vai descobrindo seus poderes ao combater seu primeiro grande inimigo. O nome do imbecil é Risco, um mercenário ciborgue sem o menor escrúpulo. Ele foi contratado pela Alchemax para descobrir o que houve no laboratório que explodiu e trazer o responsável (que é o Aranha, óbvio!) até eles. Quando descobrem que um "Homem- Aranha", um homem superpoderoso e inexperiente, se interessam por ele. A batalha entre os dois é eletrizante, sendo que Mig possui, assim como o nosso aracnídeo, o mesmo senso de humor para piadas durante a luta, mas com a diferença é que Mig tem um humor negro descomunal! No fim, obviamente, o Homem-Aranha consegue fugir, sobrevivendo a uma espécie de "teste de fogo". Logo depois disso, começa a estudar seus recém adquiridos poderes.
Os Poderes!!!
Diferente do Aranha atual, que gruda nas paredes por simplesmente grudar, Mig possui, como já foi dito, pequenas garras, uma em cada ponta dos dedos das mãos e do pés, podendo retraí-las quando quiser. O legal é que além de poder escalar as paredes com elas, ele pode usa- las para rasgar coisas, desde concreto até metal (é show!). Além das garras, ele possui caninos avantajados, mais parecendo um vampiro. O legal desses dentes é que ele é capaz de injetar um veneno paralisante ao morder alguém. Outra diferença entre os dois Aranhas, é que Mig, ao contrário de Peter, possui visão ampliada (as aranhas tem oito olhos sabia?). Já a teia, é produzida por seu próprio organismo, que a armazena em seu antebraço. Tudo isso faz com que o Mig seja muito mais parecido com uma aranha do que o nosso bom e velho Peter. Apesar de tudo, Mig não possui o tão famoso sentido de aranha, que já salvou a
vida dele inúmeras vezes. Lógico que um ponto em comum entre os dois é a força e a agilidade, mas a semelhança pára por aí.
Os Principais Personagens!!!
Miguel O´Hara/Homem-Aranha: Ele tem quase 30 anos e trabalha como geneticista na Alchemax. Ele é um cara que parece pensar só em si mesmo por causa do modo como age, mas tem bom coração. É que ele só não tem tanta paciência quanto o Aranha original, sendo que ás vezes ele perde o controle.
Tyler Stone: É o patrão canalha de Mig. Esse cara é tão inescrupuloso e mesquinho que faz o J.J.Jameson parecer um santo! É um cara cinquentão e já está no poder da Alchemax há bastante tempo. Ele só obedecia ao presidente da empresa (ou parecia obedecer), cuja identidade misteriosa (o cara só ficava nas sombras e segundo pistas, conheceu o Aranha original) acabou não sendo revelada porquê a revista foi cancelada (sacanagem!).
Gabriel O´Hara: É o irmão irresponsável de Mig. É o tipo de cara que vai na onda da moda, aprontando uma coisa diferente de cada vez. O cara já foi hacker e hoje vive pulando de trampo em trampo (afinal, ele só se mete em encrenca, sendo que, adivinhem só, é o irmão mais velho que quase sempre tira o dele da reta!). Ele é a única pessoa que sabe que Mig é o Aranha. Aliás, ele aproveita- se do fato para conseguir favores do irmão.
Lyla: No futuro, as pessoas possuem hologramas que assumem formas de pessoas. Esses hologramas são meios de comunicação entre uma casa ou apartamento e seu morador. Eles tem até personalidade própria, mas jamais devem usar de violência e devem obediência total a humanos. Lyla é um desses hologramas e é ela que cuida do apê de Mig. Ela também garante muitos momentos cômicos no gibi, pois nunca consegue compreender os humanos e por seguir sempre as ordens ao pé da letra, acaba cometendo sem querer algumas cagadas por causa do tipo de interpretação que ela faz das ordens, pois afinal, dependendo de como formulamos uma frase, essa frase pode ter duplo sentido. Já imaginou os tipos de cagada que ela acaba cometendo ás vezes? É hilário! Ah, ela tem a aparência da Marilyn Monroe, mas apesar de poder assumir outras formas, Mig prefere esta (e eu também!).
Dana D´Ângelo: Noiva de Mig, ela é a garota dos sonhos dele, mas que ás vezes o incomoda, pois sempre quer saber onde ele esteve e o que andou fazendo (afinal, ás vezes ele passa dias desaparecido durante suas tentativas de salvar o mundo). Apesar das desculpas esfarrapadas de seu noivo, ela o ama e sempre o perdoa (depois de uma briguinha e uma conversa acompanhada de um pedido de desculpas e uma promessa inútil de que ele vai melhorar. Assim como ele, ela tem seus defeitos, mas tem bom coração. O legal é quando ela acaba sendo contratada como assistente de Tyler Stone. Dessa forma fica mais difícil pro Mig arranjar desculpas e salvar o mundo, pois após esse fato, eles acabam indo trabalhar bem próximos!
Kasey Nash: É a namorada psicopata-revolucionária-maníaco- violenta-impulsiva de Gabriel, irmão de Mig. Ela é uma garota que adora as coisas do século XX e odeia as corporações, participando de grupos revolucionários- anarquistas que tem o objetivo de derruba-las. Viciada em adrenalina, vive colocando o namorado em confusão e, por tabela, o Mig também. Ela tem uma quedinha bastante sensível pelo Homem-Aranha, o que deixa o Gabriel com ciúmes. Afinal, ela vive dizendo que o Aranha tem a bundinha mais linda que ela já viu!
|