A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 30/06/2006, às 10:26

SUPERMAN RETURNS: OS 10 MELHORES DESENHISTAS
Aqueles que são realmente os melhores naquilo que fazem… Selecionar os 10 melhores desenhistas de Superman de todos os tempos. E sem ferir o nome de todos os que fizeram história nas páginas de cada revista que o personagem apareceu. Olha, tarefa difícil, ingrata e provavelmente polêmica (afinal, sei que sempre tem alguém que discorda […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


Selecionar os 10 melhores desenhistas de Superman de todos os tempos. E sem ferir o nome de todos os que fizeram história nas páginas de cada revista que o personagem apareceu. Olha, tarefa difícil, ingrata e provavelmente polêmica (afinal, sei que sempre tem alguém que discorda comigo e me ameaça de morte, manda o pessoal do Oriente Médio fazer uma visitinha em casa, envia carta-bomba e demonstrações de carinho desse porte).

Concordem comigo ou não, tentei ser o mais justo possível. Espero que gostem.

:: 10 – JERRY ORDWAY
Ordway não poderia ficar de fora. Foi o “herdeiro” de John Byrne logo após a saída do mestre. Embora houvesse uma diferença de traços enormes entre os dois gigantes, o Superman de Ordway ficou bem realista. Tanto é que, tinha momentos em que você não sabia se era Clark ou Superman que ficava mais humano. Muitas das coisas hoje relacionadas ao universo do personagem foi criação de Ordway e ele merece todos os créditos por isso.

:: 9 – ROSS ANDRU
Junto com Jose Luiz Garcia-Lopez, foi o desenhista símbolo do Superman em uma época já bem moderna, mas antes da Crise nas Infinitas Terras. Seu nível de detalhe é impressionante e assim como Lopez, seu Superman lembra Christopher Reeve em boa parte dos momentos. Não é à toa que foi o eleito para fazer o primeiro crossover de super-heróis de que se tem notícia quando fizeram o primeiro encontro de Superman e Homem-Aranha na década de 70. A batalha entre os dois heróis, desenhada por Andru é simplesmente antológica, assim como a sequência de abertura em que Superman detém um robô gigante. Clássicão!

:: 8 – KERRY GAMMIL
Este nunca figurou entre os 10 mais da Wizard ou de qualquer outro lugar. Mas uma coisa é garantida: seu desenho é tão clássico e preciso que bota muito desenhista que se acha pra comer grafite. Fez coisas relacionadas ao azulão em dupla com George Pérez algumas vezes devido aos seus estilos similiares. Gammil consegue ser mais limpo e direto do que Pérez (embora Pérez continue imbátivel no quesito “colocar toda a população mundial em um quadrinho”), dando dinamismo a qualquer coisa desenhada por ele.

:: 7 – BRYAN HITCH
Dispensa comentários, mas como as razões para seu sétimo lugar tem que constar aqui, lá vamos nós: heróico. É nisso que penso quando visualizo o herói no traço de Hitch. O cara consegue dar um estilo típico de herói dos quadrinhos numa época em que vivemos vendo muita arte “arteficial”. Eu diria até que ele é o “Garcia-López do Século XXI”. Poses dinâmicas sem serem forçadas (muito pelo contrário, são extremamente naturais), ar de superioridade e ao mesmo tempo do bom rapaz ao estilo “pode confiar em mim” são algumas das qualidades de Hitch quando ele trata do kryptoniano.

:: 6 – CARLOS PACHECO
Se existe um desenhista capaz de mesclar o clássico e o moderno, este é Carlos Pacheco. Tanto Superman quanto Clark parecem ao mesmo tempo algo saído da década de 40 mas com todo um toque de modernidade. O azulão dele tem um toque de Superman pré-crise sem deixar as coisas atuais de lado e a maior prova disso é o especial Liga da Justiça e Sociedade da Justiça: Vícios e Virtudes. O Super é praticamente robusto ao invés de ser o anabolizado “estilo Image”, parecendo-se com uma pessoa normal… só que forte! Além disso, o Clark que ele desenha é o que mais me lembra o visual original criado pra ele no final da década de 30. É mole ou quer mais?

:: 5 – GEORGE PÉREZ
Poder. É isso que o Superman de Perez transmite a cada quadro. E vou confessar uma coisa: prefiro o desenho dele na época de “Crise nas Infinitas Terras” e na época dos Novos Titãs e Mulher-Maravilha do que os atuais. Ainda assim, na série Liga da Justiça e Vingadores, o cara mostrou o que é realmente um Superman. E se ainda não se convenceu de que o Superman dele é poder puro, vá em um sebo e procure as edições da revista “Super-Homem”, editada pela Editora Abril ainda na época do formatinho. O cara apareceu como desenhista convidado (ou seja, não era o oficial da época) em algumas edições e simplesmente fez comer poeira qualquer outra concorrência da época.

:: 4 – JOSÉ LUIZ GÁRCIA-LÓPEZ
Fez por um bom tempo o papel que posteriormente seria de Byrne: o de influenciar toda uma geração (incluindo o próprio Byrne). Seu estilo ao retratar o Superman é tão forte que um dos quesitos usados (além da ótima interpretação) para escolher o ator Christopher Reeve para o clássico herói em sua versão dos cinemas foi o de que Reeve era uma “cópia” exata do desenho de Garcia-López. O Superman dele é limpo, eficiente e com poses realmente heróicas. Inclusive, algumas das poses modernas do personagem ao voar foram estilizadas por ele.

:: 3 – JOHN BYRNE
Ok, hoje ele pode estar um pouco gagá como alguns dizem ou já se foi o tempo dele. Porém, estamos falando do passado e o passado de Byrne com o Superman como algo digno do legado do homem de aço é fato consumado. Não vou destilar aqui as óbvias e fantásticas idéias roteirísticas que o ele teve pra dar uma cara nova ao personagem e sim falar da arte. Seja com sua própria arte-final ou com o seu regular parceiro Terry Austin (considerado por muitos profissionais de quadrinhos como o melhor arte-finalista de todos os tempos), Byrne simplismente moldou o visual de todos os personagem do universo de Superman para as gerações seguintes. Seja Lois, Clark, Jimmy ou qualquer outro personagem, não importando o quanto mudem, a marca de Byrne está lá e sinceramente, acho difícil a coisa mudar. Byrne será uma tremenda referência visual por um bom tempo.

:: 2 – IVAN REIS
Sim, um brasileiro vem logo em segundo. Ele é mais um que possui a habilidade de deixar qualquer personagem legal. Vide o Capitão Átomo dele, por exemplo, que é espetacular, com um brilho de metal único. E foi por causa de uma única história com o azulão (junto com o Capitão Átomo e o Batman) que Ivan foi convidado para ser o desenhista oficial de Superman. Tendo ficado apenas um ano em Action Comics, a DC gostou tanto do cara que quis levá-lo a outros patamares: participou de Crise Infinita e está desenhando a revista do Lanterna Verde. E não é qualquer Lanterna e sim Hal Jordan. Mas fugimos do assunto um pouco, não? Estamos falando de Superman! O kryptoniano desenhado por Ivan lembra uma mistura de John Byrne com John Buscema, mas ambos, como se fossem versões modernas. Tudo bem, o texto de Chuck Austen em sua passagem foi muito fraco, mas foi impossível não colocar os olhos em cada edição de AC desenhada por ele. Fazia muito tempo que não havia uma arte tão bela nas revistas do personagem.

:: 1 – ALAN DAVIS
Alan Davis é hours-concours (mas tenho que colocar aqui de qualquer jeito, né?). Não é só o Superman que ele desenha de forma magistral. QUALQUER personagem fica muito bem no traço deste cara… até coadjuvantes como Jimmy Olsen ou a Tia May, da Marvel. Porém, Davis nos mostra um Superman poderoso, imponente, realmente crível e com visual clássico. Poucos conseguem dar um ar de personagem clássico a qualquer personagem (principalmente o azulão) como este cara. Seja em antigas edições da DC ou mesmo na mais recente minissérie Liga da Justiça – O Prego (e sua sequência), Davis esbanja competência no trato com o homem de aço. Dá pra sentir quadro-aquadro que Superman está há anos luz de qualquer outro personagem, não importando quem esteja ao seu lado, criando um ar de superioridade que ele sempre deve ter. Assim como Superman – O Filme fez muitos acreditarem que um homem podia voar, Davis faz acreditar que o Superman possa existir.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024