A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 31/05/2006, às 05:51

TODO MUNDO EM PÂNICO 4: sorria, até você pode se considerar engraçado depois dessa…
Você não sabe se fica com mais pena de você mesmo ou da equipe da produção. Comédia é um assunto um tanto delicado. Você já deve ter passado por isso alguma vez na vida: um belo dia, resolve convidar um grupo de amigos pra assistir àquele filme que você acha engraçadíssimo. Daí todo mundo se […]

Por
Francine "Sra. Ni" Guilen


Comédia é um assunto um tanto delicado. Você já deve ter passado por isso alguma vez na vida: um belo dia, resolve convidar um grupo de amigos pra assistir àquele filme que você acha engraçadíssimo. Daí todo mundo se acomoda no sofá, pega a bacia de pipoca e você fica lá, sorrindo de orelha a orelha e esperando chegarem as primeiras gargalhadas. Passa a primeira cena, aquela que você adora. E nada. Passa a parte mais engraçada do filme, e as únicas gargalhadas que ecoam pela sala são as suas próprias. Por fim, quando chegam os créditos, você olha pra trás e vê que parte dos seus amigos está dormindo, a outra parte foi embora, e os restantes estão jogando Uno. Pois é assim que funciona o humor, por mais deprimente que isso pareça: nem todo mundo ri da mesma coisa, nem todo mundo entende um tipo de humor, nem todo mundo é obrigado a odiar comédias pastelão e se matar de rir em comédias escatológicas (e nem todo mundo é obrigado a gostar de Monty Python, é o que eu tento lembrar todos os dias). E tenha isso em mente sempre que for entrar em alguma discussão sobre o que é engraçado ou não, ou sempre que for ler críticas de filmes do gênero comédia.

Então tá. É só isso que você precisa saber pra poder continuar a ler essa crítica. Se eu não consegui rir em praticamente nenhuma cena dessa quarta continuação mais do que desnecessária, não quer dizer que acontecerá o mesmo com você. Mas… que o filme não tem graça, ah, não tem ;D. Você provavelmente já deve ter entrado em contato com algum dos outros três Todo Mundo em Pânico, e deve saber qual é a dessa franquia: o primeiro filme, Todo Mundo em Pânico (2000), existe pra tirar um sarro das produções de suspense/terror. Tirou uma com aqueles suspenses adolescentes como Pânico e Eu sei o que vocês fizeram no Verão Passado, e divertiu assim. Aí o pessoal gostou da idéia, e resolveu repetir a dose em 2001. Não satisfeitos, voltaram em 2003 com a mesma idéia: pegaram os sucessos de suspense do ano, e fizeram outra paródia. O que? A idéia já tinha se esgotado em 2001? Imagine! Eles não têm mais do que tirar sarro nessa versão de 2006, porque já parodiaram todos os clichês do gênero? Oras, até parece >=).

Daí que nem há muito o que contar da história desse Todo Mundo em Pânico 4. Só que os filmes escolhidos pra serem os escorraçados da vez foram Guerra dos Mundos, Jogos Mortais, A Vilae O Grito. Mas sobram farpas também pra outros, como – claro – O Segredo de Brokeback Moutain e Menina de Ouro. Sim, têm algumas tiradinhas divertidas nessas paródias e em algumas referências à cultura pop, mas fica por isso mesmo, sem nenhum momento “uau, isso é tão engraçado que me faz querer arrancar o meu baço fora”. A estrela do filme é Tom Ryan (Craig Bierko, A Luta pela Esperança), no papel vivido por Tom Cruise em Guerra dos Mundos. E novamente retorna Anna Faris como a loira ingênua Cindy Campbell, que agora decidiu virar enfermeira e se envolverá romanticamente com Tom -, junto a outros atores participantes das outras seqüências da cinessérie. Nem vale a pena mencionar o Charlie Sheen, totalmente desperdiçado e jogado a apenas uma ponta no começo. E não há muito mais a ser dito, em meio a tantos quadros encaixados meio tortamente mesmo que não façam sentido, só pra existirem no filme e atuações ruinzinhas, ruinzinhas. Destaque apenas para as pontas do Leslie “não contem pra ninguém mas eu acho ele sem graça” Nielsen como o presidente dos EUA e doBill “não contem pra ninguém mas eu acho ele lindo” Pullman, como o pai da menina cega da tal “Vila”. Destaque não necessariamente por serem engraçadas, mas apenas porque são dois atores conhecidos perdidos lá no meio.

Confesso: o primeiro “Todo Mundo em Pânico” foi deveras paradoxal pra mim: por um lado, achei a sacada de parodiar filmes de terror bem legal, e algumas piadas engraçadas. Por outro, todo aquele lance de piadas girando em torno de sexo – partes do corpo – mulheres peladas – sexo – gays – arrotos – sexo – piadas com pessoas defeituosas realmente não é o meu favorito. Uma ou outra piada envolvendo isso em um filme pode ficar legal, mas quando mais da metade delas se baseia nessa famigerada listinha, e ainda é desenvolvida de forma grosseira, começa a enjoar. Claro, como eu disse, tem público que gosta, e não há problema algum com isso (respira fundo, Srta.Ni, nem todo mundo queria ter se casado com o Charles Chaplin). Estou só me referindo a isso pra explicar porque eu não assisti a “Todo Mundo em Pânico 2” e “3”, e o que eu esperava desse quarto filme.

Eu esperava, claro, mais uma dose de piadas grotescas de sexo – partes do corpo – mulheres peladas – sexo – gays… bem, você entendeu =D. Aí me deparei com uma boa dose dessas piadas, só que, o pior, sem muita inspiração. É, ué, porque até pra se fazer “humor de banheiro” é preciso de um pouco de inspiração, pra fazer a molecada rir. Acontece que por mais que você tente acreditar, “Todo Mundo em Pânico 4” não é engraçado. Dá pra rir umas duas vezes (achei supimpa a cena do trIPod, por exemplo), e se você for em uma sessão de cinema cheia de adolescentes pode até se divertir, mas se parar pra pensar são poucas as coisas que se salvam nessa película em matéria de humor.

E nem digo isso só por ser o tipo de humor que abomino, eu juro! Eles erram feio, várias vezes, no que as pessoas que entendem mais de comédia do que eu costumam chamar de timing. Mais ou menos assim: os roteiristas e atores têm um tempo certinho pra fazer a platéia rir. Se a frase ou coisa engraçada acontecer antes ou depois desse “tempo certinho”, o efeito cômico já era. Afinal, você pode até achar engraçado uma menina dando banho em uma velha catatônica com uma esponja cheia de xixi. Mas quando essa cena se estende por mais de dois minutos, a graça já acabou há um tempinho… Além disso, agora vem a melhor parte (ou pior parte, se você não gostar de ironias): você é capaz de adivinhar qual vai ser a próxima piada do filme com muita antecedência. E isso é ruim. Muito ruim. Prova que os honoráveis senhores roteiristas não sentaram pra desenvolver melhor suas idéias geniais, e sim escreveram a primeira idéia de piada que lhes veio à cabeça, e que viria à cabeça de qualquer um que estivesse escrevendo esse roteiro, sem refinar as idéias nem um pouquinho. E deu no que deu. Deve ter algo a ver com o inconsciente coletivo… ou com falta de talento mesmo.

E a culpa nem é só dos roteiristas, aqueles bastardos. Os atores também não ajudam em nada. Se o tal do Craig Bierko é quase tão bom ator quanto a engraçadinha – e só – Anna Faris, tirando um caso ou outro (Bill Pullman e Charlie Sheen, talvez?) o resto é perda total. Pra ser um bom comediante é preciso ter talento, não tem jeito. Se bobear, mais talento que pra fazer um drama. Se for só sair por aí fazendo umas caretas e caindo no chão depois de levar uma bolada, até eu sou a melhor comediante do mundo. É fácil, não? Dá pra ver o quão ruins os tios aí são quando a cena exige que eles falem. Ih, quando eles querem dar uma de “vamos fazer um humor inglês” é que ferra tudo. Nas duas ou três vezes em que a piada está na conversa dos personagens, dá pra ver que os atores de “Todo Mundo em Pânico 4” são tão comediantes quanto minha tia Dorcas.

Mas lembre-se: enumerei todos os defeitos dessa belezinha, mas não disse que você não vai gostar. Comédias são subjetivas. Eu juro que esperava menos do filme, mas mesmo assim não deu pra rir, em meio a tantos defeitos constrangedores. Eu tentei, sério! =D Mas não deu! Sinto muito.

E a lição de hoje foi: em vez de gastar dinheiro indo ao cinema com seus amiguinhos pra assistir a isso, pegue sua câmera caseira e faça uma comédia trash junto com eles. Se quiser, como um bom nerd, você pode até fazer um curta cheio de referências também parodiando filmes de terror. Pode ter certeza de que vai ficar muito, mas muito mais engraçado!

:: CURIOSIDADES

– Eu não tenho uma tia Dorcas.

Todo Mundo em Pânico 4 (Título Original: Scary Movie 4) / Ano: 2006 / Produção: EUA / Direção: David Zucker / Elenco: Craig Bierko, Anna Faris, Anthony Anderson, Michael Madsen, Bill Pullman, Leslie Nielsen, Charlie Sheen, Carmen Elektra / Roteiro: Irmãos Wayan, Jim Abrahams, Pat Proft, Craig Mazin / Música: James L. Venable


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024