A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 23/11/2005, às 12:10

HARRY POTTER: Cronologia
Vai um Lembrol aí? Parece que não, mas logo logo a série Harry Potter vai completar dez anos de existência. Pois é, o primeiro livro da série foi lançado na Inglaterra em 1997, e aportou aqui no Brasil em abril de 2000. Ou seja, os livros do menino da cicatriz acompanharam o crescimento de muita […]

Por
Francine "Sra. Ni" Guilen


Parece que não, mas logo logo a série Harry Potter vai completar dez anos de existência. Pois é, o primeiro livro da série foi lançado na Inglaterra em 1997, e aportou aqui no Brasil em abril de 2000. Ou seja, os livros do menino da cicatriz acompanharam o crescimento de muita gente e já fazem parte das recordações de outras gentes mais crescidas. E se você leu o primeiro volume há quase 6 anos, antes de todo o sucesso causado pelo lançamento do filme, é bem capaz de ter se esquecido de muita coisa que já se passou em Hogwarts. Agora é o momento para lembrar das tramas já passadas. E, se você nunca leu os livros ou pulou algum e não quer ficar perdido nessa história toda, essa matéria também é pra você. Vamos relembrar então os acontecimentos mais importantes de cada livro da série. Mas lembre-se: contém SPOILERS!

:: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter é um menino franzino de 11 anos que mora com seus irritantes tios Valter e Petúnia Dursley, pais do mimado Duda, que tem a mesma idade do primo. Potter foi parar na casa deles quando ainda era bebê, depois de um terrível incidente: a morte de seus pais. Só que estes não eram pais comuns – Lílian e Thiago Potter eram um casal de bruxos, e morreram assassinados pelo Bruxo das Trevas mais poderoso dos últimos tempos, Lorde Voldemort (tão temido que as pessoas o chamam de Você Sabe Quem ouAquele que Não Deve ser Nomeado). Acontece que esse malvadão, quando lança o feitiço da morte no bebê Potter, não consegue matá-lo: a única coisa que faz é uma cicatriz em forma de raio na testa do menino, e perde seus poderes, desaparecendo e deixando a grande maioria do mundo mágico aliviada e decidida a acreditar que ele morreu.

E essa aqui é pros pais preocupados com o futuro de suas crianças: vale lembrar que, na história de J.K.Rowling, bruxos não são malvados, e, apesar de fazerem magia, não têm pacto com o coisa ruim ou coisa do gênero. Pelo contrário: os protagonistas e seus amigos usam seus poderes para o bem e lutam contra os bruxos “das trevas”, que têm uma índole bastante “nazista” e são partidários de Voldemort.

O mundo bruxo vive escondido do mundo não-bruxo, conhecido como Mundo Trouxa. Harry Potter, vivendo 11 anos sob o teto dos tios trouxas, nada sabe acerca de seu passado e do mundo da magia, mas já demonstra algumas capacidades intrigantes, como por exemplo soltar uma cobra perigosa de um aquário, sem querer, em pleno zoológico. Pouco antes do início do ano letivo, o menino recebe um pergaminho trazido por uma coruja, e, depois de muita relutância dos tios, é avisado por um estranho homem enorme, Hagrid, de que é um bruxo, fica sabendo de toda a real história de seus pais e descobre que acaba de ser convidado para ingressar em Hogwarts, a maior escola de magia e bruxaria da Inglaterra. Então, Harry é levado por Hagrid e a partir daí passa a conhecer seu novo mundo, com todas as suas peculiaridades.

No trem para a nova escola conhece aqueles que serão seus melhores amigos: Rony Weasley e Hermione Granger, junto a outros colegas, como Neville Longbottom, e ao entojado Draco Malfoy, que vira seu pior inimigo na escola. Ao chegar no castelo de Hogwarts, os alunos são separados em quatro casas: Grifinória (para onde Harry Potter e seus amigos vão), Lufa Lufa, Corvinal e a suspeita Sonserina. Então as aulas começam, chance para conhecerem os novos professores, dos quais se destacam o bondoso e poderoso diretor Alvo Dumbledore, a rigorosa mas supimpa Minerva McGonnagal, o odiável Severo Snape e o medroso professor Quirrell. Nas primeiras semanas, Harry não é assim tão amigo da cdf e autoritária Hermione, mas logo vira seu amigo e do engraçado-perdedor Rony. Ele conhece o jogo de quadribol, que é o popular esporte dos bruxos, e descobre que é um exímio apanhador, voando muito bem em uma vassoura. Tudo correria normalmente, não fossem alguns acontecimentos estranhos na escola. O trio de amigos descobre que os professores estão escondendo em uma das salas uma pedra filosofal, algo muito valioso que concede vida eterna a quem a possuir. Mas outra pessoa descobre isso antes: Lorde Voldemort, que, 11 anos depois de sua aparente derrota, retorna, ainda fraco, habitando o corpo de outra pessoa. Harry, Rony e Hermione, claro, não sabem disso, mas passam o ano inteiro desconfiando do professor Snape, por causa de alguns episódios suspeitos, como a misteriosa tentativa de assassinato no meio de uma partida de quadribol. Ao fim do livro, eles passam por diversos desafios e entram na sala onde está a pedra, com a certeza de que vão pegar Severo no pulo, mas, em vez disso, Harry se depara com o professor Quirrell, cuja cabeça está sendo habitada por nada menos que o que sobrou de Voldemort.

Graças a uma manobra de Dumbledore, que guardou a pedra de forma que só quem realmente quisesse pegá-la sem ambição conseguisse encontrá-la, Harry alcança o objeto antes que seu inimigo, mas, se vê cara a cara com ele e precisa enfrentá-lo pela primeira vez. Porém, no momento em que o bruxo das trevas vai tocar no menino, sente dores e seu rosto vai queimando. A explicação: Lílian Potter, a mãe de Harry, morreu para salvá-lo, o protegendo com seu amor, e assim lançando involuntariamente uma magia antiga que guarda o filho contra seu maior inimigo.

:: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

No terceiro ano, Harry acaba se indispondo com seus tios mais uma vez, inflando a irmã de Valter, e corre pra fora de casa antes que seja tarde demais. Para chegar em seu destino, pega o Nôitibus Andante – um meio de transporte bruxo deveras divertido. Ele tem a chance de passar uns dias com a enorme família de Rony, e, quando chega em Hogwarts, se depara com um mundo bruxo assustado: Sirius Black, um perigoso assassino e suposto seguidor de Você-Sabe-Quem fugiu de Azkaban. Por isso, o Ministério da Magia manda, para patrulharem a escola e outros recantos, os dementadores – que são criaturas que lembram Cavaleiros Negros, têm o poder de sugar todos os sentimentos bons das pessoas e de trazer à tona suas piores lembranças. O “beijo” de um dementador é a coisa mais temida, pois eles sugam a alma das pessoas. Essas criaturas são a guarda de Azkaban, e Dumbledore não confia nelas.

Paralelamente, um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas é contratado, Remus Lupin, que demonstra ser o melhor mestre da disciplina até agora. Com ele, Harry aprende a enfrentar dementadores. Depois de o menino passar um ano com medo de ser atacado pelo tal Sirius, o final das aulas guarda um monte de surpresas para Harry: ele descobre, por fim, que o homem a quem todos temem é seu padrinho, era um dos melhores amigos do seu pai, e, sobretudo, inocente. A culpa lançada sobre ele – de que tinha traído os Potter contando a Voldemort onde moravam e matado vários trouxas e um bruxo de uma só vez – era, na verdade, de Pedro Pettigrew, outro amigo dos Potter, e o verdadeiro traidor. A maior descoberta é que esse tio aí não está morto, mas sim bem vivo, agora em forma de rato, já que ele é um animago (bruxo que tem o poder de transformar-se em um animal): ele é ninguém menos que Perebas, o rato de estimação de Rony.

Toda a confusão é desfeita ao fim do livro, quando os meninos descobrem também que Lupin é um lobisomem, e foi outro dos grandes amigos de Thiago Potter. Mesmo desfeitos os grandes mal-entendidos, as coisas não tendem a melhorar: Pedro consegue fugir, e ninguém acredita na inocência de Black, que é condenado a morte. Paralelamente a isso, Hagrid está novamente às voltas com a justiça, graças a mais um de seus “fofos” bichinhos de estimação: o hipogrifo Bicuço, que também é condenado a morte, por acusação de ser violento. Mas Dumbledore usa de sua sabedoria e dá uma dica para que Hermione consiga salvar duas vidas inocentes: basta usar um artefato chamado vira-tempo, voltar no tempo e fazer Sirius fugir voando sobre Bicuço antes da hora fatal (vale lembrar que Mione andava usando o vira-tempo o ano inteiro para conseguir assistir a todas as aulas possíveis). É isso o que Harry e ela fazem, e assim o dia está salvo.

Para fechar o ano com chave de ouro, depois do menino Potter ter sido cercado por terríveis dementadores e tido que dar cabo deles mesmo tendo traumas em relação a esses seres, Harry ainda presencia uma sinistra previsão verdadeira saída da boca de Sibila Trelawney, a professora de Adivinhação, que profetiza que tempos escuros estão por vir, quando “o servo se unir ao seu senhor, o Lorde das Trevas”.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024