A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 21/11/2005, às 09:18

ARQUIVO SPOILER: DA “QUEDA” À “HOUSE OF M”
Será? Será que isto será verdade? Joe Quesada e seus editores deram ao competente Brian Michael Bendis (Demolidor) o poder de remodelar todo o Universo Marvel. Mudanças permanentes? Sim, segundo a editora. Desta vez, não será nada como a Era de Apocalipse, onde todas as mudanças se converteram. Claro que a Era House of M […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Joe Quesada e seus editores deram ao competente Brian Michael Bendis (Demolidor) o poder de remodelar todo o Universo Marvel. Mudanças permanentes? Sim, segundo a editora. Desta vez, não será nada como a Era de Apocalipse, onde todas as mudanças se converteram. Claro que a Era House of M terá fim e algumas das mudanças voltarão ao normal, mas alguns alicerces da saga continuarão firmes e mudarão para sempre os destinos de alguns personagens. Sim, algo como Crise nas Infinitas Terras, que mudou drasticamente a história do Universo DC: o mesmo acontecerá com a Marvel após “House of M”. Aos poucos, Bendis plantou uma semente que mais tarde explodiu e mudou as direções de vários títulos. Para entender melhor o que aconteceu neste crossover que iniciará a fase Decimation, trago os principais fatos que levaram até o presente momento.

:: DA LOUCURA À QUEDA

Bendis usou antigas histórias dos Vingadores para arquitetar A Queda (Avengers Dissassembled). Vamos então ao início: Feiticeira Escarlate – filha do vilão Magneto -, criminosa regenerada e com o poder de interferir nas probabilidades, se tornou vingadora a pedido do Capitão América. Durante esta fase, surgiu Visão, um andróide construído pelo maligno Ultron – este, construído por Hank Pyn -, mas este, ao invés de se voltar contra os Vingadores, uniu forças a eles. Visão, cujo estado psicológico foi produzido a partir da mente do herói Magnum, acabou atraindo Wanda (Feiticeira Escarlate). O negócio ficou tão sério que os dois acabaram casando. A mesma, tendo os poderes de alterar probabilidades, conseguiu engravidar do andróide. E é aqui que o descambo da heroína tem princípio.

Mais tarde, o casal migrou para a divisão da “Costa Oeste” dos Vingadores (fase de John Byrne) e, nesta fase, Visão é seqüestrado e totalmente desmontado. Os heróis conseguem recuperar o andróide, mas ao ser reconstruído, mostrou-se frio: psicologicamente um robô. Mesmo confusa, Wanda tenta continuar com sua família unida até receber uma terrível topada do destino: seus filhos foram gerados segundo sua probabilidade, mas eles precisavam de almas, e para isto, dois demônios do vilão Mestre Pandemônio serviram para o intento. O vilão retorna e clama pelo que tem direito, tomando assim os filhos de Wanda. Depois de um grande confronto, Wanda teve que encarar que seus filhos nunca foram reais, apenas fruto de sua probabilidade. É o fim de sua família.

Cada vez mais afastada do frio Visão, a heroína acaba se envolvendo com a mente que deu origem ao antigo Visão, Magnum. Depois de um curto romance, a heroína teve que encarar a morte prematura de Magnum. Mais uma desilusão para ela. Mostrando não estar a par da magnitude de seus poderes, Wanda acaba ressuscitando Magnum toda vez que corria um grande perigo. Depois de um longo período de confusões no relacionamento dela, Visão e Magnum, sua sanidade começa deteriorar. Wanda procura a pessoa que treinou seus poderes e sua grande conselheira, Agatha Harkness, e num momento de loucura por conta das trágicas lembranças de seu filho, assassina ela. Neste meio tempo, o vingador Ás de Copas, com seus poderes fora de controle, suicida-se no espaço após salvar a filha de Scott Lang – o novo Homem-Formiga. E Tony Stark – que já se pronunciou publicamente ser o Homem de Ferro – torna-se Ministro da Defesa dos EUA.

:: DA QUEDA À MUDANÇA

Ás de Copas reaparece nos jardins da Mansão dos Vingadores, e é recebido por Scott Lang. O moribundo vingador explode e leva consigo Lang e parte da Mansão. Os Vingadores levantam dos escombros e convocam seus outros membros, ao perceber que Lang está morto. Enquanto isto, Tony – vestindo a sua armadura – discursa na ONU, e começa a ter um estranho comportamento em frente ao representante da Latvéria, dando a impressão de estar embriagado. Após quase agredir Pantera Negra e Hank Pyn, ele sai de cena, perturbado. Os heróis chegam à Mansão parcialmente destruída e presenciam a queda do jato de Visão sobre o que restou da base. Visão aparece, falando que não tem mais controle sobre seu corpo, e se desfaz de parte de sua massa, transformando-se em vários Ultrons. Após derrotarem os robôs, Mulher-Hulk, descontrolada e lembrando a fúria do seu primo, destrói o que resta do Visão e ataca os seus amigos.

Graças à ajuda do Homem de Ferro – que perdeu o cargo de Ministro graças à sua patética ceninha de embriaguez -, Mulher-Hulk é controlada e induzida a um estado de coma. Capitã Britânia e Vespa são hospitalizadas. Quando estão no hospital, recebem um alerta para retornar à mansão. Quando chegam lá, vêem que todos os Vingadores – tantos os reservas como os honorários – também foram convocados. Enquanto a SHIELD entra em ação para tentar botar ordem na bagunça, as emissoras de TV do mundo inteiro anunciam que a ONU não mais patrocinará os Vingadores, em razão dos últimos acontecimentos. Nisto, surge nos céus uma armada Kree, que ataca ferozmente os heróis. Quasar é ferido gravemente e Gavião Arqueiro sacrifica sua própria existência para derrubar a nave-mãe dos aliens. Nisto, toda a invasão desaparece e surge Dr. Estranho, e diz que tudo está sendo manipulado por magia, e quem está provocando os acontecimentos é a Feiticeira Escarlate.

O mago revela que a sanidade de Wanda começou a se desfazer a partir de sua falsa gravidez. Os Vingadores vão à caça da traidora, e são atacados por vários vilões trazidos pela mutante. E tudo só termina quando esta é atacada por Dr. Estranho, entrando em estado de choque. Magneto inesperadamente aparece e leva sua filha embora. Os Vingadores encontram o corpo decomposto de Agata Harkness. Tony Stark – que passou problemas com um falso Homem de Ferro – diz que suas empresa não poderá patrocinar os heróis. Todos seguem seu rumo, enquanto Carol Danvers discute com um indignado Mercúrio – que ainda defende a irmã. É o fim dos Vingadores como nós conhecemos.

:: ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Com o fim dos acontecimentos da saga “A Queda”, os Vingadores como nós conhecemos não existem mais. Mas não é o fim: uma nova encarnação do grupo renasce, com membros totalmente diferentes como Luke Cage, Sentry (Sentinela), Mulher-Aranha e outros. Só que agora eles estão por si, sem apoio do governo e é claro que depois dos últimos acontecimentos, com grande desconfiança da população e do próprio governo. Enquanto isto, Professor Xavier e Magneto, exilados em Genosha, tentam de tudo para recompor a desequilibrada Wanda. Mas ela tenta desequilibrar a realidade cada vez mais, tornando-se uma ameaça mundial. Xavier convoca os X-Men e os Vingadores para seu exílio, e lá discutem sobre o futuro da mutante. Os heróis se contrariam, uns defendendo Wanda e outros chegando à decisão de que o único jeito seria assassinando a enlouquecida heroína. No momento em que vão ao encontro da ex-vingadora, deparam-se com uma grande explosão branca.

Após o grande brilho, tudo é modificado. Os mutantes são a grande maioria, e os humanos vivem sob olhares deles. Os andróides Sentinelas trabalham para SHIELD, assim como Jessica Drew, Mística, Vampira, Noturno e Wolverine. A jovem x-men Kitty Pryde é uma professora primária. Emma Frost é casada com Ciclope e ajuda crianças mutantes, principalmente Franklin Richards, órfão de astronautas que morreram numa missão – Quarteto Fantástico, sacaram? Cristal é uma apresentadora de TV famosa. Homem-Aranha tem sua identidade exposta ao público e todos o adoram, sem contar que ele é casado com Gwen Stacy – com quem tem um filho – e seu Tio Ben está vivo. Capitão América é um soldado aposentado. Miss Marvel também é uma heroína muita famosa e querida. Feiticeira Escarlate não tem poderes.

E este novo mundo produzido pela mente de Wanda é em grande parte comandado por seu pai, Magneto. Luke Cage lidera um tipo de resistência humana, que ainda tem entre seus membros o renascido Gavião Arqueiro, Marc Spector (Cavaleiro da Lua), Manto & Adaga, Felícia (Gata Negra), Misty Knight, Danny (Punho de Ferro) e outros.

Wolverine acorda e estranha toda a atual realidade. Devido a vários implantes de memórias, Logan está confuso e acaba lembrando da verdadeira realidade. Enlouquecido, ele foge da SHIELD e é perseguido por seus companheiros. Sua rebeldia contra a milícia mutanteacaba chamando a atenção da resistência humana, que seqüestram o mutante. Este é interrogado e fala sobre as mudanças da realidade. E sua história acaba batendo com a da jovem mutante Layla Miller, que também diz ter acordado e percebido que tudo havia mudado. Dando um voto de confiança a Logan, Luke Cage e seu bando o acompanham até o apartamento de Emma Frost, onde a ex-Rainha Branca acaba deparando-se com a verdade, entrando em contato com a mente da pequena Layla. E logo depois o Ciclope. Gavião Arqueiro – que sabe de sua morte no universo normal – resolve sumir.

:: RÉQUIEM PARA MUTANTES

O bando foi à procura de vários heróis e libertam suas mentes para juntarem forças contra Magneto – que eles acreditavam ter manipulado Wanda para modificar a realidade a seu favor -, libertando também o então desaparecido Xavier. Quem sofreu mais com a falsa realidade foi Peter Parker, que é forçado a encarar que perderá Gwen Stacy e Tio Ben mais uma vez (além de um filho) para que a realidade possa voltar ao normal. Os heróis se movem para o Palácio Real de Magneto, prontos para atacarem, e no momento acontecia uma reunião de lideres mundiais, que incluem Tchalla, Ororo Monroe e Victor Von Doom. Enquanto distraem os líderes com um Sentinela desgovernado, Emma Frost e Layla saem à procura de Xavier, e acaba se deparando com o túmulo do próprio. Enquanto a briga rola lá fora, Wanda se esconde em seu quarto com seus filhos e é seguida pelo Dr. Estranho. Lá, ela é interrogada pelo místico, que acaba revelando que tudo não foi um plano de Magneto, e sim de Mercúrio, que procurou sua irmã dizendo que pretendiam matá-la e a convenceu de usar seus poderes. Do nada, Wanda é atingida nas costas por uma flecha do Gavião Arqueiro.

Magneto vai à caça de Emma e Layla e, ao entrar em contato com a pequena mutante, descobre a verdade sobre tudo. Gavião Arqueiro é desintegrado. Mercúrio avança sobre os heróis e nocauteia grande parte deles, mas é capturado pelo seu pai que, furioso por ter sido manipulado, assassina Pietro. Indignada, Wanda vai ao encontro de Mercúrio e o ressuscita, e ao mesmo tempo diz as palavras: “no more mutants”. Um novo clarão acontece. Tudo aparentemente volta ao normal. Emma Frost é chamada para a escola, onde descobre que seus alunos perderam seus poderes mutantes. Os heróis descobrem que só os libertados por Emma e Layla são capazes de lembrar do que aconteceu durante o “House of M”. Homem de Gelo, Câmara, Jubilee, Icarus e Magneto, entre outros, descobrem que estão sem poderes. Emma faz uma busca com Cérebra, e percebe que os mutantes foram reduzidos de milhões para quase duas centenas. E ao mesmo tempo, descobre que não há sinal de Professor Xavier. Os Vingadores chegam aos destroços da sua antiga base e encontram o uniforme de Gavião Arqueiro: tudo indica que ele está vivo e abandonou a vida heróica. Wanda está sem poderes e escondida no meio de ciganos.

:: FECHADOS PARA REFORMA

Bem, com o fim de “House of M”, Bendis deixou vários fios soltos para que os argumentistas que assumirem os títulos após o fim da saga possam ter algo a desenvolver. O mundo voltou à medida do possível ao normal, mas alguns fatos continuaram, como por exemplo um romance de infância entre Tempestade e Pantera Negra. Os Sentinelas, usados pela SHIELD, continuam a existir. Os mutantes foram reduzidos ao número de 198 espécies, além de outros fatos como o destino de Mercúrio e Professor Xavier. Quem é Layla Miller? E outros mais. Agora vamos ver se tudo dará um efeito bem melhor do que a “Era de Apocalipse”, que deixou alguns rastros – como Fera Negro e X-Man – e os mesmos aos poucos foram sendo apagados. E aí, qual sua opinião sobre o futuro da Marvel sem parte de seus membros mais importantes: os mutantes?


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024