A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 01/09/2005, às 12:00

PUNKY – A LEVADA DA BRECA
Aaaah, eu quero ter uma filha igual a ela! ^_^ É o sinal dos tempos, meu amiguinho. Sabe quem acabou de nascer? A filha da Punky. Sim, aquela linda e perfeita menininha protagonista agora já é uma linda mulher que, no último dia 25 de agosto, deu à luz uma criança e virou mãe. Admite: […]

Por
Francine "Sra. Ni" Guilen


É o sinal dos tempos, meu amiguinho. Sabe quem acabou de nascer? A filha da Punky. Sim, aquela linda e perfeita menininha protagonista agora já é uma linda mulher que, no último dia 25 de agosto, deu à luz uma criança e virou mãe. Admite: você tá ficando velho, hein, meu? Para comemorar o nascimento dessa nova criança cujo nome é Poet (mas hein?), aqui está uma matéria que eu estava devendo há tempos. Punky, A Levada da Breca, um clássico dos anos 80 muito, muito supimpa. Se você nunca viu um episódio dessa menina serelepe… eu sinto muito pela sua alma. Se você cresceu encantado com essa menininha e sonhava em ser como ela, junte-se ao clube, e saúde a garota símbolo da infância 80.

A história de Penélope Brewster – o nome verdadeiro da Punky (Soleil Moon Frye) – não é das mais felizes. A menina, com apenas sete anos, foi abandonada primeiro pelo pai e depois pela sua mãe, que, muito adequadamente, “esqueceu” a filha no supermercado e nunca mais voltou. Punky, então, encontrou um apartamento vazio e passou a morar lá sozinha, apenas acompanhada pelo seu novo amigo, o cachorro Pinky. Um dia, um velho fotógrafo e zelador da nova residência da garota a encontra lá, e mais do que depressa a encaminha para as autoridades competentes. O nome desse senhor é Arthur Bicudo (George Gaynes), e não demora muito para que ele conheça a situação de Punky, se penalize com sua história e a acolha. Assim, ambos resolvem seu problema de solidão, e começam uma bela relação de pai e filha adotiva. A menina encontra alguém para cuidar dela, e Arthur tem sua vida renovada pela chegada de uma criança em seu lar. No decorrer da série, os dois enfrentam várias situações que põem à prova seu amor, e sempre aprendem algo novo.

Mas nem só de doces morais vivia o “Punky – A Levada da Breca”. As situações divertidas vividas pela protagonista davam inveja a qualquer criança da época, já que Punky não é das pessoas mais comportadas e equilibradas. Além do senhor Arthur e do seu cãozinho, Punky tem também alguns amiguinhos: Cátia (Cherie Johnson) e sua avó Luiza (Susie Garrett), a nojenta Margot (Ami Foster) e o Junior Anderson (Casey Ellison). Além de mostrar as serelepices das crianças na vizinhança, também aparecia no programa a escola onde todos esses amigos da Punky estudavam junto com ela. Na escola, o bedel Eddie (Eddie Deezen) e o professor Mike (TK Carter) também eram personagens fixos da série.

“Punky A Levada da Breca” data de 1984 e foi produzida até 1988, teve 88 episódios, passando aqui no Brasil no SBT. As gravações foram interrompidas entre 1986 e 87 por motivos obscuros, mas o programa voltou a ser filmado até seu derradeiro final, em 1988. Durante esse meio tempo, a atriz principal colocou seus estudos em dia e acabou crescendo mais do que devia (?). Em 88, ela já estava com 13 anos, perdendo o lado mais “graciosamente infantil” da Punky, e os roteiros já estavam esgotando as idéias. Assim, o fim chegou.

Essa série que marcou toda uma geração de criancinhas que iam à escola, comiam Mirabel com Dip’nlik e voltavam logo para assistir à Punky, do alto de suas sandálias Melissa (antes de serem caras!) não foi só sucesso aqui no Brasil, não. Lá nos Estados Unidos, também foi um hit e deu origem a produtos dos mais diversos, de boneca a nome emprestado para bolachas.

:: O QUE FAZEM ELES AGORA?

– SOLEIL MOON FRY (Punky)
A menina quis ser atriz desde que viu seu irmão, Meeno Peluce, atuando, quando ela tinha apenas 5 anos de idade. Depois de ter feito sucesso como protagonista de uma série em seu primeiro papel, que durou 5 de seus primeiros anos de vida, a menina continuou trabalhando em filmes e TV, mas continua marcada até hoje pela imagem da eterna Punky. Nenhum filme do qual ela fez parte é muito conhecido aqui na terrinha, mas certamente você deve lembrar do seriado Sabrina Aprendiz de Feiticeira. Pois bem, Soleil trabalhou na série no papel de Roxie King. Todo esse sucesso em cima de “Punky A Levada da Breca” acabou atrapalhando um pouco os estudos da atriz, que teve que interrompê-los durante um tempo por estar ficando difícil lidar com as filmagens, os estudos e a fama ao mesmo tempo. Hoje ela tem 29 anos, é casada com o produtor Jason Goldberg e, como já disse lá em cima, é mãe da recém nascida Poet.

– GEORGE GAYNES (Arhur)
Conhecido por ter trabalhado em Loucademia de Polícia (ele é o Comandante Eric Lassard) e Tootsie, dois clássicos de Sessões da Tarde. Ele continua vivo até hoje, tem 88 anos, e após sua participação em “Punky”, continuou na série “Loucademia de Polícia” e em outras produções cômicas. Sua última participação no cinema foi no filme Recém Casados, de 2003. Aquele com o Ashton Kutcher.

– CHERIE JOHNSON (Cátia)
A menina era sobrinha do roteirista da série, que decidiu homenageá-la criando uma personagem com seu nome. Cherie, muito justamente, perguntou para o tio se não podia ser ela mesma a intérprete de sua xará amiga da Punky… e acabou recebendo um sim como resposta. Depois do programa, ela participou da novela Days of our Lives, ficou um pouco fora de cena por um tempo, e agora estará de volta no filme 5eventy 7ive.

:: SÓ PRA VARIAR…

Só para não perder o costume de estragar coisas legais, foi criado um desenho animado baseado na série. Nela, substituíram o cachorro por Glomer, um bichinho mágico de outra dimensão muito deprimentemente chato. O mais intrigante é que a animação foi ao ar enquanto o programa ainda estava sendo produzido, e todos os personagens eram dublados pelos mesmos atores da série em carne e osso. Pergunta: por que raios quiseram fazer uma versão animada de algo que ainda fazia sucesso? E, principalmente, a maior pergunta: alguém aí agüentava esse desenho?

:: CURIOSIDADES

– O nome do cachorro de Punky, Pinky, que em inglês é Brandon, foi baseado no nome do produtor do show, Brandon Tartikoff.

– Na versão em inglês, Cátia se chama Cherie Johnson, o mesmo nome da atriz que a interpreta.

– O protagonista de outra série oitentista Voyagers – Viajantes do Tempo é irmão de Soleil Moon Frye.

– Dona Soleil faz aniversário dia 6 de agosto, mesmo dia que eu. Ok, isso não tem nada a ver.

– O nome Punky deriva de um amor de infância do produtor Brandon. Essa verdadeira Punky chegou a aparecer na série como uma professora.

:: LETRA DA ABERTURA

Não podia faltar isso aqui, a abertura mais supimpinha ^_^

“Nunca mais eu vou dizer que essa vida me aborrece – Punky!
Deixo pra você resolver só pra ver o que acontece – Punky!

A menina que ilumina
Toda vez que a gente vê
Ainda tenho muito o que aprender com você.

Uma carinha que amolece um coração de ferro – Punky!
Um jeitinho que amolece qualquer grito ou berro – Punky!

A menina que ilumina
Toda vez que a gente vê
Ainda tenho muito o que aprender com você.

Fica aqui comigo, vem ser meu amigo, quero brincar com você
Na roda gigante, um cachorro quente
– Quem será que vai me oferecer?”


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024