A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 02/09/2005, às 03:02

Crítica: STEALTH – AMEAÇA INVISÍVEL
Just say you love me, you pussy! :: Teaser: Alta | Média | Baixa :: Trailer 1: Alta | Média | Baixa :: Trailer 2: Alta | Média | Baixa :: Vídeo Comicon: Alta | Média | Baixa :: Site oficial em português :: Site oficial em inglês Assim como o trailer de A Ilha, […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


:: Teaser: Alta | Média | Baixa
:: Trailer 1: Alta | Média | Baixa
:: Trailer 2: Alta | Média | Baixa
:: Vídeo Comicon: Alta | Média | Baixa
:: Site oficial em português
:: Site oficial em inglês

Assim como o trailer de A Ilha, Stealth – Ameaça Invisível era um filme em que o trailer me dizia: “filme de ação bacanudo”. Mas como eu tomei na cabeça com o “filme-explosão” do Michael Bay, acabei baixando minhas expectativas.

… INICIANDO PROGRAMA……
BEM-VINDO.
EXECUTANDO….|

Bom, de qualquer maneira, sobrou para eu ver o novo filme do diretor Rob Cohen (que dirigiu “pérolas” como Triplo X e Velozes e Furiosos). Com esse currículo, não dá para esperar muita coisa… mas posso garantir: se você for com a mente aberta, sem esperar nenhum grande clássico do cinema, você conseguirá se divertir bastante.

Em um futuro não tão distante, a força aérea norte-americana inicia um projeto de alta-tecnologia para a criação de novas aeronaves de combate, conhecido como Talon. Para pilotar essas novas maravilhas, é feito uma grande seleção de pilotos, e apenas três passam no teste: Ben Gannon (Josh Lucas, de Hulk), Kara Wade (Jessica Biel, de Blade: Trinity) e Henry Purcell (Jamie Foxx, de Ray. Ambos se entrosam bem, tornam-se grandes amigos e são os melhores entre os melhores… mas as coisas mudam de figura quando o sargento George Cummings (Sam Shepard, que vai fazer o filme sobre o lendário Jesse James) apresenta a nova integrante do grupo: uma nova aeronave, modelo UCAV, controlada por uma inteligência artifical, chamada EDI.

ABRINDO ARQUIVO ZARKO.EXE…. EXECUTANDO……..
INICIALIZAÇÃO NEGADA
SEGUNDA TENTATIVA……………
INICIALIZAÇÃO NEGADA. SISTEMA BLOQUEOU O ACESSO AO PROGRAMA

Bom, nem preciso dizer que tudo vai pelos ares quando a inteligência artificial entra em faniquito depois de ser atingido por um raio ao voltar de uma missão. O computador ganha não apenas vontade própria, mas um objetivo próprio. Para parar a máquina – que aprendeu com Gannon, Wade e Purcell não apenas as melhores manobras, mas também os julgamentos morais – os pilotos terão que dar o melhor de si… e isso pode não ser o bastante.

Até aí tudo bem… parece que já está tudo dito, certo? Historinha básica entre homem versus máquina, homens ganham no final, sem antes tomar uma puxada de orelha por causa da maneira que seu conhecimento é usado, blá, blá, blá… Bem, sim e não. A história não é bááááásica, mas é simples. E eu posso dizer que tudo o que o trailer mostra não é nem metade do filme. Taí algo diferente dos dias atuais, um trailer que não conta tudo sobre o filme. Pode ter certeza: a mudança na história não é nada diferente do que já foi feito em outras produções. Mas não é nada entregue no trailer ou na sinopse.

……. INICIANDO INVASÃO DO SISTEMA. EXECUTANDO………
ACESSO NEGADO
INICIANDO ACESSO VIA PORTA 8080…………
ACESSO NEGADO
INICIANDO ACESSO VIA REDE…………..
ACESSO NEGADO

Outra coisa interessante de ser notada é que, diferente do que é divulgado – e que a maioria pensa – o ator principal do filme não é Jamie Foxx (que ainda não tinha se tornado Jamie “ganhador do Oscar” Foxx enquanto filmava “Ameaça Invisível”) e sim Josh Lucas. De resto, acho bacana comentar sobre as sequências de ação dos aviões, em tomadas que eu só consigo achar um adjetivo para descrevê-las: “nervosas”. É uma tremedeira só, ajudada pelos sons de jatos passando pelo seu ouvido, que dão uma experiência bem interessante.

Além disso tudo que eu disse, não há muito mais a ser dito: é uma produção de ação, que é até bem competente, e diverte, principalmente quando você vê que a história não toma o rumo que o trailer mostra… mas não é nenhuma obra-prima. Se você conseguir ir com a mente aberta, vai até curtir. E…

INVADINDO SALA DA REDAÇÃO D´A ARCA E DOMINANDO O COMPUTADOR DO FANBOY………
ACESSO PERMITIDO
USUÁRIO ZARKO: ONLINE

Mas que história é essa? Tá babando mais que vaca ruminando, meu filho? Como você pode ter passado por essa clichézada só e dizer que tá tudo bem? Como diria o Jorge Kajuru, eu ODEIO cliché! Aquele papo de o computador entrar em pane por causa de um raio? Dá um tempo… Tá certo que esse filme conseguiu me pegar de surpresa em alguns momentos. O trailer, como você mesmo disse, impressionantemente, consegue uma proeza: não contar quase nada do filme (diferente de 99% dos trailers que saem hoje em dia).

Ainda assim, o filme sofre de algumas falhas, principalmente na personalidade do avião EDI. Em alguns momentos ele parece ter emoções, em outros não… sem falar em algumas decisões feitas pelos roteiristas em como deveria ser formada a personalidade de EDI. Mas nada que atrapalhe ou estrague o filme.

… na verdade, achei que ia realmente odiar esse filme, mas quase não há problemas. O filme é até legal, com boas sequências de ação e… MEU DEUS, O QUE EU ESTOU DIZENDO??? Quer dizer, nem vi o filme… Quer dizer, eu…

USUÁRIO ZARKO: OFFLINE
USUÁRIO ZARKO FOI BANIDO DO SISTEMA. LITERALMENTE CHUTADO.
USUÁRIO FANBOY: ONLINE

VAI ASSISTIR AO “SCARFACE” DO BORIS KARLOFF, seu nerd metido a cult! Esse site só tem maluco mesmo… ^_^

:: CURIOSIDADES

– O design dos jatos Talon é baseado no Nothrop Grumman Switchblade, um novo design de jato invisível que estava sendo montado para substituir o conhecidíssimo F-111, a aeronave originalmente conhecida como Stealth.

– Ah, não saiam do cinema quando os créditos começarem a subir. Depois das letrinhas, há uma cena minúscula – e eu diria até meio besta. Mas ela está lá. Quem tiver a curiosidade…

– A produção encarou manifestações e protestos de ambientalistas enquanto filmavam na área de Blue Mountains, nos EUA. Não sei se era pela equipe jogando lixo pelo local ou se era pelo fogo e destroços de alguns jatos que se espatifaram por lá… ^_^

– O Zarko pediu para dizer que essas afirmações feitas em nome dele são caluniosas e que ele nunca viu o filme, e que o Fanboy só escreveu isso pois não tinha quase nada para falar do filme. O Fanboy disse que não tá nem aí e que quem se ferrou foi ele, que teve que assistir Coisa de Mulher. CHUPA! ^_^

Stealth – Ameaça Invisível (Título original: Stealth) / Ano: 2005 / Produção: EUA / Direção: Rob Cohen / Roteiro: W. D. Richter / Elenco: Jamie Foxx, Jessica Biel, Josh Lucas, Sam Shepard / Duração: 121 min.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024