A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 19/08/2005, às 05:25

Crítica: PENETRAS BONS DE BICO
Ou: “O filme do Vince Vaughn” :: Vídeos: Teaser | Trailer :: Site oficial em inglês :: Diversão: coloque a sua cara no trailer de “Penetras Bons de Bico” “Não se aproxime da noiva. Ou você está a um passo de ser expulso da festa” Vou ser sincero: nunca fui dos maiores fãs dos filmes […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim


:: Vídeos: Teaser | Trailer
:: Site oficial em inglês
:: Diversão: coloque a sua cara no trailer de “Penetras Bons de Bico”

“Não se aproxime da noiva. Ou você está a um passo de ser expulso da festa”

Vou ser sincero: nunca fui dos maiores fãs dos filmes da trupe de comediantes americanos batizados pela imprensa especializada de “Frat Pack“, em referência ao grupo de Frank Sinatra, Dean Martin e companhia. Tratam-se de Will Ferrell, Ben Stiller, Vince Vaughn e os irmãos Luke e Owen Wilson. Eles sempre estrelam comédias juntos e, quando não são os protagonistas, geralmente costumam fazer pequenas pontas uns nos filmes dos outros. Basta ver coisas como Starsky & Hutch, O Âncora e Com A Bola Toda, por exemplo. O Fanboy adora – principalmente se ele consegue levar o Benício, ainda que relutante, junto. Mas nunca vi muita graça… até hoje. Até dar de cara com Penetras Bons de Bico (Wedding Crashers), o mais recente fenômeno de bilheteria nos Estados Unidos.

“Convites são para perdedores”

Acho que o principal segredo do filme é dar a Vaughn o espaço cômico que merece. Enquanto Owen Wilson passa pela telona um tanto quanto apagado, Vaughn rouba a cena. É agil nos diálogos e tiradas, faz toda sorte de caretas, improvisa descaradamente e acaba ficando com as melhores e mais inspiradas gags cômicas. Depois de tentar ser sério como o Norman Bates do péssimo remake de Psicose e servir apenas como “escada cômica” (leia-se: “Dedé”) para Stiller e Ferrell, finalmente o cara mostra a que veio. Antes tarde do que nunca. E a gente fica aqui, pedindo mais.

“Garotas de chapéu tendem a ser mais abertas e nunca dão para trás”

John Beckwith (Owen) e Jeremy Grey (Vaughn) são dois amigos de infância que enxergam a instituição do casamento de maneira bastante cínica. A profissão da dupla pode ser descrita como “mediadores de divórcios” – dois advogados que ajudam no processo de divisão dos bens do casal antes que o marido e a mulher, em processo de separação, pulem um no pescoço do outro em busca das cifras. Mas, nas horas vagas, a principal diversão destes dois caras é entrar de penetra em festas de casamento. Dá para beber de graça, comer à vontade, dançar com a família e, é claro, é o ambiente ideal para encontrar mulheres fragilizadas com o romance no ar e muito mais fáceis de serem abordadas.

“Ninguém vai para casa sozinho”

A cada festa, eles interpretam um tipo diferente, sempre usando nomes falsos e seguindo a secular cartilha do sábio Chaz Reingold, misterioso criador das regras dos penetras de casamentos. Mas nunca se envolvem. Até o dia, é claro, em que resolvem entrar de bicões na maior festa de casamento do ano, promovida pelo Secretário do Tesouro Cleary (Christopher Walken, de Prenda-Me Se For Capaz) para a sua filha mais velha. “Mais de 200 mulheres solteiras numa mesma sala”, justifica Jeremy a um já cansado John. Mas ele concorda mesmo assim. Lá, o sujeito dá de cara com a cativante Claire (Rachel McAdams, de Garota Veneno) e acaba se apaixonando. À primeira vista. Enquanto isso, Jeremy acaba entrando numa fria ao atrair as atenções da irmã de Claire, a mimada e maluquinha Gloria (Isla Fisher, de Scooby Doo).

“Evite as virgens. Elas são muito grudentas”

Mesmo depois de descobrir que Claire tem namorado, John quer seguir em frente. Jeremy, no entanto, quer fugir de Gloria o quanto antes. A oportunidade ideal para John se aproximar de Claire vem justamente quando Gloria convida os dois para irem, com o restante da família, para a sua mansão de praia. Jeremy não quer ir, nem arrastado. Mas o amigo faz aquele drama básico e o convence. E começa aí uma enorme luta para manter a mentira de pé e ainda lidar com a disfuncional família Cleary, formada pelo truculento namorado de Claire, Sack (Bradley Cooper, da série “Alias”); pela infiel esposa do Secretário, Kathleen (Jane Seymour, de um montão de filmes para a TV); pelo único filho homem do casal, Todd (o estreante Keir O’Donnell) e pela mal-educada vovó Mary (Ellen Albertini Dow, de Patch Adams).

“Você ama animais e crianças”

É preciso deixar uma coisa clara, antes de tudo: o ritmo de “Penetras” acaba caindo um pouco da metade para frente. Depois de uns 40 minutos absolutamente frenéticos, a película começa a navegar de maneira um tanto quanto comedida até certo ponto. Não que isso seja necessariamente um defeito, veja bem. O filme é realmente muito longo (quase duas horas, incomum para uma comédia do gênero), e isso pode acabar cansando algumas pessoas – além do fato de que nem todas as piadas são óbvias, do tipo “humor pastelão”. Ainda é um filme de Wilson e Vaughn, mas um tantinho de humor sutil está espalhado aqui e ali para ser devidamente “pescado”. Por último: em alguns momentos, fica claro porque é Vaughn quem rouba a cena. Afinal, a partir da viagem à praia, a trama vai se alternando entre ele e Wilson – que, quando retratado, acaba sendo nitidamente a âncora do filme com o romance e com a grande “lição” que permeia a trama e, é claro, está reservada para o final. Bingo. Não dava para esperar algo assim tão diferente, né?

“Sem desculpas. Aja como um campeão”

Não ache, no entanto, que o desfecho de “Penetras” é óbvio. Ok, não é algo absolutamente genial, memorável, inesquecível. Afinal, o diretor David Dobkin (de “Bater ou Correr em Londres” também com Owen Wilson) não é nenhum M. Night Shyamalan da vida… Mas, pelo menos, algumas pequenas viradas de trama e surpresas estão reservadas para nós até que, finalmente, possamos ver a participação especial de Will Ferrell – ou você REALMENTE achou que nenhum dos outros membros da trupe ia dar as caras por aqui? E acredite: vale a pena esperar. Ferrell está inspiradíssimo e comprovando a minha teoria de que ele funciona muito melhor como coadjuvante do que como ator principal.

“Tenha certeza de que ela é solteira”

No fim das contas, “Penetras Bons de Bico” é aquela diversão típica para um sábado à tarde. Reúna os seus melhores amigos, compre todas as porcarias que vocês puderem comer e prepare-se para rir muito. Ao final do filme, uma sugestão: corra para o fliperama mais próximo e promova um campeonato de Indy 500. Não tem erro. Não importa se você e seus amigos têm 15 ou 30 anos.

“As damas-de-honra estão desesperadas. Console-as”

:: CURIOSIDADES

– Despretensiosamente, “Penetras” tornou-se uma das maiores bilheterias do ano nos Estados Unidos, batendo uma série de recordes – incluindo o de segunda melhor comédia com censura R Rated (menores de 17 anos acompanhados dos pais) de todos os tempos, ultrapassando “Uma Linda Mulher” e “Quem Vai Ficar Com Mary?”, ficando atrás apenas de “Um Tira da Pesada”. Estimativas apontam que, na semana que vem, a película atinge a marca dos US$ 200 milhões de bilheteria depois de pouco mais de um mês de exibição.

– A idéia de “Penetras Bons de Bico” começou com um convite que o produtor Andrew Panay recebeu para o casamento de um amigo há alguns anos. “Comecei a pensar em meus dias de colégio quando eu entrei de penetra em alguns casamentos com um amigo meu porque era uma forma fácil de conhecer garotas”.

– Para manter os vários casamentos e recepções mostrados no filme mais autênticos, os produtores contaram com os conselhos técnicos de Lovelynn Vanderhost, um dos maiores “planejadores de casamentos” dos Estados Unidos.

– Para a cena do casamento da filha mais velha dos Cleary, foram usados 500 extras de smoking e vestidos formais, uma orquestra de 20 pessoas e um bolo de casamento de US$ 5000 dólares.

– Todas as frases que permeiam este texto são as famosas regras dos penetras. Algumas delas são citadas no filme. Outras, foram criadas especialmente para o material de divulgação da produção, incluindo aqueles de marketing viral, distribuídos furiosamente por e-mail na terra do Tio Sam.

Ficha técnica:
Penetras Bons de Bico (Título original: Wedding Crashers) / Ano: 2005 / Produção: EUA / Direção: David Dobkin / Roteiro: Steve Faber e Bob Fisher / Elenco: Vince Vaughn, Owen Wilson, Christopher Walken, Isla Fisher, Rachel McAdams, Jane Seymour, Keir O’Donnell, Ellen Albertini Dow, Will Ferrell / Duração: 119 min.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025