A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 12/07/2005, às 05:11

Entrevista: AQUARIA
Com certeza estarei no show dos caras! YEAH! LEIA MAIS :: O Rock no cinema :: Discografia essencial dos nerds d’A ARCA :: Bandas que você realmente tem que ouvir! A banda Aquaria talvez seja pouco conhecida do público de heavy metal em geral, mas seus integrantes não são nem um pouco iniciantes. Formada pelos […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


LEIA MAIS
:: O Rock
no cinema
:: Discografia essencial dos nerds d’A ARCA
:: Bandas que você realmente tem que ouvir!

A banda Aquaria talvez seja pouco conhecida do público de heavy metal em geral, mas seus integrantes não são nem um pouco iniciantes. Formada pelos integrantes da extinta banda Uirapuru, o Aquaria vem recebendo cada vez mais destaque em seu meio. Porém, como um site que fala de cinema, quadrinhos e outras coisas do gênero, o que uma matéria falando sobre uma banda de metal tem espaço aqui? Simples, meu caro: no próximo dia 15 de julho, sexta-feira, a banda se apresenta no Anime Friends 2005, evento voltado para os fãs de animê e mangá que acontece nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho, em São Paulo.

Formada por Fernando Giovannetti (baixo), Bruno Agra (bateria), Vitor Veiga (vocal), Alberto Kury (teclado) e Leo Gomes (guitarra), o Aquaria é um dos maiores sucessos nas últimas paradas lá no Japão e agora quer conquistar também o seu público natal. Sim, eles são brasileiros, apesar de serem superfamosos na terra do sol nascente. E justamente no AF que eles vão mostrar de vez que vieram pra sacudir o meio musical brasileiro. Lançado pela Hellion Records, o álbum de estréia, Luxaeterna é simplesmente fenomenal e merece ser apreciado com toda a atenção. Entretanto, pra você, que é fã de animê e mangá (e obviamente, curte um bom heavy) e que vai no evento, trago aqui um entrevista exclusiva pra você conhecer um pouco sobre os caras que vão arrebentar junto dos artistas japoneses que estarão lá, pra delírio de todos. Com vocês, Aquaria:

A ARCA: Vocês são brasileiros e fazem sucesso no Japão, mas ainda são pouco conhecidos aqui. Como é fazer sucesso em um lugar que não é sua terra natal?
Alberto: O álbum “Luxaeterna” teve uma receptividade espetacular no Japão, algo que foi além do esperado. Ficamos mais de dois meses no top 10 de vendas no segmento heavy japonês. Aqui no Brasil, nossa história estará começando, já com o lançamento do álbum debut no fim de junho. Estamos ansiosos com este lançamento, afinal é nossa terra natal.

AA: Como é a relação de vocês com os fãs japoneses? Como eles são em relação a vocês?
Bruno: Não tivemos ainda a oportunidade de irmos ao Japão, algo que poderá acontecer em breve. Nosso contato com os fãs fica apenas via internet. Está sendo muito calorosa a receptividade do nosso trabalho pelos fãs japoneses, e será muito gratificante quando pudermos retribuir com os shows do próximo ano no Japão.

AA: Para quem ainda não os conhece, como cada um definiria a banda Aquaria? Quais são suas influências?
Fernando: Eu tenho um gosto muito variado dentro do rock, e talvez dentre os membros da banda seja eu que goste de bandas mais pesadas, como Pantera e Fear Factory. Gosto de som técnico como Dream Theater e Symphony X, ainda com bastante peso e mais melodias e bandas mais hard, mas ainda técnicas como Mr Big. Claro que nunca esqueço as influencias que me fizeram começar, os grandes clássicos como Iron Maiden e Metallica. E sobre o Aquaria eu definiria como: velocidade, melodia e excelentes orquestrações.
Alberto: Gosto de várias bandas em geral, músicos diversos, muitas referências em vários estilos. Sinto o Aquaria como um instrumento de mensagens positivas, celebração da vida.
Leo:  Além das influências guitarrísticas, como Steve Vai (guitarrista solo), Brian May (Queen) e John Petrucci (Dream Theater), tenho influências de música brasileira como Guinga, Hermeto e outros, além de jazz. Definiria o Aquaria como Magia.
Bruno: Meus bateristas preferidos são: Eric Carr (Kiss) e Deen Castronovo (que já tocou com Steve Vai, Ozzy Osbourne e Journey). Em relação aos estilos musicais, gosto de todos os estilos de rock e música clássica. Definiria o Aquaria como o som do novo milênio, a trilha sonora do século 21.
Vitor: O Aquaria, para mim, é o resultado de nossos sonhos, a soma de várias idéias, de vários conceitos musicais que estavam guardados esperando para serem registrados em uma obra. Quanto às influências, as minhas maiores são Beatles, com seu inacreditável trabalho vocal, Queen, Iron Maiden, Europe e etc…

AA: Vocês vão tocar oficialmente no Brasil pela primeira vez no “Anime Friends”. Como é estrear por aqui num evento como esse? E por quê nesse evento?
Todos: O “Anime Friends” foi algo curioso. A produção do evento, sabendo da nossa repercussão no Japão, viu uma oportunidade de inová-lo levando a nossa banda para realizar este show. Podemos dizer que há pontos em comum em nosso trabalho com a cultura animê/mangá. O álbum conta uma história da gênese do mundo, ou seja, há o paralelo com a narrativa dos desenhos animê. Nossa arte foi feita por um grande desenhista da Marvel Comics, Roberto Campus, o que também é uma característica comum. Achamos que será uma estréia um tanto quanto peculiar, porém estamos muito empolgados em tocar em um evento desta importância e credibilidade.

AA: Vocês podem dar uma dica sobre o setlist de vocês para o show no Anime Friends? Vão ser só músicas próprias ou terão algumas covers?
Todos: Bom, isto não é coisa que se fale antes do show… (risos) iremos tocar músicas do álbum “Luxaeterna”, covers clássicos, e é claro que temos uma grande surpresa pros fãs de Animê/mangá.

AA: Em um show de heavy metal, a banda (ou as bandas, num caso de festival) sabe que o seu público-alvo está lá por dois motivos: o primeiro é amor ao heavy metal. O segundo é amor à banda que está se apresentando. Mas e no caso desse show do “Anime Friends”? Afinal, são fãs de anime e mangá que estarão lá e nem todos curtem heavy metal. Qual a expectativa?
Vitor: A expectativa é atrair esse público que pouco ou nunca teve contato com o metal e mostrar a todos o que o Aquaria pode proporcionar em emoção, boa música, empolgação e uma ótima performance.
Alberto: Nos esforçamos ao máximo para tirar o melhor som, compor canções de qualidade. Assim, achamos que esta energia, este amor que depositamos neste trabalho será entedido, mesmo para quem não gosta de metal. Ainda assim, são grandes os elos entre os dois mundos, como já dissemos, e são vários os fãs dos dois universos.

 AA: O album de estréia, o “Luxaeterna”, já é sucesso no Japão e no México. Como você acha que o trabalho de vocês será recebido pelos fãs brasileiros de heavy metal? Conte-nos um pouco sobre o álbum.
Vitor: O Brasil é um país que tem no sangue diversas culturas, diversas crenças e raças.É um país aberto a todos os estilos de música e exigente no quesito qualidade. Acredito muitono sucesso do musical desse álbum por todos esses motivos.O álbum “Luxaeterna” surgiu de idéias comuns. Eu, Bruno e Alberto éramos muito amigos quando eu ainda não estava no Aquaria e a gente já tinha a idéia de fazer um projeto carregado de orquestrações, um verdadeiro rock-ópera conceitual. Foi daí que surgiu isso tudo e foi aplicado às músicas que já existiam até antes mesmo da minha entrada para a banda. Foi um álbum trabalhoso, emocionante e cheio de obstáculos. Ainda hojeolhamos para trás e só uma coisa ficou em nossas mentes: o quanto batalhamos para chegar a esse resultado.
Alberto: As pessoas já estão entrando em nosso site e ouvindo duas canções disponíveis. Estamos recebendo vários elogios da galera do Brasil. O “Luxaeterna” é um álbum conceitual, que conta uma historia épica, que é a da criação de todas as coisas. Ele tem a estrutura de uma “rock-opera”, como se fosse uma grande suíte, onde as musicas, todas orquestradas, são episódios dessa saga. Tudo foi feito com o máximo cuidado, pois acreditamos muito nesta historia.

Leia mais
:: Veja aqui a programação do ANIME FRIENDS 2005!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024