A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 17/07/2005, às 03:18

Crítica: AMALDIÇOADOS
Um lobisomem mostrando o dedão do meio não é algo que se vê todo dia… :: Trailer: clique aqui :: Vídeos: 5 clipes da produção :: Notícias relacionadas: aqui, aqui, aqui e aqui :: Visite o site oficial Se alguém me pedir para resumir numa única palavra a bocejante experiência de assistir a Amaldiçoados, filmeco […]

Por
Leandro "Zarko" Fernandes


:: Trailer: clique aqui
:: Vídeos: 5 clipes da produção
:: Notícias relacionadas: aqui, aqui, aqui e aqui
:: Visite o site oficial

Se alguém me pedir para resumir numa única palavra a bocejante experiência de assistir a Amaldiçoados, filmeco de terror (ou seria “terrir”?) dirigido por Wes Craven a partir de um script do roteirista-superstar Kevin Williamson, eu diria apenas que esta palavra seria: incrível.

1) Incrível… como o trailer entrega o filme: pois é, você já assistiu o preview? Se sua resposta é afirmativa, então eu digo que você nem precisa ver o longa! Na verdade, não seria sequer necessário conferir a película para escrever esta crítica; somente o trailer como base já bastaria (mas claro que não faríamos isso, né!), porque todo o enredo de “Amaldiçoados” está em seu preview. Inclusive o final e a identidade do vilão-mór. Sim, é sério.

2) Incrível… como as previsões se confirmaram: não dá pra entender o que se passou pela cabeça de Wes Craven quando o cara aceitou dirigir “Amaldiçoados”. O homem que apresentou ao mundo o canalhíssimo Freddy Krueger jamais poderia ter cometido tal erro. O que acontece é que, depois de revitalizar o gênero horror teen com o divertido Pânico – onde tirava um barato grandão de todos os clichês do gênero -, Craven roda este, que é simplesmente uma reunião de todos, eu digo, TODOS os mesmos clichês horríveis que o cineasta zombou. Não que ninguém soubesse disso, afinal, quem assistiu ao trailer final de “Amaldiçoados” provavelmente notou que o cara anda mesmo de férias. E rápido. 😛

3) Incrível… como o enredo é reciclado: dois irmãos, Ellie (Christina Ricci, de “Monster”) e Jimmy (Jesse Eisenberg, A Vila), dividem as tarefas e servem de responsáveis um pelo outro depois da morte dos pais. Certa noite, numa estrada escura e quase deserta, eles atropelam um animal e, em seguida, colidem num carro. Tudo isto para testemunhar, incrédulos, a ocupante do outro carro (Shannon Elizabeth, “American Pie”) ser devorada e estraçalhada por algo que parece ser um lobisomem. Claro que Ellie e Jimmy escaparão deste evento com alguns arranhões e mordidas, o que fará com que, aos poucos, eles sofram certas “mudanças” em seu metabolismo, como o surgimento de pêlos em excesso, fome de carne crua, agilidade e faro aguçado…

4) Incrível… como já vimos isto antes: com cerca de dez minutos de exibição – tempo que leva até que ocorra o tal acidente -, já é possível adivinhar o que acontecerá no decorrer do filme. Claro que Jimmy, estudante usado como saco-de-pancadas dos atletas do colégio, adora a idéia de ganhar sentidos sobrehumanos. Afinal, assim o fracote poderá se vingar de seus coleguinhas e ganhar a gatinha da escola. Enquanto isto, Ellie, a parte adulta da família, prefere agir racionalmente e tenta de qualquer maneira subverter a maldição. Em “Amaldiçoados”, há de tudo. Desde a “gostosinha” da primeira cena, cuja única função na história é servir de “comida”, até o namorado muuuito suspeito (Joshua Jackson, “Dawson’s Creek”) da mocinha. Desde os sustos óbvios até as seqüências de pesadelos.

5) Incrível… como Kevin Williamson não passa de um plagista: claro! Afinal, ele nem escreveu nada de fato. Só o que Williamson fez foi mesclar muitos elementos dos roteiros dos bacanas Possuída e Os Garotos Perdidos, alterar os nomes dos personagens e incluir algum elemento pop e cool para dizer que é sua marca pessoal (no caso, as zilhões de citações ao Lobisomem de Lon Chaney). Tudo para disfarçar sua falta de criatividade. O cara não se dá ao trabalho nem de aprofundar-se mais em seus personagens centrais! Sim, eles são órfãos. O que aconteceu? Dá para explicar?

6) Incrível… como o que é ruim pode ficar ainda pior: sim, o roteiro de Williamson está todo no trailer. E devo dizer que, se fosse APENAS aquilo, até que não seria tão ruim. Mas eis que o roteirista teve a brilhante idéia (entenda isto como uma expressão irônica) de inserir uma “segunda conclusão” na história. Esta tal segunda conclusão não só ofende totalmente a inteligência do público como é capaz de enterrar de vez a carreira do cara. Tanto mistério, tanto segredo, para entregar a identidade do lobo e… Deus, que decepção. Que péssima escolha. Que explicação tenebrosa! E ainda somos brindados com uma cena horrorosa, em que o lobisomem aparece numa janela e mostra seu glorioso dedo médio (!?!), como resposta a um personagem qualquer, que sugere que “sua bunda é magricela” (!?!?!). Lamentável. Em seguida, como é de praxe, a trama dá uma reviravolta e então, descobrimos que o final… é aquele que todo mundo já sabe. Afe!

7) Incrível… como a produção é preguiçosa: ok, concordo que é inegável que, quando trata-se de um filme de terror cuja única proposta é dar uns sustinhos, o enredo pode ser ruim numa boa, desde que cumpra sua proposta de assustar – assim como foi o ruim-porém-bom O Pesadelo. Mas a direção-de-piloto-automático de Wes Craven é tão desleixada que nem mesmo isto consegue. Os sustos são tão programados que você já sabe quando, como e onde dará aquele salto-mortal da poltrona (e no final, acaba não levando susto nenhum). A transformação do lobisomem não chega à unha do dedinho do pé da obra-prima Um Lobisomem Americano em Londres, o “humor corrosivo” que a sinopse diz existir aqui está mais para American Pie do que para Grito de Horror e as criaturas em CGI são tão falsas quanto os lobos de O Dia Depois de Amanhã. Cruel, diga-se de passagem.

8) Incrível… como o elenco parece ter sido escolhido por correspondência: sim, os atores interpretam aqui tão bem quanto o elenco de “Malhação”. Até mesmo a coitada da Christina Ricci, dona de um enorme e indiscutível talento, está perdida. Certamente ela topou trabalhar aqui só para complementar o orçamento ou para botar em dia algumas continhas atrasadas (!). Pelo menos, somos poupados da tragédia total com a beleza sempre bem-vinda de Portia de Rossi, do finado seriado “Ally McBeal” e atualmente no elenco de “Arrested Development”, que paga um mico federal como uma vidente. Aliás, foi só eu ou mais alguém aí acha que a Christina Ricci se tornou um belo de um mulherão?

9) Incrível… como o Joshua Jackson é um total canastrão: isto foi um comentário pessoal. Mas ele é mesmo, contra fatos não há argumentos! 🙂

10) Incrível… como eu joguei dinheiro fora assistindo isso: em pleno mês de blockbusters nos cinemas, gastar bufunfa com ingresso para “Amaldiçoados” é algo injustificável. Fuja disso como o diabo da cruz! Ou um lobisomem de bala de prata… Hehehe!

E para finalizar, um recadinho do coração para o caríssimo senhor Wes Craven: nós gostamos de você. Gostamos de Freddy Krueger e também de “Pânico”. Mas vê se abre o olho na próxima (até que Vôo Noturno parece ser interessante). E por favor, não volte a trabalhar com Kevin Williamson. Seus fãs, comovidos e aliviados, agradecem. 😛

:: ALGUMAS CURIOSIDADES

– A produção de “Amaldiçoados” foi marcada por diversos problemas, todos envolvendo o roteiro. Diz a lenda que Kevin Williamson reescrevia trechos completos durante as filmagens, alterando o enredo e eliminando personagens, fazendo com que Wes Craven refilmasse mais de 40% do filme e demitisse atores já contratados. Alguns até chegaram a filmar, como Illeana Douglas, Heather Langenkamp, Scott Foley, Omar Epps, Robert Forster, Skeet Ulrich e Corey Feldman. Ulrich faria o papel que caiu nas mãos de Joshua Jackson.

– O papel vivido pela cantora sem sal Mya seria originalmente interpretado por outra cantora sem sal, Mandy Moore. Moore foi demitida por chegar sempre atrasada às filmagens.

– A conclusão de “Amaldiçoados” aconteceria inicialmente num museu de cera. Enquanto reescrevia o roteiro, Williamson soube que um remake do clássico Museu de Cera seria produzido pela Warner Bros. Assim, mudou a ambientação do clímax da fita para uma espécie de danceteria temática.

Amaldiçoados (Título original: Cursed) / Ano: 2005 / Produção: EUA / Direção: Wes Craven / Roteiro: Kevin Williamson / Elenco: Christina Ricci, Jesse Eisenberg, Joshua Jackson, Judy Greer, Portia de Rossi, Michael Rosenbaum, Milo Ventimiglia, Scott Baio, Mya e Shannon Elizabeth / Duração: 97 minutos.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025