A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 21/07/2005, às 10:08

AS GRANDES CIDADES DOS QUADRINHOS
Não são pecadoras, mas são tão legais quanto! LEIA MAIS: :: Crítica: Sin City – A Cidade do Pecado :: Sin City – O Filme: curiosidades sobre a produção :: Saiba mais sobre cinema noir :: Ídalos: Robert Rodriguez :: Ídalos: Frank Miller Foi-se o tempo em que “cenário” era apenas um aspecto pouco importante […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


LEIA MAIS:
:: Crítica:
Sin City – A Cidade do Pecado
:: Sin City – O Filme: curiosidades sobre a produção
:: Saiba mais sobre cinema noir
:: Ídalos: Robert Rodriguez
:: Ídalos: Frank Miller

Foi-se o tempo em que “cenário” era apenas um aspecto pouco importante para um argumento de quadrinhos. Com o passar dos anos, as cidades nas quais os personagens viviam suas aventuras (e desventuras) transformaram-se em personagens à parte. Os quadrinhos e o filme Sin City são a prova definitiva do que estou falando. As cidades sofriam com as histórias, e os personagens sofriam pelo seu lar. O endereço de cada herói passou de ponto de referência para algo pelo qual eles lutam. Para alguns, esta questão de segurança virou até uma obsessão. Sem contar que na cidade também rolam os grandes amores, encontros e desencontros, fábulas, piadas, pessoas com o melhor caráter possível e as próprias pestes humanas. Resumindo: você sabe qual é a cidade? Então saberá o que encontrará por lá. Bem-vindos a este pequeno guia das grandes metrópoles dos quadrinhos! Claro que não couberam todas aqui, mas dá para dar uma geral. Bilhetes na mão? Então… vamos lá!

:: NOVA YORK

Acho que esta é a cidade com o maior número de heróis famosos por metro quadrado. Principalmente quando falamos sobre as grandes estrelas da Marvel Comics. Lá, vive o maior time de heróis da editora, os Vingadores, que moram numa grande Mansão – herança do milionario Tony Stark. E quem visitá-la, poderá ser recebido pelo simpático Jarvis. Se você prestar bem atenção ao olhar para o alto, poderá ter uma surpresa vendo uma figura carimbada pulando de prédio em prédio. Sim, estou falando do Homem-Aranha. E por falar em prédios, é obrigatória a passagem pelo suntuoso Edifício Baxter, lar da família heróica mais famosa do mundo, o Quarteto Fantástico. Se você for do estilo aventureiro, poderá dar umas voltas pela perigosa Cozinha do Inferno: tudo bem que ela agora tem um novo rei, o Sr. Demolidor. O problema é que o lugar é muito movimentado, com Duendes Verdes e Macabros jogando abóboras explosivas pelas ruas e visitinhas surpresas do gigantesco Galactus. Sem contar, claro, as intrigas formadas por um certo jornal comandado por um certo J.J. Jameson…

:: METRÓPOLIS

Em poucos anos, Metrópolis passou de grande cidade urbana para metrópole do futuro. Tudo graças à invasão de um vírus tecno-orgânico, uma versão do conhecido vilão Brainiac. Só que o vírus acabou desenvolvendo-se e evoluindo a cidade, transformando-a em algo digno aos filmes de ficção cientifica. Mas nem toda esta brilhante tecnologia espanta mais do que o grande raio azul e vermelho que sempre atravessa a cidade quando há um grande perigo. Se você prestar bem atenção, notará que o tal raio é o famoso herói chamado Superman, voando em alta velocidade. A cidade também tem um dos maiores jornais dos quadrinhos, o Planeta Diário, cujo cast abriga nomes como Perry White, Jimmy Olsen, Clark Kent e a bela Lois Lane. Só há uma questão que atende pela alcunha de Lex Luthor, um grande empresário que sempre detona metade da cidade com seus planos mirabolantes.

:: ASTRO CITY

Criada pelas mentes vanguardistas dos arquitetos Kurt Busiek e Alex Ross, a cidade é uma grande homenagem às eras de Ouro e Prata dos quadrinhos. Numa visita a este lugar, você encontra versões de personagens das editoras Marvel e DC. A cidade tem todo um clima noir, cheia de heróis com suas atitudes e jeito de ser clássico. Claro que também tem seus perigos como toda cidade, mas também tem grandes heróis que empunham a verdadeira bandeira da guerra do bem contra o mal. Se você decidir hospedar-se em Astro City por alguns dias, conseguirá tirar fotos muito interessantes e conhecer uma quantidade de heróis de deixar seus parentes com queixo caído após ver seu álbum de recordação.

:: MASSACHUSETTS

Temos a famosa Massachussets com seus centros universitários. Mas nada chama mais atenção do que os barulhos e curiosidades que escondem os portões do Instituto Xavier. Se você é uma pessoa sem preconceitos e com a mente aberta, ou pelo menos que não se assuste ao se deparar com algo diferente, poderá visitá-la acompanhado dos diretores Scott Summers e Emma Frost, além de ter aulas sobre anatomia mutante e curiosidades ministradas por Hank McCoy, mas conhecido como “Fera”. Se você ficar muito interessado, quem sabe não ganha uma viagem mental guiada pelo Professor Xavier? Pelos arredores de Massachusetts, poderá encontrar barzinhos freqüentados pelos mutantes mais casca-duras da cidade – leia-se Wolverine. Se você é mutante e acha que está sozinho no mundo, este é o lugar!

:: GOTHAM CITY

Esta cidade chama mais atenção pela curiosidade e pela sua natureza e visual gótico. Sem contar que todos ficam curiosos para ver pelo menos o vulto de seu mais famoso defensor, um tal Batman. A macabra metrópole também é povoada por belas e ferozes badgirls, entre elas Mulher-Gato, Batgirl e Caçadora. O homem mais conhecido de Gotham City é o playboy milionário Bruce Wayne. Apesar de morar numa obscura mansão, diz a lenda que nela rolam as mais altas festas e as mais pecaminosas orgias, coisa de fazer corar os habitantes de Sin City. Em seus arredores, também temos lugares peculiares, que os visitantes têm que ter muita coragem e principalmente estômago para visitar, como por exemplo o Asilo Arkham, no qual os mais célebres e populares vilões estão presos e sedentos de sangue. Mas é bom você ter um bom seguro de vida antes de ir para lá, pois Gotham já foi alvo de uma epidemia, de um terremoto, de uma evacuação e atualmente presencia uma guerra de gangues. Talvez não seja o melhor momento para visitá-la…

:: LUA

É, agora fui longe! Mas no mundo dos quadrinhos, não há lugar que você não possa visitar. É muito fácil, é só pegar a fila para o teletransportador da Liga da Justiça e pronto! Na Lua, você se surpreenderá com a enorme instalação do tamanho de uma cidade que a equipe de heróis da LJA tem à sua disposição, além de maquinários de última geração para observação universal e instalações alienígenas nunca vistas na vida. Embarcando num jatinho, você chega às ruínas de uma das moradas dos Inumanos. Você também pode observar o que sobrou da arquitetura desta raça transcendental. E quem sabe você não dá de cara com o cabeção do Vigia. Mas fiquem sossegados: ele prometeu que não se envolveria em nenhum assunto que poderia interferir na vida na Terra.

:: PATÓPOLIS

Sim, ela existe! E é povoada pelas criaturas mais alegres e caricatas do mundo. Sua arquitetura foi formada pelo famoso Walt Disney. Seu ponto de referência mais forte é o grande prédio (e caixa forte) do Tio Patinhas. Se você pegá-lo de bom humor, poderá vê-lo dando mergulhos em sua grande piscina de moedas, além de ver de longe – bem de longe – a famosa “Moeda n.º 1”, a moeda da sorte do milionário e alvo de planos mirabolante da Maga Patalógica. Pela vizinhança, você poderá encontrar o esquentado mas boa gente Pato Donald e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho. Sem contar a visita que poderá fazer ao laboratório maluco do gênio Professor Pardal e ver várias de suas engenhocas, inclusive uma obra da engenharia eletrônica, um robô que recebeu a alcunha de Lampadinha. É um lugar divertido e gostoso de passear. Quem sabe você pode conhecer até um dos grandes heróis de Patópolis em ação, o Super Pato?

:: BAIRRO DO LIMOEIRO

Tudo bem, não é uma cidade, e sim um pequeno bairro. Mas tantas boas histórias já foram contadas neste local, que com certeza já virou um universo. Ou você não gostaria de passear numa cidade com seus filhos, onde as crianças ainda brincam inocentemente nas ruas, onde é fácil encontrar barraquinhas de calçadas vendendo suco de limão? E onde, a cada esquina, você encontra um sorveteiro, louco para sua melhor cliente aparecer – nem precisa falar quem é, não? Onde meninos brincam de bola e de bafo com figurinhas, meninas brincam com bonecas e seus coelhos de pelúcia… Um lugar sem tristezas, sempre com alegria, cachorros azuis e verdes, gênios mirins, dentucinhas invocadas, meninos que fogem do banho e um garoto todo esperto que troca os “erres” pelos “eles”. Você não gostaria de passar um tempinho por lá?

:: UM TOUR RÁPIDO

Há vários outros territórios interessantes para dar uma passeadinha: Fawcett City, lar da Família Marvel; Coast City, a cidade fantasma que já foi lar do Lanterna Verde Hal Jordan; Keystone City, lar do Flash e de vários de seus vilões; Asgard, sim, lar dos deuses e de Thor; Olimpo… Pois é, estou começando a viajar demais!

:: CONCLUSÃO

Bem, chegamos ao fim deste passeio turístico pelas famosas cidades dos quadrinhos. Espero que as instalações d’A Arca Airlines tenham sido confortáveis e contamos sempre com vocês para os próximos pacotes turísticos. E como sempre a sua opinião é muito importante para nós, que tal fazer bom uso desta caixa de sugestões chamada A Voz dos Nerds para dar mais idéias de lugares onde poderíamos ir? E pra finalizar, ficamos com a célebre frase: “Não há lugar melhor que o nosso lar”…

Srta. Ni, por favor! Pare de bater os pézinhos!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024