A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 17/05/2005, às 05:26

STAR WARS: Cronologia dos fatos
Cuidado! O negócio está cheio de SPOILERS! :: LEIA TAMBÉM :: CRÍTICA: STAR WARS EPISÓDIO III :: STAR WARS, MUITO PRAZER, por Srta. Ni :: EU NÃO GOSTO DE STAR WARS, por Zarko :: QUEM SÃO OS FÃS DE STAR WARS :: STAR WARS RPG :: OS INCRÍVEIS EWOKS FOFINHOS A hipercultuada franquia do senhor […]

Por
Leandro "Zarko" Fernandes


:: LEIA TAMBÉM
:: CRÍTICA: STAR WARS EPISÓDIO III
:: STAR WARS, MUITO PRAZER, por Srta. Ni
:: EU NÃO GOSTO DE STAR WARS, por Zarko
:: QUEM SÃO OS FÃS DE STAR WARS
:: STAR WARS RPG
:: OS INCRÍVEIS EWOKS FOFINHOS

A hipercultuada franquia do senhor George Lucas, a cinessérie Star Wars, atrai fãs de todas as idades desde a chegada às telonas de seu primeiro filme, ou quarto, para quem preferir: Uma Nova Esperança – ou apenas Guerra nas Estrelas, como era chamado à época -, em 25 de Maio de 1977. Ou seja, há exatos 28 anos atrás. Neste meio tempo, milhares de pessoas aderiram à saga intergaláctica imaginada e desenvolvida por Lucas; e este, que não é nada bobo, tratou de incrementar sua mais notória produção com mais cinco filmes (os episódios 5, 6 e, recentemente, as três primeiras partes), vários spin-offs, desenhos animados, uma infinidade de games, e por aí vai… Haja informação! Enfim, para ficar por dentro do universo de “Star Wars”, é preciso muito amor, carinho e dedicação. Porque o negócio é mesmo de louco, tem coisa que não acaba mais! 🙂

Pois bem, como todos estão carecas de saber, o mês de maio de 2005 servirá de palco para o derradeiro e mais importante capítulo da cinessérie de Luke Skywalker e seus amigos: o Episódio 3, mais conhecido como A Vingança dos Sith, que narra o tão esperado (res)surgimento de um dos maiores vilões da história do cinema: Darth Vader. Obviamente, o apelo de marketing deste novo capítulo de “Star Wars” não abrange somente os fãs mais, ahn, radicais: a bateria de trailers, vídeos, imagens e afins indicam que “A Vingança dos Sith” promete ser bem superior aos dois episódios anteriores (bem, assim esperamos!) e tem tudo para agradar qualquer fã de cinema-pipoca, inclusive a platéia mais nova, que está prestes a conhecer nas telonas um dos maiores ícones, senão o maior, da juventude daquela galerinha que hoje está na faixa dos 20-30 anos.

Eis o problema: todo o universo de “Star Wars” está interligado por uma única história. E aqueles que, como a Srta. Ni, ainda não dominam este mundo? Bem, a solução está aqui, uma cronologia de fatos para qualquer um se tornar especialista no assunto! Bem resumidamente, claro. Confira abaixo a ordem dos acontecimentos que culminam numa das sagas mais festejadas (por nós, nerds!) do universo do cinema. Mas tomem cuidado, pois o texto abaixo está recheado de troços inevitáveis chamados SPOILERS! Sinceramente? Nada que comprometa o divertimento com os filmes. Então, siga abaixo e manda ver! 😀

:: NUMA GALÁXIA MUITO, MUITO DISTANTE…

Nos primeiros 100.000 anos antes dos eventos de Episódio I: A Ameaça Fantasma, a República Galáctica testemunhou fatos importantes como a criação da magia sith (referente à Força Jedi do lado negro), a descoberta das viagens espaciais, a criação da primeira sabre de luz e a aniqüilação dos siths. Com o avanço tecnológico, veio também a desgraça: a cobrança de impostos das rotas de comércio para sistemas remotos começa a ser contestada, e quem sofre as conseqüências é o pequeno planeta Naboo, que vê toda a remessa de afins suspensa pela gananciosa Federação do Comércio. Secretamente, o Chanceler Supremo envia dois Cavaleiros Jedi (guardiões da paz e da justiça na galáxia) para tentar colocar um ponto final neste conflito.

:: EPISÓDIO I: A AMEAÇA FANTASMA (1999)

Os dois Jedis, o veterano Qui-Gon Jinn e o notavo Obi-Wan Kenobi (ainda em treinamento), junto ao irritante gungan Jar-Jar Binks, libertam Amidala, rainha de Naboo, que estava aprisionada pela Federação, e conhecem Anakin Skywalker, pivetinho que vive com sua mãe Shmi e os auxilia na manutenção de sua nave. Qui-Gon-Jinn percebe de imediato a presença da Força no jovem Anakin, e tenta a todo custo treiná-lo, sofrendo diversas recusas por parte do Conselho Jedi. Mesmo assim, acaba levando-o consigo. Durante a partida de Tatooine, Qui-Gon encontra um guerreiro Sith, Darth Maul.

A rainha Amidala, revoltada com a indiferença do Senado em dar um basta no conflito, resolve se dedicar a libertar seu povo, oprimido pela Federação. Em Naboo, os soldados da rainha Amidala e os gungans se unem com o objetivo de combater o exército da Federação. Enquanto os dois exércitos se enfrentam, Qui-Gon e Obi Wan lutam com Darth Maul.

SPOILER: Alguns importantíssimos acontecimentos encerram este capítulo: a derrota da Federação e de Darth Maul (evento que custa a vida de Qui-Gon Jinn); a demonstração de poderes de Anakin, que destrói sozinho uma nave droid, o que contribui e muito para o desfecho do embate em Naboo; o mestre Jedi Yoda promove Obi-Wan ao título de Cavaleiro Jedi e, reconhecendo a ousadia de Anakin, autoriza Obi-Wan a treiná-lo – mesmo tendo dúvidas com relação à índole do garotinho; e o Senador Palpatine, de caráter duvidoso e dono de forte influência em cima de Amidala, é eleito Chanceler da República. O ponto marcante neste filme, talvez o episódio mais pichado da série, é a seqüência da corrida de Pod Racers, onde Anakin consegue ganhar sua liberdade.

:: EPISÓDIO II: O ATAQUE DOS CLONES (2002)

No segundo capítulo da saga, tem início um enorme movimento separatista, liderado pelo misterioso Conde Dooku, que ninguém nunca viu mais gordo. Milhares de sistemas solares declararam suas intenções de abandonar a República, dificultando o trabalho do limitado número de Cavaleiros Jedi. Amidala, não mais Rainha e sim Senadora, retorna ao Senado Galáctico para votar no crítico problema de criar um Exército da República para auxiliar os Jedi. Depois de Amidala sofrer um atentado, o Chanceler Palpatine recomenda que ela seja protegida de perto por dois Cavaleiros Jedi, Obi-Wan e Anakin, em fase adolescente. Depois de vários atentados, Obi-Wan descobre pistas sobre a origem dos ataques. Estas pistas, além do rastro do mercenário conhecido como Jango Fett, levam Obi-Wan ao planeta Kamino.

Obi-Wan descobre em Kamino a criação de um exército de clones para a República, feitos a partir do DNA de Jango Fett. Em Naboo, Anakin, cada vez mais perturbado por pesadelos com sua mãe, decide procurá-la e a encontra agonizante, vítima de um ataque do povo de areia conhecido como tusken raiders. Tomado por um acesso de fúria, o revoltado Anakin mata todos os tuskens e inicia um envolvimento amoroso com Amidala. Obi-Wan é atacado por Jango Fett na órbita do planeta Geonosis, num cinturão de asteróides, e o faz acreditar que está morto, para facilitar a captura do meliante. Em Geonosis, descobre a união de vários sistemas num grupo denominado Separatistas da República, liderados pelo antigo mestre Jedi Conde Dooku. Anakin vai ao planeta junto a Amidala na tentativa de salvar seu mestre. Em Coruscant, o Senado – representado não por Amidala, mas pelo jumento Jar-Jar Binks, que pode responder na ausência da Senadora – aprova a criação de um grande exército para combater os Separatistas. Um grande grupo de Jedi são enviados para Geonosis e Yoda parte para Kamino para trazer o exército de clones para ajudar. Com a chegada dos Jedis e do exército de clones, inicia-se uma batalha de proporções grandiosas contra os droids da Federação.

SPOILER: Em Ataque dos Clones, vemos a morte de Jango Fett pelas mãos do poderoso Jedi Mace Windu, mas o conflito também rende algumas baixas. Anakin, duelando com o Conde Dooku, perde um braço. Yoda também sai no braço (e prova que tamanho não é documento!), mas Dooku força Yoda a abandonar a luta para salvar Obi-Wan. Dooku foge para Coruscant, levando consigo os planos de construção de uma grande estação de combate, entregando estes planos ao sinistro Darth Sidious. É notável também a crescente ira de Anakin, por conta da morte de sua mãe, sua ligação com o materialismo e o amor por Amidala, sentimentos incompativeis com a doutrina Jedi – e que dão claros indícios de que Anakin futuramente sucumbirá ao Lado Negro.

:: Compre aqui ‘Star Wars – Episódio II: O Ataque dos Clones’ em DVD

:: AS GUERRAS CLÔNICAS E O TAL EPISÓDIO III

O maravilhoso desenho animado criado por Genndy Tartakovsky e exibido no Cartoon Network funciona como um capítulo especial da série, narrando os acontecimentos entre o “Episódio II” e o Episódio III: A Vingança dos Sith. Aqui, Anakin Skywalker está cada vez mais tentado pelo Lado Negro. Enquanto isto, acontece uma grande guerra civil, onde a República luta contra o Movimento Separatista que está sendo guiado pelo Lado Negro. Os Jedi e o exército dos clones combatem Assajj Ventress, uma habilidosa caçadora de recompensas; o cyborg Durge, com poderes de regeneração; e o diabólico General Grievous, meio homem meio máquina, que tem uma participação fundamental no terceiro-sexto longa da saga.

Do “Episódio III” não falarei muito, afinal o filme está aí para quem quiser ver! ;-D Há pelo menos cinco pontos muito marcantes, que podemos prever pelas ligações desta nova trilogia com a antiga: a construção da Estrela da Morte, a conclusão das Guerras Clônicas, a morte de Mace Windu, o destino de Amidala e, claro, a transformação de Anakin no grande vilão Darth Vader. Também há o crescimento de Palpatine, que se tornará Imperador, e o nascimento dos gêmeos Luke e Léia (escondidos de Darth Vader e Palpatine por Obi-Wan), peças fundamentais para o desenrolar da próxima trilogia. Ou trilogia anterior, sei lá.

:: EPISÓDIO IV: UMA NOVA ESPERANÇA (1977)

No quarto (ou primeiro) episódio de Star Wars, presenciamos uma guerra voraz entre o Império e os Rebeldes, marcada por movimentos de bastidores e espiões que conseguem infilitrar-se no maligno Império e roubar os planos da aterrorizante Estrela da Morte, a poderosa (e perigosa) estação blindada com um arsenal suficiente para detonar um planeta inteiro. Estes planos, que podem restaurar a paz na galáxia, estão em poder da Princesa Léia, já adulta, que está sendo perseguida por Darth Vader. Os planos, guardados pelos andróides R2-D2 e C-3PO a mando da Princesa junto com uma mensagem dela para Obi-Wan Kenobi, acabam nas mãos de seu irmão Luke Skywalker no planeta Tatooine. Luke não tem conhecimento de Léia, e ela idem. Por conta disso, Luke presencia o assassinato de seus tios, e parte para Alderaan junto a Obi-Wan e os rebeldes Han Solo e Chewbacca, na tentativa de resgatar Léia, que está em poder do Governador Tarkin, que quer a todo custo descobrir a localização da base rebelde.

SPOILER: Alguns dos momentos mais importantes da saga estão aqui, como a morte de Obi-Wan pelas mãos de Vader e a destruição da Estrela da Morte pelos rebeldes.

:: EPISÓDIO V: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980)

Mesmo com a destruição da Estrela da Morte, as tropas do Império conseguiram subjugar os rebeldes, que estabelecem uma base no gelado planeta Hoth. Vader, obcecado com a idéia de eliminar Luke Skywalker, caça o rapaz em tudo quanto é canto do espaço. Denunciados por um droid espião, os rebeldes enfrentam a Frota Imperial em Hoth, mas são obrigados a fugir. Luke e R2-D2 partem para o planeta Dagobah, onde o rapaz inicia seu treinamento Jedi com o agora recluso e agonizante Yoda. A Millenium Falcon, nave de Han Solo, parte para a Cidade das Nuvens, administrada por Lando Calrissian, amigo de longa data de Solo (e antigo dono da Millenium Falcon). Chegando lá, porém, Solo, Léia, Chewbacca e C-3PO são entregues a Darth Vader, que forçara um acordo com Calrissian.

SPOILER: Um dos acontecimentos mais dramáticos de toda a saga acontece em Episódio V – O Império Contra Ataca: Han Solo é congelado em carbonita e entregue ao caçador de recompensas Boba Fett, filho de Jango Fett, que na verdade é seu clone. Lando e Léia conseguem fugir de Vader e tentam, de qualquer maneira, descobrir o paradeiro de Solo. E Luke descobre, afinal, que é filho de Darth Vader (e perde sua mão num duelo com seu pai, recebendo uma mecânica no lugar).

:: EPISÓDIO VI: O RETORNO DE JEDI (1983)

Neste capítulo, conhecido por apresentar os seres mais insuportáveis da galáxia, os Ewoks (fofinhos?), é revelado o destino de Han Solo: o palácio do escroto Jabba, cuja base localiza-se em Tatooine. Também tomamos conhecimento de uma nova Estrela da Morte, ainda em fase de construção e bem mais perigosa. O término da construção da estação blindada representa, conseqüentemente, o extermínio de todos os Rebeldes. Léia, disfarçada de caçadora de recompensas, chega ao palácio de Jabba levando Chewbacca como “prisioneiro”, mas é descoberta e acaba, de fato, prisioneira… C-3PO e R2-D2, enviados por Luke Skywalker (que tentara negociar a posse de Han Solo com Jabba), são transformados em escravos. Luke aparece e tenta levar todo mundo na marra, mas inicia-se um duelo envolvendo soldados de Jabba e os rebeldes. Após este conflito, os amigos firmam uma aliança com os planetas livres e iniciam a execução do plano que acabará com o Império.

SPOILER: O Retorno de Jedi, como “última parte” da saga, apresenta durante sua projeção a conclusão de várias brechas abertas com os outros filmes: um novo ataque rebelde à Estrela da Morte – dividido em duas etapas: a destruição da base do campo de força da estação, localizada na lua de Endor, lar dos Ewoks, e um ataque direto dos caças comandados por Skywalker à própria Estrela da Morte -, a descoberta do grau de parentesco entre Luke e Léia, o destino do Imperador Palpatine e o esperado confronto final entre Luke Skywalker e Darth Vader (que poderá ter sua chance de redenção). E, obviamente, o fim do Império.

:: Compre aqui o Box com os 4 DVDs da trilogia clássica de Star Wars

:: E TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE?

Hmmm, o negócio não é bem assim. Muito se discutiu (e ainda se discute) sobre a possibilidade de “Star Wars” ganhar mais uma trilogia (os capítulos 7, 8 e 9), que narrariam os acontecimentos posteriores ao “Episódio VI”, como a suposta volta do Império, o retorno magistral de Palpatine no corpo de um clone (!), o estouro de uma nova guerra civil que destrói Coruscant, a construção da Sun Crusher (uma estação orbital mais poderosa que as duas Estrelas da Morte) e um dos fatos mais assustadores da saga: a passagem de Luke Skywalker para o Lado Negro da Força. Bem, uma hora os produtores dizem que este projeto pode sair do papel, outra hora negam veementemente.

Bem, toda a história da saga de George Lucas está aí, bem resumidinha, para que qualquer um se dê bem naquele papo típico de “saída de cinema”. Agora só falta você correr à sala de projeção mais próxima! 😀

(*) Este texto foi desenvolvido e revisado com o auxílio do glorioso senhor Mekkor, irmão mais velho do Zarko, geek assumido e nerd “dentro do armário” que, apesar de negar suas raízes “nerdistas”, é uma das fontes mais confiáveis quando o assunto é o universo do titio George Lucas. Ele fez até uma maquete em papelão da Millenium Falcon…


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025