A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 25/05/2005, às 09:46

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A CRISE!
Atenção, alerta de spoilers!!! Eu já aviso a você, leitor: se ainda quer guardar um gostinho de novidade ao ler as revistas que só chegarão às bancas nacionais no próximo ano, então saia deste artigo e visite as outras áreas d’A ARCA. Mas se está curioso para saber as toneladas de coisas que andam acontecendo […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Eu já aviso a você, leitor: se ainda quer guardar um gostinho de novidade ao ler as revistas que só chegarão às bancas nacionais no próximo ano, então saia deste artigo e visite as outras áreas d’A ARCA. Mas se está curioso para saber as toneladas de coisas que andam acontecendo e os spoilers que estão rolando em grandes sites americanos e de fãs, então siga em frente e seja bem-vindo ao mais novo dossiê deste site. Mas cuidado! Este foi o artigo mais “spoilerento” que escrevi em todo meu tempo de casa n’A ARCA. Se você é como o nosso digníssimo R.Pichuebas, que quer me matar a cada spoiler soltos no escritório, então por favor… Pare! Agora! Opa, isto ficou tão “Jovem Guarda”… bem… Wanderléia… Roberto Carlos… Cadilac bibi! Não? Ok, eu sei, eu estou ficando velho demais! Ah, vamos voltar ao que interessa:

:: PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!
Segundo os editores da DC Comics, os acontecimentos que criarão a nova Crise estão acontecendo desde a saga Dia de Formatura, na qual a andróide Índigo – agora membro dos Renegados – veio de algum lugar não-identificado e causou a morte de Tróia e Sina. Depois, dicas foram inseridas em algumas revistas, como por exemplo Superman/Batman, ao qual Lex Luthor faz uma referência a uma “Crise que está por vir”. Em uma de suas aventuras, os Titãs foram ao futuro, e suas versões futurísticas avisam sobre uma “iminente crise”. É muito aviso, fala sério!

Eles apontam também para Crise de Identidade – Identity Crisis: segundo os rumores que alguns argumentistas soltaram, a pedra principal do crossover está na minissérie. Um personagem da minissérie e da fase humorística da Liga da Justiça terá papel importante em tudo que vai rolar. Na revista, foi revelado que, no passado, Dr. Luz invadiu o satélite da LJA e estuprou Sue Dibny, esposa do Homem-Elástico; os heróis o pegam em flagrante e resolvem apagar de sua mente o caminho que o levou até a base; ao chegar, Batman deixa claro que é contra a tal lobotomia e acaba também tendo sua mente apagada. Anos depois, enlouquecida pela crise em seu casamento, Jean Loring – a esposa de Elektron – decide forjar uma ameaça às pessoas próximas aos heróis e termina por causar a morte de Sue.

Quando a velha guarda da LJA se reúne para comentar o caso do Dr. Luz, acabam sendo interrogados pelas novas encarnações do Lanterna Verde e do Flash, e contam o episódio a eles. Todos iniciam uma violenta caçada ao vilão, pois acreditam que ele seja o responsável pela morte de Sue. Mas são surpreendidos pois os vilões estão se organizando com a ajuda de The Calculator, e Exterminador apareceu para defender o vilão que acaba relembrando que sua mente foi mexida, o que alterou até sua inteligência. Para despistar sua culpa, Jean Loring causa o confronto entre Capitão Bumerangue e Jack Drake – pai de Robin – o que resulta a morte dos dois. O primeiro Nuclear, durante a caçada aos culpados, tem seu corpo detonado e dá a entender que está morto. Elektron descobre os planos de sua louca ex-mulher e a coloca no Asilo Arkham. Flash descobre que Batman também teve sua mente mexida.

:: INTERLIGAÇÕES A CRISE DE IDENTIDADE
Wally West encontra uma antiga carta de Barry Allen e acaba se decepcionando um pouco com seus ídolos da antiga Liga, já que ele descobre que o Dr. Luz não foi o único que teve sua mente alterada: outros vilões tiveram o mesmo destino. Prevendo que não deveria confiar em seus amigos, Batman criou através da Wayne Tech um satélite que monitora e colhe informações de todos os metahumanos da Terra. Superman descobre que o novo vilão Ruin conhece sua identidade secreta e faz parte de um novo grupo de super-vilões formado pelo ex-presidente Lex Luthor. Com medo das ameaças do vilão contra a sua família, ele discute com Mulher-Maravilha e Batman a possibilidade de mexer na cabeça do meliante.

O vilão Shadow Thief, que causou a morte de Nuclear, é caçado pela nova Manhunter, enquanto a nova Sociedade Secreta de Super Vilões também tem interesses no cara. Hal Jordan consegue retornar à vida e a ser um Lanterna Verde, e deixa o corpo de Espectro, agora sem hospedeiro. O antigo Nuclear – Ronnie Raymond – reaparece na mente do novo Nuclear, como o que acontecia com o Professor Martin Stein. Asa Noturna descobre que os Renegados estão sendo financiados por Bruce Wayne. Enquanto isto, Arsenal descobre que Exterminador andou manipulando o grupo, se passando por Batman. Adão Negro e Professor Zoom se juntam a SSSV – Sociedade Secreta de Super Vilões. Batman revela a Alfred que sabe o que fizeram em sua mente.

:: COMEÇA A CONTAGEM
Lex Luthor anuncia seus novos planos aos companheiros da SSSV. Adam Strange manda um pedido de socorro para a base da Liga da Justiça, anunciando que Thanagar está iniciando uma guerra contra o planeta Rann. O mago Shazam prevê uma crise sem precedentes, e teme por Capitão Marvel e Espectro. Os cem quilos de kryptonita que vieram presos à nave de Supergirl, escondidos nas indústrias Kord – a qual Besouro Azul é dono -, desaparecem. Investigando o roubo, Besouro descobre a existência do OMAC Project. A agência de espionagem do governo, o Xeque-Mate, mantém em seu poder o satélite construído por Batman e ligou ao projeto OMAC. A casa de Besouro Azul é atacada e Gladiador Dourado é ferido gravemente. Invadindo o projeto, ele é recebido por Maxwell Lord, que se anunciou o agente “Rei” do Xeque-Mate. Quando não aceitou o convite para se unir ao grupo, Besouro foi assassinado por Maxwell.

:: O PRENÚNCIO DA CRISE COMEÇA
Shazam avisa Capitão Marvel sobre o retorno de um velho inimigo. Além de presenciar suicídios em massa em sua cidade, Superman enfrenta uma nova versão da armadura de Luthor, agora mais potente por contar com a ajuda de kryptonita. A nova Manhunter enfrenta vários vilões contratados pela SSSV para calar a boca de Shadow Thief para sempre. Robin descobre que Pingüim, interligado ao SSSV, ofereceu uma gorda recompensa pelas cabeças dele e da Batgirl. Dr. Luz ataca os Titãs, e os jovens heróis acabam descobrindo o que a antiga LJA fez com o vilão. Com ajuda de Batman e Batgirl, eles derrotam o vilão, mas sequer desconfiam que os dois heróis são Exterminador e sua filha, disfarçados. Sasha Bordeaux – ex-guarda-costas de Batman e atual agente do Xeque-Mate – é responsável pela limpeza da cena do crime onde Besouro foi morto. Gladiador Dourado pede ajuda à Mulher-Maravilha para encontrar o amigo. Maxwell Lord percebe que todos os dados do satélite espião sobre os metahumanos foram apagados. Cortesia de Batman, que descobriu que seu satélite havia sido roubado.

Batman descobre sobre a morte do amigo. Superman descobre que as dezenas de suicídios em Metropolis são causadas pelas possessões do vilão Eclipso, só que o próprio herói é vítima do vilão e, possuído, combate o Capitão Marvel. Pingüim contrata Exterminador para dar um fim em Batgirl, mas este falha; entretanto, a heroína ainda tem que enfrentar sua filha. Bruce investiga a possível volta de Jason Tood como Red Hood e descobre que o vilão foi responsável pelo roubo da kryptonita nas indústrias Kord. O herói ainda fala na cara de Arqueiro Verde e Canário Negro que não confia neles. Capitão Marvel convoca Espectro para expulsar Eclipso de Superman e este consegue. E envia o vilão de volta à sua prisão, o diamante Coração das Trevas, que misteriosamente reaparece no Asilo Arkham.

:: INFINITAS GUERRAS
O diamante de Eclipso chega às mãos da louca assassina Jean Loring – a ex-esposa de Elektron – e ela se torna a nova hospedeira do vilão. Homem-Retalho e Enchantress presenciam um insano Espectro atacando e matando vários feiticeiros. Os personagens místicos da DC se reúnem para saber o que fazer para combater o poderoso ser. Aos poucos, a SSSV revela-se um enorme grupo de vilões, e quando um dos procurados não aceita ser recrutado, é humilhado. Todos descobrem que Espectro está sob poder de Eclipso, e os dois atacam a Vingadora Escarlate. Adão Negro – que seria o próximo alvo – monta um grupo e sai em fuga para Kandhaq. Capitão Marvel lidera um grupo da SJA para lá também. Adam Strange vem à Terra e procura Gavião Negro e Mulher Gavião, e fala sobre um thanagariano renegado que trouxe o planeta Thanagar para perto de Ran, o que afetou a órbita do planeta e acabou causando uma guerra. Para impedir o confronto das raças, vários heróis partem para Ran.

Oráculo tenta descobrir o paradeiro do desaparecido Besouro Azul, e acaba infectada por um vírus. Espectro derrota quase todos os personagens místicos da DC. Gavião Negro procura seu filho – o Sr. Destino – para lhe livrar de terríveis visões. A caçada a Shadow Thief continua pela SSSV e pela Manhunter. Superboy acaba descobrindo, da pior maneira, que é um projeto conjunto do Cadmus com Lex Luthor. Luthor infecta o computador em o que o herói está e, ao ouvir um estranho som, Superboy raspa seu cabelo, corta um “L” em seu peito e ataca os Titãs. Ao mesmo tempo, Índigo recupera sua memória e descobre que é na verdade uma versão avançada de Brainiac, e ataca os Renegados. Mulher-Maravilha tem pistas do possível paradeiro da alma de Donna Troy. Espectro ataca o Capitão Marvel. O OMAC ataca Superman. O corpo de Oráculo está infectado com um vírus produzido por Brainiac. Sasha ajuda Batman e vira alvo do Xeque-Mate. Ruin, o grande vilão de Superman, revela ser Pete Ross. Donna Troy ressuscitou como Deusa da Lua. Gladiador Dourado e Batman se desentendem por que o morcegão não ajudou o Besouro. Os Titãs são atacados pelos Robôs-Superman. Superboy se une a Lex Luthor. Robin se desliga de Batman e se alista no exército. Sociedade da Justiça sai à caça de Espectro e Eclipso, mas são detonados um a um. Superman descobre que todos os dados da Fortaleza da Solidão foram apagados e alguém observa o herói. Asa Noturna recebe uma proposta do vilão Máscara Negra.

E estes foram os eventos mostrados até agora. Juntando os eventos, spoilers espalhados pela net e dicas dos próprios autores das séries, cheguei a duas possiveis teses sobre o que pode estar realmente havendo. Vejam elas:

:: TESE UM: HIPERTEMPO
Para muitos, a Crise nas Infinitas Terras não acabou; ela apenas está mais lenta, pois essa crise existiu para juntar todas as Terras em uma só e consertar os problemas. Mas alguns fatos começam a se divergir: tudo começou na saga Hipertempo publicada há algum tempo – saga que foi considerada seqüência do Reino de Amanhã – onde Gog invadiu o hipertempo – que não são várias Terras diferentes, apenas realidades paralelas desligadas uma da outra – e começou a assassinar todas as versões de Superman. A partir da saga, os heróis encontraram um passagem para tal lugar, tanto que mais tarde o próprio Superboy chega lá e algumas séries da Legião de Super-Heróis são consideradas como parte destas realidades diferentes, assim como a própria série “Reino do Amanhã” e a graphic “O Filho do Demônio” – ao qual Batman ganha um herdeiro dado por Talia.

Segundo spoilers, o grande problema foi o acesso a estes realidades, como a Liga da Justiça ir à realidade do Sindikato do Crime. Isto acabou relanchando o efeito crise que, de algum jeito, está mesclando algumas realidades. Isto explicaria a aparente ressurreição de Jason Todd, que poderia ser de outra realidade, embora em seu primeiro grande ato, deu com um pé-de-cabra no Coringa – a mesma arma que o vilão quase o matou no passado. E agora a tal Patrulha do Destino confundiu tudo, pois ela foi considerada a única existente: todas as anteriores fizeram parte do Hipertempo, quer dizer, nesta realidade ela surgiu atualmente. Mas fica pergunta: onde fica o Mutano nesta história toda, já que ele é filho dos membros da antiga Patrulha?

Outra coisa que acabou confundindo: segundo a reformulação, a Mulher-Maravilha – vivida por Diana, e não pela Hipólita – também é uma figura recente no universo, tanto que não fez parte das primeiras encarnações da Liga da Justiça. Mas durante a minissérie Trinity foi revelado que ela já estava no “Mundo dos Homens” quando Batman e Superman iniciavam suas respectivas carreiras, contrariando sua origem. Outro evento já citado por muitos é a “não morte” de Barry Allen. Segundo alguns leitores, dá para entender bem que Barry não morreu na Crise, apenas perdeu seu corpo. É como se Allen se transformasse no próprio raio que o criou, o que poderia explicar sua versão no Reino do Amanhã. Será que a crise será isto?

:: TESE DOIS: VINGANÇA
Outro spoiler corrente pela net afirma que o grande causador de tudo seria o Homem-Borracha. Primeiro, pois ele parecia muito perturbado ao fim da minissérie “Crise de Identidade”, após a solução do assassinato de sua esposa. Segundo, a sempre afirmação de alguns autores que o grande nome por trás da Crise seria um dos personagens da fase cômica da Liga da Justiça. Segundo a grande maioria das informações jogadas na net, desde a volta da Tropa de Lanternas Verdes, algumas pessoas estariam interessadas em ter este grande poder em mãos. Os spoilers falam da possibilidade de Elástico aumentar seu cérebro e, com isto, tornar mais poderosa a sua força de vontade. E que, no ato de tentar mudar a realidade atual – como Hal Jordan tentou há tempos atrás – e trazer de volta sua querida esposa, ela acaba afetando mais do que devia e causando uma nova crise sem precedentes.

Isto também afetaria o Hipertempo: alguns spoilers são tão imaginativos que falam até da realidade da Wildstorm e personagens como WildCATS e Gen 13 acabam envolvidos em tudo. A coisa chegaria a tal ponto que só o Capitão Marvel – outro personagem da fase cômica da LJA – poderia impedir o caos final no universo, tudo sob orientação de ninguém menos que John Constantine. Haja imaginação! E aí, como é a sua teoria conspiratória? O que poderá levar os maiores heróis da DC para uma nova Crise?


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024