A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 31/05/2005, às 12:46

BATMAN FEITO EM CASA
Ou: como um fan film consegue ser melhor do que uma produção hollywoodiana :: ESPECIAL BATMAN BEGINS: Clique aqui para voltar Ainda na era do preto e branco, o brazuca Glauber Rocha dizia que bastava “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”. Coitado. Mal sabia ele o que vinha pela frente. Quando os […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim


:: ESPECIAL BATMAN BEGINS: Clique aqui para voltar

Ainda na era do preto e branco, o brazuca Glauber Rocha dizia que bastava “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”. Coitado. Mal sabia ele o que vinha pela frente. Quando os computadores (e a internet) se disseminaram entre os nerds de plantão, o conceito ganhou ainda mais vigor – e surgiram os fan films, produções totalmente feitas em casa, com direito a figurino caprichado, edição profissional e até efeitos especiais. Não demorou para essas perólas caírem na web, num sistema de distribuição pra lá de eficiente e transformando atores e diretores amadores em celebridades instântaneas.

Não pense que só os jedis de Star Wars ou o aventureiro Indiana Jones são os homenageados por estas produções. Depois de duas decepcionantes películas dirigidas por Joel Schumacher, os fanáticos pelo Batman não tardaram a costurar seus próprios batuniformes para encarnar aventuras inéditas em Gotham City.

:: MELHOR QUE O ORIGINAL?

O mais famoso deles é, sem sombra de dúvidas, Batman: Dead End, do americano Sandy Corolla, um curta de cerca de 10 minutos considerado de maneira (quase) unânime como uma adaptação do Homem-Morcego mais fiel do que a de Schumacher e mesmo até que a de Tim Burton (cineasta responsável pelos dois primeiros filmes). Optando por um uniforme de tecido ao invés da armadura de borracha, Corolla mostra uma perseguição do cavaleiro das trevas ao Coringa pelos becos de Gotham…até que surgem alguns convidados especiais. Assista BATMAN DEAD END clicando aqui!

Tudo bem que parece até covardia citar “Dead End” entre os fan films porque, apesar de ser tão louco pelo personagem quanto qualquer ávido devorador de gibis, Corolla tem todo o know-how da indústria cinematográfica. Já trabalhou com maquiagem e efeitos especiais na oficina de Stan Winston, envolvendo-se em filmes como “Predador 2” (90), “O Corvo” (93) e “Homens de Preto” (95). Mesmo assim, ele ganhou status de ídolo e, recentemente, deixou os maníacos por HQ em polvorosa com um trailer de World’s Finest, sua suposta nova produção que misturaria o Batman e o Superman. Será que foi só uma provocação ou o projeto é verdadeiro? Ninguém sabe. O fato é que o Super é interpretado… pelo Michael Odel. O cara das trigêmeas! O…o…ah, deixa pra lá, acho que só eu assistia Battledome mesmo… Assista WORLD’S FINEST clicando aqui

Outra produção de encher os olhos de qualquer fanboy de plantão é Grayson, estrelado por uma versão mais velha de Dick Grayson, o primeiro Robin. Gastando o limite de quatro cartões de crédito, o diretor John Fiorella (que também é a estrela da película) conta a história de Gotham City vinte anos no futuro. Depois da morte do Batman em circustâncias misteriosas, seu antigo parceiro resolvesse tentar desvendar o mistério e acaba descobrindo uma conspiração que envolve até…o Superman. Tudo que bem que, por enquanto, só temos um preview de quase seis minutos. Mas ele promete a película completa para breve. Enquanto isso, baixe o preview aqui.

Já uma classe de graduandos da escola de animação americana The Dave School of Animation fez, como projeto de conclusão de curso, uma animação 3D do Batman e que virou mania. Sabe por quê? Simples: porque todos os personagens de Batman: New Times foram modelados como se fossem bonequinhos de Lego. Os estudantes levaram o projeto tão a sério que conseguiram trazer dubladores do porte de Mark Hamill (o Luke Skywalker da série “Star Wars”) para reprisar a voz do Coringa que já tinha feito na mais recente aventura animada do Morcegão; e o lendário Adam West, intérprete do herói mascarado na série dos anos 60. Imperdível! Clique aqui e confira.

:: “AH, EU COMI A TIA DO BATÍMA!”

Ah, sim: já que falamos na série dos anos 60, não tinha como esquecer do impagável Feira da Fruta – também conhecido como “o episódio redublado”. A identidade dos autores desta “obra” permanece um mistério, mas só mesmo um bando de brasileiros sem muito o que fazer podiam ter gravado um episódio da série dos anos 60 e refeito a redublagem, fazendo Batman, Robin, Coringa e demais coadjuvantes proferirem toda uma série de palavrões e baixarias. Desnecessário dizer que se tornou febre na web brazuca, ganhando diversas páginas-tributo e uma infinidade de comunidades no Orkut. Baixe aqui por sua própria conta e risco… Eu adorei. Especialmente quando o menino-prodígio pergunta: “Ei, Batman, de onde você tirou este escudo?”.

Para os interessados no assunto, já existe até um site específico para os fan films estrelados pelo Homem-Morcego, o www.batmanfanfilms.com. Lá, dá para baixar os vídeos que já estão completos e ainda conferir trailers e roteiros de produções vindouras. Além do Batman, existem filmes estreladas pelo seu enorme plantel de coadjuvantes, da Mulher-Gato ao Asa Noturna (o primeiro Robin, Dick Grayson, que acabou se tornando herói por conta própria). Horas de diversão garantida.

:: ESPECIAL BATMAN BEGINS: Clique aqui para voltar


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2025