A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 18/03/2005, às 07:14

OS PIORES DESENHISTAS DO BATMAN DE TODOS OS TEMPOS
Ou: por qual lista serei massacrado com pedras? :: ESPECIAL BATMAN BEGINS: Clique aqui para voltar Os piores dos piores? Tem coisa pior do que fazer isso? Pô, apesar de ruins, acredito que os profissionais aqui fizeram aquilo que de melhor puderam (????) ao produzirem uma história em quadrinhos. Deram sua alma, sua força, tiveram […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


:: ESPECIAL BATMAN BEGINS: Clique aqui para voltar

Os piores dos piores? Tem coisa pior do que fazer isso? Pô, apesar de ruins, acredito que os profissionais aqui fizeram aquilo que de melhor puderam (????) ao produzirem uma história em quadrinhos. Deram sua alma, sua força, tiveram momentos de stress e outras coisas do gênero, porque não é fácil desenhar uma HQ (não me venha dizer que qualquer um consegue fazer isso só porque existe o Rob Liefield, porque essa “coisa” não conta). A lista daqui serve para você passar longe deles (com algumas raras exceções, como a última colocação) caso alguns desses nomes constem nos créditos de alguma história. Ou se tiver coragem suficiente, tentar ao menos se divertir com o roteiro…

Outra coisa: as imagens que coloquei aqui de seus trabalhos, bem… tentei pegar leve e colocar os menos ruins e ainda por cima não colocar o trabalho de todos, pra que sua sanidade não vá para o espaço. Se quiser conhecer mais sobre o trabalho destes caras (????), sugiro pegar sua coleção, tirar um pó e dar uma conferida.

1 – Vince Giarrano – O que é essa coisa? Quem contratou esse cara??? Minha filha de 5 anos desenha melhor que ele! Ele não dá forma aos personagens, não tem consistência, seu cenário é pífio, tudo nele é muito ruim! É o pior Batman (quer dizer, não só o Batman) que vi em toda a minha vida! Não tenho adjetivos para dizer o quão ruim ele é. O cara, além de ser péssimo desenhista, conseguiu entrar na pior hora possível: A Queda do Morcego. Quer dizer, acho que ele na verdade até colaborou para tornar o que já era ruim em algo pior ainda. Tanto é que o cara sumiu… duvido que alguém conheça ou mesmo lembre vagamente do trabalho dele, ainda mais saber onde um cara desses se encontra nos dias de hoje. Pois é, e pensar que existem caras que conseguem competir com o Liefield…

2 – Bret Blevins – Este aqui só não é mais ruim porque existe o Vince Giarrano. Sombras grotescas, personagens sem expressão facial alguma (ou vai me dizer que aquilo que ele desenha no rosto dos personagens é expressão facial?), narrativa inexistente, enfim, ele faz tudo o que não deve como desenhista de histórias em quadrinhos. Ok, não sei dizer se o desenho dele realmente é ruim ou se ele só pegou uma equipe (arte-finalista e colorista) criativa péssima, mas que o trabalho final dele é uma caca, ahhhh, isso é! Ele tem bons momentos, mas são raros e por isso não são o suficiente para que melhore a colocação dele ou mesmo o tire da lista. Ô cara ruim!

3 – Jim Balent – Teve uma época, bem no comecinho, em que ele desenhou bem. Depois, não sei o que houve. Tudo bem, ele é mais conhecido pelas histórias da Mulher-Gato, mas ela não só faz parte do universo de personagens do homem-morcego como o próprio aparece em muitas histórias dela. Agora, vamos às “qualidades” do rapaz: anatomicamente defeituoso, com design de personagens extremamente ruins, movimentos forçadíssimos (parece que as juntas deles foram coladas com Superbonder!), entre outros aspectos, o colocam nesta nada honrosa terceira colocação. O cara é ruim a dar com o pau!

4 – Kelley Jones – Olha, ele não é ruim na verdade. O problema dele é que seu desenho não serve para o gênero super-herói, nem mesmo para o mais sombrio deles, que é o nosso querido homem-morcego. O desenho de Jones serve para algo mais viajante, como Sandman (de onde nunca deveria ter saído) ou outra coisa da linha Vertigo. Agora, super-heróis? Não é seu lugar Jones! Seu desenho é bom, mas não pra isso!

5 – Staz Johnson – Ele não sai do competente, e é só. Ele tem narrativa, tem um desenho anatomicamente correto boa parte do tempo, mas não é nada além disso. Não tem sal, não tem nem açúcar, se me permitem o dito popular elevado à máxima altura! Não tem nada que te faça vibrar, muito pelo contrário: é chato, comum, não evolui com o tempo e é muito brilhante. Parece que é tudo sempre muito bem iluminado. E o mundo de Batman (ou mesmo Robin, coisa que ele fez a maior parte de sua carreira na série do homem-morcego) é trevas, escuridão. Ou seja, por quê ele não está em algo mais light, como Impulso ou algo do gênero?

6 – Dale Eaglesham – É um “Staz Johnson” evoluído e é só, nem vou perder muito tempo comentando. É ruim (mas tem talento e, por isso, esperança de que se torne um desenhista muito melhor) e ponto.

7 – Paul Gulacy – Olhos esbugalhados que não combinam com o conjunto do resto do anatomia dos personagens, movimentação dura e a falta de evolução colocam Paul Gulacy na sétima colocação. Ele parou no tempo e isso é o maior defeito dele. Ele tem narrativa, storytelling e isso está provado devido ao trabalho que fez com o Mestre do Kung Fu na década de 80, principalmente nas seqüências espetaculares de luta. Porém, nada disso é o suficiente para livrá-lo dessa lista.

8 – Mike Deodato – Pois é, tem um brasileiro aqui. A passagem de Deodato por Batman foi sem graça, facilmente apagada de nossas memórias. Ele é um ótimo desenhista, mas quem já viu a Mulher-Maravilha dele, ou melhor ainda, sua recente passagem pelo Incrível Hulk, sabe disso. Porém, ele cometeu erros grotescos e alguns exageros (que Bane era aquele que Deodato desenhava??) e parece que ele desenhou tudo com uma pressa sem noção, como se o prazo para entrega das páginas estivesse sempre em cima, para estourar (o que pode ser verdade). Ficou feio, sem personalidade, sem carisma algum, infelizmente.

9 – Barry Kitson – Mais um que não é ruim, mas que chegou em mal momento. Com o tempo, ele foi evoluindo, mas quando estava prestes a chegar em seu melhor momento, saiu do universo do vigilante mascarado e foi desenhar aquilo que pode ser considerado seu melhor trabalho, a revisão do Ano Um da Liga da Justiça, ao lado do roteirista Mark Waid. Seu desenho parece sempre igual, sem mudar muita coisa. Os personagens parecem sempre estar com a mesma cara e não mudam de expressão facial nunca. É nítido que ele quer passar certas emoções através deles, mas não conseguiu enquanto esteve com o morcegão. Uma pena.

10 – Jim Aparo – Ele só está aqui porque fez coisas muito ruins nos últimos anos. Na verdade, estava tão velho que sua mão perdeu a habilidade de outrora e, por isso, sem sarcasmo ou ironia, deveria ter se aposentado e não continuado. No geral, é um bom desenhista. Não algo digno de nota, mas um desenhista eficiente e que desenha qualquer coisa. Seus maiores méritos (o que melhora sua colocação ou talvez nem tivesse que constar aqui) são ter participado de A Morte de Robin e As Dez Noites da Besta, duas das melhores histórias de Batman de todos os tempos.

Pois é, acabou a tarefa ingrata. Falar mal de alguém é sacanagem, ainda mais se alguém foi sincero e deu seu amor e carinho por algo que fez. Algo de coração. Porém, a vida nem sempre é justa e temos que dar nomes aos bois. Espero que concordem com a lista aqui… a menos que algum nome mais ruim do que os que estão aqui foi esquecido por mim, mas caso isso aconteça, gritem aí! Injustiças têm que ser corrigidas, sim!

:: ESPECIAL BATMAN BEGINS: Clique aqui para voltar


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024