No dia 8 de março, Dia das Mulheres, A ARCA, muito educada e graciosamente, publicou uma matéria em nossa homenagem (leia-se: homenagem às mulheres), elogiando as atrizes mais bam-bam-bam do cinema, citando seu talento como atrizes, e com muitas imagens ilustrando os outros talentos dessas ditas-cujas, que não necessariamente interessam ao público feminino. E agora, nada mais justo que falar do outro lado. Vamos homenagear os homens que, além de atores talentosos, são bonitões. Aqui, como o Zarko fez, tentei ao máximo unir beleza com capacidade de atuar – apesar de nem sempre os dois prevalecerem com justiça. E, claro, alguns faltaram, ou porque esqueci, ou porque não achei que valia a pena aparecerem nessa homenagem. Mas vocês podem ajudar a completar essa lista na Voz dos Nerds! Ainda mais agora, que descobrimos a existência das meninas nerds visitantes d’A ARCA. =)
Portanto, ajoelhem-se perante:
:: CHRISTIAN BALE
– Profile: Qualquer um sabe que Christian Bale é o Batman no novo filme do Homem-Morcego, o Batman Begins. Só por isso, e porque ele vai ser o Batman mais bonito de toda a polêmica história das adaptações do cinema, ele já mereceria estar aqui. Mas não é só isso, não. O cara é um ator realmente muito bom. Se duvida, basta saber que Bale emagreceu quase 30 quilos e ficou irreconhecível (infelizmente!) para interpretar o paranóico Trevor no ótimo mas desesperador O Operário. Ele tem 31 anos, nasceu no Reino Unido, e começou no cinema ainda pequeno. Curiosamente, um de seus primeiros papéis como ator foi quando ele tinha 9 aninhos, em uma peça chamada The Nerd, ao lado do Rowan Atkinson, mais conhecido como Mr.Bean. Em 1987, com apenas 13 anos, o menino protagonizou Império do Sol. Tá bom ou quer mais? Felizmente, em vez de crescer envolvido com drogas e jogado sua carreira no lixo, como acontece com muitos dos atores juvenis, Christian continuou atuando, e cada vez melhor. E, além de tudo, ele trabalha em filmes shakespearianos e dança e canta em musicais! ^_^ Tudo bem, Extra, Extra! não é assim um filmaço, mas é um musical, e o Christian Bale canta. E dança. E será o próximo Batman, o que já é garantia de salvação do filme, pelo menos para mim.
– Trabalhos bacanas de Christian Bale: o menino separado dos pais na guerra, de “Império do Sol” (1987) :: o influenciável Thomas, de Garotos do Swing (1993) :: o complexo e culpado Trevor, de O Operário (2004).
:: JOHNNY DEPP
– Profile: Não é de hoje que a gente sabe que Johnny Depp é um dos melhores atores da atualidade, principalmente pela sua capacidade de encarnar tipos bem diferentes entre si. Apesar do estilo exageradamente “mamãe, olhe pra mim, como eu sou excêntrico” que ele tem, e de eu não achá-lo assim tão bonito, Johnny merece estar aqui. Afinal, ele é o ator que sempre aceita participar das bizarrices do Tim Burton – e sempre se sai bem nelas – e, por Deus, ele é o Capitão Jack Sparrow!! Depp está atualmente com 41 anos, e é natural de Kentucky (EUA). Assim como em quase todas as biografias de atores, Johnny passou sua infância mudando de cidade para cidade, junto com seus irmãos. Hoje, quase todos eles são do show business: sua irmã Christie é sua agente e seu irmão Danny é roteirista. Johnny Depp sempre foi meio insano – foi expulso de uma das escolas por mostrar o traseiro a um professor, e desistiu de continuar estudando. Depois de uma adolescência de sexo, drogas e rock’n’rol, Depp tentou montar uma banda que não deu certo, e foi parar no mundo das artes cênicas graças à sua primeira esposa, que trabalhava na área e o apresentou a Nicolas Cage. Inicialmente, ele não queria ser um ator, mas como as coisas foram caminhando para esse lado, depois de alguns papéis, Depp acabou encarando um curso de interpretação. Em 87, estrelou o seriado 21 Jump Street, e ficou famoso como bom mocinho, arrebanhando muitas fãs, o que pode ser supimpa para alguém como Tom Hanks, mas não era lá o que Depp queria. Foi por isso que o ator saiu correndo em busca de papéis que tirassem essa imagem de seu nome – aparecendo anos depois descabelado, e com tesouras no lugar das mãos. O resto é história. =D Algumas curiosidades: Johnny Depp coleciona armas, insetos e livros raros, e tem um casal de filhos com a francesa Vanessa Paradis. E não se esqueçam de acompanhar seus próximos trabalhos: o Willy Wonka do novo A Fantástica Fábrica de Chocolates, e o protagonista da animação Corpse Bride, ambos do Tim Burton.
– Trabalhos bacanas de Johnny Depp: o tristonho moço com mãos estranhas de Edward Mãos de Tesoura (1990) :: o hilário e perfeito capitão de Piratas do Caribe (2003) :: o autor de Peter Pan em Em Busca da Terra do Nunca (2004).
:: EWAN MCGREGOR
– Profile: Ele tem algumas perebinhas (já reparou que ele é cheio de coisinhas estranhas espalhadas pelo rosto?), mas é charmoso. E não é só porque ele carrega um sabre de luz nem porque canta em Moulin Rouge… Mas não posso negar que isso ajudou um pouquinho para construir essa imagem. Enfim, Ewan McGregor, também conhecido como “o Obi Wan Kenobi quando era mais novo e bonitão”, nasceu em 1971, na Escócia. O grande culpado pela sua carreira foi um tio seu, que era ator – e um dos motivos que inspiraram Ewan a se tornar ator foi que ele queria ser tão estiloso quanto esse tio (que tinha feito uma ponta em um dos primeiros Guerra nas Estrelas). =D Pra ele não foi assim tão complicado entrar no grande mercado negro que é Hollywood, e seu primeiro sucesso foi Transpotting, um filme cult que eu não vi, mas tenho certeza de que o Zarko deve ter visto. Antes de ficar famoso de verdade, Ewan ficou conhecido por mostrar desavergonhadamente todas as “suas partes” no filme O Livro de Cabeceira – mas não foi a última vez que ele fez isso no cinema. O sucesso mesmo começou em A Ameaça Fantasma – apesar de o ator declarar, em entrevistas, que não ganha o quanto deveria para interpretar Obi Wan, e que filmar “Guerra nas Estrelas” é entediante. O moço tem duas filhas e vários hobbies: canta, mergulha, faz equitação, toca bateria, violão e trompa. E, nas horas vagas, é um belo jedi.
– Trabalhos bacanas de Ewan McGregor: o futuro mestre de Luke em “Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999)” e Ataque dos Clones (2002) :: o romântico escritor de “Moulin Rouge” (2001) :: o cara das histórias maravilhosas, em Peixe Grande (2003).
:: JIM CARREY
– Profile: Não perguntem o que ele está fazendo aqui! Jim Carrey só não é considerado um galã porque não montou essa imagem em torno dele. Porque, quando quer, ele fica tão maravilhosamente fofo que dá vontade de sair correndo e abraçar a tela da tevê ou do cinema. Quem viu Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Cine Majestic ou O Show de Truman deve entender isso. Aliás, foi depois desses trabalhos que Jim Carrey realmente conseguiu me convencer que, além de comediante nato, ele é muito, mas muuuuito bom ator em dramas. Arrisco até dizer que é um dos grandes atores dessa geração, porque é um “ator camaleão”, que vai desde Conde Olaff até Joel Barish sem problemas. Atualmente com 43 aninhos, o canadense Jim começou sua carreira na comédia, fazendo stand-up (aqueles piadistas que ficam em palcos nos Estados Unidos, como o Seinfeld faz, por exemplo), e com isso conseguiu dinheiro para melhorar a vida de sua família – que, pasmem, morava em uma van por não ter opção melhor! Sua primeira apresentação foi quando ele tinha 15 anos, época em que sua família passava por uma fase braba – sem dinheiro, todo mundo tendo que trabalhar, e mãe e pai com depressão. Depois que Carrey se mudou pra Los Angeles, as chances foram aparecendo, e, com Ace Ventura, ele virou um dos comediantes mais famosos do cinema atual. Pra mostrar como as opiniões sobre os dotes humorísticos de Jim Carrey se dividem: pela sua performance em O Máskara, ele concorreu ao mesmo tempo ao Globo e ao Framboesa de Ouro! Depois de fazer várias comédias, foi com O Show de Truman, enfim, que o ator resolveu dar uma guinada genial no seu estilo, e conseguiu impor respeito. Tá certo, seo Jim, e você continua uma gracinha, apesar de ter idade pra ser meu pai. o_O
– Trabalhos bacanas de Jim Carrey: o moço mais vigiado da História, em “O Show de Truman” (1998) :: o maravilhoso ser verde e malvado em O Grinch, única comédia com ele que eu realmente gosto (2000) :: o praticamente perfeito em todos os sentidos Joel Barish, de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004).
:: MATT DAMON
– Profile: Aparecendo quase sempre ao lado do amiguinho Ben Affleck, Matt Damon conquistou a fama com uma combinação perfeita entre beleza e inteligência. Nos anos 90, ele surgiu aparentemente do nada, e já chegou ganhando Oscar de melhor roteiro e concorrendo a melhor ator, por Gênio Indomável. Se isso não é capacidade, eu não sei o que é, então! Nascido em 1970, Matt conheceu Ben Affleck quando tinha 10 anos. A dupla dinâmica, então, cresceu junta – estudava na mesma escola, e, nos tempos livres, jogava baseball, videogame e D&D – além de produzir alguns filmes trash caseiros. =D Levante a mão aí quem também queria ter jogado RPG junto com eles! Apesar de não ser um primor de ator, Ben Affleck era filho de gente que trabalhava no ramo de cinema, e começou a participar de algumas filmagens desde pequenininho. Isso influenciou seu melhor amigo, e ajudou Matt Damon a se empenhar em ser um bom ator para trilhar os mesmos passos do amiguinho. Graças a ele, as portas a Hollywood foram abertas a Damon, e, depois de passar o fim dos anos 80/início dos 90 fazendo filmes bacanas mas sem muito reconhecimento, foi em 1997 que as coisas mudaram. Matt Damon pensou em adaptar para o cinema, junto a Affleck, um script que tinha escrito na aula de Inglês da faculdade. Foi lá e fez. E ainda saiu com um Oscar na mão. Depois, foi só partir pro abraço, e ganhar papéis em outros sucessos, como O Resgate do Soldado Ryan, Onze Homens e Um Segredo e a seqüência de filmes Bourne. Além disso, ele continua escrevendo e produzindo outros projetos – e é um dos irmãos Grimm no novo filme que o maluco Terry Gilliam está terminando – Irmãos Grimm.
– Trabalhos bacanas de Matt Damon: o matemático (e também o roteirista) de “Gênio Indomável” (1997) :: o moço perturbado de O Talentoso Ripley (1999) :: o desmemoriado de Supremacia Bourne (2004).
:: KENNETH BRANAGH
– Profile: Tá, tudo bem, ele não é nenhum deus grego da beleza, mas é charmoso pra chuchu. E é o maior ator shakespeariano do cinema, sem sombra de dúvidas. O cara é capaz de dirigir e produzir filmes supimpas mas não reconhecidos como mereciam pelo grande público – como o belíssimo Hamlet, por exemplo – e ainda protagonizar essas produções, com um talento incrível. Não é qualquer um que consegue interpretar com a mesma competência que ele monólogos intermináveis e cheios de palavras difíceis. Para ver o grau de insanidade talentosa dele, Kenneth já chegou a dirigir, escrever, compor a trilha sonora e atuar numa mesma peça teatral. Se não bastasse isso, o maldito ainda consegue fazer papéis beeem diferentes entre si, como os nada shakespearianos Gilderoy Lockhart, de Harry Potter, e o vilão do estranho As Loucas Aventuras de James West. Ele tem 44 anos, é levemente ruivo e tem um sotaque britânico/ irlandês de conquistar qualquer ser vivente. Já foi casado com a também ótima Emma Thompson, gosta de esportes, já trabalhou como crítico de livros infantis, e começou sua carreira já sendo muito requisitado no teatro. Foi dos palcos que ele saiu e pulou pra TV – dali, mais tarde, pôde partir para o cinema. Branagh é nome indispensável em qualquer adaptação de Shakespeare para os cinemas, e inclusive é o fundador da Shakespeare Film Company. Foi injustiçado quatro vezes no Oscar – isto é, foi indicado como diretor e como ator, mas não ganhou a estatueta em nenhuma das vezes. E foi a partir daí que eu passei a boicotar o Academy Awards.
– Trabalhos bacanas de Kenneth Branagh: o cientista Victor (e também o diretor), de Frankenstein (1994) :: o maldito amigo traidor de Othello (1995) :: o egocêntrico e engraçadíssimo Gilderoy Lockhart, de Harry Potter e a Câmara Secreta (2002).
:: TOBEY MAGUIRE
– Profile: Tobey Maguire alcançou o estrelato quando encarnou o papel de… bem, vocês devem saber. Do Homem-Aranha, lógico. E, de lambuja, para as moças que gostam do jeito nerd de ser, vive o lindo – e nerd! =D – Peter Parker. Mas antes de sair pulando pelos prédios pendurado por uma teia, Maguire demorou para alcançar um lugar ao sol. Ele nasceu em 27 de junho de 1975, na Califórnia, e passou sua infância mudando de colégio para colégio, o que contribuiu para que ele não fosse assim tão popular entre os amiguinhos. Na verdade, o garoto passava o intervalo inteiro sem conversar com ninguém. Inseguro e complexado até hoje, ele já tinha decidido se tornar um chef de cozinha, como seu pai, quando um vizinho falou que ele deveria entrar para uma escola de Artes Cênicas, não de Economia Doméstica, como Tobey pretendia. Assim, com apenas 13 anos, ele decidiu seguir carreira. Seus primeiros trabalhos foram em comerciais – e, logo depois, fez participações em séries como Eerie Indiana e Blossom. Foi a partir das amizades que fez nesses programas que Maguire conseguiu ir subindo posições no cinema, até chegar ao super-supimpa Homem-Aranha. Foi fácil para ele viver o aracnídeo, já que de Peter Parker, ele – e todo mundo – tem um pouco (mas vale lembrar que Tobey Maguire não lia os quadrinhos do Aranha). Antes pobre e alcoólatra, agora o ator é muito bem pago, vegetariano e iogue. E já namorou a Kirsten Dunst. O moço é amigão do Leonardo DiCaprio desde antes do estrelato dos dois. Por isso, aconselho às interessadas que tentem conversar com a Gisele Bündchen, quem sabe ela marca um encontro para vocês. Ahm, ou não.
– Trabalhos bacanas de Tobey Maguire: o menino que vai parar dentro de um seriado dos anos 50 em Pleasantville – A Vida em Preto e Branco (1998) :: o órfão bonzinho que colhe maçãs e aprende a viver, em Regras da Vida (1999) :: um certo super-herói que é picado por uma aranha, em Homem-Aranha (2002/2004/…2007?).
:: RODRIGO SANTORO
– Profile: Eu não poderia esquecer de mencionar aqui um representante brasileiro. Não é novidade dizer que Rodrigo Santoro é bonitão. E, apesar de não ser engraçado como um Bruno Garcia ou um Selton Mello, é um bom ator, e participa de algumas das últimas produções do cinema brasileiro, com um carisma irresistível (ainda mais quando está com o cabelo comprido – e quando NÃO está todo encharcado, como o pássaro estranho do Hoje é Dia de Maria). Santoro nasceu em Petrópolis, tem 29 anos, e começou sua carreira na TV, descoberto pelos olheiros da Globo na Escola de Atores da própria emissora, aonde ele estudava. Rodrigo fez sua primeira novela, Pátria Minha, enquanto cursava Publicidade e Propaganda na PUC do Rio – e em seguida dividiu a cena com o Cigano Igor em Explode Coração. Depois de um papel naquela novela que tinha até ET no meio (lembram dessa?), O Amor Está no Ar, em 1996, Rodrigo participou do curta metragem Depois do Escuro, sua estréia na linguagem cinematográfica. Em pouco tempo, foi “promovido” para as minisséries da Rede Globo, em Hilda Furacão. Tudo bem que o ator tem em sua ficha algumas coisas que depõem contra ele, como é o caso de algumas novelas bem xaropes (Estrela Guia diz alguma coisa pra você?). E, pra entrar em Hollywood, ele pagou mico naquela coisa absurdamente deprimente e pavorosa que atende pelo nome de As Panteras, onde seu corpo foi o ator, não ele em si – mas a gente perdoa o rapaz, certo? Porque ele até conseguiu se redimir no divertido Simplesmente Amor, interpretando um lindo moço que até tem umas falas no filme! =D. Agora, a qualidade de seus trabalhos só está melhorando, e a gente pode vê-lo enfeitando novelas, séries, filmes brasileiros e filmes norte-americanos.
– Trabalhos bacanas de Rodrigo Santoro: o filho malvadamente internado, em Bicho de Sete Cabeças (2001) :: o moço que precisa vingar a morte de seu irmão, em Abril Despedaçado (2001) :: o paciente colega de trabalho apaixonado por Laura Linney, em Simplesmente Amor (2003).
:: GAEL GARCÍA BERNAL
– Profile: Outro representante dos não anglo-saxões não poderia faltar aqui. Bernal, além de ser um “pão” (como já diria minha avó), está cada vez mais nas listas de novas revelações, ainda mais depois de ter feito Má Educação e Diários de Motocicleta. O mais novo de todos os atores citados aqui, com 25 anos, ele é um ator promissor que nasceu em Guadalajara, no México. E tenho certeza de que, mesmo que não tenha visto nenhum desses filmes famosos que ele participou, você já viu Gael García Bernal em algum lugar antes. Pois ele foi o protagonista da novelinha Vovô e Eu, que passou no SBT no começo da década de 90! Não é mágico? =o) Sua carreira cinematográfica ainda conta só com cinco anos – coisa pouca se comparada a alguns veteranos citados nessa linda listinha – mas Gael está passando por uma fase de vacas gordas, e, além de aclamado pela crítica, é um dos novos galãzinhos do cinema. Talvez por questão de sorte ou de bom gosto, todos os filmes que contam com ele no elenco foram indicados ao Oscar em alguma categoria. Atualmente, o mexicano está participando de quatro filmes ainda em produção, e que devem estrear esse ano. A gente fica esperando ^_^.
– Trabalhos bacanas de Gael García Bernal: Che Guevara antes de sua vida como estampa de camisetas, em Diários de Motocicleta (2004) :: o ator de Má Educação (2004).
:: BRENDAN FRASER
– Profile: Ele pode até ser um “ator prostituto”, como diria o Fanboy – daqueles que aceitam qualquer papel, mas eu ainda acho que um dia o Brendan Fraser vai conseguir surpreender a gente, como o Jim Carrey já fez. E basta assistir a George O Rei da Floresta e A Múmia para ver que, além de engraçado, ele é perfeito. Ele tem 35 anos e passou a infância viajando por vários países, por causa da profissão de seu pai – que trabalhava na área de turismo. Se encantou por atuação quando assistiu a uma montagem do lindo e perfeito musical Oliver!, e se apaixonou (olha só, eu e ele temos algo em comum, esse é um dos meus musicais favoritos!). Começou a estudar teatro desde cedo, e, apesar de ser difícil de desconfiar isso ao ver seus papéis em filmes água-com-açúcar, Brendan atuou em peças de autores clássicos. Depois de se formar na faculdade de Artes Dramáticas, ele foi conseguindo uns papéis – o primeiro de maior destaque foi no engraçadinho O Homem da Califórnia, em que era Link, um homem das cavernas tentando se adaptar à vida normal em sociedade. Papel que seria típico na sua carreira: é só trocar o “homem das cavernas” por “homem da selva” ou “menino que nasceu em um abrigo nuclear”, e você conhece parte da filmografia de Brendan Fraser. Mas não é só de comédias felizes que vive o tímido rapazola – o ator também atuou em filmes mais dramáticos, mas muito mais desconhecidos que suas comédias: como Paixões na Floresta, Deuses e Monstros e O Americano Tranqüilo. Não é porque Brendan ainda não protagonizou um filme tão bam bam bam quanto ele, que devemos menosprezá-lo. Eu não menosprezo um ser desses não. =D
– Trabalhos bacanas de Brendan Fraser: o cartunesco homem da selva, de “George o Rei da Floresta” (1997) :: o explorador valentão do mediano “A Múmia” (1999) :: o moço que não sabe conquistar seu amor em Endiabrado (2000).
:: IOAN GRUFFUDD
– Profile: Ele ainda está começando sua carreira no quesito “filmes conhecidos”, mas está aqui porque ele não poderia faltar em nenhuma lista de atores bonitos feita por mim. Taí. Bem, o El Cid não cansa de dizer que o cara é um mala em todas as entrevistas que dá, mas como eu ainda não vi nenhuma entrevista com ele que possa provar o grau de “malice” do rapaz pra mim, prefiro continuar acreditando que ele é tão legal quanto é lindo. =D Enfim, estamos falando do Lancelot do filme Rei Arthur, e do futuro Sr. Fantástico no filme do Quarteto Fantástico. Antes de Rei Arthur, Ioan Gruffudd era o Horatio Hornblower na série com o mesmo nome, que passava no canal Mundo, e era muito boa. Depois, foi pros Estados Unidos e participou de coisas como 102 Dálmatas e Titanic. Sim, sim, ele fez Titanic. Lembram do bondoso marinheiro que resolve voltar com seu bote pra ver se não tinham mais mortos no meio daquele mundaréu de gente congelada? Era o Ioan Gruffudd! Eu, se fosse a Kate Winslet, largava o DiCaprio e voltava com ele sem problema nenhum. Gruffudd nasceu em 1973, sabe tocar oboé, e estudou na mesma escola de Artes que Kenneth Branagh. Apesar de estar aparecendo mais agora, na televisão inglesa ele já é conhecido. Ele é solteiro, e mora com um amigo. Mas ele não é gay. Quer dizer, eu acho que não.
– Trabalhos bacanas de Ioan Gruffudd: o moço-perfeito e honrado da série para a TV “Horatio Hornblower” (1998-2003) :: o Lancelot de “Rei Arthur” (2004).
:: CHEWBACCA
– Profile: Nem Ioan Gruffudd, nem Matt Damon, nem Ewan McGregor. O homem mais bam-bam-bam do cinema é sim o grande Chewbacca (e o primeiro que disser “mas ele não é homem, é um wookie!” vai ser processado por discriminação racial). Chewbacca começou sua carreira logo cedo, trabalhando como figurante em Planeta dos Macacos. Em 1977, George Lucas o contratou para viver um papel autobiográfico em “Guerra nas Estrelas”, onde Chewie pôde trabalhar ao lado de grandes astros como Harrison Ford, e mostrar todo seu charme e beleza para várias fãs em todo o mundo. “Haããããhuhuhuhuhóó”, declarou ele em uma entrevista, dizendo como era seu relacionamento com o elenco humano no set. Chewbacca passa hoje suas horas vagas trabalhando como mecânico de naves em sua garagem, e garante seu pão de cada dia da mesma forma que George Lucas. Ou seja, sugando ao máximo o sucesso que ganhou com os filmes lançados em 77, seja trabalhando nas suas infinitas continuações, seja vendendo seus pêlos como objetos de colecionadores aos fãs da saga. Chewie foi também responsável pela indicação de seu Primo It ao elenco de Família Adams.
– Trabalhos bacanas de Chewbacca: toda a trilogia/ hexalogia de Star Wars.
Ao término dessa matéria, tenho que falar de umas coincidências interessantes entre esses atores: Matt Damon e Johnny Depp já namoraram Winona Ryder. E Brendan Fraser conheceu sua atual esposa em um churrasco na casa da própria Winona. E de todos esses atores, mais da metade não passou em testes no início de suas carreiras porque perderam o papel ou para o bonitinho Leonardo DiCaprio ou para o não menos bonitinho Brad Pitt. Bizarro, não? Ah, e como não dá para dizer “Feliz Dia Internacional dos Homens” aos queridos nerds que fazem e aos que visitam A ARCA, eu lhes desejo um Feliz desaniversário! Tá bom assim? ;o)
|