A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 08/03/2005, às 09:43

BAT-CRONOLOGIA: Parte Um
Em meados de 1939… O nervosismo aumenta. Ele está cada vez mais próximo. Batman Begins está perto de estrear nos cinemas, e poderá realizar o maior sonho dos fãs do Homem-Morcego… ou criar seu pior pesadelo! Confesso que estou muito otimista quanto ao filme e espero muito não me decepcionar. E já que estamos falando […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


O nervosismo aumenta. Ele está cada vez mais próximo. Batman Begins está perto de estrear nos cinemas, e poderá realizar o maior sonho dos fãs do Homem-Morcego… ou criar seu pior pesadelo! Confesso que estou muito otimista quanto ao filme e espero muito não me decepcionar.

E já que estamos falando dele, nada melhor do que relembrar os quase 70 anos de história do personagem. Muita água rolou, muitos inimigos surgiram, muitas quedas se seguiram, muitos Robins passaram… e muitas mulheres também! Figura lendária, que já foi vitima de piadas infames e de filmes gerados em caleidoscópio, e ainda assim continua encantando multidões e sobrevivendo a cada geração de leitores. E não tem melhor maneira de iniciar esta retrospectiva do que usar uma grande frase de efeito do personagem: “Eu me tornarei um morcego. Diga a eles que as ruas agora pertencem ao Batman…”

:: O PEQUENO ÓRFÃO

Bruce Wayne era uma criança feliz e vivia correndo e brincando no vasto terreno da Mansão Wayne, até que, num certo dia, acabou caindo num buraco. Nele, descobriu uma enorme caverna, infestada por morcegos. Aquilo o aterrorizou e o marcou pelo resto de sua vida. Mesmo sendo acudido por seu pai, o ocorrido o deixou em estado de choque durante um bom tempo. Este era apenas o primeiro grande soco no estômago de uma pobre criança. Alguns dias depois, saindo de um cinema (onde foram assistir o filme Zorro), os Waynes são abordados por um bandido que, sem dó nem piedade, assassina o casal Wayne na frente de seu pequeno filho.

Bruce passou a ser criado por seu tio Philip Wayne, assessorado pela assistente social Leslie Thompkins e pelo mordomo da família, Alfred Pennyworth. Debruçado na tumba de seus pais, Bruce fez um juramento de vingança: prometeu punir todos os criminosos, para que a desventura que se abateu sobre a família Wayne não aconteça novamente. Aquele foi o dia em que a criança feliz deu lugar à alma vingadora: Bruce começou a procurar todo tipo de especialidade para se tornar um ser superior e, ao completar a maioridade, viajou o mundo inteiro passando por vários mestres, que lhe ensinaram desde artes marciais até as maiores ciências e tecnologias. Bruce estava determinado a voltar à Gotham trazendo em sua bagagem as armas necessárias para sua vingança.

:: REENCONTRO COM MORCEGOS

Enquanto o policial Jim Gordon tenta o impossível para deter a corrupção e a violência em Gotham, Bruce Wayne retorna à cidade após sua longa viagem, determinado a cumprir o que prometeu a si mesmo. Bruce usa um disfarce e vai às ruas, onde acaba se envolvendo numa confusão entre um cafetão e algumas prostitutas – uma delas, Selina Kyle – e é pego pela polícia. Durante sua fuga, termina por destruir um dos carros da policia e se fere muito. De volta à sua mansão, Bruce tenta repensar suas atitudes e tirar da cabeça o assassinato de seus pais, quando um enorme morcego entra por acidente pela janela da sala.

Bruce lembra de seu pavor de infância, e chega à uma conclusão: o maior medo da pessoa pode ser seu maior aliado. Então, produz uma roupa inspirada em um morcego e começa a agir na cidade. Logo se torna uma lenda urbana entre os criminosos – um morcego gigante que ataca à noite. Sua primeira grande ação se deu contra mafiosos incorporados e aliados à polícia e o comissário daquela época. Gordon, que estava à caça de Batman, se torna aliado do morcegão depois de ver seu filho recém-nascido salvo pelo vigilante. Após esta ação, Batman livrou a polícia da ação da máfia, Gordon se tornou comissário e, num dos eventos, o Homem-Morcego se encontrou com uma nova ladra na cidade, a Mulher-Gato – uma das prostitutas com a qual lutou ao retornar à cidade.

:: A PRIMEIRA PIADA

Um ano após sua grande estréia nas páginas de Detective Comics #27, Batman ganhou sua própria revista. Assim, ele estaria quinzenalmente em bancas. Em sua primeira edição em sua nova HQ, conheceu seu grande arquiinimigo, o Coringa. Nesta histórica trama, o Comissário Gordon e Batman investigam assassinatos em que as vítimas eram envenenadas e adquiriam um grande e deformado sorriso no rosto. Junto aos corpos, haviam cartas de baralho com a estampa do Coringa. Mais tarde, o próprio herói confronta o louco assassino. A origem de Batman foi reformulada na clássica graphic novel Batman: Ano Um: nele, o morcegão encontra a Mulher-Gato antes de Coringa.

Durante o especial A Piada Mortal, foi revelada a possível origem do Coringa: ele seria um ator de circo usado para vestir a roupa do criminoso Máscara Rubra e, em seu encontro com Batman, caiu acidentalmente num grande caldeirão de elementos químicos e radioativos, que mudaram os tons de sua pele e o enlouqueceu. Mas como falei, esta é a origem provável do vilão. Muitos roteiristas a usam como base, enquanto outros não. O mais engraçado é que, nas histórias oficiais de Batman, Coringa surgiu antes mesmo do fiel mordomo Alfred, já que os enredos eram mais focados no herói e nunca em sua vida pessoal.

:: O PEQUENO PRODÍGIO

Aos poucos, o ar detetivesco e adulto das histórias foram suavizando, a vida particular de Bruce Wayne começou a ser usada, e a grande onda de sidekicks dominou os gibis. Num episódio no circo, o jovem Dick Grayson vê seus pais acrobatas serem assassinados quando suas cordas são sabotadas, tudo por causa de atos criminosos envolvendo o dono do circo. Bruce Wayne, enxergando a si mesmo no pequeno órfão, o adota e o leva à Mansão Wayne. Grayson passa por um ferrenho treinamento, e sua habilidade como acrobata o ajuda muito. Recebendo o nome de Robin, ele e Batman se unem e formam a Dupla Dinâmica, o que dá um ar mais familiar à revista e a torna acessível a todas as idades. O que é uma faca de dois gumes, já que, ao mesmo tempo, criou um ar de homossexualidade e pedofilia – responsável por trazer grandes problemas para os editores da DC Comics.

:: FELINA, SENSUAL E FATAL

A Mulher-Gato se tornou um dos maiores símbolos da mulher sensual, e umas das precursoras das “Bad Girls” dos quadrinhos. Na nova cronologia, Frank Miller já a implantou no “Ano Um” de Batman, e ela e o morcegão se encontram em duas fases: ele com disfarce, onde arruma confusão com o cafetão de uma de suas amigas prostitutas; e como Batman, na mansão de um mafioso, para dar fim nas ações do criminoso. Ela, estreando seu primeiro traje de Mulher Gato e pronta para roubar a mansão. Desde então, os dois personagens têm um clima de atração e repulsa.

Já na antiga cronologia, ela apareceu como uma vilã de verdade, e um dos seus primeiros atos foi a tentativa de assalto à Mansão Wayne. Pode uma coisa destas? Nesta mesma cronologia, Selina acabou descobrindo a identidade de Batman, enquanto que, na atual, ela apenas desconfia de leve. Ela se tornou uma figura tão grande na cronologia do Batman que acabou ganhando revista própria e se tornando popular, além de sempre presente em muitos seriados e filmes do herói. Como Robin, sua figura já é associada diretamente ao Homem-Morcego.

Na segunda parte da Bat-Cronologia, o que mais espanta é a quantidade de vilões que aparecem na vida do Morcegão. Em breve!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024