A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 21/03/2005, às 09:47

BAT-CRONOLOGIA: Parte Três
Amigos e tragédias… E vamos para mais uma etapa deste review da vida do Homem Morcego! Já falamos sobre sua origem na Parte Um e sobre seus vilões na Parte Dois; agora, vamos começar a acompanhar momentos importantes na vida do vigilante mascarado, como o crescimento da Bat-Família e as tragédias que se sucederam. Daremos […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


E vamos para mais uma etapa deste review da vida do Homem Morcego! Já falamos sobre sua origem na Parte Um e sobre seus vilões na Parte Dois; agora, vamos começar a acompanhar momentos importantes na vida do vigilante mascarado, como o crescimento da Bat-Família e as tragédias que se sucederam. Daremos uma geral em alguns fatos que construíram o Batman que conhecemos hoje.

:: É INEVITAVEL, AS CRIANÇAS CRESCEM…

Robin surgiu como um personagem coadjuvante, e aos poucos foi disputando espaço com Batman e também amadurecendo ao passar dos anos. Líder-nato – filho de peixe, peixinho é! – Robin foi o grande cabeça de quase todas as fases dos Novos Titãs. Chegou um momento, porém, em que os argumentistas o amadureceram demais, e usar botinhas de ‘Peter Pan’ não era mais um bom negócio. Quando Dick Grayson ainda se recuperava de um acontecimento em que foi atingido pelo Chapeleiro Maluco, o garoto chegou à conclusão de que não tinha mais como continuar a ser o Robin; ele precisava de individualidade.

Durante uma saga em que todos os Novos Titãs foram traídos e capturados por um dos membros da equipe, Dick Grayson escapou e assumiu a identidade de Asa Noturna. E lá foi ele ao resgate de seus amigos junto com o herói Jericó. Por mais bandeiroso que seja o primeiro uniforme do Asa Noturna, dá para notar que há a grande sombra de seu mestre e tutor nele, e toda a atitude tomada é inspirada no Batman. Durante um longo período, o morcego trabalhou sozinho, sem nenhum menino-prodígio em seu encalço. Até aparecer Jason Todd, mas isto é outra história…

::AS MULHERES DE NEGRO

O fascínio sobre Batman fez com que Bárbara Gordon se dedicasse ao máximo às acrobacias e à luta. Os vários encontros do morcegão com o seu tio, o Comissário Gordon, eram sempre observados por ela. Eis que, um dia, a garota teve coragem e, durante uma confusão numa festa à fantasia, entrou em ação vestindo o traje de Batgirl. Gostou tanto da experiência que continuou a agir como Batgirl, mesmo com os avisos do próprio Batman e da desconfiança de seu tio. Sua insistência foi tanta que acabou ganhando o coração de Robin – na época, Dick Grayson – e a admiração de Batman.

Mas sua carreira foi tragicamente interrompida: o Coringa apareceu no apartamento do Comissário e atirou contra ela; o tiro afetou sua coluna, o que a fez perder os movimentos da perna. Mesmo após toda esta tragédia, Bárbara não perdeu seu senso de justiça: antes de ser a acrobata Batgirl, ela era uma geek – pessoa viciada em tecnologia – e, protegida pelos computadores, acabou criando uma nova identidade, a Oráculo. Passou a ajudar inicialmente o Esquadrão Suicida e mais tarde virou um ponto de referência entre os heróis. Dividia seu tempo entre dar informações para a Liga da Justiça e coordenar sua equipe, a Aves de Rapina.

Talvez a tragédia com Bárbara e, mais tarde, com um dos Robins, explique a implicância do morcego com a Caçadora. A vigilante é Helena Bertinelli, vinda de uma família de mafiosos, que tenta se desviar do caminho de seus pais. Com ajuda do herói Questão, assumiu a identidade de Caçadora. O problema é que ela é impiedosa, descuidada e muito violenta, o que geralmente faz com que Batman reprove suas ações. Com isso, Caçadora sempre se sente um intrusa entre a Bat-Família. Batman chegou a convidá-la para integrar a Liga da Justiça mas, durante a saga Terceira Guerra Mundial, Caçadora quase matou o vilão Prometheu quando este estava indefeso. Por esta razão, acabou sendo expulsa pelo próprio Batman, e o desafeto entre os dois continuou.

:: A SAGA DO PEQUENO MARGINAL…

Em uma das suas rondas, Batman presenciou uma cena inacreditável: um garoto tentando roubar as rodas de seu Bat-móvel. Depois de uma baita lição de moral, Batman deixou o menino ir. Usando as influências de suas fundações de caridade, o morcegão acabou descobrindo que o menino é Jason Todd, órfão que ganhava a vida com pequenos furtos. Bruce enxerga nele um menino astuto e inteligente, e resolve lhe dar uma segunda chance: leva o rapaz para a Mansão Wayne e o treina como o novo Robin.

Aos poucos, Todd foi crescendo e ficando mais violento em ação, e até um pouco descuidado. Remexendo suas coisas em sua antiga casa, descobriu que sua mãe não era quem pensava, e começou a procura-la – batendo de frente com Batman, como sempre. Robin chegou até a pensar que Lady Shiva era sua mãe, mas estava enganado. Depois de muito procurar (inclusive contando com a ajuda do próprio Batman), ele acaba encontrando sua mãe verdadeira, mas a mulher não era flor que se cheirasse: quando Todd revelou que era o Robin, a primeira coisa que a dona fez foi contar ao Coringa.

Coringa acabou prendendo Robin e sua mãe junto à uma bomba, não sem antes espancar Tood com um pé de cabra, deixando-o à beira da morte. Robin consegue se desprender e, num ato desesperado, joga-se à frente da mãe, recebendo todo o impacto da bomba. Batman chega tarde demais: ele encontra a mãe de Robin muito ferida e agonizante. Esta, em seu último suspiro, fala do ato de coragem de seu filho. Em seguida, o herói encontra o corpo mutilado e sem vida de Robin. Algum tempo depois, como Bruce Wayne, Batman reencontra Coringa, então representante de um país árabe e dotado de imunidade internacional. Batman é contido por Superman.

Coringa acaba atacando a ONU com gás do riso, que é todo absorvido por Superman. Enquanto isto, Batman persegue Coringa que, ferido, acaba desabando com seu helicóptero. Superman faz uma busca no mar e não encontra nenhum corpo. Desde então, Batman se sente culpado pelo destino de Jason, ficando uma pessoa cada vez mais amargurada e até perdendo um pouco o controle de suas emoções, tornando-se violento demais. O mais curioso é que os leitores não tinham nenhuma empatia pelo Robin Jason, tanto que, quando foi feita uma votação, praticamente grande parte do público votou pela morte do sidekick.

:: O ANJO CAÍDO E O CORCUNDA

Um dos personagens que se fez presente durante muito tempo no seio da Bat-Família foi Azrael. Vindo de uma geração de soldados seguidores da “Ordem de São Dumas”, Jean Paul Valley, ainda na barriga de sua mãe, foi submetido a substâncias químicas. Durante seu crescimento e desenvolvimento, ganhou treinamento e chaves hipnóticas, que o transformaram num guerreiro perfeito e implacável. Sempre que vestia o uniforme de Azrael, a programação ao qual foi submetido vinha à tona, deixando-o escravo da Ordem. Durante um encontro com o Batman, salva a vida do herói e este, como agradecimento, o leva para Gotham, na tentativa de livrá-lo dos controles hipnóticos.

Harold era um gênio construtor, mas sua aparência e sua impossibilidade de falar, assustavam as pessoas. Sua silhueta grotesca, acabou ganhando a simpatia de Pingüim (que se identificava com ele). Harold passou anos construindo armas para o vilão. Até que em uma grande ação de Batman, o covil do Pingüim foi desmantelado e Harold fugiu para as ruas. O corcunda passou um bom tempo alimentado por crianças, que em troca de comida consertava seus brinquedos, mas foi visto como uma ameaça a população, que por preconceito, queriam linchá-lo e acusá-lo de crimes contra crianças. Batman chegou a tempo de salvar Harold, e a partir de então, ele passou a morar na Bat-Caverna, onde produz armas e equipamentos para o herói.

:: O PEQUENO NERD DETETIVE

Após a morte de Jason Todd, Batman se tornou ainda mais amargurado, o que atraiu os olhares de um admirador, o jovem Tim Drake. O menino, um detetive de nascença, acabou descobrindo a verdadeira identidade de Batman. Quando era criança, acompanhou o espetáculo de circo onde os pais de Dick Grayson foram assassinados, onde também presenciou Bruce Wayne acolhendo o órfão. Depois, ao ver o Robin (Dick) em ação, acabou reconhecendo os traços e habilidades do acrobata órfão, e assim, juntou um mais um e descobriu que Bruce era o Batman.

Tim Drake passou a infância e o início da adolescência acompanhando os fatos que ocorreram na dupla dinâmica; percebeu quando Dick foi embora e o aparecimento e logo depois o desaparecimento de um novo Robin (Todd). Ao ver Batman se deteriorando, Drake saiu em busca de Grayson, para que este voltasse a ser Robin e salvasse o Homem-Morcego do declínio. Batman, que estava sobre ataque de Duas Caras, acabou ganhando a ajuda de Asa Noturna, mas os dois terminam aprisionados. Tim Drake, com auxílio de Alfred, veste o uniforme de Jason e consegue salvar os dois. Tim e Dick insistem para que Batman aceite um novo Robin e, apesar de não concordar no início, o herói cede e Drake se transforma no novo garoto-prodígio.

Antes de colocar o menino em ação nas ruas, Batman o mandou para vários lugares do mundo, para procurar se especializar e melhorar sua defesa. Enfim, Tim Drake conseguiu superar os desafios e ganhou o direito de seguir ao lado do Cavaleiro das Trevas. Antes, porém, teve que passar por um batismo de fogo: seus pais são seqüestrados, Batman e Robin vão ao resgate, mas os Drakes acabam envenenados. Batman consegue apenas salvar a vida do pai de Tim, a mãe morreu por causa do veneno. Um destino até previsível para quem, assim como todos que andam sobre o símbolo do morcego, tem a sombra da morte em seu encalço.

Na próxima Bat-Cronologia: a vingança; a busca pelo fim da criminalidade; o excesso; um novo inimigo. Isto tudo pode causar a maior queda de um homem!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024