A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 21/03/2005, às 09:58

BAT-CRONOLOGIA: Parte Quatro
Depois da queda, o coice! Aqueles que acompanham esta pequena revisão dos quase 70 anos do Homem Morcego, já conheceram sua origem; alguns de seus vilões; e seus aliados, as tragédias sofridas, o ciclo dos Robins e a maldição que cerca a Bat-família. Agora vamos a algumas histórias importantes, um prelúdio para os próximos artigos […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Aqueles que acompanham esta pequena revisão dos quase 70 anos do Homem Morcego, já conheceram sua origem; alguns de seus vilões; e seus aliados, as tragédias sofridas, o ciclo dos Robins e a maldição que cerca a Bat-família. Agora vamos a algumas histórias importantes, um prelúdio para os próximos artigos que revelarão detalhadamente os últimos anos de Batman no Brasil. Então, bem vindos a mais uma viagem na cronologia do morcego!

:: OS PRÓXIMOS ANOS DO CAVALEIRO DAS TREVAS…

A exemplo de Batman Ano Um, outros autores deram sua visão aos primeiros anos do Cavaleiro das Trevas. O autor Mike W. Barr trouxe aos leitores Batman Ano Dois, com arte de Alan Davis (Liga da Justiça: O Prego) e Todd McFarlane (Spawn). Nele, um Batman com um pouco mais de experiência enfrenta a ira do Ceifador que, também amargurado e sedento por vingança, leva tudo às últimas conseqüências e, ao contrário do morcegão, não pensa duas vezes antes de destruir seus alvos. A saga acabou virando uma guerra de moral, em que Batman reflete sua posição no seu juramento à morte de seus pais.

Anos depois, Marv Wolfman (Crise nas Infinitas Terras) escreveu o Ano Três, com arte de Pat Broderick (Destino 2099); nele, o primeiro encontro de Bruce e Dick Grayson é mais detalhado, assim como a investigação sobre a morte dos Graysons Voadores. Também mostra fatos inéditos sobre Tim Drake, um observador que, anos depois, também se torna um Robin. As duas sagas foram publicadas aqui no Brasil. Corram aos sebos, pois elas são bem interessantes.

:: A MORTE DE VERMELHO

Em plena Guerra Fria, os conflitos e diferenças entre Estados Unidos e a União Soviética afetaram os quadrinhos, e trouxeram uma das mais empolgantes sagas: Batman – As Dez Noites da Besta. Comandada por veteranos – o argumentista Jim Starlin e o desenhista Jim Aparo – mostra a ação de um agente da KGB, a polícia secreta russa: o KGBesta. O assassino tem uma lista de dez homens para matar, e consegue atingir todos objetivos, menos um… Quando tenta agir em Gotham, Batman bate de frente com o assassino que, para não ser pego, serra a própria mão. Numa caçada de gato e rato, Batman conseguiu derrubar os planos infalíveis do assassino e salvar o presidente dos States na época, Ronald Reagan.

:: A IGREJA CONTRA O MORCEGO

O líder religioso Deacon Blackfire chega a Gotham City e, com sua voz e seus asseclas, acaba dominando a cidade e causando uma série de eventos: Batman é preso e drogado, Comissário Gordon é baleado e fica entre a vida e a morte, e a cidade fica sitiada. Este é o cenário da minissérie The Cult – que saiu como O Messias aqui no Brasil – mais um argumento revolucionário de Jim Starlin, que dirigiu perfeitamente a arte de outro grande veterano, Bernie Wrightson. Quem acha que é novidade aquele Bat-móvel monstruoso em Batman Begins, está enganado: nesta minissérie, o caos se instaura de tal maneira que Batman só consegue atravessar Gotham usando um Bat-móvel tração 4×4. Leitura obrigatória.

:: PODEMOS MORRER QUANTAS VEZES?

Em sua breve passagem pelo título de Batman, o autor John Byrne, junto com Jim Aparo, trouxe o arco As Muitas Mortes de Batman. Na saga, Comissário Gordon começa a investigar um corpo achado no rio, com a roupa de Batman. Ele, inconscientemente, já tinha certeza que o cadáver não era o vigilante, mas quem seria? As coisas se complicam quando outros corpos começam a aparecer vestindo o uniforme do Homem Morcego, o que acaba envolvendo o próprio herói na busca ao assassino. Interressante por ser um tipo de história bem diferente das usuais de John Byrne.

:: APENAS UM NOME: BANE

Pagando pelos pecados dos pais, Bane nasceu na cadeia Pietra Dura, na ilha de Santa Prisca. Mesmo com a morte de sua mãe, ele ficou cumprindo a pena de prisão dela, até que matou seu companheiro de cela e se mandou de lá. Dedicando-se ao estudo sobre os maiores estrategistas do mundo e a superação dos limites do próprio corpo, Bane se tornou quase insuperável. Após ser uma das cobaias da substância chamada “Veneno” – uma droga que altera a genética das pessoas – conseguiu aumentar sua massa e peso. E se tornou a criatura mais perigosa da Terra.

:: MORCEGO EM XEQUE!

Mesmo agora com um novo Robin ao seu lado, Batman está cada vez mais possessivo em relação à luta contra o crime, levando seu psicológico e seu corpo aos últimos limites. Mesmo alertado por Alfred, Asa Noturna e Robin, ele continua praticamente dia e noite na luta contra a criminalidade em Gotham. Para piorar as coisas, Bane chega à cidade, querendo como sempre superar todos os desafios, e seu mais novo alvo é o vigilante. Batman é por seu olhar o máximo da superação: derrubando ele, consegue derrubar qualquer um.

Bane começa seu estratagema para derrubar o herói: solta todos os vilões de Batman da prisão e de Arkham, forçando o vigilante caçar um a um e aumentando o stress e a queda do herói. Batman está no ponto máximo de si, sua luta em Gotham estava acabando com ele, e agora tem um novo desafio a superar, seu mais novo inimigo: Bane. Mesmo fraco, o herói consegue lutar com o vilão, mas este tem a seu favor a força descomunal fornecida pela droga Veneno. No auge da luta, Batman é vencido e tem sua espinha partida pelo joelho de Bane. Chega ao fim a carreira do herói, que fica paraplégico.

:: MORTE AO MORCEGO! VIDA LONGA AO ANJO

Bruce Wayne, no desespero de ver sua cidade sobre o domínio dos criminosos, pede ajuda a Jean Paul Valley, o ex-Azrael, que está sendo ajudado por Wayne para se livrar da programação mental sofrida pela “Ordem de São Dumas”. Então nasce o novo Batman. Valley assume o símbolo do herói, mas faz algumas modificações no uniforme e o transforma em uma grande armadura. Aos poucos, Valley toma controle da cidade, e dá um pau até no Bane! Mas aos poucos, percebe-se que Valley, ao vestir a armadura de Batman, assume uma segunda identidade, que a programação mental feita nele ainda criança o influi bastante. E Azrael ressuscita sob a pele do novo Batman.

Valley começa a vigiar a cidade com mão de ferro, utilizando-se de atos brutais e violentos. Enquanto isto, Bruce Wayne viaja pelo mundo e descobre uma possibilidade de voltar a andar, uma possibilidade chamada Sasha, uma paranormal com poderes curativos. Enquanto Wayne vive suas aventuras, Valley continua a aterrorizar Gotham, e chega ao limite, deixando um dos vilões para morrer. Bruce volta curado para Gotham, e é alertado sobre os atos de seu antecessor. Valley tem sua carreira como Batman interrompida pelo próprio Wayne, que o acha psicologicamente incapaz. Dick Grayson, o primeiro Robin, assume o título de Cavaleiro das Trevas.

:: A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO!

Após uma curta temporada como Batman, Dick Grayson devolve o título para seu verdadeiro dono, Bruce Wayne. Este retorna a vigiar a cidade, e faz algumas modificações em seu uniforme, o deixando todo negro. Na minha opinião, foi uma ótima escolha. A revista do herói ganha um ar mais sombrio, o lado místico começou a reaparecer no título, também graças a arte macabra de Kelley Jones. Aos poucos, Batman foi entrando de novo nos trilhos e voltou a protagonizar histórias bem interessantes.

Entretanto, Gotham parece não ter paz e é alvo de mais uma tragédia: um vírus mortal começa a se espalhar pela cidade. Batman reúne todos seus companheiros e coloca até a Mulher Gato na rodada para encontrar a cura desta doença mortal. Mas ele é surpreendido quando vê o Robin (Drake) contaminado pelo vírus. O tempo é curto, e graças à inteligência e os estratagemas do herói, a cura é encontrada. Mas fica a dúvida: quem desenvolveu este vírus?

:: UM NOVO ÉDEN…

Batman termina a investigação, e descobre que o grande responsável pela desgraça na cidade, foi Ra’s Al Ghul, que usou um protótipo de um vírus em Gotham, um vírus do “Juízo Final”, ao qual apenas um homem e uma mulher sobreviverão, e deles renascerá a nova geração da Terra. Ao tentar impedir os outros planos de Ra´s, o herói é surpreendido quando vê Bane trabalhando para o vilão, iludido por acreditar que seria o Adão da história. Como sempre, Batman consegue desfazer todos os planos, revê sua amada Talia, e Bane descobre que era manipulado durante todo o tempo.

:: UM PONTO FINAL NA CIDADE DAS TREVAS

Como sempre, parece que Gotham nunca está em um bom dia: um grande terremoto começa a devastar a cidade. Batman reúne toda sua gangue para tentar salvar os feridos, a cidade é seriamente afetada, e Batman quase é soterrado junto com sua bat-caverna. Jean-Paul Valley (Azrael), que foi deixado de lado desde seu tempo vestindo o manto do morcego, acabou provando que está curado psicologicamente, ajudando Batman e os outros heróis a salvar o que restou da cidade. Mas esta última tragédia foi fatal para cidade que, mesmo com toda repercussão e ajuda da Fundação Wayne, foi considerada pelo Governo dos Estados Unidos uma Terra de Ninguém.

A partir de então, a cidade não era mais protegida pela lei e deveria ser abandonada. Mas grande parte das pessoas não quiseram deixar as suas casas de lado, e não abandonaram Gotham mesmo em uma de suas maiores crises. Gotham acabou sendo dividida por populares, criminosos, gangues e os fugitivos do Asilo Arkham. Para manter a lei, o ex-Comissário Gordon, sua mulher e alguns companheiros não abandonam a cidade e continuam ali. Assim como uma nova e encapuzada Batgirl e OráculoBárbara Gordon – que se manteve em sua base na cidade, ligando seus computadores a seus poderosos geradores. Mas Batman desapareceu da cidade, como se a tivesse abandonado.

Na próxima Bat-Cronologia, saiba mais sobre a saga Terra de Ninguém, que marcou uma era na vida de Batman e teve uma conclusão trágica. Conheça quem é a nova Batgirl. E Batman, abandonou mesmo a cidade?


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024