A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 20/02/2005, às 04:07

ERA DO APOCALIPSE
Já faz dez anos. Parece que foi ontem, não? Como os anos passam rápido! Parece até que foi ontem que peguei a edição especial X-Men Alpha, o grande início da saga dos X-Men neste universo alternativo. Uma revista que criou polêmica pela participação do desenhista brasileiro Roger Cruz que, na época, ganhou grandes acusações de […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Como os anos passam rápido! Parece até que foi ontem que peguei a edição especial X-Men Alpha, o grande início da saga dos X-Men neste universo alternativo. Uma revista que criou polêmica pela participação do desenhista brasileiro Roger Cruz que, na época, ganhou grandes acusações de plágio da parte de Joe Madureira. E também valeu pela grande idéia que, segundo alguns editores da Marvel, o universo violento da Era de Apocalipse ajudou a estruturar, anos depois, o mundinho dos personagens Ultimates. É, não posso deixar de elogiar a grande idéia e as transformações dos títulos. E agora que este universo será revisitado pela Marvel, eu trago a vocês um grande review desta saga que revolucionou os quadrinhos mutantes!

:: LONGA VIDA A MAGNETO! MORTE A XAVIER!

Legião, o perturbado filho do Professor Xavier que está há muito tempo em coma, por culpa em grande parte de sua multi-personalidade, acorda mais lúcido do que nunca (ou quase) e resolve usar seus poderes para ajudar seu pai, tomando assim uma decisão catastrófica: decide voltar no tempo e assassinar Magneto antes que este vá para o ‘lado negro da força’! Assim, Legião retorna 20 anos no tempo e sai à caça de Magneto que, na época, ainda mantinha uma forte amizade com Xavier. Os X-Men, prevendo o pior, enviam um time de seus heróis ao passado. Tempestade, Homem de Gelo, Psylocke e Bishop vão ao encalço de Legião, mas talvez seja tarde demais.

Legião encontra os amigos Magneto e Xavier num bar, e dá início ao ataque. A luta chega ao ápice, e quando Legião está prestes a dar o golpe final em Magneto, é interceptado por Xavier, que se joga à frente do futuro vilão e termina por absorver o ataque mortal de Legião. Xavier cai morto ao chão, e toda a realidade é despedaçada: Legião é apagado da existência (já que Xavier não chegou a concebê-lo); a realidade atual é mudada, e apenas Bishop, já uma pessoa fora do continuum temporal, está ciente de tudo. Nesta nova ‘realidade’, Magneto segue os sonhos de seu falecido amigo, mas outras conseqüências acabam deformando todo o mundo real em vista do famoso ‘efeito borboleta’.

:: EFEITO BORBOLETA

Segundo a ‘Teoria do Caos’, um bater de asas de uma borboleta pode causar uma alteração catastrófica do clima em outro lugar. Ou seja: uma alteração em algo, mesmo mínima, pode alterar toda a estrutura do tempo e espaço. E foi o que aconteceu em ‘Era de Apocalipse’: a morte prematura de Xavier fez com que Magneto criasse os X-Men, mas outras claras conseqüências ao mundo mutante vieram junto. Apocalipse começou seu plano de dominação mais cedo, e conseguiu tomar a América do Norte com ajuda dos mutantes, dizimando a população humana. Os humanos sobreviventes concentrados na Europa e liderados por Moira MacTaggert preparam um ataque nuclear em massa contra a América do Norte. Entretanto, nem todos os mutantes estão do lado de Apocalipse: além dos X-Men, o misterioso Arma X (nosso amigo Wolverine) ajuda os humanos a peparar este ataque, junto à sua amada Jean Grey.

O triângulo amoroso Logan & Jean & Ciclope chegou ao máximo nesta era. Ciclope e Logan protagonizaram uma briga tão violenta que resultou na perda de um olho para Ciclope e na perda de uma das mãos para Logan. Ciclope, então, se torna seguidor do Sr. Sinisto, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, cujos outros membros são Holocausto, Abismo e Mikhail Rasputin (irmão de Colossus). O Fera desta realidade também é um vilão: ele é o geneticista Fera Negro. Assim como Destrutor, que é companheiro do irmão, o Ciclope.

:: TROCA DE NOMES

Assim como a mudança da realidade, as revistas também trocaram de nome. As HQs ‘Uncanny X-Men’ e ‘X-Men’ se tornaram Astonishing X-Men e Amazing X-Men. Nela, Magneto, ao lado de sua esposa Vampira e seu filho Charles, lidera os X-Men, que por sua vez ainda tentam manter a paz no que resta da América. Entre os membros dos X-Men, temos Banshee, Dentes de Sabre, Selvagem, Solaris, Tempestade, Homem de Gelo, Mercúrio, Morfo e Blink.

‘X-Force’ se tornou Gambit e os X-Ternos. Liderados por Gambit, nada mais são do que um bando de mutantes fora da lei, que dão uma grande força aos X-Men sempre que podem. ‘Excalibur’ se tornou X-Calibre e mostrou um bar que é ponto de encontro para mutantes; revelou também o destino de Noturno, Anjo, Fanático, Mística e outros mutantes; e mostra Avalon (Terra Selvagem), o último refúgio dos mutantes e humanos fora das vistas de Apocalipse. ‘X-Factor’ se tornou Fator X, e trouxe o dia a dia dos fiéis escudeiros do vilão Sr. Sinistro, os mutantes Ciclope, Destrutor, Fera Negro e os irmãos Aurora e Estrela Polar. ‘Generation X’ se tornou Generation Next, e mostrou a nova geração de X-Men, liderados por Kitty Pride e Colossus. ‘Cable’ se tornou X-Man, que mostrou a saga do clone Nate Grey.

:: DE VOLTA AO PASSADO

Magneto fica cada vez mais envolvido com os chamados ‘delírios de Bishop’ e com a sensação de que tudo que está pra acontecer não deveria estar acontecendo. E resolve investigar: contrata Gambit e seus companheiros para roubar o Cristal Mikkram e manda a Generation Next buscar Illyana Rasputin, uma das poucas mutantes que pode viajar no tempo. Enquanto isto, Jean Grey abandona Arma X e segue à América do Norte, na tentativa de avisar os mutantes sobre a bomba nuclear. Aos poucos, Ciclope revela-se não tão fiel assim ao Sr. Sinistro, e ajuda alguns humanos a sobreviver aos ataques. Ao mesmo tempo, Sr. Sinistro, disfarçado de Essex, sai à procura de sua criação, Nate Grey, um clone criado a partir do DNA de Ciclope e Jean Grey.

A Generaton Next é quase dizimada, mas Colossus consegue trazer Illyana, enquanto Gambit traz o Cristal Mikkran. Magneto é atacado e seqüestrado. Essex assassina Forge, o pai adotivo de Nate Grey, que mais tarde assume o nome de X-Man. Os X-Men iniciam o ataque final a Apocalipse, e Ciclope se une a Jean Grey na libertação dos presos nas masmorras de Apocalipse. X-Man se une aos mutantes na briga contra Apocalipse e seus Cavaleiros. Vários X-Men e aliados caem durante a batalha. Jean Grey é assassinada por Destrutor. Arma X também entra na batalha.

No ápice da batalha, Magneto derrota Apocalipse. Enquanto isto, Bishop, unido a Illyana, consegue voltar 20 anos no passado. E chega no exato momento em que Legião está prestes a matar Xavier. Bishop faz com que Legião atinja a si mesmo, suicidando-se. A realidade da Era de Apocalipse começa a ser dizimada, justamente quando a América do Norte está sendo atacada pelo míssil nuclear. Assim, a realidade começa a se reestruturar e tudo volta ao seu estado normal. O Professor Xavier está vivo e formou seus X-Men, e Magneto, naturalmente, foi dominado pelo desejo da supremacia mutante.

:: CONSEQÜÊNCIAS

A saga durou quatro meses, e durantes estes meses, as revistas foram substituídas por suas versões da Era de Apocalipse. A série se fechou na edição especial X-Men Ômega. Mas, como foi dito antes, depois da realidade ser afetada, algumas conseqüências (ou falhas) acontecem. Como no famoso ‘Efeito Borboleta’, por mais que tudo tenha voltado ao normal, uma brusca mudança na realidade pode (e vai) deixar rastros. E foi exatamente o que aconteceu: Fera Negro continuou a coexistir com o Fera da realidade normal; X-Man, clone de Ciclope e Jean Grey também, assim como o Homem-Açúcar e o Holocausto. Fera Negro que foi incorporado no passado, e depois foi dado uma explicação meia-boca, que ele seria o responsável pela grande criação dos Molocks.

Só posso dizer que adorei esta saga. Na minha opinião, é uma das boas sacadas da Marvel, que tentou repetir a dose com Heróis Renascem, porém não chegou aos pés da saga original. Agora espero que não façam uma grande burrada com este retorno ao universo da ‘Era de Apocalipse’ (saiba mais).


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024