A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 02/01/2005, às 02:17

IDENTITY CRISIS
Cuidado, está recheado de spoilers… Vocês devem estar espantados com o subtítulo, mas eu explico: o mais difícil em se falar sobre Identity Crisis, é falar sem entregar o jogo ou dar alguma pista sobre o que rolou nesta fantástica minissérie. Então, se você tem intenções de ler a minissérie quando chegar em terras brazucas, […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Vocês devem estar espantados com o subtítulo, mas eu explico: o mais difícil em se falar sobre Identity Crisis, é falar sem entregar o jogo ou dar alguma pista sobre o que rolou nesta fantástica minissérie. Então, se você tem intenções de ler a minissérie quando chegar em terras brazucas, pare de ler este texto agora. Mas se você está muito curioso para saber do que se trata esta engendrada minissérie, siga em frente por sua total conta e risco. Estou avisando, você ainda tem opção de voltar atrás e não ler este texto. Não se preocupe, não vou ficar magoado…

:: PLANEJANDO O PARTO!

Eu sabia, você ficou curioso hein? Então vamos lá: Identity Crisis foi o maior golpe publicitário dado pela DC neste fim de ano, desbancando o grande evento da Marvel, a nova Secret Wars (Guerras Secretas), e os novos títulos da geração X-Men Reloaded. E desta vez, a grande vilã chamada internet acabou se tornando aliada, ao confundir os leitores e fazer com que todos tentassem descobrir se existe mesmo o tal ‘traidor’, só confirmando na última edição, que está nas bancas gringas. Spoilers, capas reveladoras, mortes anunciadas… tudo foi usado pela DC para tornar um enredo um mistério maior do que é.

Tudo começou com idéias na cabeça do escritor de livros Brad Meltzer, este que ainda é novato na área de quadrinhos: sua primeira grande experiência foi na revista Arqueiro Verde, onde substituiu Kevin Smith. Esta idéia chegou até a ser arquivada por ele mas, anos depois, Meltzer foi encorajado a levar a saga às mãos dos editores, e eles adoraram. As ações da série foram passadas aos vários editores da DC, sem revelar ainda o grande traidor. Os editores e atuais autores das revistas se reuniram para listar personagens, que poderiam ser mortos ao decorrer do evento (Macabro!).

Assim se formou o primeiro grande evento da saga. O segundo problema foi encontrar o desenhista: os grandes astros da DC estavam todos envolvidos em grandes trabalhos. A procura foi grande, pois o desenhista deveria estar acostumado a desenhar uma boa quantidade de heróis, e George Pérez (Crise nas Infinitas Terras) não estava disponível. Então os olhos se voltaram a Rag Morales, atual desenhista de Hawkman (Gavião Negro) e que já estava acostumado a fazer muitos heróis por página em sua estadia na revista Sociedade da Justiça. Quem saiu ganhando foi o brasileiro Joe Bennet, que se firmou como desenhista de “Hawkman” substituindo Morales. Completando o time artístico, Michael Turner (Fathom) foi contratado para ilustrar as capas.

:: VERDADES & MENTIRAS

Guardar mistérios e identidades de assassinos ficou muito mais difícil com a internet, mas a DC Comics soube muito bem usar esta ferramenta a seu favor e tomou algumas atitudes. Primeiro, as capas das revistas que sairiam na net três meses antes não revelariam nada, apenas mostraria fatos para confundir os leitores. Os previews das páginas não teriam citações de nomes ou identidades de heróis. Poucos na DC saberiam a verdadeira identidade do cabeça da saga. E a própria DC jogou spoilers na internet, fazendo os leitores irem ao lado contrário do verdadeiro mistério. Conclusão: foi uma jogada de mestre.

Com o grande burburinho que o Asa Noturna era o grande traidor, a esperta DC reforçou o boato ao divulgar páginas de “Identity Crisis” em que ele aparece amargurado pela morte de seus pais, anunciando o futuro cancelamento de sua revista e mostrando futuras capas de Outsiders (Renegados) com o Batman prestes a dar uma cacete nele. O boato se espalhou pela net, e metade dos leitores já achavam a traição de Dick Grayson certa. Outro grande golpe foi jogar uma página na internet onde todos estão acusando Atom (Elektron) de assassino. Sem contar com a aparente morte do primeiro Nuclear, que já está “vivinho da silva” nas páginas do Novo Nuclear. E a morte anunciada do filho do Arqueiro, reforçada com uma capa em que ele tem um alvo na cabeça.

:: NÃO LEIA AS PRÓXIMAS LINHAS, SÓ SE FOR CURIOSO 🙂

Então, vamos entender a saga e o que aconteceu nas primeiras edições. Tudo se inicia quando o Homem-Elástico e Águia Flamejante, membros reservas da Liga da Justiça, estavam numa tocaia, que mais tarde revela-se que foi forjada por um outro personagem, The Calculator, a grande mente criminosa por trás dos acontecimentos – mas calma, nesta historia há um traidor por trás da mente criminosa. Enquanto isto, Sue Dibny, mulher do Homem Elástico, está preparando uma festa comemorando o aniversário de casamento e sua recém descoberta gravidez.

Enquanto a tocaia entra em ação, Homem-Elástico recebe um chamado de socorro de sua esposa, e enquanto corre em direção à sua casa, Sue é incinerada. Ele chega tarde demais e encontra sua esposa parcialmente queimada e morta. Aqui começa a grande saga. Durante o velório, sem o corpo, já que este se encontra em estudo pelo Dr. Meia-Noite da Sociedade da Justiça, os heróis saem à procura de vários vilões, mas alguns heróis ficam no ambiente, entre eles Canário Negro, Arqueiro Verde, Gavião Negro, Zatanna, Homem Elástico e Átomo. E a primeira parte termina com o Elástico falando para caçarem o grande responsável, o Doutor Luz.

:: VOCÊ TEM CERTEZA QUE VAI CONTINUAR A LER?

A reunião dos heróis é interrompida quando eles percebem a presença do Lanterna Verde (Kyle Rayner) e do Flash. Enquanto isto, o mercenário Exterminador é contratado por alguém. Os dois jovens membros da LJA exigem saber a verdade sobre a possível culpa do Dr. Luz. Os heróis contam sobre um episódio em que o Dr. Luz invadiu a sede da LJA, na época um satélite, e apenas Sue Dibny estava no local. Ele a atacou e a estuprou violentamente, sendo capturado em seguida. O vilão promete atacar novamente, indo atrás das esposas dos outros heróis. Os heróis decidem que Zatanna deve apagar a mente do Dr. Luz. Então, agora eles acham que Dr. Luz lembrou do episódio e resolveu terminar o servicinho em Sue Dibny.

Ao chegar à base de Dr. Luz, os heróis são surpreendidos pelo Exterminador, que foi contratado para protegê-lo. A briga entre os heróis e o vilão é feia; Flash até chega a ser atingido por uma espada. O Arqueiro Verde consegue enfiar uma flecha no olho cego de Exterminador e os outros heróis atacam. Dr. Luz, ao ver a cena, se lembra do episódio apagado de sua memória, explode em luz e foge com o Exterminador. Durante o ocorrido, Átomo encontra sua ex-mulher enforcada.

Os heróis investigam a casa da ex-mulher de Átomo, e descobrem que os alarmes não foram disparados. As suspeitas recaem sobre alguém que conhece os códigos ou alguém conhecido ou alguém que consegue se teleportar. Vem à tona outro capítulo da Liga da Justiça, em que alguns vilões trocaram de corpos com heróis. Chegou a possibilidade na net de algum herói ter tido seu corpo invadido novamente, e ter atacado a ex-mulher de Átomo. Se cogitou até o nome da Mulher Maravilha por causa de uma capa sugestiva.

Outro fato estranho durante a minissérie: Capitão Bumerangue descobre que tem um filho, e vai conhecê-lo. O fato estranho é, quando o próprio Bumerangue corre perigo, o filho consegue salvá-lo usando poderes de supervelocidade, o que põe em dúvida a paternidade de Bumerangue. Seria algo a ver com o falecido Barry Alllen? Falando no Flash, este deixou uma carta reveladora para seu sucessor, o Wally West. O que estaria escrito na carta? Há um grande clima de mistério, que põe uma certa dúvida no ar: Seriam a falecida Sue Dibny e o Flash mais do que amigos?

:: ESTA É SUA ÚLTIMA CHANCE PARA PARAR DE LER!

Outras pessoas são ameaçadas: Lois Lane recebe uma carta revelando que sabem que é seu marido, e o mesmo acontece com Jack Drake, que recebe um bilhete escrito que sabem que seu filho é o Robin. O mais estranho é que Drake também recebe uma caixa com um revólver e um outro bilhete que diz “para sua proteção”. Os heróis continuam sua caça aos vilões, e durante as brigas o Lanterna Verde recebe uma bala na cabeça e Nuclear tem seu corpo atravessado por uma espada mística, que o faz ir para o espaço e se explodir. Morto?

Capitão Bumerangue é contratado para dar fim a Jack Drake. Este percebe que sua casa está sendo invadida e pede socorro ao filho e ao Batman. Ao conversar com Arqueiro Verde, Flash descobre um furo na história de quando apagaram a mente do Dr. Luz: os heróis não mencionaram que Batman também estava no Satélite. Arqueiro Verde conta que Batman ajudou a capturar Dr. Luz, saiu para resolver uma emergência e voltou no momento que estavam apagando a mente do Dr. Luz. Batman tentou impedir o ocorrido, mas é paralisado por Zatanna, que dá a ele o mesmo destino que o vilão.

Enquanto isto, Batman segue a pista do paradeiro de The Calculator. O Dr. Meia-Noite e o Senhor Incrível descobrem durante a autópsia que, quando foi incinerada, Sue Dibny já estava morta, por conseqüência de um trauma no cérebro causada por uma pequena concussão. E aí, já mataram quem é o assassino? Olhe lá que você pode estar enganado! Batman encontra o covil de The Calculator vazio. Dr. Luz se prepara para enfim começar sua vingança. Batman junta os fatos dados pela Sociedade da Justiça com suas pistas e acaba descobrindo o verdadeiro ‘traidor’ da história toda.

:: CONTAGEM REGRESSIVA PARA 2005

Você achou que eu iria entregar quem é o verdadeiro assassino? Eu sou mau! As conseqüências da série estarão presente durante o ano de 2005 nas revistas da DC. Pois além da minissérie em sete partes, houve spin-offs (histórias interligadas) nas revistas do Robin, Batman, Flash, Arqueiro Verde, Nuclear e outros. Mas o melhor é que você consegue entender a história só acompanhando a minissérie. Mas a grande conseqüência será com o Batman, ou você acha que ele nunca descobriu que alguém mexeu com a mente dele? O cara consegue se auto hipnotizar, imagina então blecautes de memórias que até o Dr. Luz conseguiu solucionar.

Sem contar que, desde a Crise nas Infinitas Terras, o Batman sempre aparece como um sujeito desconfiado, ou você acha normal alguém ter um dossiê de como derrotar cada membro da Liga da Justiça? E Brad Meltzer se aproveitou disto, deixando claro que, por mais que tenham apagado da mente de Batman, o subconsciente do herói é tão forte que de alguma maneira consegue protegê-lo. Fora que as conseqüências da saga e da tal ‘traição’ foram muito graves e atingiram em cheio o Homem-Morcego e seus pupilos. E The Calculator ganhou um perseguidor implacável.

Arqueiro Verde também sofrerá, já que Exterminador quer se vingar pela flechada. Dr. Luz aparecerá mais mortal ainda nas páginas dos Novos Titãs. O destino do antigo Nuclear será desvendado. Hal Jordan terá um peso nas costas, por saber quem era o assassino, mas não poder revelar pois ele era o Espectro. De alguma forma, os Renegados serão perseguidos pelo próprio Batman. Superman se sentirá ameaçado por ter colocado a vida de Lois Lane em risco. E isso tudo sem contar com a não solucionada origem do filho do Capitão Bumerangue. A relação entre Sue Dibny e Barry Allen. Wally West saber que Batman foi apagado e ter que seguir em frente na Liga da Justiça ao lado do herói. A carta de Barry Allen. A aparição misteriosa da armadura de Luthor.

E a grande questão chamada Countdown, o próximo evento da DC, que em seu preview mostra Batman carregando um corpo aparentemente morto. Será que teremos ligações com Identity Crisis? Será que não há possibilidade do próprio Batman dar o troco? E você: a que conclusões chegou?


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024