|
Pegue um filme qualquer de sua preferência e tente condensá-lo em 30 segundos. Isso mesmo: duas horas, ou mais, em apenas meio minuto. Difícil, hein? Agora pegue estes 30 segundos de história e substitua os atores por… coelhinhos pirados. Hein? Mas como assim? Que loucura é esta? Pois é, parece maluquice. Mas foi justamente isto que a animadora em Flash e designer Jennifer Shiman fez. E o resultado é hilariante!
Shiman, de 34 anos, é a mente insana por trás do engraçadíssimo site Angry Alien Productions (www.angryalien.com), especializado em animações em flash e dedicado à divulgação de desenhos animados alternativos. O site está no ar desde 1998, e se tornou uma febre mundial na Internet depois que Shiman apresentou o 30-Second Bunnies Theatre Troupe. A “equipe”, basicamente composta de coelhinhos, re-encenou em meio minuto alguns dos maiores clássicos do cinema, como O Exorcista, O Iluminado, Tubarão e Alien, o 8.º Passageiro. Nem mesmo Titanic escapou dessa!
O que começou com uma brincadeira, se tornou coisa séria: o Angry Alien passou a receber toneladas de visitas diárias, e as animações ganharam prêmios: O Iluminado – Em 30 Segundos e Re-encenado por Coelhos rendeu a Shiman o prêmio de Melhor Série de Internet no Festival Internacional de Animação em Ottawa, e O Exorcista – Em 30 Segundos e Re-encenado por Coelhos faturou o troféu do público no Fantasia Film Festival, no Canadá. Não é fraco não! 😀
Bem, nós aqui d’A ARCA não perdemos tempo e conversamos com a adorável e simpaticíssima animadora e diretora do Angry Alien Productions, e o bate-papo você confere aí embaixo. Tentamos reproduzir a conversa em 30 segundos, e interpretado por coelhinhos, mas não deu… 😛
A ARCA – Como surgiu a idéia de re-encenar clássicos do cinema em 30 segundos?
Jennifer Shiman – Originalmente, criei o resumo de O Exorcista com os coelhos para meu próprio portfólio, para ter algo a mostrar… Nunca imaginei que o trabalho teria esta resposta! Então, acabei fazendo mais deles…
AA – Por que coelhos?
JS – Um dia, me sentei à frente de meu computador para conferir os e-mails, e estes coelhos chegaram à minha escrivaninha e lançaram a idéia de fazer as re-encenações. Sentindo-me levemente ameaçada, acabei concordando, e a colaboração começou! Bem, esta é a história que eles gostam de contar… O que realmente aconteceu é que eu me sentei e esbocei todas as possíveis criaturas que poderiam estrelar filmes clássicos em 30 segundos, e de todos os candidatos (gatinhos, castores, ratos, duendes), os coelhos me convenceram de que eram os melhores.
AA – Você imaginava que este projeto alcançaria este sucesso internacional?
JS – Não fazia nem idéia de quantas pessoas tinham acesso ao site, e estou muito contente com isso!
AA – Como funciona o processo de criação dos curtas? Geralmente, quanto tempo leva para a “pré” e a “pós-produção” das re-encenações?
JS – Cada re-encenação leva no máximo três semanas de completa dedicação para concluir. Em todos os casos, fica tudo nas minhas costas! A não ser nas gravações das vozes extras…
AA – Os estúdios detentores dos direitos autorais das obras já encrencaram alguma vez? Eles se opuseram de alguma forma ou levaram numa boa?
JS – Não, ao contrário; só tenho recebido respostas positivas com relação às re-encenações, e nenhum estúdio quis barrar. De qualquer forma, acho que eles entendem que estas aricaturas celebram os filmes, e elas são feitas com o máximo de respeito e carinho com a obra original.
AA – Os coelhos só fazem re-encenações ou estão abertos a “roteiros originais”?
JS – Bem, eles até que gostariam de, um dia, re-encenar clássicos da literatura, Shakespeare, eventos históricos… 🙂
AA – Há alguma possibilidade de vermos os 30-Second Bunnies Theatre Troupe em filmes ou na TV?
JS – Os coelhos, há pouco, tiveram a honra de apresentar a Maratona de Halloween no canal a cabo Starz!, em Outubro, e foi muito excitante! (NOTA: Neste evento, os coelhos também re-encenaram obras distintas como Freddy Vs. Jason, Pânico e O Massacre da Serra Elétrica, que também estão disponíveis no site) Eu adoraria colocar os coelhinhos na telona no futuro, mas por enquanto estou somente esperando uma oportunidade.
AA – E quando veremos uma coletânea dos melhores trabalhos deles no DVD?
JS – Ah, um DVD surgirá em breve!
AA – Com os recentes casos de Procurando Nemo e Os Incríveis, que praticamente deixaram longas como Nem Que a Vaca Tussa comendo poeira nas bilheterias, muita gente acredita que a animação em CGI substituirá os desenhos tradicionais na preferência da crítica e do público. Qual sua visão sobre isto? Você acredita que os cartoons terão seu lugar garantido no futuro?
JS – Eu até gosto das animações em CGI, mas sinceramente, por adorar desenhar, tenho uma preferência clara às criações vindas direto do lápis e do pincel… Acho que os cartoons sempre terão seu lugar, mas claro que isto depende de sua história e da forma de se contar esta história!
AA – Qual o seu filme favorito?
JS – Ah, não conseguiria escolher um favorito… são tantos! E tantos que os coelhos gostariam de re-encenar…
AA – Alguma chance de vermos estes coelhos re-encenando O Senhor dos Anéis?
JS – Estamos pensando… Tanto O Senhor dos Anéis quanto a trilogia Star Wars são desafios muito grandes, muita coisa a se condensar em apenas 30 segundos… e temos também toneladas de pedidos para eles.
AA – E o nosso Cidade de Deus, os coelhos gostaram? Eles estariam interessados em dar sua versão dos fatos?
JS – Cidade de Deus é um excelente trabalho! Está na nossa lista pessoal, esperamos fazê-lo no futuro (NOTA: A lista de Jennifer Shiman ainda conta com longas como Poltergeist, Blade Runner, O Silêncio dos Inocentes e O Chamado, entre outros).
AA – Quando teremos o prazer de vê-la aqui no Brasil, divulgando seu trabalho?
JS – Eu gostaria muito de visitar o Brasil, nunca estive por aí antes. E tenho um carinho especial por ele: meu primeiro curta estreou em festivais no Anima Mundi em 1998. Mas ainda não tenho uma previsão.
AA – E a última pergunta: você tem alguma dica para quem queira se aventurar na criação de desenhos animados?
JS – Desenhar, desenhar muito, desenhar o tempo todo! E ler toneladas e toneladas de livros, ficçao-científica, literatura clássica, etc… Ver muitos e muitos filmes. A base e a chave para um excelente cartoon é uma excelente história!
|