A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 04/11/2004, às 01:10

CRISE NAS INFINITAS TERRAS: Parte 1
O fim dos tempos para metade da DC… Os meados dos anos 80 foram marcados por um evento que mutilou e dizimou parte do Universo DC. Destruiu terras, tradições, conceitos e anos de história. O evento conhecido como Crise nas Infinitas Terras foi o mais ousado no mundo dos quadrinhos, que mexeu com quase 50 […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Os meados dos anos 80 foram marcados por um evento que mutilou e dizimou parte do Universo DC. Destruiu terras, tradições, conceitos e anos de história. O evento conhecido como Crise nas Infinitas Terras foi o mais ousado no mundo dos quadrinhos, que mexeu com quase 50 anos de história da editora DC Comics. E por mais absurdo que foi, acabou dando certo e estruturou um universo que havia sido assombrado por uma certa editora chamada Marvel. Agora, para aqueles que não tiveram contato ou não lembram muito bem o que aconteceu, trago-lhes um grande review desta saga…

:: TERRAS, INFINITAS TERRAS

A DC tinha um grande problema nas mãos: infinitas terras alternativas, realidades alternativas, futuros alternativos e até passados alternativos. Um bando de personagens que se confundiam entre si. Imaginem só: havia um Superman novo, o normal e um na meia-idade, sem contar com as várias super-personas, como o Super-Cavalo, Super-Girl, Super-Macaco, Super-Mulher, Super-Cachorro, entre outros. Várias versões de Mulher-Maravilha também pipocaram, como sua filha, “Véia Maravilha”, Moça-Maravilha… não dava mais!

Marv Wolfman, na época promissor argumentista da revista Novos Titãs (a única revista que batia de frente com os mutantes dos X-Men), teve este grande desafio nas mãos. Do outro lado temos o cara capaz de desenhar todos os personagens imaginados numa página só, o talentoso George Pérez. Juntos, começaram a maxissérie que balançaria as estruturas da DC e deixaria muitos argumentista doidos de inveja.

:: COMEÇA O GENOCÍDIO

O maquiavélico cientista de Oa, Krona, tentando descobrir os segredos do Universo, acaba causando a criação do Universo de Anti-Matéria. E com isto, também a criação das contrapartes, o Monitor e o Antimonitor. Os dois entraram em êxtase, e Krona foi punido. Até que um outro ambicioso cientista acaba acordando os dois, e o Antimonitor começa sua grande destruição contra a terra de matéria.

Uma grande coluna de anti-matéria que começa a dizimar os Universos um por um. Na Terra 3, em que a Liga é um bando de vilões chamado Sindicato do Crime, o único herói do pedaço, Lex Luthor, tenta salvar seu filho da parede de anti-matéria que está dizimando a existência de sua terra, mandando o bebê em uma nave para o espaço, o bebê é salvo, pois é recolhido por Monitor e sua parceira, uma outra órfã salva por ele, Precursora. A Terra de Lex é destruída. O cientista que libertou Antimonitor acaba com uma maldição, presenciando todas as destruições dos universos, e fica conhecido como Pária.

Precursora, graças aos recursos de Monitor, se divide em contra-partes e vai a vários universos convocar ajuda contra o fim eminente. Durante a convocação, uma das contra-partes dela é afetada por uma sombra do Antimonitor. São os convocados Solivar (da Cidade dos Gorilas), Vésper (da Legião de Super-Heróis), Flamejante (passado da Terra Paralela), Besouro Azul, o vilão Pirata Psíquico, Arion (da antiga Atlântida), Nuclear, Superman (do Futuro), o vilão Psimon, a vilã Nevasca, Geoforça (dos Renegados), o vilão Doutor Polaris, Manto Negro (da Corporação Infinito), Cyborg (dos Novos Titãs) e o Lanterna Verde (John Stewart).

:: OS CONVOCADOS COMEÇAM A AGIR

Após chegarem ao satélite de Monitor, os convocados são atacados pelas sombras do Antimonitor, que são espantadas pelo Monitor. Enquanto isto, Precursora reúne em seu corpo suas contra-partes, e acaba infectada pela semente do Antimonitor. Monitor explica a situação aos convocados: eles terão a missão de ir a várias terras ameaçadas e proteger as torres, que são núcleos da energia que combatem a energia destruidora de antimateria. Enquanto isto, nas terras atacadas, começa uma confusão temporal, como a Legião de Super Heróis encontrando dinossauros e Batman enfrentando homem das cavernas. Numa destas confusões, Batman e Coringa têm uma visão de um Flash moribundo.

Divididos em grupos, os convocados tentam proteger as torres, que são atacadas pelas sombras do Antimonitor. E o Monitor se torna mais fraco a cada terra destruída, enquanto sua contraparte fica mais forte. O bebê Luthor da Terra 3, chamado Alexandre Luthor, surpreende Precursora quando, em poucos dias, já parece uma criança em seus 5, 6 anos. Pirata Psíquico é seqüestrado por Antimonitor e se alia a ele. Enquanto isto, em Oa, a Bateria dos Lanternas Verdes, possuída, ataca e aprisiona os Guardiões.

:: HERÓIS DE TODOS OS TEMPOS UNIDOS

Alexandre Luthor chega à idade adolescente. Precursora trai Monitor, levando seus planos para o Antimonitor. Todos os heróis começam a combater a muralha de antimatéria, tentando salvar as pessoas pelo caminho dela. A imagem do Flash moribundo reaparece. A confusão temporal e as convocações fazem heróis de várias terras, e de vários períodos do tempo, combaterem a parede de antimatéria, que aparecem em vários períodos ao mesmo tempo. Duas equipes clássicas da DC, Os Perdedores e a Companhia Moleza, são vitimas da parede, assim como o gorila Solivar e o Rapaz Psíquico da Legião de Super Heróis.

Numa das visitas aos mundos perto do fim, Paria consegue levar consigo e salvar Lady Quark da morte na Terra 5. Monitor provoca a criação de uma nova aliada, transformando a cientista Hoshi em Doutora Luz. Alexandre pára de se desenvolver na idade pré-adulta. Antimonitor seqüestra o andróide Tornado Vermelho. Já o andróide alienígena, Brainiac vai em direção à Terra, e seu alvo é o prepotente Lex Luthor. Pária chega ao satélite do Monitor e presencia o assassinato dele por Precursora. E presencia a aparente destruição de todas as terras.

Fim da primeira parte do especial Crise nas Infinitas Terras. Em alguns dias eu volto com a segunda parte!

:: CONSEQUÊNCIAS PÓS-CRISE

KRONA – o responsável pela criação do Antimonitor reapareceu recentemente na minissérie JLA & Vingadores, e foi pivô do confronto entre as duas equipes.
MONITOR – inicialmente o personagem havia sido elaborado como um tipo de traficantes de armas especiais, e para ser um vilão dos Novos Titãs. Quando teve que desenvolver a “Crise”, Marv Wolfman deu um novo propósito para o personagem.
SINDICATO DO CRIME DA AMERIKA – A versão vilanesca da Liga da Justiça, que foi destruída junto com seu planeta, a Terra 3, foi reintroduzida no universo DC por Grant Morrison no especial Terra 2, com novo visual e novos propósitos.
PRECURSORA – Após os eventos da Crise, ela se envolveu em outro crossover, o mal fadado ‘Millenium’, que criou a geração dos Novos Guardiões. Hoje em dia, ela foi convidada para cuidar do arquivo virtual da nova Ilha Paraíso.
SOLIVAR – o gorila inteligente e rei da Cidade dos Gorilas, morto na Crise, foi reintroduzido nas histórias do Flash.
LADY QUARK – sobrevivente da Terra 5, reapareceu numas das encarnações da revista L.E.G.I.O.N., e fez até parte da equipe.
COMPANHIA MOLEZA e seu líder, o Sargento Rock, está de volta num especial nos States, produzido pelo veterano Joe Kubert e o argumentista Brian Azzarello.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024