Os saudosistas terão um bom motivo para comemorar no dia 20 de setembro – pois o seriado Os Três Patetas, considerado um dos três maiores clássicos da comédia (na época do “preto e branco” o páreo era entre eles, Chaplin e O Gordo e o Magro) retornará à programação da tevê aberta. E quem os resgata é a Band que exibirá de segunda à sexta, às 13:30h, os 143 episódios da série de humor.
O “trio” (não, não era um trio!) que é hoje o símbolo do humor pastelão foi inicialmente formado em meados dos anos 20, quando Ted Healy, um comediante que atuava em pequenos espetáculos em palcos não muito conhecidos, resolveu adicionar um número de humor em seus shows. Assim, contratou os irmãos Moe (aquele do cabelo em tigelinha) e Shemp, para trazer mais felicidade a suas audiências cansadas de números solo. Assim, a dupla começou a fazer sucesso, que aumentou quando o – até então – violinista Larry (o do cabelo mais comprido) juntou-se à trupe. Logo depois, Shemp saiu do trio, dando lugar a seu irmão, Curly.
E o que você leu no parágrafo acima não foi uma ilusão de óptica: os três patetas não foram um trio propriamente dito. Na verdade vos digo que foram seis patetas – apesar de Moe, Larry e Curly serem os mais conhecidos, apenas os dois primeiros mantiveram-se firmes durante toda a trajetória do trio. Curly foi substituído por três outros atores durante esse tempo: Shemp, Joe e Curly Joe.
Apesar dessas diversas trocas de atores, os Três Patetas foram tornando-se cada vez mais bem sucedidos – dos palcos modestos saltaram para a Broadway; de lá, ganharam os cinemas, e enfim chegaram à televisão. “Os Três Patetas”, em todas as mídias, tiveram uma longa vida útil. Começaram oficialmente em 1934, e só desfizeram sua parceria em 1970, com a morte de Larry.
:: BIOGRAFIA DOS PATETAS MAIS CONHECIDOS
:: Moe Howard
Moses Horvitz era o nome verdadeiro do cara de cabelo tigelinha. Ele nasceu em 19 de junho de 1897, lá pelas redondezas de Brooklyn, em Nova York. Moe tinha cinco irmãos, sendo que dois deles também atuaram como um dos Três Patetas – Jerome (Curly) e Samuel (Shemp). Moe Howard desde jovem era interessado pelo meio artístico e teatral. Isso acabou fazendo com que ele não concluísse seus estudos.
Para compensar isso, Moe gradualmente se deu bem nesse setor: já em 1909 conseguiu trabalho em um estúdio cinematográfico de Nova York. No princípio não tinha uma função importante lá dentro, mas com o tempo destacou-se e começou a atuar em filmes, junto a grandes estrelas da época.
Foi nesse período que Moe conheceu Ted Healy, praticamente o responsável pela criação dos Três Patetas, e participou de algumas de suas apresentações. Após um período em que Moe casou-se e trabalhou como corretor de imóveis, deixando um pouco de lado o ramo artístico, ambos se encontraram novamente. Foi após esse reencontro que “Os Três Patetas” se formaram (no início contando apenas com Moe e Shemp), e começaram a se apresentar em espetáculos vaudeville.Depois de alguns anos nos palcos, os patetas saíram da tutela de Ted Healy – ambos foram para a MGM, mas o trio logo partiu para a Columbia Pictures, brilhando por lá.
Moe Howard casou-se em 1925, e teve dois filhos. Ele faleceu em maio de 1975, com 78 anos, quando “Os Três Patetas” já tinham se extinguido. O Moe na vida real era muito diferente do que aparece nas telas (como é o costume daqueles que parecem tão insanos na tevê). Ele era tímido e bem sério – suas outras funções fora dos palcos e telas dividiam-se entre ajudar organizações beneficentes, e cuidar das finanças e burocracias do trio de comédia, como seu empresário.
O cabelinho do cidadão era um mistério entre seus fãs – seria ou não uma peruca? Mas, depois que os Beatles assumiram o mesmo corte de cabelo que o Pateta “principal”, ninguém ousou comentar mais sobre esse assunto.
:: Larry Fine
Larry Fine (vulgo Louis Fienberg) nasceu em 5 de outubro de 1902, na Pensilvânia. Quando era criança, Larry sofreu um acidente, queimando seu braço esquerdo com um ácido. Após passar pelo implante de um enxerto de pele em seu braço, Larry recebeu a recomendação de seu médico: que ele aprendesse violino, que serviria como uma espécie de terapia para a reabilitação de seu braço. E foi o que fez – aprendeu violino, e aprendeu bem. Assim, tornou-se um músico profissional, e, de quebra, ainda lutava boxe.
Larry conheceu Ted Healy nos palcos de vaudeville, após uma apresentação em que o violinista tocava e dançava ao mesmo tempo. Ted viu no rapaz um bom potencial e, após, a saída de Shemp, Larry ingressou na patota. Assim, apesar dos vai-véns que ocorreram com o personagem de Curly (com a substituição dos atores), Larry e Moe formaram a dupla dinâmica dos Três Patetas a partir de então – no teatro, no cinema e na televisão.
Larry Fine foi pai de um casal de filhos, e era, na vida real, um bom-vivant. Ele e sua esposa eram típicos “arroz de festa”, e não estavam lá muito preocupados em como gastar seu dinheiro. Quando, nos idos do ano de 1970, Larry, Moe e Curly Joe mantinham o legado dos Três Patetas, que já carregava a produção de seis longas, um longo seriado na televisão e várias apresentações ao vivo, Larry sofreu um ataque cardíaco durante as filmagens de Kook’s Tour. Depois desse incidente, o ator não pôde mais se apresentar, e teve que abandonar o trio.
:: Curly Howard
Jerome Lester Horvitz, o Curly, era o irmão mais novo de Moe e Shemp, e nasceu em 22 de outubro de 1903. Curly começou a se interessar pelo teatro ao ver seus dois irmãos atuando nos shows que faziam com Ted Healy. Quando Shemp saiu do grupo, e após Larry ter ingressado, Moe resolveu dar uma chance a seu irmão, e este foi conversar com Ted. O empresário aceitou que Curly fizesse parte dos “Três Patetas”, mas com uma condição: que o moço tirasse o bigode e cortasse seu cabelo, que era comprido demais. Daí, o cara raspou o cabelo, e pronto.
Curly casou-se quatro vezes. Seu terceiro casamento resultou em uma separação cheia de brigas que se arrastou por meses, e foi um escândalo largamente acompanhado pela imprensa. Depois desse período, Curly começou a ficar doente, e em 1946, filmando Half-Wits’Holyday, sofreu um ataque cardíaco. Sua saúde foi definhando a partir de então, e, em 1952, Curly faleceu aos 48 anos, com problemas cardíacos.
O mesmo Shemp que fez parte da trupe em seu início de carreira, então, substituiu o irmão quando a saúde deste estava piorando. Assim, Shemp Howard participou de 77 episódios e um longa metragem junto a Moe e Larry. Em 55, porém, ele morreu repentinamente de ataque cardíaco (isso era realmente uma praga para Os Três Patetas, não?). Com a morte de Shemp, a vaga ficou vazia novamente. Então Joe Besser, um comediante conhecido na Hollywood da época, uniu-se a Moe e Larry – mas ficou pouco tempo por lá, apenas entre 1956 e 1958. Desse ano em diante, Curly Joe (ou Joe DeRita) assumiu o papel do terceiro pateta, e foi o último deles. Em 1970, quando Larry se afastou do trio devido aos seus problemas de saúde, Os Três Patetas chegaram ao fim, apesar dos esforços de Moe, que ainda pensou em substituí-lo.
O seriado que voltará ao ar na Band contará com a dublagem original e será remasterizado. Na dublagem, podemos ouvir as vozes de Hélio Porto como Larry, e Borges de Barros (que também dublou o Dr. Smith, de Perdidos no Espaço) como Moe.
:: TORTAS EM CORES
Em agosto, a Columbia lançou dois DVDs com versões em cores do seriado dos três atrapalhados. Apesar do trabalhão dos pobres técnicos para conseguir colorir as cenas preto-e-brancas uma a uma, tentando fazer alguma coisa diferente, muitos puristas clamam contra essa “mudança nos originais”. Pra evitar maiores surtos dos chatos e plantão a Columbia foi sensata e colocou as duas versões (a versão colorida e a preto-e-branca) nos discos.
:: E ELES VOLTARÃO PARA O CINEMA TAMBÉM
“Os Três Patetas” não foi apenas um seriado. A Columbia Pictures se encarregou de produzir dezenas de filmes com a marca registrada dos caras – mas em sua grande maioria eram filmes curtinhos, com cerca de 20 minutos de duração. Agora, quem sempre sonhou com uma longa produção com esses cidadãos, e em cores, está perto de ver o sonho realizado.
Recentemente, os irmãos Fratelli… digo, os irmãos Farrelly (de Quem Vai Ficar com Mary?) resolveram produzir um filme, numa “versão contemporânea” com as palhaçadas dos Três Patetas. Até agora, nada muito concreto tem sido divulgado, e os atores cotados para viver Moe e Larry são Russel Crowe (Gladiador) e Sean Penn (Sobre Meninos e Lobos), respectivamente.
|