A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 12/09/2004, às 02:59

A SAGA DO DEMOLIDOR
O ‘Homem Sem Medo’ completa 40 anos! Durante um período em que a grande maioria dos personagens eram “perfeitos”, surge Demolidor, um herói cego e com mais potencial que muito herói por ai. Stan Lee e o criador de Namor, Bill Everett, se uniram e trouxeram, em 1964, Daredevil, uma nova temática para o universo […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Durante um período em que a grande maioria dos personagens eram “perfeitos”, surge Demolidor, um herói cego e com mais potencial que muito herói por ai. Stan Lee e o criador de Namor, Bill Everett, se uniram e trouxeram, em 1964, Daredevil, uma nova temática para o universo dos heróis de colante.

:: ERA UMA VEZ UM NERD…

O pequeno e magrelo Matt Murdock, grande ‘CDF’ e eternamente zoado pela galerinha ‘descolada’ da escola se inspira em seu pai, um boxeador, para aprender alguns golpes para se defender. Mas o que poderia ser uma vida nerd normal, acaba dando uma virada: ao salvar um velhinho da morte certa, acabou sendo atingido por um barril radioativo. O resultado do acidente foi a perda da visão, e a versão aditivada dos outros sentidos.

Mal se acostumou com sua nova condição e a vida de Matt dá outra virada. Quando seu pai recebe dinheiro para perder uma luta de boxe e que, por vergonha de seu filho, acaba ganhando a tal luta, acaba causando um conflito com interessados em sua derrota. O resultado dessa decisão leva ao assassinato do boxeador, deixando o pobre Matt órfão (já que sua mãe estava desaparecida) e pronto para se vingar. O garoto cresce estudando para ser um grande advogado e, ao mesmo tempo, treina, luta e prepara seus sentidos ampliados para sua futura vingança.

Vestindo um traje negro, o adulto Matt sai à caça do mandante do crime. Durante o conflito com o assassino, acaba acidentalmente fazendo uma prostituta cair pela janela e o mandante da morte de seu pai morre enfartado. Após os acontecimentos, Matt Murdock se junta a seu amigo Foggy Nelson e monta uma firma de advocacia, onde conhece seu primeiro grande amor, a secretária Karen Page. À noite, Matt veste seu traje vermelho e amarelo e protege a Cozinha do Inferno dos criminosos. Mais tarde, adota um uniforme totalmente vermelho.

:: PERTO DO CANCELAMENTO

Apesar de toda a novidade do título, só nos primeiros anos ele foi bem recebido. Com o passar do tempo, suas vendas caíram drasticamente. Foram várias as participações em títulos como Namor, Ka-Zar, Homem Aranha, Thor, Mulher Invisível, Dr Destino, Pantera Negra e Capitão América, mas o cancelamento era inevitável. Por sorte (ou azar) do destino, foi dada uma idéia: Demolidor deixaria Nova York, partiria para São Francisco ao lado de sua nova namorada, a Viúva Negra, o que acabou rendendo várias edições da dupla. Foram mais de dois anos, até que Viúva Negra deixa o título. Eis que, na edição 157, surge Frank Miller!

:: ENTRE MERCENÁRIOS E NINJAS!

Frank Miller traz Demolidor de volta à Nova York e salva a revista do cancelamento eminente. Demolidor ganha de novo o ar sério e perturbador, e agora tem o Rei do Crime em seu encalço. Mercenário dá o ar da graça, e Matt Murdock conhece a linda moça grega Elektra Natchios. Natchios, após ver seu pai ser assassinado, traz à tona seu lado mais brutal como a assassina ninja Eletra, e vários confrontos entre a assassina e seu ex-amante Demolidor acontecem. Até que, numa luta entre Mercenário e Demolidor, Elektra é brutalmente assassinada, na edição 181. Foi o primeiro ponto alto da fase Miller, que deixou o Demolidor por algumas edições. Mais tarde, Miller retorna, com o adicional da arte de David Mazzuchelli (Batman Ano Um), e mostra a mais importante saga do herói, Born Again, aqui chamada de A Queda de Murdock.

:: A QUEDA E O SUCESSO

Os quadrinhos estavam cada vez virando coisas de adulto, e “A Queda de Murdock” é um exemplo claro disto. A ex-namorada de Murdock, Karen Page, tão em decadência que chegou até a fazer filmes pornôs, vende ao Rei do Crime a identidade do Demolidor. E, silenciosamente, Wilson Fisk prepara a derrocada do herói, numa saga inesquecível que acabou com todas esperanças de Murdock, e o herói quase morre afogado trancado em seu carro. Murdock perde sua identidade, escritório, amigos e acaba caindo num convento, nas mãos de uma freira, que dá todos os indícios de ser a mãe de Murdock. Claro que, depois, o herói dá a volta por cima.

:: POUCOS PASSOS PARA O INFERNO

Com Miller fora da revista, entra Ann Nocenti, tão competente como seu antecessor. Matt Murdock monta um escritório no subúrbio, onde atende pessoas de baixa renda. Seu título ganha um ar social e ao mesmo tempo violento. Matt conhece a linda Mary, sem imaginar que a garota é mutante e que sofria de dupla personalidade: a doce Mary e a vilã inescrupulosa Mary Tiphoid. E as duas faces do herói acabam se envolvendo com as duas personalidades de Mary.

Mary Tiphoid havia se associado ao Rei do Crime e, com um bando de mercenários, tentaria apagar de uma vez por todas Matt Murdock do mapa. Mais uma vez o herói cai em desgraça. Sofre uma segunda queda, que para não se tornar fatal, some do mapa, partindo por uma viagem pelos Estados Unidos.

Murdock e seu espírito amargurado acaba atraindo o filho do demônio Mefisto, o Coração Negro, que o persegue. E Matt literalmente ver sua vida transformada no Inferno, onde até ganha uma contraparte demoníaca, e conhece seu mais novo amor, a Número Nove, uma Inumana renegada. Após passar por todos seus infernos exteriores e interiores, Murdock volta à Nova York. Ann Nocenti deixa o Demolidor.

:: MORTE A MURDOCK! LONGA VIDA AO DEMOLIDOR!

Chegando em Nova York, e para tirar o Rei do Crime de seu encalço, Murdock finge sua morte usando e enterrando sua contra-parte demoníaca. Assume a identidade de Jack Gladiador e surge como um novo Demolidor, num uniforme todo futurístico. Durante esta nova fase ele reencontra a ressuscitada Elektra e combate gangues e guerras de espionagem internacional. Com Fisk fora de seu encalço, ele programa e causa a queda de Rei do Crime. Após o evento, volta a usar sua identidade e seu uniforme vermelho.

Após este período, vários argumentistas passaram pela revista, alguns até mudando as temáticas do título e causando as baixas vendas da revista. Durante este período, dois ultrajes foram feitos a Frank Miller, como a total descaracterização de Elektra e mudança de um fato mostrado em Demolidor Ano Um: é revelado que a prostitua que caiu da janela e Murdock achava que estava morta, é na verdade a vilã Mary Tiphoid. Agora, depois desta, Miller retornará a fazer algo para a Marvel?

:: DEMOLIDOR E SEU DOGMA

A revista de Demolidor passa por crises de criação. Eis que, quando Joe Quesada chega com seu ambicioso projeto Marvel Knights, Demolidor é o primeiro alvo. Kevin Smith, autor dos filmes Barrados no Shopping e Dogma, se une a Quesada na produção da nova revista do herói. Na primeira saga, a revista bate recorde de vendas. Nesse novo arco, Demolidor enfrenta Mysterio e vê Mercenário matar mais um grande amor de sua vida, Karen Page.

Após a saída de Kevin Smith, David Mack (Kabuki) entra no título. Ele traz a misteriosa Echo que, graças ao Rei do Crime, acha que Demolidor é responsável pela morte de seu pai. Como sempre, os personagens se envolvem em suas duplas vidas. E o Rei do Crime ganha uma cegueira ao fim da saga.

Agora, a dupla premiada Brian Michael Bendis (Alias) e Alex Mallev (Batman), trazem o Demolidor ao nível Miller, quando para lutar em seu ponto alto, Matt Murdock revela sua identidade ao público e, para vencer de vez o Rei do Crime, talvez ele tenha que tomar o seu lugar.

:: ELE SE JULGAVA O DEMOLIDOR…

É claro que nem todos fatos sobre o ‘Homem sem Medo’ foram contados aqui, mas já dá para ter uma idéia do que o herói já passou e os tantos altos e baixos que sua revista já sofreu. Mesmo assim, por 40 anos, ele continua em banca e arrebatando sempre novos leitores mesmo quando tem uma versão cinematográfica meio chinfrim. Na revista do herói sempre tem um pouco aquele ar de que qualquer homem, em qualquer sentido, pode ser um herói. Que, mesmo com tantas quedas, ele sempre alça vôo. E sempre vai ser um dos personagens mais queridos da Marvel.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024