Todo ano, uma nova safra de desenhistas começam a dar as caras. Alguns já estão há tempos trabalhando no meio, mas só agora começam a ter os louros do sucesso e do reconhecimento. Conheça alguns nomes que estão caminhando rumo ao estrelato, ou talvez caiam no esquecimento… vocês sabem, aquela vida dura de desenhista.
:: GREG LAND
Aqui no Brasil, pouca coisa foi publicada deste artista. Nos states, ele já passou por Birds of Prey e Nightwing (Asa Noturna). Mas o reconhecimento veio com Soujorn da editora Crossgen Comics. Como agora a editora anda mal das pernas, o desenhista começou a fazer capas para Birds of Prey e Hawkman, e assinou contrato de exclusividade com a Marvel, além dee estar produzindo capas para a minissérie da Viúva Negra e para X-Men: The End. Sua arte lembra muito Adam Hughes e Terry Dodson, mas ele usa bem mais detalhes.
:: RENATO GUEDES
Mais um brasileiro em ascensão nos Estados Unidos. Já fez alguns trabalhos para editora IDW Publishing, onde produziu a adaptação para os quadrinhos do seriado 24 Horas. Também foi responsável por parte da arte da revista Smallville, que faz também a adaptação da série de tv de mesmo nome. Ultimamente, foi contratado para desenhar algumas edições de Adventures of Superman. O bom é que ele sabe misturar pintura com arte atual. Ele lembra muito a arte européia de quadrinhos e Travis Charest<. Seu traço é muito bom.
:: BEN TEMPLESMITH
Sua arte é de dar medo. Ficou conhecido após desenhar Hellspawn, mas teve destaque ao fazer 30 Dias de Noite. Atualmente está envolvido em projeto próprio, Singularity 7, e outros projetos da IDW Publishing de levar alguns games para os quadrinhos. Templesmith bebe da fonte de Dave McKean, só que ele gosta de algo mais bizarro e diferente. Usa arte a lápis, pintura e computação gráfica.
:: ALE GARZA
Também conhecido como Alejandro Garza e All Garza. Começou sua carreira na malfadada nova fase de Gen 13 escrita por Chris Claremont. Desenhou a minissérie Dia de Formatura com os grupos Titãs e Justiça Jovem. Atualmente estava envolvido na minissérie Piratas Siderais, mas problemas com os editores da Marvel fizeram com que o artista saísse no segundo número. Seu desenho mistura mangá e estilo Disney. O único problema é que Garza não tem sorte com as escolhas de trabalho.
:: ADI GRANOV
Descoberto pela Marvel, virou capista de várias revistas, entre elas, She Hulk, Thor Son of Asgard e Iron Man, entre outras. Também está trabalhando para a Devil Duo, estúdio que produz as revistas do G.I. Joe. Talento meteórico, que apareceu do nada e virou nome certo para as capas da Marvel. Atualmente, produziu um preview da nova revista District X para as páginas de X-Men Unlimited. Mistura pintura e computação gráfica na dose certa.
:: LEE BERMEJO
Há tempos trabalha nos estúdios da Wildstorm, mas está ganhando cada vez mais destaque: atualmente produziu um especial com a Authority e o crossover entre Superman e Gen13, e entre Deathblow e Batman. Atualmente é o responsável pelas capas de Gotham Knights e está envolvido num especial para meados do segundo semestre, estrelado por Lex Luthor. Sua arte é bem escura e sabe bem usar um lápis e nanquim.
:: DUSTYN NGUYEN
Em sua estréia, teve a difícil missão de substituir Frank Quitely em “Authority”. Logo depois foi contratado para ser desenhista oficial da terceira versão de WildCATS. Atualmente, deixou o título da Wildstorm e desenhou o arco de histórias escrito por Judd Winick em “Batman”. Também está produzindo várias capas para a DC Comics. Sua arte é moderna, e sabe combinar colagens e computação gráfica.
:: ETHAN VAN SCIVER
Pouco conhecido do público brasileiro, há muito anda pelas editoras independentes e também produziu algumas minisséries para DC Comics e Dark Horse. Seu reconhecimento veio com sua estréia nas páginas da Marvel, em New X-Men, onde também produziu algumas edições de Wolverine e Arma-X. Agora assinou contrato de exclusividade com a DC, e está produzindo capas para JSA e Flash, além de uma minissérie do Batman com a Mulher-Gato e a minissérie que trará de volta Hal Jordan como Lanterna Verde. Seu traço ganha pontos pelos detalhes.
:: PHILIP TAN
Outro que já produziu trabalhos em várias editoras, entre elas Image Comics, Dark Horse, Wildstorm e outras. Mas sua grande chance veio quando os desenhistas Kia Asamiya e Ron Garney ficaram sem poder assumir os prazos de Uncanny X-Men. Tan entrou de estepe e produziu páginas internas da revista e várias capas. Seu desenho mistura técnica mangá com um trabalho mais detalhado e sujo.
:: PHIL NOTO
Mais um talento surgido do nada. Começou fazendo algumas edições de Batgirl, capas de Birds of Prey e ficou requisitado. Produziu dois especiais estrelados pelas Danger Girl, e a edição especial Bela Assassina, publicada no Brasil pela Devir, além de várias capas para a DC e para a Marvel, sua especialidade. Seu traço é limpo, e sabe muito bem dosar pintura e cores por computador.
:: JO CHEN
Cria do Udon Studios, que produz trabalhos para várias editoras. Acabou fazendo sucesso individual como capista. Já produziu capas para as adaptações dos games Street Fighter e Resident Evil. Atualmente produz material para a Marvel, como capas para Runaways e Thor Son of Asgard. Mistura arte mangá com belas cores por computador.
:: JOSHUA MIDLETON
Há tempos luta por seu espaço. Trabalhou algum tempo no título Meridian na Crossgen, que lhe valeu um contrato na Marvel. Fez várias capas para antiga versão de X-Men Unlimited. Mas o sucesso veio nas capas de New Mutants. Foi então chamado para o projeto NYX, um novo título mutante criado e argumentado por Joe Quesada, mas deixou o título, pois assinou contrato de exclusividade com a DC, onde está escalado para um novo título. Sua arte combina traços simples e cores bem mescladas no computador.
Há vários desenhistas em ascensão e, como podemos notar, apenas desenhar não é mérito. O desenhista tem que entender um pouco de pintura e ter uma boa experiência com cores no computador. Com certeza ainda deve haver alguns esquecidos ainda por aí. Agora vamos ver qual o será o destino destes novos desenhistas em ascensão.
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