A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 01/06/2004, às 12:01

JIRAIYA – O INCRÍVEL NINJA!
Mais um pouquinho de sessão nostalgia de minha parte… Creio que nenhum ninja no mundo da tv ou cinema é tão famoso quanto Jiraiya. Chega a ser assustador, pois até os adultos mais velhos, que nos idos da década de 80 e começo da década de 90 torciam o nariz para série, sabem quem ele […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


Creio que nenhum ninja no mundo da tv ou cinema é tão famoso quanto Jiraiya. Chega a ser assustador, pois até os adultos mais velhos, que nos idos da década de 80 e começo da década de 90 torciam o nariz para série, sabem quem ele é. Parece algo do nível do Super-Homem (sim, me recuso a chamá-lo de “Superman”) ou do Batman, que são muito conhecidos nos quatro cantos do globo.

Pode-se dizer com certeza que Jiraiya – O Incrível Ninja, foi uma das poucas séries de tv japonesas que conseguiu fugir um pouco da padronização das séries de Metal Heroes (como são conhecidos heróis como Jaspion e Jiban). Enfocando a arte ninja, a série “Jiraiya” tem uma abordagem simples, porém bem desenvolvida.

Com atuações de um elenco muito carismático e temática diferente, a série fez muito sucesso no Brasil, coisa que não aconteceu no Japão, onde o sucesso foi apenas mediano. Se, por um lado, os atores se destacavam, por outro os uniformes (ou armaduras) dos inimigos estão entre as piores: são poucos os inimigos com uniformes ao menos decente. Tá certo que mesmo o próprio Jiraiya seja meio difícil de engolir, pois como um ninja pode ter flexibilidade usando uma placa peitoral? E outra, como pode ele se esconder usando cores como vermelho, branco e dourado? Fica difícil, não? O visual do herói é bonito, convenhamos… mas não serve para um ninja, na boa!

Apesar de todo o elenco ser muito bom, quem mais se destacou foi Takumi Hashimoto, intérprete de Manabu, o irmão mais novo do herói. Isso gerou até participação especial em outra série, onde Hashimoto interpreta Manabu em um episódio do policial de aço Jiban!

Hashimoto também chegou a interpretar vários outros heróis em diversos seriados japoneses, mas a maioria, infelizmente, não passou em telinhas brasileiras.

Porém, a curiosidade maior vai para Masaaki Hatsumi, como Tetsuzan, pai de Jiraiya. Hatsumi é, na vida real, um mestre ninja de verdade, aliás, ele é o único sucessor vivo de diversos estilos de arte ninja. O nome do conjunto das escolas em que Hatsumi é sucessor é Bujinkan Budo Taijutsu.

O ator que interpretou Toha Yamashi (o nome verdadeiro do herói), Takumi Tsutsui, também voltaria a ser visto pelo público brasileiro em um episódio de Winspector. Outro ator conhecido do publico brasileiro a dar as caras em Jiraiya é Junichi Haruta, o McGaren (note espasmos de alegria de El Cid ao ler este nome), vilão do Jaspion. Na série do ninja, Haruta interpretou o vilão – e, mais tarde, aliado – Kazenin Storm.

:: AQUELE RESUMAÇO DA HISTÓRIA

Agora, prá quem não conhece (e também prá quem conhece, mas quer matar a saudade), o resumo da história:

Há séculos atrás foi enviada ao Japão uma grande fonte de energia chamada Pako, vinda do espaço. Para impedir que Pako caísse em mãos malignas, o guerreiro Jiraiya também vem a terra para proteger a tal fonte de energia (não, agora pára pra pensar: isso quer dizer….que os ninja são alienígenas??).

Porém, junto com Jiraiya, veio à Terra um guerreiro chamado Hoshinin Dell-Star, que pretendia roubar Pako de qualquer maneira. Após uma grandiosa luta, Jiraiya vence Dell-Star e o lacra numa caverna subterrânea. Depois, Jiraiya se casa com uma humana e começa a família Togakure (uma das escolas de ninjutsu em que Masaaki Hatsumi é representante chama-se realmente Togakure), eles se tornam encarregados de proteger a tábua com a escritura onde revela o paradeiro de Pako.

Nos dias atuais, os Yamashi (Yamaji, no original japonês), descendentes da família Togakure, continuam a manter a escritura sob proteção. O líder da família é Sr. Tetsuzan, um velho perito em artes marciais. O filho mais velho de Tetsuzan, Toha, foi escolhido (por quem?) para ser o 35º Jiraiya. Para isso ele recebe a armadura e a espada Olímpica (quem nunca gritou “Espadaaaaa Olímpicaaaaa!!! Corte Transversal!”?).

Cabe a ele agora proteger Pako no nosso tempo. Na verdade, Toha é adotado: seus verdadeiros pais morreram protegendo Pako. Tetsuzan tem dois filhos legítimos: Key, uma estudante colegial que sempre que pode ajuda Toha sob a identidade de Eminin Emiha (hmmmm…uma ninja colegial? Isso é interessante…). O filho mais novo de Tetsuzan é o chorão Manabu que sonha ser um grande ninja. Key e Manabu vivem fazendo Toha de gato e sapato, mas no fundo os três se gostam muito.

OS VILÕES

É claro que nenhuma série é completa sem os inimigos principais.

Anos antes de Toha se tornar o atual Jiraiya, um homem havia treinado a arte ninja com Tetsuzan, mas por conta de sua ganância pelo poder de Pako, foi expulso pelo mestre. O nome dele é Dokussai. Na ocasião, Dokussai matou a esposa de Tetsuzan e ficou com parte da escritura que revela o paradeiro de Pako, que se partiu na briga com Tetsuzan. Jiraiya luta para recuperar a parte da inscrição roubada por Dokussai.

Mas Dokussai e seus Feiticeiros (os ninja sob comando de Dokussai, que após ser expulso, fundara uma nova ordem ninja) não são os únicos inimigos de Jiraiya. O Império dos Ninja que vive prestando serviços a Dokussai são outra pedra no sapato do ninja colorido. Num destes embates com ninjas do Império, Jiraiya foi derrotado por Kanin Dragon e mais tarde por Kanin Chang Kung Fu II, mas Jiraiya consegue vencer na revanche com ajuda de novos equipamentos para sua armadura.

Por sinal, pra quem não lembra desses inimigos, Kanin Dragon é um ninja que luta kung fu (MAS HEIN?) e é contrabandista de ópio, além de bêbado viciado em sake. Lutando um estilo de luta estranho para Jiraiya e somado ao fato dos movimentos de Kanin serem descordenados devido ao ninja estar sempre drogado (álcool e ópio, mermão… tá achando que é pouca coisa?), o herói vira alvo fácil na mão do primeiro vilão que consegue derrotar o herói. O couro que Jiraiya toma de Kanin é tão grande que chega a dar pena. E Kanin Chang Kung Fu II é filho de Kanin, que jurou vingança pela morte do pai. Não sei se tem alguém que concorda comigo, mas Kanin Dragon é um dos melhores vilões já criados para uma série japonesa.

Porém, alguns ninjas são honrados e muitos acabam passando para o lado de Jiraiya. É o caso, por exemplo, de Barão Owl, Haburamu e Lenin Wild, entre outros. Além da ajuda dos ninjas do Império, Jiraiya recebe a ajuda de Yamin Spyker e Reiha Yagyu, que mais tarde descobre ser uma prima distante de Jiraiya.

Mais tarde, Dokussai recebe o reforço da bruxa Aracnin Morgana. Para quem não sabe, o nome da atriz que fez Morgana é Machiko Soga, a mesma que interpretou a Rita Repulsa de Power Rangers). Ao decifrar a inscrição (sim, eles conseguem roubar a inscrição das mãos de Jiraiya), descobre-se que Pako está dentro de Deus-Jiray, um estátua gigante com aparência de um samurai (hein? Mas, mas… os ninja e os samurais eram inimigos no Japão feudal!) que ganha vida com a presença do espírito guerreiro de Toha. O desafio final contra Dokussai se aproxima mas, para piorar as coisas, Dell-Star consegue escapar de sua prisão subterrânea e parte para a batalha contra o sucessor de seu eterno rival. Antes, porém Dell-Star ordena para que a Estrela das Trevas, seu planeta mecânico, viesse para a Terra atrás de Pako. Chega o dia de Jiraiya e Hoshinin Dell-Star se enfrentarem. Com muito custo Jiraiya consegue vencer Dell-Star e já se prepara para o desafio final contra Dokussai e sua trupe.

Jiraiya ganha a ajuda de seus amigos Lênin Wild, Storm, Homen-Míssil e Barão Owl e de sua prima Reiha. Todos correm para ajudá-lo na batalha final. Benikiba, Retsuga e os Homens-Corvo (os peões de Dokussai) fogem depois de levarem um cacete de Jiraiya. Não tendo outra saída, Dokussai lança seu último ataque. Absorvendo a energia dos ninja mortos, Dokussai torna-se um gigante, mas, volta a seu tamanho normal após ser derrotado por Deus-Jiray.

Pausa na história: gigantes? Mas…mas um ninja tem que ser discreto, furtivo!

Continuando: porém, o Planeta Mecânico de Dell-Star se aproximava cada vez mais da Terra. Para impedir que os planetas se chocassem, Pako faz com que Deus-Jiray parta da Terra. Para isso acontecer, Deus-Jiray usa a espada Olímpica de Toha como fonte de energia. Dokussai e Morgana então partem para a batalha final. Morgana enfrenta Tetsuzan enquanto Jiraiya se digladia com Dokussai. Sem grandes problemas Tetsuzan vence Morgana e vai em auxilio de Jiraiya. Toha por sua vez recusa o auxílio de Tetsuzan e diz que irá vencer Dokussai sozinho. Mesmo usando algumas ilusões para fazer com que Toha pensasse que estava atacando seu pai Tetsuzan, Jiraiya não tem piedade e derrota Dokussai, mostrando a todos ser o maior ninja do universo.

Ok, apesar das insanidades durante a série (ninja espacial, gigantes, etc), não podemos negar seu carisma, seu encanto. Ainda assim, a série é muito legal e embalou a infância de muita gente, inclusive deste que vos escreve e até hoje é uma das minhas preferidas e acredito que esteja no coração de muita gente também.

:: FICHA DE PRODUÇÃO

Título Original: Sekai Ninja Sen Jiraiya
Exibição: 24/01/88 a 15/01/89 (no Japão)
Total de Episódios: 50 p/TV e 1 p/Cinema
Criação: Saburo Hatte
Roteiros: Sussumo Takahisa (principal)
Desenho de Produção: Keita Amemiya e Ryo Noguti
Trilha Sonora: Chumei Watanabe
Direção: Akihissa Okamoto e Tetsuji Mitsumura (principais)
Produção: Toei Company e TV Asahi

Como não poderia deixar de ser, para fechar com chave de ouro, aí vai a letra da música da abertura de Jiraiya, que é cantada por Akira Kushida!

SEKAI NINJA SEN JIRAIYA

Jirai-Jiraiya!
Jirai-Jiraiya!
Jirai-Jiraiya!
Jirai-Jiraiya!

Kono Tikyu wo Dakitomeru
Sonna dekkai Kokoro ga Hoshii
Daremo minna Shiawase ni
Kanayai Teru Mirai ga Hoshii

Tatakau no sa Omae no Yowasato
Wakasa no Ken wo Unarasete

Jiraiya Kaze ni nare Jiraiya Honoo ni Kaware
Fighting Ninja Jiraiya

Jirai-Jiraiya
Jirai-Jiraiya

Nakama ga Iru teki ga Iru
Yume wo Tori au Rival tati mo
Iti do Maketaku Yashi sa wa
Tugi ni wa Kattsuyo sa ni Kaero
Tobi Koero yo Kinou no Omae wo
Ashita wa Motto Hiroi no sa

Jiraiya Naso wo toke Jiraiya Rekishi wo Kaero
Fighting Ninja Jiraiya
Fighting Ninja Jiraiya

Jirai-Jiraiya!
Jirai-Jiraiya!
Jirai-Jiraiya!
Jirai-Jiraiya!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024