A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 18/06/2004, às 01:09

Crítica: SHREK 2
Dá de dez a zero no primeiro filme. Ainda bem! Já digo: não gosto do primeiro Shrek. Tudo bem, as piadinhas sobre os contos de fadas eram engraçadas e tal, mas só durava o começo do filme! As, outras eram pseudo-piadas, na boa. Tire isso e o que sobra é uma história cheia de clichés, […]

Por
Paulo "Fanboy" Martini


Já digo: não gosto do primeiro Shrek. Tudo bem, as piadinhas sobre os contos de fadas eram engraçadas e tal, mas só durava o começo do filme! As, outras eram pseudo-piadas, na boa. Tire isso e o que sobra é uma história cheia de clichés, sem originalidade alguma. Aqueles que me conhecem sabem do meu quase ódio à película, principalmente depois de ganhar – eu diria “raptar” – o primeiro Oscar de Melhor Longa Animado das mãos do maravilhoso Monstros S.A..

Sim, sou fã maluco da Disney. Declarado. Mas esse fanatismo não me deixou cego para os últimos fracassos animados produzidos pela casa do Mickey, como Planeta do Tesouro e Irmão Urso, por exemplo. Quem viu, sabe. E tudo isso não altera o foco desta crítica: ainda não gostou do primeiro “Shrek”.

Mas, ao ver o trailer dessa continuação, já comecei a me preparar para algo que não estava esperando. Pensei comigo: “Ei, talvez Shrek 2 seja realmente bom”. E foi ótimo saber que o filme é ainda melhor do que o trailer consegue passar.

:: A HISTÓRIA

Shrek acaba de retornar à sua casinha no pântano, depois de passar a lua-de-mel viajando com a Princesa Fiona. Ao chegarem, são surpreendidos com um pedido real dos pais de Fiona, para que a filha apresente oficialmente seu noivo. Shrek não quer nem saber dessa pompa de vida real, mas Fiona quer aproximar a família do ogro. A pressão da esposa – que contou com a ajuda do falante e pentelho Burro – convence Shrek a embarcar nessa jornada.

Mas a visita ao “reino muito, muito distante” não será assim tão simples. Pode-se dizer que a Fada Madrinha está esperando pelos recém-casados com planos diabólicos, sem falar no asqueroso Príncipe Encantado, que pretende casar com Fiona de qualquer maneira!

:: RISOS E MAIS RISOS

Caraca, como pôde? Não parei de rir! E o mais legal são as infinitas referências, principalmente a filmes, já que “Shrek 2” não fica preso apenas aos contos de fada. Na sequência inicial do filme, em que mostra Shrek e Fiona em lua-de-mel, é possível identificar, a cada 4 ou 5 segundos, uma piada em cima de diversos longas, comno Homem-Aranha, Senhor dos Anéis e muitos outros. Achei uma que pode ser citação ao famoso jogo de videogames Street Fighter (ou eu estou vendo coisas? Não, acho que não).

Mas não se preocupe, as piadas em cima dos contos de fada continuam com tudo, só que dessa vez ainda mais insanas! Os roteiristas vão fundo mesmo: para se ter uma idéia, até mesmo a opção sexual de Pinóquio e do Lobo Mau é questionada! ^_^ De maneira hilária, devo acrescentar. E não posso esquecer de destacar o sensacional sotaque latino do Gato de Botas.

:: DUBLAGEM

Não consegui ver esse animado na versão original, para ver as performances de Mike Myers como Shrek, Cameron Diaz como Fiona e Eddie Murphy como Burro, mas já dá para imaginar a qualidade do trabalho vindo do primeiro filme. Mas pretendo ver em inglês, principalmente para sacar os novos participantes, como o Gato de Botas de Antonio Banderas, a Fada Madrinha de Jennifer Saunders, o Príncipe Encantado de Rupert Everett, o rei Harold de John Cleese (é, aquele do Monty Python) e a rainha Lilian de Julie Andrews.

Aqui no Brasil, o casseta Bussunda volta a dublar Shrek. Achei meio rasteira a interpretação, mas não compromete. Já o global Pedro Bial faz uma participação competente como a Irmã Feia (aquele bagulho no bar, vocês vão ver…) que, em inglês, tem a voz do apresentador Larry King.

Mas, sem dúvida nenhuma, os grandes destaques são o Burro e o Gato de Botas. Mário Jorge, famoso diretor e dublador, faz a voz do equino, que continua o grande astro da película, com os melhores diálogos e as melhores reações. Agora, ver o gato, dublado por Alexandre Moreno, com sotaque latino é demais: “Querida, para usted, yo posso ser”. Bwhahahahahah! Trabalho de primeira linha!

:: RESUMINDO…

Cara, o El Cid já tá me pentelhando, mas é a pura verdade: “Shrek 2” é sensacional, disponível para todas as idades! Os poucos inuendos sexuais que tem são bem lights, então a criançada mais nova nem vai entender, pode levar a molecada sossegado.

E se preparem que a parte 3 vem aí. Mas hein? Você não tem lido A ARCA? ^_^ O filme já começou a ser feito muito antes dessa continuação chegar nos cinemas norte-americanos. Dá só uma olhada nessa notícia. 2006 vai pegar fogo, pelo menos se manterem a qualidade. Se não, eu vou sentar o pau… mas vocês já sabem disso. ^_^


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024