A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 25/04/2004, às 09:22

O QUE ESTÁ HAVENDO COM A MARVEL?
Fórmulas desgastadas e velhos erros… Como todos sabem, sou um antigo leitor da Marvel e da DC, e estou cada vez mais indignado com o rumo que a indústria dos quadrinhos está tomando. Houve um tempo em que a qualidade das histórias e a alta vendagem andavam juntas. Só que, hoje, as novidades anunciadas pelas […]

Por
Rodrigo "Machine Boy" Parreira


Como todos sabem, sou um antigo leitor da Marvel e da DC, e estou cada vez mais indignado com o rumo que a indústria dos quadrinhos está tomando. Houve um tempo em que a qualidade das histórias e a alta vendagem andavam juntas. Só que, hoje, as novidades anunciadas pelas editoras, principalmente os últimos anúncios feitos pela Marvel, não passam de grandes golpes publicitários sem nenhum conteúdo…

:: TEMEI , JOVEM LEITOR: ROB LEIFELD ESTÁ DE VOLTA!

Eu me assustei ao ver a volta de Rob Liefeld, o cara mais odiado da indústria de hqs, que já foi escorraçado e processado pela Image e pela própria Marvel. Hoje, parece que o desenhista ruim e roteirista pior está de boa com a editora. Como pode? O cara que inventou mais personagens descartáveis do que palito em caixa de fósforos, é cabeça de algum dos novos projetos da Marvel.

E eu ainda esperava que Liefeld só ficaria resposável pelass capas da nova revista Cable e Deadpool, mas ele também estará no time criativo – ao lado de Fabian Nicieza – na volta da X-Force… Que droga é essa? Qual o próximo passo, ele desenhar algum título dos X-Men? E por falar em ‘Cable e Deadpool’, os dois personagens estavam passando por fases singulares: Cable havia ganhado um sentido na vida, e Deadpool estava passando por uma fase hilária pelas mãos da argumentista Gail Simone (Birds of Prey), e agora os dois dividem o mesmo título… E com capas de Rob Liefeld… O QUE É ISSO, MEU DEUS??

:: CAPITÃO AMÉRICA: RETORNO AO GRANDE NADA!

O próximo alvo é oCapitão América. O personagem, que passou uma boa fase com Mark Waid (de Reino do Amanhã), passou maus bocados nas mãos de Rob Liefeld e quase teve seu título no buraco pela fase escrita por Dan Jurgens (Superman), ganhou novo fôlego ao se juntar aos títulos de Marvel Knights, com o autor John Ney Reiber dando uma visão do herói mais tocável e humanamente possível sem deixar de ser patriótico – sua marca registrada – ficando o menos babaca possível. Robert Morales, o argumentista substituto, tentou levar esta linha adiante, mostrando o bandeiroso enfrentando terroristas, vilões com razões de verdade. Mas a Marvel pôs um fim nisso, é claro…

Eis que surge Robert Kirkman, novo argumentista que já havia sido revelação da Image Comics. Kirman pretende levar o Capitão para o lado totamente inverso do que Ney Rieber e Morales haviam impresso, pois o ator declaro, em entrevista, que o herói é o Superman da Marvel, que ele tem que lutar contra vilões em trajes coloridos, e suas histórias têm que estar fora de grandes contextos, e que chega de falar em terroristas. Resultado: em julho, o título deixa o selo Marvel Knights, o Capitão voltará a combater a Hydra e se juntar à SHIELD em missões hiper-super-patrióticas, e personagens de segunda linha, como a vilã Diamondback voltam a atacar. Retrocesso total…

:: HOMEM-ARANHA: CARNIFICINA NÃO!

Vamos agora falar de Homem Aranha. O vilão Venon voltou e ganhou título próprio. Já começamos mal. Agora o vilão irá combater um outro Venom (?) em seu título regular e descobre que Carnificina está de volta. E, para piorar, Carnificina, o personagem mais descartável que já existiu, também terá uma versão Ultimate. Será que o argumentista de Ultimate Spiderman, Brian Michael Bendis, conseguirá colocar o personagem em algum contexto? Ah, sem contar que Ben Reilly também terá uma versão “Ultimate”… Sim, minha gente, ele mesmo, o clone de Peter Parker, pivô de uma das sagas mais ridículas da história da Marvel, a Guerra dos Clones! É infelizmente a mais pura verdade…

:: X-MEN POR CHRIS CLAREMONT!

E os mutantes? Bem, vejamos… Ah, Chris Claremont está de volta. Não bastando o estrago do finado título X-Treme X-Men, ele será o escritor de Uncanny X-Men. Claremont fez grandes argumentos, mas quando ele saiu dos X-Men (fase de Jim Lee), suas idéias estavam já desgastadas. Quando retornou aos mutantes anos depois, mostrou que estava totalmente fora de forma, e seu “X-Treme X-Men” fez tanta diferença que a minissérie “Mestre do Kung Fu” foi colocada em seu lugar. Seus argumentos são tão profundos quanto um pires raso… e ele vai retroceder tudo que Grant Morrisson, Joe Casey e cia acrescentaram aos mutantes.

:: CHUCK AUSTEN & CIA

Como podem ver, a Marvel tem a velha mania de apostar em argumentistas ralos. E esse também é o caso de Chuck Austen. O cara virou arroz de festa na Marvel (e agora na DC também) e até hoje, não li nada empolgante do autor. É o caso de Frank Tieri, o cara que, para empolgar os leitores, traz tudo quanto é personagem de volta e, no caso de Wolverine, resolveu usar toda a galeria de vilões do mutante. Parecia que você estava não lendo uma revista e, sim, assistindo uma sucessão de confrontos do jogo Street Fighter.

E outro grande defeito é investir cegamente em personagens que não dão certo. Quando você tem um personagem que não empolga os leitores, é preciso bons argumentistas e desenhistas, ao contrário que a Marvel faz. A editora costuma trazer títulos do fundo do baú e entregá-los nas mãos de desconhecidos ou pessoas de pouco talento, como é o caso de Punho de Ferro, Mulher-Hulk, Piratas Siderais, Gavião Arqueiro, Surfista Prateado, District X, Namor, Emma Frost, Invasores, Mestre do Kung Fu, entre outros… Agora me diga: qual a razão do Quarteto Fantástico ter 4 títulos (um título normal, outro no Marvel Knights, outro no universo Ultimate e um Marvel Age)?

:: CONCLUSOES E DECEPÇÕES

Quando uma fórmula dá certo, a Marvel usa e abusa delas. Nada mais natural. O problema é que, mesmo dando errado, a Casa das Idéias continua (numa frase bem pleonástica) errando o mesmo erro. E olha que fiquei tão feliz quando vi os primeiros passos de J. Michael Straczynski, Paul Jenkis, Kevin Smith, Brian Michael Bendis, Grant Morrison e outros, e agora vejo que grande parte disto tudo vai pelo ralo…

Abre o olho, Marvel…


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024