A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 08/04/2004, às 03:26

AULAS DE ROTEIRO 4: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM – Parte 2
Ou: como acabamos de montar nosso próprio Frankenstein! Antes de mais nada, pessoal, devo comentar uma coisinha que andou acontecendo. Fiquei sem poder atualizar as aulas de roteiro durante um bom tempo devido a alguns problemas que tomaram bastante o meu tempo (Deus fez algo de errado: o tempo! O dia devia ter 36 horas, […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


Antes de mais nada, pessoal, devo comentar uma coisinha que andou acontecendo. Fiquei sem poder atualizar as aulas de roteiro durante um bom tempo devido a alguns problemas que tomaram bastante o meu tempo (Deus fez algo de errado: o tempo! O dia devia ter 36 horas, não 24…sendo que o meu dia parece ter 12 horas!). Só que apesar de boa parte desses problemas ainda não ter se resolvido (uma hora a vaca sai do brejo!), agora poderei atualizar melhor as aulas. Muitas pessoas me mandaram e-mail perguntando quando teríamos aula de roteiro de novo e o porquê da pausa nas aulas. Bom, agora que tô de volta com elas, tenho o prazer de informar que as aulas serão atualizadas toda semana! Isso, você não está com a vista embaçada! Teremos quatro aulas por mês!!! E aí? Não valeu à pena esperar?

Bom, sem querer enrolar mais, se você não leu as aulas anteriores (ou leu, mas não se lembra de quase nada), aqui estão os links abaixo para elas. Se você as ler e depois voltar aqui, fará mais sentido.

:: Aula 1 – Os Três Lados de Uma Mesma História
:: Aula 2 – Análise de Roteiro
:: Aula 3 – Construção de Personagens

Bom, já leu as aulas anteriores? Então não vamos perder tempo! Vamos terminar a criação do monst…hã, quer dizer, personagem!

Recapitulando, na aula anterior, vimos porquê é importante um escritor saber tudo sobre seu personagem e que fazendo uma ficha histórica sobre ele (praticamente um resumo biográfico), torna o trabalho do escritor mais fácil. Nessa ficha, vimos:
Dados pessoais (nome, profissão, estado civil, etc…)
Vida familiar (coisas sobre os pais, irmãos, etc…)
Formação (1º e 2º graus, faculdade, outros cursos, etc…)

Agora iremos terminar a ficha do personagem. Os próximos itens são:

Vida Social – neste item também podemos, às vezes, usar algo numa história. Se um personagem está tendo problemas jurídicos, por exemplo, que tal usar aquele amigo juiz que você colocou na ficha que você nunca achou que fosse usar? Sacou o esquema?
Amigos: (nome completo, idade, profissão, como e quando conheceu e nível atual da amizade – fazer esse nível de descrição de cada amigo)
Inimigos: (nome completo, idade, profissão, como e quando conheceu e o porquê da inimizade)

Vida Sentimental – tão importante quanto o item anterior pelos mesmos motivos.
Namoros: (mais uma vez – nome completo, idade, profissão, como e quando se conheceram e como o romance aconteceu e se desenvolveu e terminou)
Paixões: (descrição igual acima, mas neste caso, “paixões” siginifica relacionamentos passageiros, nada sério)
Gosto sentimental: (o personagem gosta de orientais como eu? Ou gosta de loiras? Por quê? Ou na verdade é homossexual? O quê? Sexo animal? Explique isso!)
Sexo: (como foi e como encarou a primeira vez e com quem foi. E todas as outras pessoas com quem se relacionou e como foi, de uma maneira geral….não vai descrever cada vez que ele foi pra cama com alguém!!! Isso é loucura!!!)

Vida Profissional – também de igual importância.
Trabalhos: (cargo, nome e área da empresa, dados do chefe e principais companheiros de trabalho e porquê saiu/demitiu-se)
Visão: (qual a visão que o personagem tem de seu trabalho atual, chefe, companheiros e sua perspectiva de crescimento dentro ou fora da empresa)

Histórico – aqui é um item único. Essa é a maior parte da ficha, contando biograficamente (ou seja, em ordem cronológica e em detalhes) os mais importantes (bons ou ruins) acontecimentos na vida do personagem. Muitas coisas que foram escritas nos itens anteriores da ficha aparecerão aqui também, mas essa biografia ajuda o escritor a se situar em uma linha cronológica sobre a vida do personagem.

Gostos Pessoais – estes itens irão mostrar mais alguma coisa sobre o personagem, pois aqui estarão as coisas que ele curte e não curte. Assim como conhecemos pessoas e nos tornamos amigos daqueles que possuem semelhanças nos gostos, com o personagem acontecerá da mesma forma. E é possível avaliar algumas pessoas à primeira vista. Por exemplo: vemos uma garota com seus 16 anos, camisa preta do AC/DC, calça rasgada, cuturno, piercings no corpo todo, isso aonde as tatuagens não aparecem. Fuma e tem o cabelo colorido. Na mochila tem vários bottons com dizeres tipo “Fuck the law!” ou “Politics Sucks!” – o que podemos dizer sobre ela? Nem preciso explicar né? Assim como também não preciso explicar sobre quem é o rapaz de 20 anos, muito bem alinhado, com um impecável gosto para roupas, cabelos curtos e milimetricamente cortados, uma bíblia debaixo do braço e um terço enrolado em uma das mãos. Entendeu como é importante falar sobre os gostos?
Filmes: (é fã de cinema? Gosta de que gênero? Ficção? Policial? E seus filmes preferidos, quais são?)
Música: (gosta de pop ou heavy metal? Nenhum dos dois, pois gosta de salsa? E que artistas gosta mais? Dream Theater, Barão Vermelho ou ABBA?)
Comida e bebida: (massa ou frutas? Que fruta então? Talvez uma bela feijoada, se não for vegetariano, imagino. E bebida? Sakê ou vodca? Não ingere nada acoólico? É natureba e fica na base do suco, então? Se é isso, qual o suco preferido?)
Vestuário: (que tipo de roupa veste? É na moda ou prefere algo retrô anos 70 pra ficar parecido com o John Travolta? Não? Baby Look, serve? Fica feio? Ou é partidário da moda surf, usando bermudas coloridas e óculos escuros? Nenhum deles porquê na verdade usa camisas com estampas de bandas de heavy metal?)
Literatura: (quando falamos em “literatura”, não me refiro apenas a livros, mas também a revistas, jornais e por aí vai. Lê gibis? Americano ou mangá? Não? Prefere ser mais bem informado e por isso não dispensa a revista Veja? Ou prefere Época? Capricho, talvez…ou Ana Maria? Gosta de romances do Sidney Sheldon do que Tolkien? Ou fica nos “romances” pornográficos?)
Ídolo: (admira alguém determinado como Ayrton Senna ou prefere alguém mais espiritual como Mahatma Gandhi? Nenhum dos dois, né? Porquê prefere a ideologia “paz e amor” de John Lennon? Ou não? É mais porrada? Já sei: o Coveiro (The Undertaker) da WWF!)

Desgostos Pessoais – funciona no mesmo esquema visto acima, mas agora você tem que descrever que tipo de filmes, música, comida e bebida e etc, o seu personagem odeia! Pessoalmente, eu tenho um sonho de realizar o maior festival já feito de rap e funk na praia daqui de Santos, em um local armado com arquibancada e tudo mais só para poder aparecer com um helicóptero militar Apache e bombardear todo mundo, do público aos “músicos”!

Bom, caso alguém ainda tenha alguma dúvida sobre como funciona a ficha de personagem, estou disponibilizando para download no formato .doc (Word) a ficha de uma das principais personagens da minha série de mangá (que ainda estou desenvolvendo), Profecia Divina. Nela, achei legal incluir uns comentários (que estão em Itálico) a cada tópico do porquê construí essa personagem do jeito que construí. Espero que seja de grande ajuda. Se ainda assim alguém tiver alguma dúvida, manda e-mail pra mim! Na próxima aula, ensinarei a como estruturar o Ato I de sua história e aí, depois do personagem principal pronto (e de fazer uma versão menor dessa ficha para personagens secundários, não exagerando tanto no nível de detalhe quanto num personagem principal), você poderá começar a escrever sua história.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024